• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Aquisição de Portátil +/-1000€

Vodkas

Power Member
Bom dia a todos!
Estou a necessitar de adquirir um portátil, para trabalho e venho recorrer a vossa ajuda, que desde já agradeço.
Já tenho algumas sugestões, mas sinceramente não estou muito convencido (valor em causa passa o orçamento que atribui para esta aquisição)
as opções que me apresentaram foram:

*ThinkPad L13 Yoga I7
*Toshiba Portege X30-F-161, Intel I7-8565U
*Vivobook S15 S533FL - Intel Core i7-10510U
*Vivobook S15 S532FL - Intel Core i7-10510U

Entretanto navegando aqui pelos tópicos fiquei de "olho" nalgumas das sugestões dadas:

OMEN 15-en0003np 15.6"
Lenovo Legion Y540 15.6" Y540-15IRH-091
HP Pavilion Gaming 16-a0006np Intel Core i7-10750H/16GB/512GB/GTX 1650Ti/16,1'

Deixo aqui o questionário preenchido e desde já os meus agradecimentos a todos que puderem ajudar.

Obrigado

Início do Questionário
=============================================

1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?
1000€ e a intenção é comprar até ao final do mês

2) A que tarefas se destina o portátil?
(apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)


a) Gaming - FM será provavelmente o único que será instalado

b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado)
Utilização na casa dos 30% de utilização e será basicamente o photoshop, mas ocasionalmente será utilizado o adobe suite

c) Office / Navegação web / Filmes
Será a grande utilização que irá ter, nomeadamente com utilização do office, com predominância do PPoint e para filmes

3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)


c. 14"
d. 15" - 15.6"


4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

a resolução mínima será:
b. 1920x1080 60Hz


5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Não


6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

diria que será 70% de secretária e a restante % será para usar em outros locais

7) Quantas horas de bateria necessitas?

no mínimo 3 a 4 horas

8) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, etc)?


Gostava que o disco fosse de 1TB,mas se nao for possivel fico-me pelos 512GB
 
Estou no mesmo barco.

Vou também querer fazer um upgrade de monitor. De momento tenho um 1080p de 24'' e queria passar para um mais perto das 30 polegadas (144hz)
Qual seria o mais indicado dos portáteis sugeridos?
 
Se 14'' é OK para ti:

Portátil MSI 14" Modern 14 A10RAS-872XPT
ronda os 1000€ em sites nacionais, lá fora um pouco mais baixo, não tem gpu dedicada, presumo que nao seja necessaria para FM apenas.
tem um i7 10th gen e 1TB SSD bem como 16GB RAM

Tirando este, mantenho os 3 que indicas de outras threads, alguns podes ter que reforçar com 8GB RAM
 
O user criador da thread não pediu 144hz, (posso ter visto mal).

Mas qualquer portatil com saida HDMI\DPORT\ou mini DPORT é compativel com monitor 144hz, agora, se tiras proveito dos 144hz é outra conversa. Um portatil com uma boa gpu que possas ligar a um monitor externo e obter com gsync\freesync os 144hz passa e muito dos 1000€. (min 1400\1500, e estamos falar em jogar naquele ecra do portatil e naquela resoluçao, se vais para algo a 144hz acima de 1080p a conversa já é outra.... por isso depende muito do que pretendes. Faz uma thread separada, com o teu questionario pessoal e com o que pretendes para a malta ajudar dentro do possivel. @manji
 
Se 14'' é OK para ti:

Portátil MSI 14" Modern 14 A10RAS-872XPT
ronda os 1000€ em sites nacionais, lá fora um pouco mais baixo, não tem gpu dedicada, presumo que nao seja necessaria para FM apenas.
tem um i7 10th gen e 1TB SSD bem como 16GB RAM

Tirando este, mantenho os 3 que indicas de outras threads, alguns podes ter que reforçar com 8GB RAM

Obrigado pelo ajuda e feedback @danygm

Em relação aos 3 que indiquei e o que também sugeres, achas que há algum que se possa destacar ou são todos muito similares?
No caso do FM e caso o instale, será apenas para jogar apenas em circunstâncias muito especiais porque quando jogo é no desktop, por isso a parte do "gaming" não é muito relevante e o objetivo é ter uma máquina que possa "aguentar" 4-5 anos.
 
Olá @Vodkas acho que devias focar em:

- uso absoluto? PPTX e filmes? se nao vais ligar a nenhum monitor externo, talvez 15''+ seria o ideal.
- se nao precisas gpu dedicada, podes tentar ter um portatil com melhor ecra, e 512SSD e 16GB RAM

- Não me parece que faça sentido penalisar alguns pontos para ter uma 1650\1660\2060

Faz um excel, coloca os diversos portateis, caracteristicas principais, o teu foco principal, e tira as tuas conclusões.

qualquer coisa avisa

btw, o preço vai variar um bocado entre comprar em lojas PT ou na amazon.es por exemplo
 
@danygm muito obrigado pela ajuda e esclarecimentos.
Realmente porventura posso abdicar um pouco da parte "gráfica" e apostar noutras características que possam ir mais de encontro ao que pretendo - isto se não surgir algo que seja uma boa "oportunidade" de negócio ;)
Vou seguir o teu conselho e tratar desse excel; penso que me vai ajudar a chegar a uma conclusão.
em relação aos preços, é natural que encontre diferenças mas vai ser pacifico penso eu ;)
se voltar a precisar de ajuda volto a pedir a tua opinião, mais uma vez..
Obrigado pela ajuda, vai ser mesmo útil
Abraço.
 
