Aquisição de impressora 3D (1500-2500€)

AGA

I fold therefore I AM
Não percebo nada de impressão 3D.
Tenho que opinar sobre a aquisição de uma impressora 3D e este post faz parte da "pesquisa".

Alguns dos pressupostos:

Utilização em contexto formativo/ escolar;
Versatilidade, deve poder trabalhar com vários materiais;
Segurança;
Robustez (vai ser usada por várias pessoas, ao longo de vários anos);
"Plug and Play"/ facilidade de utilização (pelos mesmos motivos do ponto anterior);
Aquisição a fornecedor português;
Existência de assistência e peças de substituição/ upgrades (facilidade em substituir peças que tendem a avariar/ ou que exigem substituição periódica).

O intervalo de orçamento é grande. Obviamente que se for possível comprar "o mesmo" por menos, ótimo, mas se for necessário gastar um pouco mais e aumentar a longevidade do equipamento, é preferível.

Obrigado desde já pelas dicas.
 
A pergunta que gostaria de fazer é: "Vai ser utilizada para que fim?Peças Grandes, Peças Pequenas, Muito detalhe, pouco detalhe?"
 
No momento as peças a produzir nem vão ser grandes nem exigem muito detalhe.
Mas isto é para contexto formativo/ escolar, vai produzir peças para projetos de robótica, aeromodelismo... neste contexto.
Por isso deve existir alguma flexibilidade.
 
@AGA ok, isso é o mais importante para se saber...

A minha opinião é a seguinte:

Nenhuma impressora é "Plug and Play" todos os Filamentos, todos os Materiais têm características de Impressão diferentes, e estas variam consoante a altura do Ano devido ás temperaturas/humidade do sitio onde a impressora é colocada;mas uma grande parte delas desde as de 100€ até as de 3000,00€ imprimem a maior parte dos materiais existentes.(ex: a minha 1ª Impressora custou 350€, tem area de impressão 20x20x20 e imprime: ABS/PETG/FLEXIVEL/PLA/NYLON e muito mais)

Eu acho que tem que existir sempre alguém que perceba daquilo que está a fazer, porque vai ser sempre preciso "rectificar" alinhamentos, esticar correias, substituir peças,mudar os "bicos", alinhar, se fores para um Modelo Diy não vais ter que "Pagar" a um técnico externo para o fazer.

A Impressão 3D não é um bicho de 7 cabeças, exige obviamente algum conhecimento, mas é possível começar do Zero e ter bons resultados.

Claramente só Tu podes dizer se terás alguém disposto a este desafio;


Qual seria o tamanho de impressão que irias precisar?

Tens a Reprap do Algarve que tem o Modelo Diy Vulcanus: 20x20x20 / 30x30x30 e 40x40x40;
Tens a Voron apresentada aqui no Forum também Diy: 30x30x30 e dá para aumentar a area de impressão, basta entrares em contacto com o @jbaiao que ele dá-te uma ajuda;
(Até esta linha com metade do Orçamento, 1000€ já tinhas uma excelente impressora)

Tens em Portugal empresas que comercializam já Impressoras Nacionais também com boas areas de impressão.

A diferença dos modelos DIY é que não estás agarrado a nenhuma Empresa e facilmente se arranja peças para substituir.
 
Última edição:
@FiwiPITO
Obrigado pela resposta.
Estive a ver essa Vulcanus e também uma Prusa MK3.

A vulcanus parece-me ter a vantagem da área de impressão, a prusa pareceu-me ser uma máquina que está mais estável, estará numa fase mais avançada da sua evolução, podendo ser uma vantagem (posso ter errado na interpretação, não estou suficientemente dentro do meio).

Como disse, quero comprar algo estável e praticamente pronto a usar (talvez um dia, para mim, comece algo do início, mas isso é quando tiver tempo...).

A prusa MK3 pareceu-me uma versão já muito estável, como disse. Achas que a opção por esta pode ser uma boa aposta ao nível da fiabilidade?
 
Back
Topo