• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Aquisição Desktop Gaming + Monitor

Dieselboy

Membro
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1750€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Pc completo + Monitor

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Warzone)
c) Office / Navegação web / Filmes



4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
5 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Não tenho

6) Vais fazer Overclock?
Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>Corsair 110Q Chasis ATX Silecioso

b. Processador (Intel ou AMD)
> Inter Core i7-10700k

c. Motherboard (chipset, formato)
> Gigabyte Technoilogy Z490 UD ATX

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> 32G DD4

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Nvidia 3070

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> Sabrent Rocket Q 1TB 2280

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
>

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Corsair RM750 + Cooler Master Hyper 212 EVO

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
ASUS VG278Q 27"

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
Este é o meu primeiro post, peço desculpa se estou a infringir alguma regra. Agradeço todas as dicas
 
Há muito por onde melhorar aí.

Processador AMD Ryzen 5600X - 310€
MSI B550-A Pro - 135€
G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL18 Preta / G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16- 85€
RTX 3070 - 525€ / RX 6800 ~600€?
Caixa MSI MAG Force 100M /Caixa Nox Hummer ZX / Fractal Design Focus G com Janela -45€
Seasonic Focus Gold GX 650W / BitFenix Whisper M Gold 650W - 95€
WD Caviar blue 3,5” 1TB -40€
SSD PNY CS900 Series 480GB - 60€
LG 27GL850-B - 440€

1735€ com a rtx 3070
 
Obrigado desde já pelas dicas mata-pombos. Estou analisar as tuas dicas

Tenho uns colegas que também me estão ajudar na escolha. Honestamente não tenho assim tantos conhecimentos.
Até ao momento cheguei a esta config, mas nada está fechado nem tenho propriamente pressa para avançar com a compra.

Qual a vossa opinião ? Vale a pena aumentar a RAM para 32G ? O cooler é suficiente ?

CAIXA
Caixa ATX Corsair Carbide 275R Preta 74,90 €


FONTE ALIMENTAÇÃO
Corsair RM Series RM750 (2019) 80+ Gold Full Modular 114,90 €


PLACA GRAFICA
Zotac Gaming GeForce RTX 3070 8GB GDDR6 Twin Edge OC 559,90 €


PROCESSADOR
AMD RYZDEN 5 5600X 312,90 €


RAM
G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL18 Preta 79,20 €


MOTHERBOARD
ATX MSI X570-A Pro 160,90 €


COOLER
Cooler CPU Cooler Master Hyper 212 Black Edition 34,99 €


DISCO
SSD M.2 2280 Corsair Force MP600 1TB 3D TLC NAND NVMe 209,90 €


MONITOR
AOC Q27G2U VA 27" QHD 16:9 144Hz FreeSync 309,90 €


TOTAL : 1860 €
 
Última edição:
Basicamente trocaste para uma build pior e mais cara:

  • Fonte trocaste para uma de 750w para um sistema que nem 400w vai consumir...
  • Trocaste para um SSD NVme 4.0 caríssimo quando os SSDs sata em termos de loading de jogos vão dar praticamente no mesmo (diferenças de 2/3 segundos em loadings...e pagas o dobro do preço por Gigabyte nesse)
  • Trocaste o monitor por um VA com pior tempo de resposta e piores cores...
  • Trocaste para uma X570 que é pior e mais cara do que a B550 que te tinha recomendado(sim, pior). Nem sequer vais fazer overclock e escolheste um chipset superior...
Não precisas de 32GB de RAM.
Se dizes que "não tens assim tantos conhecimentos" então é mais uma razão para seguires os conselhos da malta...
 
Basicamente trocaste para uma build pior e mais cara:

  • Fonte trocaste para uma de 750w para um sistema que nem 400w vai consumir...
  • Trocaste para um SSD NVme 4.0 caríssimo quando os SSDs sata em termos de loading de jogos vão dar praticamente no mesmo (diferenças de 2/3 segundos em loadings...e pagas o dobro do preço por Gigabyte nesse)
  • Trocaste o monitor por um VA com pior tempo de resposta e piores cores...
  • Trocaste para uma X570 que é pior e mais cara do que a B550 que te tinha recomendado(sim, pior). Nem sequer vais fazer overclock e escolheste um chipset superior...
Não precisas de 32GB de RAM.
Se dizes que "não tens assim tantos conhecimentos" então é mais uma razão para seguires os conselhos da malta...

