1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Aquisiçao: Macbook Pro 15"

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por MadLance, 10 de Novembro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 1117)

1. MadLance

MadLance Power Member

Boas

Venho aqui pedir ajuda na da aquisição de um mac pela primeira vez.
    Estava a pensar comprar um MacBook Pro de 15'' que me podem dizer sobre ele?

Que acham do sistema operativo que esta em vigor no mac, que dificuldades terei em passar a minha informaçao do meu PC para o MAC.

A configuração que andei a "micar" foi esta:

2.8GHz Intel Core 2 Duo
    4GB 1066MHz DDR3 SDRAM
    250GB Serial ATA @ 7200
    NVIDIA GeForce 9400M + 9600M GT com 512MB

O que acham?

Ja agora, quanto ao ecran glossy qual e a diferença??

Mt obrigado pela vossa ajud

2. Xistel

Xistel Power Member

Acho que o 2.8 não será o mais acertado (nao sei bem a utilização que vais dar ao mac). Nao será o mais acertado pois estas a sacrificar a bateria e a temperatura do mac por um aumento de velocidade que nao considero assim tão abismal (resumindo, nao vale os 300€ extra :P)

Última edição: 10 de Novembro de 2008
  3. skyline

skyline Power Member

tb vou comprar esse, mas coma versao base do 2,53 ghz. a diferença de preço n me dao vantagens quando a utilizaçao k vou dar... prefiro ter mais bateria, e menos temperatura....

4. Xistel

Xistel Power Member

Exacto e convem lembrar que a forma como um mac utiliza os recursos não e a mesma que um pc. Penso eu de que um mac te durará mais tempo com menos specs, comparano a um pc

5. skyline

skyline Power Member

lol é igual a diferença é que um mac n é actualizado com tanta frequencia! e o SO mac é bastante "leve" face ao vista da MS, é por isso k tem alto desempenho um mac...

JA agora vais usar o pc para k finalidade? ediçao de video!? trabalho 3D!? ou uso normal!?

6. MadLance

MadLance Power Member

Obrigado desde ja as vossas respostas

Quanto a questao do processador parece-me um ponto a rever visto fazer bastante sentido o que diz referente a temperatura e ao tempo de bateria.

O tipo de utilizaçao que vou dar é ediçao de imagem, foto, (um jogo ou outro que consiga instalar atraves com recurso ao bootcamp) e de resto sera utilizaçao normal.

So tava inclinado para a versão 2,8 Ghz porque pretendia que fosse ja um pc que me desse para varios anos.

7. Xistel

Xistel Power Member

Também estive na tua situação e acabei por decidir por um 2.5

8. skyline

skyline Power Member

para o k vais usar chega e bem... n precisas de gastar tanto, vais ver k o 2,5 safa.se mm muit bem, e poupas uns trocos, a bateria dura.te mais, e n akeces tanto o portatil nem das asas as dilataçoes termicas que sao bastante consideraveis no aluminio...

9. MadLance

MadLance Power Member

Ja agora, alguem me sabe dizer se ainda neste macbook pro vai ser introduzido o leitor de Blu-ray e a porta HDMI, ouvi uns rumores de que os novos macbook pro iriam ter isso, mas quando chegaram agora estes nao introduziram uma coisa nem outra. :S

10. MPMachado

MPMachado Power Member

Não contes com nos próximos tempos...

11. DanielGato

DanielGato Power Member

boas.. eu mandei vir hoje o meu mac pro e mandei vir com o 2.8.. n sei se foi a melhor opçao em termos de temperatura e bateria.. mas.. ta feito. tambem pedi o disco a 7200rpm, mas foi o de 320.

Sabem quanto tempo mais ao menos demora? la diz 4dias.. mas e 4 dias para sair da "mac" certo? ou e 4 dias para o ter ja? =) :P

Abraco

12. skyline

skyline Power Member

conta com pelo menos 1a semana...

