• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Aquisição e Configuração de Novo Desktop do ZERO

silver_ryder

Power Member
Desde o meu obrigado por toda ajuda que me possam fornecer.

O Desktop é para o meu filho, apesar de não me considerar leigo na matéria, estou bastante desatualizado no que se refere ao atual Hardware disponível no mercado.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1000€ (se valer o investimento tenho margem para chegar aos 1250€)


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

PC Completo de Raíz.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming 4K
b) Edição vídeo / imagem / Trabalhos pesados (Desconheço Software a ser necessario, mas seria um investimento para daqui a 1 e meio o meu filho ingressar no ensino superior em Engenharia informática )
c) Office / Navegação web /



4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
4/5 anos


5) Como é composto o teu computador actual? Não possuímos Desktop cá em casa, apenas portáteis no qual o mais "potentente" possui 16GB de Ram com uma "NVIDIA GeForce GTX 965M 2GB GDDR5" "versão 2"


6) Vais fazer Overclock?
Não (mas aberto a sugestões)


7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (sem opinião, no entanto se calhar uma caixa já "bonitinha" com RGB e vidro temperado)

b. Processador (Intel)
>

c. Motherboard (sem opinião)
>

d. Memória RAM (no mínimo 16gb Ram)
>

e. Gráfica (Nvidia)
>

f. Armazenamento (SSD)
>

f. Drives (Nenhuma, leitor de cartões)
>

g. Fonte (sem opinião, silenciosa)
>

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)? Sim, monitor 4K, teclado, rato, colunas e hedphones/headset.


9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)? wireless, Bluetooth.


10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique? Não


11) Contexto, comentários adicionais. Estou inclinado para Intel e Nvidia, mas AMD, pode ser alternativa se relação preço qualidade assim o ditar...!
 
Infelizmente não encontro essa torre à venda em lado nenhum! :(

Tenho esta configuração para 1478€:

Gigabyte AORUS GeForce RTX 3060 ELITE 12GB GDDR6

Cooler Master Pack TD500 Mesh Black ARGB Cristal Templado USB 3.2 + MWE Gold 650 650W 80 Plus Gold

WD Blue SN550 SSD 1TB NVMe M.2 PCIe Gen 3

Jonsbo Jellyfish TW5-360 Kit Refrigeración Líquida

Corsair Vengeance RGB Pro DDR4 3600 PC4-28800 16 GB 2x8GB CL18

Gigabyte B550I Aorus Pro AX

AMD Ryzen 5 5600X 3.7GHz Wraith Stealth Bulk

Sera que dá para ajustar para baixo? Se calhar tenho aí alguns componentes "over the top"!?
 
Em alternativa, encontrei esta construção por 1400€:

COMPONENTES:
CAIXA
Caixa ATX, Preta, Vidro Temperado
Caixa ATX com o painel lateral em vidro temperado com capacidade para placas gráficas até 370 mm de comprimento.

PROCESSADOR
AMD Ryzen 5 5600X (3.8GHz-4.4GHz) Socket AM4
Processador AMD Ryzen de 6 núcleos, com velocidade de 3.8GHz até 4.4GHz, socket AM4.

COOLER
Cooler CPU a Ar
Cooler com ventoinha de 120 mm, base em cobre para maior dissipação de calor, com iluminação RGB

MOTHERBOARD
Motherboard B550
Motherboard com suporte para processadores AMD Ryzen™ 5000 Series/ AMD Ryzen 3ª Geração e 3ª Geração Ryzen™ com Radeon™ Graphics Processors para Socket AM4

MEMÓRIAS
Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3200MHz
Kit de Memórias com velocidade de 3600MHz. Compatível com a tecnologia Intel XMP 2.0

PLACA GRÁFICA
Placa Gráfica Radeon RX 6700 XT
 
Em alternativa, encontrei esta construção por 1400€:

COMPONENTES:
CAIXA
Caixa ATX, Preta, Vidro Temperado
Caixa ATX com o painel lateral em vidro temperado com capacidade para placas gráficas até 370 mm de comprimento.

PROCESSADOR
AMD Ryzen 5 5600X (3.8GHz-4.4GHz) Socket AM4
Processador AMD Ryzen de 6 núcleos, com velocidade de 3.8GHz até 4.4GHz, socket AM4.

COOLER
Cooler CPU a Ar
Cooler com ventoinha de 120 mm, base em cobre para maior dissipação de calor, com iluminação RGB

MOTHERBOARD
Motherboard B550
Motherboard com suporte para processadores AMD Ryzen™ 5000 Series/ AMD Ryzen 3ª Geração e 3ª Geração Ryzen™ com Radeon™ Graphics Processors para Socket AM4

MEMÓRIAS
Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3200MHz
Kit de Memórias com velocidade de 3600MHz. Compatível com a tecnologia Intel XMP 2.0

PLACA GRÁFICA
Placa Gráfica Radeon RX 6700 XT

Aproveita, acabando stock não arranjas tão cedo. É das melhores opções que tenho visto dentro desta fase de assalto á carteira pelas gráficas.
 
Opinião sobre esta construção!?:

3070-Ti.png


É possível ainda poupar mais alguma coisa em algum componente que até seja "overkill", isto está em 1545.33€, o objetivo é tirar o máximo rendimento da RTX 3060 Ti, sem "bottleneck", mas pelo menor custo possível!?

Obrigado!
 
Opinião sobre esta construção!?:

3070-Ti.png


É possível ainda poupar mais alguma coisa em algum componente que até seja "overkill", isto está em 1545.33€, o objetivo é tirar o máximo rendimento da RTX 3060 Ti, sem "bottleneck", mas pelo menor custo possível!?

Obrigado!

