• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Aquisição Desktop

intt

Power Member
Boas, como habitualmente sempre que fiz um desktop, venho pedir-vos ideias para uma configuração. O ideal seria gastar 650€ só na torre (sem gráfica, irei comprar à parte). A minha principal duvida seria no CPU e respetiva board. Analisei se seria vantajoso a diferença para o 11600k mas uma vez que vem sem cooler, creio que não compensa para a resolução que irei jogar ( 1080 ). Deixo os outros componentes para trocar umas ideias.

O pc será para comprar nas proximas 2 semanas. obrigado.


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
650€ Para a torre, sem gráfica

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (1080, os mais recentes)
c) Office / Navegação web / Filmes

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
No final do próximo ano, se for necessário

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Nada aproveitar

6) Vais fazer Overclock?
Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>ATX Kolink Castle Vidro Temperado Preta

b. Processador (Intel ou AMD)
> i5 11400 (a diferença para o F é pouca)

c. Motherboard (chipset, formato)
> Micro-ATX Asus TUF Gaming B560M-Plus

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> Crucial Ballistix RGB 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Vermelha

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Não necessito para este orçamento

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> SSD M.2 2280 GOODRAM PX500 512GB 3D TLC NVMe

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
> Nenhuma

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Seasonic Core GC 650W 80PLUS Gold

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.

=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Componentes acima pensados com respectivo custo. O que mudariam ?
i5 11400203 €
Memória RAM Crucial Ballistix RGB 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Vermelha95 €
Micro-ATX Asus TUF Gaming B560M-Plus142 €
Fonte de Alimentação Seasonic Core GC 650W 80PLUS Gold70 €
SSD M.2 2280 GOODRAM PX500 512GB 3D TLC NVMe59 €
Caixa ATX Kolink Castle Vidro Temperado Preta45 €
614 €
 
Mudei há dias de um ryzen 3600 para um 11400 com exatamente essa mesma board e mudei também a fonte, uma Corsair tx750 que já tinha mais de 10 anos para essa seasonic.
Só te posso dizer que não podia estar mais satisfeito.
Tenho uma rtx3060 ti e praticamente só jogo warzone. Passei de média de 120fps para cerca de 160 no warzone.

Nesse sistema só mudaria a caixa para uma coisa melhor com bom airflow...
Ah, e aproveita e mete um cooler melhor no i5 para tirares partido dele, o de origem é muito fraco e te leva a boas frequências... Tenho um 212 Evo black e funciona bastante bem sem ser muito caro.
 
@leocris desbloqueaste o power limit ?

Vou ver o p2, realmente parece-me melhor. O cooler, também tinha visto esse se compra-se o 11600 e vou acrescentar na config.
 
@leocris desbloqueaste o power limit ?

Vou ver o p2, realmente parece-me melhor. O cooler, também tinha visto esse se compra-se o 11600 e vou acrescentar na config.

Não foi preciso, certas boards, se tiveres boas temps fazem os cpus rodar acima do tdp...
Coloca o cooler, vale bem a pena. Eu tenho sempre o CPU all cores a 4.2ghz e single a 4.4ghz sem alterar nada na BIOS e com temps abaixo dos 70C.
 
Estive a ver um comparativo e se puderes vai pela gigabyte b560m aorus pro. Parece que é a melhor board neste chipset e ficas mais folgado se um dia optares por colocar um 11900.
A tuf gaming também é das melhores mas pela diferença mínima de preço ia pela aorus pro. Se soubesse disso hoje tinha optado por essa...
 
ok, vou verificar essa board também. Não fazia ideia que automaticamente poderiam rodar acima do tdp de origem.
o CPU 11400 é incrivel a nivel de preço/performance. Pena esta situação toda em relação às graficas e restante material, porque este ano se as series 3000 mantivessem ao preço que estavam quando saíram, não ia faltar malta a montar pcs.

Ps: até as memorias tem subido de preço no espaço de 2 meses
 
Back
Topo