13. mundano

mundano Power Member

Quanto à questão dos processadores gostava só de dar uma opinião diferente.. E antes de mais, começo pela teoria...

Para quem não sabe, as siglas dos processadores da Intel são sempre constituidos por uma letra e 4 numeros, do tipo T3200, que se dividem em 3 secções e que significam o seguinte:

A letra, tem a ver com o consumo e calor gerado pelo processador e podem ser:
    X - Extreme... Estes são os mais rapidos e os que consomem/aquecem mais. Não se encontram em portateis.
    E - Versão desktop. TDP >= a 55W.
    T - TDP de 30 a 39 watt, versão "normal" para portateis.
    P - 25 watt ou menos.
    L - 12 - 19 watt (baixa voltagem)
    U - <12 watt (ultra baixa voltagem)

o 1º numero, indica a geração do processador, e podem ser:
    1 - Core Solo / Celeron Dual - 32bit
    2 - Core Duo / Pentium Dual Core - 32 bit
    3 - Core 2 Duo (2 cores, 1MB de cach, 64bits)
    5 - Core 2 Duo (igual ao anterior mas com 2MB de cache)
    6 - Core 2 Duo (2 cores, 2 Mb de cache, 64 bits, nova plataforma Penryn com fabrico de 45nm)
    7 - Core 2 Duo (igual aos 5, mas com 4 MB de cache)
    8 - Core 2 Duo (igual ao 6, mas 3 MB de cache)
    9 - Core 2 Duo (igual ao 6, mas com 6 MB de cache)

E por fim, os 3 ultimos numeros servem simplesmente para indicar a performance dentro de cada "familia" de processadores...

Voltando agora ao MBP que é o que interessa... OS processadores disponiveis são:

P8400, que é o modelo de 2.4Ghz.
    T9400, que é o modelo de 2.53 Ghz
    T9600, que é o modelo de 2.8 Ghz

Como poderão perceber ao olhar para a explicação anterior, aqui o unico que vai realmente aquecer menos e gastar menos é o P8400, porque tem um TDP de 25W. Mas a sua performance é consideravelmente inferior porque tem metade da cache dos outros. De resto, tanto o T9400, como o T9600 com TDP's exactamente iguais de 35W devem aquecer +/- o mesmo e o consumo também não deverá ser muito diferente.

E para comprovar o facto, há os numeros de um site de reviews, que após fazer uma sessão completa de testes a jogos do 2.53 VS 2.8, registou como temperaturas máximas atingidas por cada um dos modelos as seguintes:

Quanto à bateria, ainda não existem dados tão conclusivos entre o 2.53 e o 2.8... Mas as diferenças devem ser de poucos minutos, até porque o CPU é só uma peça no meio de todo um sistema.. O grande "gastador" é o LCD, depois vem a mainboard, a GPU, a CPU, o HDD, etc.. etc.. E ainda por cima, quando não estão a ser usados ao máximo os processadores diminuem a velocidade de relógio, pelo que provavelmente em uso moderado estarão a funcionar à mesma velocidade.

Se servir de indicador há um teste entre os MPB de 2.4Ghz e o de 2.53Ghz no www.macworld.com , e relembro que aqui estamos a falar de um processador da série P (TDP 25W) e outro da série T (TDP35W), pelo que as diferenças entre o 2.53 e o 2.8 (ambos com TDP de 35W) deverão ser ainda menores.. E os tempos de bateria a correr um DVD ripado foram:

Com a 9600GT activada:
    2.4 Ghz - 2H18
    2.53Ghz - 2H12

Com a 9400M activada:
    2.4Ghz - 2H31
    2.53Ghz - 2H29

Como podem ver até faz mais diferença o facto de ter uma GPU 9600GT com 512MB, ou uma 9600GT com 256MB do que ter um processador diferente.. Porque quando usam a gráfica integrada a diferença diminui de 6 para 2 minutos.

