Aquisição de Macbook pro

carrao1997

Power Member
Bom malta, ontem cometi a loucura de adquirir um macbook pro (m1 claro), e antes que digam "devias ter esperado pelos novos modelos que serão anunciados e etc" a realidade é que vão sempre haver modelos novos mais recentes e melhores, "infelizmente" a tecnologia é assim que funciona e para o uso que irei dar acredito que não fosse compensar a espera ainda para mais visto ter conseguido com 200€ de desconto...

Agora precisava de uma ajuda e conselho: Já estou bem dentro do ecossistema (iphone, airpods, apple watch e agora mac) mas a realidade é que a nivel de macOS sou zero, conselhos para primeiro user que está habituado a quase 20 anos de windows? Apps que considerem um "must", algum tutorial ou ebook que mostre os atalhos mais uteis, comandos a utilizar no terminal que já vi que alguns são diferentes do windows e por vezes sinto necessidade de utilizar.

A nivel de app's há alguma coisa que seja gratuita (não preciso de nada profissional) para edição de imagens e desenho 3D?

Vai ser usado maioritariamente para trabalho e dia-a-dia para jogar uso o fixo ou a xbox, mas, se me apetecer descontrair o que recomendam? Não quero nada de de cod's nem cs's nem nada disso, alguma coisa soft só para abstrair a cabeça e visto que recebi de "oferta" 3 meses de arcade acham que compensam? Ou mais vale aproveitar os 3 meses e depois lixar-me para isto?

Desculpem o post comprido e obrigado a quem ler tudo e ajudar :)
 
Uma aplicação que me tem sido extremamente útil, é a amethyst para gestão de janelas evitando praticamente a utilização do rato. Spark para gestão de e-mails e fora isso são só aplicações que uso no contexto de trabalho. Espero ter ajudado 🙂
 
Agora precisava de uma ajuda e conselho: Já estou bem dentro do ecossistema (iphone, airpods, apple watch e agora mac) mas a realidade é que a nivel de macOS sou zero, conselhos para primeiro user que está habituado a quase 20 anos de windows?
Diria, abdicar do rato e forçares-te a utilizar o trackpad de forma a aprenderes o gestos, a tua produtividade agradece; fazer uso imediato e regular do Time Machine. A nível de atalhos, cmd+q (de quit) para fechar as aplicações e cmd+w (de window) para fechares a janela da aplicação são as clássicas (fechar a janela não te faz desistir da aplicação, ao contrário do que sucede no Windows) mas tem em mente que todas as acções mostram o atalho correspondente na barra de ferramentas. É ir pegando o hábito de os usar.

Aplicação gratuita de edição de imagem desconheço, mas uso à vários anos o Pixelmator de forma não-profissional. De resto gosto muito quer do LuLu (firewall), quer do Oversight (monitoriza a utilização da webcam e do microfone).

Dado que vais ter a muleta do computador fixo, é ir lidando com as dificuldades e adaptares o portátil às tuas necessidades de trabalho, e não deixes de explorar muito bem as Preferências do Sistema.
 
Última edição:
@Slynth e @thendless obrigado pelos conselhos!

Relativamente ás apps desconhecia o spark mas honestamente já instalei e realmente vai ajudar bastante visto ter vários emails e nunca me consegui adaptar à app "genérica" da apple - uma pergunta estúpida mas que honestamente não faço ideia: A app (usando o spark como exemplo) sincroniza mesmo estando fechada? Mesmo fechada, sei que a app das mensagens sim mas as restantes desconheço sinceramente (macOS noob here..)

Em relação ao rato tão depressa não tencionava comprar um mas tinha esse interesse mas depois de ver que ajuda bastante em produtividade com os gestos até já estou a ponderar não comprar, ou então comprar algo bastante simples (visto que ponderava o MX Master) só para em casos de "emergência" e extrema necessidade...

Obrigado pelas ajudas agora é explorar, até agora 5 estrelas o unico "arrependimento" que sinto é o facto de ter ido para o pro (a minha senhora foi no mesmo dia e trouxe um air) e vendo as diferenças por vezes dou por mim a pensar "será que vale mesmo a pena a diferença???", de resto top mesmo e a escrita então FENOMENAL, por vezes dou por mim a ver emails ou outro tipo de coisas que precise de resposta no fixo e lá vou eu abrir o mac só para escrever com este teclado :D
 
Em relação ao rato tão depressa não tencionava comprar um mas tinha esse interesse mas depois de ver que ajuda bastante em produtividade com os gestos até já estou a ponderar não comprar, ou então comprar algo bastante simples (visto que ponderava o MX Master) só para em casos de "emergência" e extrema necessidade...
Sem desprimor para as restantes marcas, um dos pontos fortes dos portáteis da Apple é a consonância entre o hardware e o sistema operativo, uma característica que, a meu ver, é exponenciada no trackpad. Privarem-se de um uso pleno (ou perto disso) da potencialidade do trackpad é privarem-se de uma parte significativa da portabilidade da máquina.

Eu tenho um rato da Apple, mas só o uso quando ligo o portátil ao ecrã externo, como se fosse um desktop (também tenho uma máquina Windows, mas é dedicada ao entretenimento). De qualquer forma, não obstante os hábitos adquiridos vais ver que a habituação é rápida.
 
Sem desprimor para as restantes marcas, um dos pontos fortes dos portáteis da Apple é a consonância entre o hardware e o sistema operativo, uma característica que, a meu ver, é exponenciada no trackpad. Privarem-se de um uso pleno (ou perto disso) da potencialidade do trackpad é privarem-se de uma parte significativa da portabilidade da máquina.

Eu tenho um rato da Apple, mas só o uso quando ligo o portátil ao ecrã externo, como se fosse um desktop (também tenho uma máquina Windows, mas é dedicada ao entretenimento). De qualquer forma, não obstante os hábitos adquiridos vais ver que a habituação é rápida.

Sim claro, todas as marcas têm pontos positivos e negativos, mas estou a adorar, pode ser psicológico ou então da facilidade de adaptação, mas ainda ontem disse a uma colega que mais facilmente me estou a adaptar a isto que ao windows.... E depois de relógio airpods e telemóvel epah funciona tudo tão bem os amigos que gozem e que me apontem o dedo que estou bem satisfeito :D
 
Back
Topo