Asus Zenbook 14 UM425IA - AMD Ryzen7 4700U | W10 Home | 16GB RAM | FHD IPS | 1TB SSD - 90NB0RT2-M01730 ~1000€

Obrigado @mata-pombos .. mais uma excelente sugestão!
mas tenho uma pequena questão de leigo :)
O facto de a memória ser "onboard" (16 GB LPDDR4X on board), não é um factor negativo? (é mesmo a única coisa que me deixa de pé-atrás, porque de resto parece-me perfeito para o que pretendo)

Obrigado mais uma vez.
 
A única desvantagem de ser onboard é que não a vais poder trocar se a RAM avariar, mas é muito raro uma RAM de qualidade decente avariar...não é algo com que te devas preocupar honestamente.
 
Boa tarde a todos!

Venho novamente solicitar a vossa ajuda - há cerca de 1 mês segui o conselho do @mata-pombos e adquiri o "Asus Zenbook 14 UM425IA".

Estou satisfeito com a compra, mas o facto de ser apenas de 14" está a criar-me alguns pequenos problemas e não me está a facilitar o trabalho, pelo que vou vendê-lo a um colega (que prefere os de 14") e vou precisar de adquirir um de 15.6"

Tenho algumas coisas em vista mas precisava da vossa opinião se for possível.
Assim as opções que vi são as seguintes:


Lenovo Legion 5 15.6" 15ARH-849
MSI 15.6" GF63 Thin 10SCSR-1018XPT
Asus VivoBook S15 M533IA-R7AV7PB1 15.6'' AMD Ryzen 7 4700U 16GB 1TB SSD


Para além destas 3 opções, andei a "configurar" duas opções numa loja que teve uma parceria com o fórum:

1ª opção
I7 10750H
GeForce gtx 1650
16Gb @2666mhz
500 GB SSD
120Hz FHD Panel (1920 x 1080), 45% NTSC

2ªopção
Ryzen 5 4600H
AMD Radeon Graphics
16Gb @2666mhz
500 GB SSD
60Hz FHD Panel (1920 x 1080), 100% sRGB

Algumas destas duas opções é de ter em conta?

A loja ainda é de "confiança" por assim dizer? confesso que tenho um portátil com 4 anos, comprado lá e aconselhado pelo @mata-pombos e até hoje não tenho nada a apontar, mas não sei como está atualmente a funcionar. (caso esteja a violar alguma regra do fórum, peço já desculpa e ignorem esta questão pf).

Obrigado desde já a todos que possam ajudar, em especial ao @mata-pombos que me vai dar a grande ajuda/esclarecimento final :)
 
O Legion 5 é bastante potente mas também é mais para o pesado.
O vivobook parece uma boa alternativa ao zenbook que te tinha recomendado, mas de 15".
Se não te importares muito com o peso/mobilidade diria para ires para o legion...

Não sei o peso da 2ª opção mas o 4600H também é um bom cpu.
 
Não sei o peso da 2ª opção mas o 4600H também é um bom cpu.

Obrigado pelas dicas @mata-pombos
no caso da 2ªopção o peso anunciado é 1,55 kg - o que me parece muito bom.
esta opção utiliza uma barebone "TongFang PF5NU1G" - (não sei se ajuda em mais algum esclarecimento que possas dar)
O que me agrada nesta opção é o preço - 873€

Na 1ªopção diria que o ecrã será melhor e com o peso anunciado de 1,85Kg.
nesta opção o preço fica nos 1.030€ - não seria também uma boa opção, visto ja ter uma gtx1650? - presumo que melhor que AMD TRadeon graphics

em relação aos outros 2 que referiste, estou mais inclinado para o vivobook que tem um peso de 1,800 e em termos de mobilidade é mais "frendly", mas o lenovo para a diferença de preço entre os dois "não me sai da cabeça" :)

Obrigado mais uma vez pela ajuda.
 
desculpem estar a invadir o tópico mas a questão está relacionada:

todas as specs iguais e a unica diferença é

i710750H ou Ryzen 7 4800H (ambos Legion 5 em loja fisica que é originalmente de Leiria; sou cliente há anos prefiro comprar lá)

que dizem sendo o objectivo principal Gaming?

Obrigado
 
Obrigado pelas dicas @mata-pombos
no caso da 2ªopção o peso anunciado é 1,55 kg - o que me parece muito bom.
esta opção utiliza uma barebone "TongFang PF5NU1G" - (não sei se ajuda em mais algum esclarecimento que possas dar)
O que me agrada nesta opção é o preço - 873€
Não sei se com esse peso o portátil terá dificuldade em arrefecer o cpu...com esse peso normalmente só há portáteis com cpu U porque têm menos potência e emitem menos calor
Na 1ªopção diria que o ecrã será melhor e com o peso anunciado de 1,85Kg.
nesta opção o preço fica nos 1.030€ - não seria também uma boa opção, visto ja ter uma gtx1650? - presumo que melhor que AMD TRadeon graphics
Mas 1000€ por apenas uma GTX 1650 de gráfica parece-me muito dinheiro...Por 1000€ no mínimo uma GTX 1650ti deveria ter.
i710750H ou Ryzen 7 4800H (ambos Legion 5 em loja fisica que é originalmente de Leiria; sou cliente há anos prefiro comprar lá)

que dizem sendo o objectivo principal Gaming?
O 4800H é melhor
 
Back
Topo