[Para quem está assustando que ao ver o Senhor dos Aneis não vai ter bateria para ver o fim do filme, quero acrescentar que os testes da macworld não são feitos de forma standard, os monitores são colocados com o brilho no máximo, colocando o brilho a 40 ou 50% que para ver um filme em ambiente pouco iluminado é mais do que suficiente deve fazer os tempos da bateria aumentar muito significativamente, já que o LCD é de longe o elemento que mais bateria gasta em qualquer portatil.]

Resumindo e concluindo que isto já vai longo... A questão entre o 2.8 e o 2.53 é mesmo uma questão de preço e performance.. Paga-se 12% mais para um aumento na performance que os vários benchmarks colocam entre os 10 e os 12%.. O calor e a bateria não deverão ser significativamente diferentes.

Estou a pensar em comprar exactamente a mesma configuração, acrescenta-lhe apenas o Apple Remote...

A minha única duvida é se compensa encomendar logo com um disco de 7200 rpm's, ou se ficarei pelo de 5400 rpm's.. Mas com um ou o outro durante este fim de semana a encomenda fica feita.

Última edição: 5 de Dezembro de 2008
  14. ruimoura

ruimoura Power Member

4 dias (úteis) é até ele estar pronto para sair para uma transportadora, depois ainda tens que adicionar os dias que esta demora a trazer o portátil.

15. dppako

dppako Power Member

Eu tenho um Pro 2.4 e consigo ver 2 filmes com uma carga inteira, tendo eles aprox. 2 horas. A questão do brilho do lcd é fundamental.

16. MadLance

MadLance Power Member

Ou seja isto quer dizer que na tua opinião vale bem a pena meter o processador de 2,8 Ghz mundano ?

E que eu pretendo um computador verdadeiramente fluido, ja me basta o meu pentium 4 que nao consegue correr o adobe premiere CS3 =D

E claro que um beckmark entre o 2.5 e o 2.8 talvez ajuda-se a tirar as teimas

17. mundano

mundano Power Member

Eu acho que as pessoas acima de tudo devem comprar aquilo que realmente querem.. Porque se não vão andar sempre a pensar: "se tivesse comprado o outro..."

E se a tua ideia é correr o Photoshop, mais processador obviamente significa mais performance. Agora, se isso vale o preço ou não, já é uma decisão tua...

Quanto aos benchmarks...

Jogos 3D, inclui os 3 modelos do MPB actual, os 2 MBP anteriores, o MP 2.4 e para dar uma referencia tem também o MAcPro e o iMac topo de gama.

http://www.barefeats.com/mbpp05.html

E aqui, não especifico dos mac's, mas um teste feito a vários Core 2 Duo recentes, num barebone PC. Ou seja, os vários processadores todos no mesmo hardware:

http://www.notebookcheck.net/Comparison-of-Intel-Centrino-2-CPUs.11100.0.html

Dá para ter uma ideia da diferença de performance entre o T9600 (2.8Ghz) e o T9400 (2.53GHz)..

18. ricardoq

ricardoq Power Member

Boas.

Estou a pensar comprar um mac e gostava que me ajudassem em algumas coisas:

- primeiro, quais são as lojas mais baratas e que melhores condições oferecem (prestações, descontos, etc...)? Na apple.com oferecem 8% de desconto, na FNAC sei que oferecem 6%, com a possibilidade de pagar em 10 mensalidades. Estive à procura no site de lojas como *****, Vobis, ***** mas não encontrei nada, e em algumas deles nem sequer tem o portátil. Eu moro no Porto portanto a TBStore está fora de questão.

- vou comprar o portátil para "uso pessoal", e assim consigo a dedução no IRS. No entanto tem como requesito a obrigatoriedade de indicar na factura o "uso pessoal". Se mandar vir da apple.com será fácil conseguir que na factura me apareça isso?

Obrigado.

19. skyline

skyline Power Member

n post's a mm coisa em paginhas diferentes, ja respondi no outro topico "macbooks ja estao...".

Partilhar esta Página