Multi Aquisição de consola para retro gaming

Eu preferi uma abordagem diferente:

- Mandar vir o cartão 128gb de fora (classe 10 samsung ou sandisk dependo do stock);
- Comprar o Raspberry Pi 3 numa loja nacional já com case;

Se o cartão funcionar foi bom negócio. Se não funcionar, posso ficar com ele e uso no telemóvel ou abro disputa no PayPal e peço reembolso.

Jogos de 16 e 8 bits meto noutro cartão, pois não ocupam nada.

Esses comandos não preciso, cabo hdmi também não, transformadores tenho muitos aqui e cabos usb também, se for caso disso...

Ele funciona bem. O problema que se prende é que é um pouco lento nas configurações iniciais, mas depois fica fluido.
Podes fazer com que o cartão seja mais rápido, fazendo umas configurações, que já não me recordo quais (pesquisa na net) e ficas bem servido!! ;)
 
Não paguei grande coisa a mais porque o dolar americano é mais baixo do que o euro e já se sabe que um cartão sd classe 10 128GB custa sempre alguma coisa.

E pelo que vi, o retropie ainda exige algum tempo nas configurações e as consolas de cd são mais difíceis de emular. A pior das hipóteses é ficar com um cartão sd 128gb e ter que configurar tudo na mesma... Porem o vendedor tem feedback positivo de 99% (ou mais)... E o negativo que tem esse vendedor respondeu e reembolsou o comprador por sua própria iniciativa.

Mas é um risco que aceito. Pagar e nem sequer receber o cartão é que não. Mas esse risco não corro.
Ele provavelmente instalou a imagem do recalbox e mandou para lá as roms, não exige configuração. No entanto dá sempre trabalho arranjar os jogos etc
 
Ele provavelmente instalou a imagem do recalbox e mandou para lá as roms, não exige configuração. No entanto dá sempre trabalho arranjar os jogos etc

Tenho aqui um sd disponível, quando o pi chegar, vejo se é mesmo assim... De qualquer forma o sd é um Samsung Evo ou um Sandisk 128 classe 10... Não ficou mais caro do que comprar naquelas grandes superfícies...

Nas lojas medias, com nome será diferença de 10€...
 
Boas malta,

Já tenho o raspberry pi 3 com o retropie. Não percebo muito disto, eu comprei o cartão com o retroarch mais a interface do emu station + Kodi. Foi só ligar, configurar os botões para o dual shock 4 e pumba...

A experiência de ligar o raspberry a televisão com comando, é boa dá para matar saudades de outros tempos. Gosto muito de relembrar o estilo artístico dos jogos de meio dos anos 90.

Não tem só a ver com a potência das consolas da altura... as bandas sonoras eram diferentes... as narrativas eram diferentes, o level design era diferente, mesmo os gráficos sendo limitados eu aprendi a gostar deles. Se calhar, pelo facto de serem pouco realistas em comparação com o que temos agora.

Alguém sabe se há maneira de sair de um jogo para o menu de seleçção sem ter de desligar e voltar a ligar o pi?
 
Última edição pelo moderador:
Googla isso, tens vários atalhos no emulationstation, para sair do jogo tenho ideia de ser "start + select" ao mesmo tempo, mas sem certezas...
 
Usar um cartão de 128gb com um rpi3 para retropie ou attrack mode é um grande erro. O problema é que todo o sistema fica muito lento quando o retropie tem demasiados jogos. Cartões de 64gb ja se nota alguma lentidão, mas com um cartão de 128gb quase cheio a navegação torna-se demasiada lenta para ser aceitavel.
E ao preço dos cartões de 128gb mais vale comprar um disco pidrive de 375gb quase ao mesmo preço.
Ja testei com o disco pidrive e consegues usar todo o espaço em jogos sem comprometer a velocidade do retropie.
 
