Aquisiçao de nova lente

Cardosus

Power Member
Boas a todos, comprei a cerca de 1 ano e meio uma canon 1000D com um kit 18-55 e 75-300...na altura nao sabia que era uma ma escolha, mas agora enfim, quero evoluir e estas limitam-me um bocado.

Acontece que acabei de vender a 75-300 por 160€ e ainda mantenho a 18-55.

tenho duas opçoes:

Arranjar a 55-250 mm IS e a respectiva 18-55 com IS vendendo a minha actual
OU
Vender a minha 18-55, juntamente com o dinheiro que consegui com a tele, perfaço cerca de 210 euros e comprar uma lente que dê para tudo.

a minha pergunta é:

Existe alguma lente de qualidade superior as anteriores que seja 17-70ou algo assim?
ou melhor, com este valor e com a minha situaçao, o que é que voçes fariam?

Orcamento: 210€
- usado/novo
- Foto de dia e noite
- com IS/OS etc...
 
tinhas a range focal praticamente coberta e sentias-te limitado?
vendes a tele para comprar uma tele mais curta, pouco melhor opticamente e em nada melhor em termos de aberturas?

confesso que n percebi a opção...

com esse orçamento n vais mt alem da 55-250
eu qd troquei a minha 70-300 foi por uma 2.8, jamais ia trocar por outra semelhante só para ganhar um pouco de qualidade

na minha opinião vender a tele para comprar essa tele foi um pouco mal jogado.
a trocar uma lente so para uma mais luminosa OU com uma focal maior tipo a 100-400 ou 120-400
 
Sinceramente ja nao sei é em quem acreditar, uns dizem-me que ah e tal as lentes sem IS sao uma treta bla bla bla, agora tu dizes que 70-300 é parecida á 55-250 IS? mas afinal ficamos onde?
 
Eu não acho... a 75-300 nao tem IS e a qualidade optica é inferior à outra (ainda que pouco), mas a meu ver o IS vale a diferença.

Quanto à 18-55 a com IS é melhor mesmo em termos de qualidade optica.
Claro que não vais notar diferenças do dia para a noite, mas já notas alguma coisita :)
 
Sinceramente ja nao sei é em quem acreditar, uns dizem-me que ah e tal as lentes sem IS sao uma treta bla bla bla, agora tu dizes que 70-300 é parecida á 55-250 IS? mas afinal ficamos onde?

quem diz isso é por norma quem n sabe usar o material

conheço um rapaz que fazia spotting comigo com esse mesmo equipamento (1000d e 75-300 III) e fazia fotos de longe melhores que gajos com 40d e 70-200 f4
isto n quer dizer que a lente era melhor, apenas que ele a sabia usar.

uma lente n é boa só por ser L ou ter IS.

a 55-250 é ligeiramente melhor a nivel optico, o IS so tu saberás se faz diferença ou não.
eu, pessoalmente, so trocaria esse set por um set 2.8 ou lentes com focais mais versateis (17-85, 12-24, 120-400) E primes (50 f1.4 e 85 f1.8), mas para isso esse orçamento n chega nem de perto nem de longe

se os 18mm da 18-55 n te fizerem falta sempre podes apostar na 28-135, ou se os 18 interessarem na 18-135 e mais tarde juntar uma tele luminosa ou 400mm

mas claro que só tu sabes o que faz falta
 
eu gostaria de ter grande parte da distancia focal coberta dos 7/18 ate aos 250 que é o que preciso de momento, senao for possivel, entao vendia ambas e comprava uma 17-85 ou algo assim com uma qualidade superior.
O facto é que sou ainda amador pelo que nao tenho experiencia em várias lentes. Li um topico neste forum colocado por um moderador, em que deveriamos evitar as lentes de kit 18-55 e 75-300mm SEM IS pois a qualidade é de desejar.
daí ter vendido e estar a pensar em vender a 18-55 para a aquisiçao de algo supostamente melhor.

Agora fico a saber que estava bem servido? entao em que ficamos?
 
eu gostaria de ter grande parte da distancia focal coberta dos 7/18 ate aos 250 que é o que preciso de momento, senao for possivel, entao vendia ambas e comprava uma 17-85 ou algo assim com uma qualidade superior.
O facto é que sou ainda amador pelo que nao tenho experiencia em várias lentes. Li um topico neste forum colocado por um moderador, em que deveriamos evitar as lentes de kit 18-55 e 75-300mm SEM IS pois a qualidade é de desejar.
daí ter vendido e estar a pensar em vender a 18-55 para a aquisiçao de algo supostamente melhor.

Agora fico a saber que estava bem servido? entao em que ficamos?

nem tudo o que lemos é como lemos

é verdade que a 18-55 IS é superior à versão sem estabilizador. o que pode n ser verdade é que se vai tirar melhores fotos com a versão estabilizada.
tu como amador é possivel que estivesses bem servido com a 73-300. o que n invalida que uma 70-200 f4 seja MUITO superior à tua.
se lhe darias ou não o devido uso não sabemos.

na minha opinião devias ter feito essas perguntas antes de venderes a lente.

a 55-250 é melhor que a que tinhas, apenas não tão melhor que fosse obrigatorio trocar.
a 17-85 é melhor que a 18-55 e aqui sim compensa trocar. compensava ainda mais se n tivesses vendido a 75-300 pq acabavas por completar os ranges focais, ja que dos 55 para os 75 faltava ali um pouco.

o que tens de decidir é o que precisas agora, se de wide ou de tele. lentes abaixo dos 18mm custam por norma mais de 2x o teu orçamento.
lentes que substituam a 18-55 custam um pouco mais que isso
boas lentes que complementem a 18-55 custam bem mais que isso
 
a minha ideia era vender ambas e ficar com apenas uma...eu nao sou fotografo de landscapes, quero algo para perto/medio ate aos 100 seria bom.
Daí ter vendido ambas para a compra de 1 apenas mas com uma qualidade superior as mencionadas acima.
 
nesse caso mantenho o que disse acima

18-135 se quiseres manter o wide
28-135 se n precisares do wide

mais tarde pensas noutras opções que necessites
 
Li um topico neste forum colocado por um moderador, em que deveriamos evitar as lentes de kit 18-55 e 75-300mm SEM IS pois a qualidade é de desejar.
Evitar se tivermos a comprar algo novo, do zero. Não é o mesmo que vender algo que já tenhamos para a comprar.

Acho que se passou por cima da questão mais importante...: "estas limitam-me um bocado" -> quais são essas limitações que sentes/sentias?
 
O Facto que fotografias a noite eram completamente para esquecer.
Fotografias à noite exigem tripé e alvos parados, a não ser que estejas a fotografar luzes... Fotografia é a arte de capturar luz, e se não há luz não se pode fazer muito!

O IS compensa o movimento da máquina, não o do alvo ou da cena, e não faz milagres. Pessoas, por exemplo, mexem-se demais para que o IS tenha efeito (a não ser que estejam a posar, e mesmo assim...)

Se queres fotografar alvos em movimento a única forma é com lentes de abertura grande. A mais barata é a Canon 50mm f/1.8.
 
Mas que tipo de fotografias à noite? Se tiveres um bom flash consegues tirar fotos razoáveis, senão ou usas longa exposição ou um ISO alto (que com a 1000D poderá não ser grande coisa), ficavas melhor servidor com a Tamron 17-50 que tem uma abertura maior que a 18-55 IS, mas também é bem mais cara.
 
Back
Topo