Boas,

Os componentes terão que ser todos da mesma loja? Deduzo isto pelo print que postaste, mas caso n o seja:

CPU: Tá bom;
Board: Tens melhor e mais barato - MSI MAG B550 TOMAHAWK 140€~
Ram: Tens 3600mhz cl16 pelo mesmo preço, mas n sei se á em stock;
AIO: desconheço esse cooler e acho desnecessário para um 5600x, tens opções a ar como o Arctic Freezer 34 eSports Duo por 40€~
NVMe: tens opções de 1tb mais baratos e de marcas mais conhecidas, como da Kingston ou crucial, até o SN750 já está em promo novamente e ainda é mais barato que esse do print;
Caixa: Isso é a teu gosto, apenas tem em atenção que pelo menos tenha airflow a caixa;
Fonte: a fonte é de marca de topo para tal, mas n sei se o modelo G12 o pessoal recomenda por aqui, deixar ver se alguém diz alguma coisas sobre tal;
GPU: Tá optimo pelo preço, uma vez que já mtas passam dos 700€ e bem, as que têm stock.

Cumps, Wolf
 
Última edição:
Não é horrível mas poupavas algum comprando às peças e com componentes melhores. Preços retirados do comparador de preços mais popular tuga, portes incluídos.

CPU: 5600X 275.89€
GPU: 3060Ti FTW3 ULTRA 650.47€ (Melhores temperaturas, idle stop, menos barulhenta, 3 ventoinhas e boost clock 1800 em vez de 1695)
MOBO: B550 AORUS PRO AC - 163.80€ (Isto se precisares de WiFi e Bluetooth se não poupas uns 40 paus aqui facilmente.) (As Aorus pro são a gama mais acima das Elite, melhor VRM, USB-C no bp, mais slots e portas, melhor audio codec, mais fan headers, desvantagens são WiFi e Bluetooth inferiores à da configuração)
RAM: Crucial Ballistix 16GB DDR4 2x8GB 3600 CL16 - 87.78€ (Melhor e mais barato, não tem RGB)
STORAGE: Kioxia 1TB Exceria Plus Ssd Nvme M.2 2280 - 111.90€ (Velocidade de leitura passa de passa de 3900MB/s para 3400MB/s e é PCIe 3 em vez de 4 o que é estranho pois há NVMes 3.0 que têm melhores velocidades que esse suposto 4.0)
PSU: EVGA SuperNOVA 650GA 650W 80 Plus Gold Modular - 74.90€ (750W é overkill para essa configuração e essa PSU não é modular.)
Total: 1,364.74€

Caixa é ao gosto como referido mas é um ponto relevante pois pelo que vi essa caixa não têm lá muito boa fama!

EDIT: Esqueci-me do cooler para o CPU mas o que o wolf mencionou é mais que bom mais para um 5600x!
 
Última edição:
@Wolfblue e @layPT, obrigado a ambos.

Eu bem que tenho aguardado para ver se isto normalizava mas não estou a ver "jeitos", estava a tentar tudo na mesma loja e assim pagava o extra e já vinha montado.

Vou "estudar" por componentes, não é que me crie muito celeuma, mas possuo experiência limitada na área, upgrades e manutenções já o fiz sem stress, agora do ZERO nunca, mas estamos a falar numa poupança substancial que até pode ajudar na compra do monitor! :)
 
Última edição:
Fazes bem, isto também é mais para se ter uma ideia geral das especificações dos componentes e quando decidires começar a investir verificar os preços pois todos dias alguma coisa muda e com paciência comprando em promoções significativas ou drops tipo AMD direct buy onde se arranja GPUs pelo MSRP poupasse bastante dinheiro mas não é algo que a maioria das pessoas tenha paciência!
 
PC-3070.png


Pela GPU era "já", mas fico um pouco de pé atrás nos componentes, que não possuem grande detalhe no site e claro se o processador não vai ter o efeito "Bottleneck" na GPU! Que vos parece?
 
PC-3070.png


Pela GPU era "já", mas fico um pouco de pé atrás nos componentes, que não possuem grande detalhe no site e claro se o processador não vai ter o efeito "Bottleneck" na GPU! Que vos parece?

Boas,

O problema é os componentes que leva para além da GPU... O cpu é gen antiga (mas n haverá problemas em bottleneck com a 3070), RAM n sabes nem os MHz como o CL e processadores AMD adoram memórias rápidas, ssd nem nvme poderá ser e tb n sabes a broa dele, se bem que para jogos algo pelos 1k nem isso, seja em leituras e escrita, é mto mais do que suficiente... Quanto ao resto, board, fonte, cooler, etc... Nda tb...

Pc's pre-built é só mesmo quando á algo mta bom e tem mesmo que ser algo mta bom pelo €€€, de outra forma é fugir deles, pk é €€€ mal investido, mesmo que esse €€€ seja para diversão. Durante o pico das GPUs ainda houve uns quantos pre-builts que valiam a pena, agora é novamente o mesmo que anos passados...

Tens aqui duas builds já boas e onde realmente vale a pena investires antes o €€€, ficas melhor servido para o futuro tb, pois tens que ver que mais tarde n vais poder mudar o CPU pra AMDs novos, pois já serao outro chipset, o mesmo pra RAM, dai que quanto pior o investimento agora, mais rapidamente pior performance a maquina começará a demonstrar com a sua idade.

Tamos numa altura "mta má" num geral para maquinas mais em conta a nivel de budgets até 1500€, que seja... pk o que se comprava antigamente vs o que se compra atualmente pelo mesmo valor, em nda tem haver com a performance final...

Se realmente estiveres interessado nessa pre-built, só mesmo entrando em contacto com a loja em questão para saber em especifico os componentes e dependendo das peças é ver o que seria possivel mudar e pagares a diferença...

Cumps, Wolf
 
Back
Topo