Usar um cartão de 128gb com um rpi3 para retropie ou attrack mode é um grande erro. O problema é que todo o sistema fica muito lento quando o retropie tem demasiados jogos. Cartões de 64gb ja se nota alguma lentidão, mas com um cartão de 128gb quase cheio a navegação torna-se demasiada lenta para ser aceitavel.
E ao preço dos cartões de 128gb mais vale comprar um disco pidrive de 375gb quase ao mesmo preço.
Ja testei com o disco pidrive e consegues usar todo o espaço em jogos sem comprometer a velocidade do retropie.

Eu tenho um raspberry pi com um cartão de 128 gb, e não noto lentidão nenhuma!
 
Aquele kit da Pi Hut chamou-me a atenção! Acho que me vou oferecer de prenda de Natal! Só é pena estarem esgotados os PiDrives. Ou não vale a pena? Onde posso comprar então ou qual o cartão sd que recomendam?
Obrigado desde já...
 
Hummm....
Das roms que meti no Retro Pie para testar, só funcionaram as das consolas. Nenhuma Mame funcionou e Neo Geo também.
Portanto, são necessários alguns ficheiros adicionais?
Como escolher no comando (estou com as réplicas de snes do kit) a inserção de créditos?

EDIT: Lembro-me de há muitos anos atrás, quando comecei a mexer em emuladores no PC, ser necessária a BIOS para Neogeo. Continua a ser necessário? Se sim colocar? E para o Mame?

Thanks
 
Última edição:
o teu edit está correcto

EDIT: procura em alguns grupos no facebook por imagens já feitas com os jogos, poupas muito tempo
 
Última edição:
Bem, instalei uma imagem do Mad Little Pixel e de facto está tudo a funcionar... com o teclado :(
Com a réplica dos comandos SNES que vêm com o kit, apesar de escolher a hotkey, não consigo inserir moeadas nos jogos arcade.
E nos jogos de consolas, para começar um jogo com o "start" nada igualmente acontece.
De resto, a navegar nos menus, tanto o "select" como o "start" funcionam perfeitmente...
 
Obrigado.
Vou dar uma vista de olhos. Tenho outra imagem para experimentar quando chegar casa. Mas parece que apesar da imagem do MLP V4 ser muito boa, há de facto muita gente com problemas nos controlos, sejam comandos ou teclados. Mesmo com os ditos "fixes" a coisa parece que muito dificilmente funciona.

Uma imagem do leve1online está muito funcional ;). Recalbox, tenho aqui já umas para experimentar... mas outra questão, há algum(ns) arcade sticks que aconselhem para usar? Sem serem o preço dum carro claro? :)
 
Última edição pelo moderador:
tenho um que liga por usb e funciona bem mas nem tenho usado. fiz uma imagem de emulationstation para pc só com jogos de stick de todas as consolas mas agora está encostado pq uso o pi com comandos
 
Com o pi não se pode ter no cartão sd só o software e ir ler os jogos num share/disco de rede ou disco usb ? Um cartão 128gb ainda custa umas biscas...
 
Com o pi não se pode ter no cartão sd só o software e ir ler os jogos num share/disco de rede ou disco usb ? Um cartão 128gb ainda custa umas biscas...

Sim podes, é o que eu faço. Eu uso pequenos cartões, só para fazer o arranque e depois uso uma PEN para ter o software/dados.
No RPi 1 basta até teres os ficheiros de configuração e até a imagem de arranque pode estar na PEN, já no RPi 2/3 tens de ter a imagem de arranque no cartão e depois podes ter o resto no USB.

Por exemplo com o openelec tenho no RPi 2 no ficheiro cmdline o seuinte (boot no cartão e pasta de dados/configurações numa partição com nome "OEDATA"
Código:
boot=/dev/mmcblk0p1 disk=LABEL=OEDATA console=ttyAMA0,115200 kgdboc=ttyAMA0,115200 console=tty1 ssh quiet
 
Back
Topo