1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Aqui vou eu.......

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Master0010, 30 de Agosto de 2007. (Respostas: 29; Visualizações: 1433)

1. Master0010

Master0010 Power Member

Boas

Estou a pensar entrar no mundo do linux, mas tenho uma duvidas a tirar, espero que me possam ajudar:

1-Posso ir a uma LanParty e estar em lan com outros pcs em windows?
    2-Ja reparei que aqui no forum as duvidas do linux quase nunca são de erros (como acontece no windows). A diferença de erros é asism tão grande?
    3-Também é preciso antivirus certo?Qual o melhor?
    4-Sei que se pode usar o WINE e o Cedega para jogar jogos do windows no linux...a lista de jogos do Cedega parece muito bom, mas so vejo as pessoas a falar do WINE...pk?
    5-Faço bem em mudar para o Linux?

Agora não me lembro de mais perguntas...cumps, Master0010

2. [knap]

[knap] Power Member

1 -> Sim.
    2 -> Não sei.
    3 -> Não.
    4 -> Porque está disponível em binários gratuitamente, enquanto que para teres o Cedega tens de compilar a partir do código-fonte. Não penses que vais jogar todos os jogos que estão na lista sem problemas.
    5 -> Sim, mantém a tua instalação do Windows para não ser uma mudança tão brusca.

3. HecKel

HecKel The WORM

Sobre as lanparties, tu vais estar ligado a um hub, vais ter o ip dado por dhcp. O hub é que trata de reencaminhar os dados, e cada sistema operativo que os interprete como quiser.

Numa lanparty nem sequer deves estar a aceder directamente a outro computador, isso lagga a rede toda, para isso usam programas como o DC++ e similares para controlar o fluxo da rede sem afectar os restantes utilizadores da mesma.

Não precisas de te preocupar com nada, é instalares o que tens a instalar e trabalhares no teu computador ignorando os outros sistemas operativos.

Sobre a 2, erros como assim? dos programas? Os problemas dos programas aqui são essencialmente de dependências, e os gestores de pacotes foram a melhor coisa que inventaram a seguir ao silicone.

3) Não é imperativo um anti-virus, mas tens alguns à disposição também, salvo erro o avast tem versão para gnu/linux e é gratuito. Eu não uso anti-virus, não estou dentro desse assunto.

Não te sei responder ao 4.

Sobre o 5, se nunca usaste GNU/Linux, não desinstales o Windows, enquanto estás em fase de transição ainda vais recorrer a ele algumas vezes.

HecKel

4. luikki

luikki Power Member

1 - sim
    2 - sim
    3 - não
    4 - dependendo dos jogos que queres.... dá uma voltinha com o sabayon....
    5 - sim..... e o melhor é usares uma distro que não "exija" demasiado... o que tu queres é usar o pc... experimenta o pclinuxos!

5. Master0010

Master0010 Power Member

...Tou a pensar mudar completamente po Linux(uBuntu). Vale a pena deixar uma partição de 30G po XP?

6. HecKel

HecKel The WORM

Mantenho exactamente a mesma opinião. Portanto sim, vale a pena.

HecKel

7. Master0010

Master0010 Power Member

O que tem o sabyon de especial em relação aos jogos? E o pclinuxos que tem de especial?

HecKel que tipo de falta me pode fazer o windows? Porque se for de pequenos programas sempre tenho o portatil do meu pai

Última edição: 30 de Agosto de 2007
  8. HecKel

HecKel The WORM

É pá, uma transição é sempre uma transição. Se tens outro pc com windows, força, formata isso tudo :P

HecKel

9. Master0010

Master0010 Power Member

hmm....existe ai algum tutorial para instalar os dois SOs, ou é tão simples que podes explicar ai num instantinho?

10. HecKel

HecKel The WORM

1) Instalas Windows
    2) Instalas Ubuntu

A ter em ESPECIAL atenção:
    1) Quando instalares o Ubuntu, VÊ BEM como fazes as partições, aquilo é só ler mas a falta de atenção/falta de compreensão em alguns pontos é o suficiente para fazeres maravilha e apagares a partição de windows.

Quando acabares de instalar o Ubuntu, está tudo tratado, tens uma entrada assim que ligas o pc, o GRUB, que te dá oportunidade de escolheres qual o SO que queres usar naquele momento.

HecKel

11. casdio

casdio Power Member

Por experiência própria, o windows vai-te fazer falta... Instalei há pouco tempo Linux e tive que usar o windows para vir a net, pois nao conseguia ir a partir do linux... Resolvi o problema, mas voltei a precisar do windows porque "estraguei" o linux e tive que formatar... Agora já estou a usar quase só o linux, mas ainda vou ao windows para algumas (poucas) coisas
    :wink:

12. Master0010

Master0010 Power Member

Ok, vou fazer como voces dizem...so uma coisa quando eu instalar o Xp a outra partição não vai ficar exclusiva do xp? Ou depois quando for a instalar o ubuntu ele pede para isntalar na outra partição?

Isto das partiçoes assustame um boacdo porque da ultima vez que tentei....deu bronca :P

13. luikki

luikki Power Member

o sabayon já tráz vátios jogos instalados.... o pclinuxos é, na minha opinião, a melhor distro....
    já que está com dúvidas nas partições o ideal seria usares um segundo disco para fazeres a instalação do buntu... torna tudo mais fácil usares a totalidade dum disco...

14. Master0010

Master0010 Power Member

É isso que vou fazer luikki ty. Pronto la vai ficar 80G po XP

15. HecKel

HecKel The WORM

Hipótese A) Usa outro disco
    Hipótese B) Faz partições com o partition magic (por exemplo) antes de instalares o Ubuntu
    Hipótese C) (a que eu faço), usa o particionador que está no instalador do CD do Ubuntu (é feito durante a instalação)

EU vou sempre pela C, apesar de a B ter sido a que usava no inicio...

HecKel

16. petersaints

petersaints Power Member

Eu por acaso também já estive para por PCLinuxOS... Como é aquilo em package managing e updates? É que me parece um distro que entrou assim um bocado no mercado à pressa e lançou o PCLinuxOS 2007 e depois nunca mais se ouvi falar de estarem a desenvolver algo novo...

17. luikki

luikki Power Member

parece-te mal....
    não entrou à pressa .... pckg's e updt's ...todos os dias...
    se o experimentares... nunca mais o largas...

18. petersaints

petersaints Power Member

Quer dizer que aconselhas mais que Ubuntu (ou Kubuntu no caso de preferires KDE)??

19. luikki

luikki Power Member

sem margem para dúvidas!

20. esquiso

esquiso Power Member

luikki dá-me razões para o PCLinuxOS ser melhor que o Ubuntu "sem margem para duvidas". E já agora, que jogos é que o Sabayon traz que eu não posso usar num Ubuntu?

Partilhar esta Página