Obrigado mais uma vez pela ajuda mata-pombos

- quanto a fonte não achas que terá que ser no minimo 650w tendo em conta que a grafica será uma 3070 ou uma das novas da AMD ?

- quanto a disco não é preferivel um disco mais rapido e com mais "futuro" ?

- quanto ao monitor obrigado pela dica, gosto bastante desse Lg que recomendaste e vou aumentar o meu orçamento no monitor. Vi tb o Asus TUF Gaming VG27AQ IPS 27" QHD 16:9 165Hz FreeSync. Que achas ? Aqui é uma questão de um deles estar em promoção na black friday

- quanto a board fiquei extremamente confuso. E de facto não vou fazer overclok. Mas podias explicar um pouco melhor porque razao a B550 é melhor que a X570 ?

- quanto a RAM vou seguir o teu conselho G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16
CL16 é melhor que CL18 ? (noob question)

Obrigado desde já pela atenção dispensada.

Ja consegui comprar o processador 5600x :D
 
- quanto a fonte não achas que terá que ser no minimo 650w tendo em conta que a grafica será uma 3070 ou uma das novas da AMD ?
650w é mais do que suficiente para qualquer gráfica existente no mercado.
- quanto a disco não é preferivel um disco mais rapido e com mais "futuro" ?
Uma coisa é ser mais rápido em benchmarks outra coisa é o quão mais rápido é em cenários reais (ex:carregar um jogo). A diferença é muito grande. Os jogos não tiram propriamente proveito dessas velocidades maiores desses SSDs mais rápidos. Talvez no futuro tirem mas para já é torrar dinheiro. Um SSD SATA já te vai carregar os jogos rapidamente.
- quanto ao monitor obrigado pela dica, gosto bastante desse Lg que recomendaste e vou aumentar o meu orçamento no monitor. Vi tb o Asus TUF Gaming VG27AQ IPS 27" QHD 16:9 165Hz FreeSync. Que achas ? Aqui é uma questão de um deles estar em promoção na black friday
Esse também é bom mas o LG tem melhor tempo de resposta.
- quanto a board fiquei extremamente confuso. E de facto não vou fazer overclok. Mas podias explicar um pouco melhor porque razao a B550 é melhor que a X570 ?
A b550 que recomendei tem melhores componentes que essa x570. Uma b550 de média gama é melhor que uma x570 de entrada de gama como a que escolheste, porque as x570 de entrada de gama têm componentes de arrefecimento(VRM) mais fracos, dado que parte dos € da board são gastos nas features extra do chipset (features extra que estão lá mas que podes não usar, e nesse caso estarias a pagar por coisas que não vais usar -> desperdício de dinheiro). Uma b550 decente é tudo o que precisas, mesmo que quisesses fazer overclock ( o que indicaste que não vais).
- quanto a RAM vou seguir o teu conselho G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16
CL16 é melhor que CL18 ? (noob question)
sim Cl16 é melhor que CL18, CL é a latência, quanto mais baixa melhor.
 
Consegui hoje uma GIGABYTE - Motherboard X570 AORUS ELITE SKT AM4 ATX por 160 eur (nova).

Acham que foi um bom negocio ?

Estou com algumas duvidas sobre a caixa, alguma recomendação ? Pretendo uma coisa, simples , elegante com bom airflow e de preferencia com vidro.

Quanto a placa gráfica vou avançar ou para uma 6800xt(preferencial) ou 3080.

Obrigado
 
mata-pombos gostava de saber a tua opinião sobre este monitor :

Asus ROG Strix XG32VQR 31.5" WQHD 144Hz FreeSync Curvo

Existe uma promoção que está a 430,00 €, achas interessante ?
 
Às vezes consegues mandar para um ponto de recolha perto da tua localizaçâo.

Também tentei dessa forma, tipo SEUR. Mas só permite mesmo pontos de recolha em Espanha e até em outros países, mas nenhum para Portugal. Um amigo sugeriu utilizar um serviço dos CTT que cria uma morada virtual, mas pelo que percebi esse serviço está orientado para UK e para USA. O preço está muito bom, era a cereja no topo do bolo depois de ter conseguido ontem comprar a 6800 xt!


Poxa gastar 800€ só numa RTX 3080 e etc e nao meter uma fonte nova, usar uma Sea S12II 620w ...:S

Afinal não foi uma 3080, acabei por conseguir uma 6800 xt como pretendia! :)
A questão da fonte era temporária, já foi instalado uma Seasonic GX-750 Full modular 80+ Gold =)
 
Back
Topo