[Aquisição] Máquina para fotografia Intra-Oral

Carvalhais

Power Member
Muito boa noite,
Como indica o título ando a avaliar o mercado para aquisição de uma máquina para fotografar casos clínica de Medicina Dentária.
Tenho feito algumas pesquisas tanto online como em lojas da especialidade e (como em tudo) a opinião é um pouco díspar.

Deixo já aqu o questionário antes de colocar todas as minhas dúvidas:
  1. O QUE: Máquina, lente macro flash anelar.
  2. POR QUANTO: 750 para material em 2ª mão e posteriormente aumentar o plafond
  3. PARA FAZER O QUE: Fotografias intra orais (dentes e boca) e retratos.
  4. PARA USAR ONDE: Essencialmente em espaços clínicos.
  5. COMO ÉS: A ideia será sobretudo fotografia profissional (dos casos clínicos) e esporadicamente um pouco de fotografia “paisagística” nas viagens de lazer.
  6. JÁ TENS: De momento apenas um iPhone é uma powershot IS720 que comprei nova para “brincar” com os modos manuais. Tenho umas lentes Minolta da antiga reflex da família (
  7. COMO É A TUA "REDE": A maior parte dos meus colegas apostou na Canon (até porque nesta área existe algum apoio dos revendedores). Tenho um familiar bastante ligado a fotografia que actualmente aposta apenas nas Mirrorless.
  8. ONDE COMPRAR: Qualquer sítio. Esto a ponderar o mercado de usados ou aproveitar a BlackFriday.
Caso não tivesse limite de orçamente a minha aposta recairia numa mirrorless Sony, com respectiva Lente e Flash. Mas actualmente o valor necessario é muito superior ao disponível.
A maior parte dos meus colegas apostaram numa Canon qualquer e numa Sigma 105mm f2.8 ou Tamron 90mm (ambas macro).

Não é apenas para ser do contra mas tenho andando mais interessado nas Alpha. Por um lado tenho algumas lentes antigas minolta que sempre poderia utilizar volta e meia.
Já vi algumas a100 abaixo dos 60€, a380 abaixo dos 200€ e a55 por volta dos 250€. Estava a nesse em juntar uma tamron 90mm e procurar um flash anelar barato para os entretantos.

Também pensei em comprar uma a6000 e respectivo adaptador para a macro, mas não sei se perderia muita qualidade de imagem ou não.

O que eu procuro é uma câmara leve e pratica. Posso eventualmente utilizar a máquina em mais funções mas será sobretudo para trabalho, portanto não sei até que ponto compensaria em investir em material de topo para estar parado na clínica.

Agradeço desde já atenção dispensada.
 
Boas

Penso que no universo Canon, uma 60D/700D/750D + Canon EF-S 60 Macro + Flash Anelar Yongnuo YN14EX deve ser um equipamento interessante para o que procuras.

Basicamente, o melhor corpo crop que couber dentro do orçamento, a acompanhar a 60 Macro, que geralmente se encontra por bom preço em segunda mão (ou nova em grey market) e que, com boa luz, produz resultados brilhantes. O flash deve cumprir a sua função, mas claro que o Canon é superior.

Não esquecer um tripé decente, com braço articulado (120-150eur).

Para o resto das aplicações, uma 18-55 pode resultar...

Cumprimentos
 
Boas

Penso que no universo Canon, uma 60D/700D/750D + Canon EF-S 60 Macro + Flash Anelar Yongnuo YN14EX deve ser um equipamento interessante para o que procuras.

Basicamente, o melhor corpo crop que couber dentro do orçamento, a acompanhar a 60 Macro, que geralmente se encontra por bom preço em segunda mão (ou nova em grey market) e que, com boa luz, produz resultados brilhantes. O flash deve cumprir a sua função, mas claro que o Canon é superior.

Não esquecer um tripé decente, com braço articulado (120-150eur).

Para o resto das aplicações, uma 18-55 pode resultar...

Cumprimentos

As lentes Macro inferiores a 90/100mm não apresentam distorção?
Esse conjunto também não está fora de questão. A título de curiosidade, os adaptadores de lentes perdem muita qualidade? Já ouvi várias versões..

Tripé é que não tinha pensado nisso..
 
Hmm, ao longo dos anos, já tive oportunidade de ver 2 ou 3 clínicas a trabalhar com câmara.

As opções feitas eram normalmente muito básicas. Corpo + 18-55, ou corpo + 50mm f/1.8, e um ring flash. Mais nada.

Não vejo qualquer necessidade de comprar o melhor corpo possível. Pelo contrário, acho que neste caso pode ser o corpo mais barato que se encontrar. Não é para fotografar coisas em movimento e há intenção de arranjar iluminação artificial, portanto a exigência no corpo é mínima.

Posto isto, eu diria:

1. um corpo qualquer, tipo DSLR Canon ou Nikon (DSLR costuma ficar mais barato)
2. Ring flash
3. Lente com distância mínima de foco curta, como uma Canon 50mm f/1.8 STM ou, subindo o patamar, uma lente macro tipo 60mm f/2.8

Tripé talvez também não seja necessário. Sempre que vi clínicas a usar câmara era para pegar, disparar, e voltar a pousar, portanto...acho que quanto mais prático for o conjunto, melhor.

Mas isto...são só os meus 0,02€ :biglaugh:
 
Concordo, neste caso, muito mais importante que o corpo será encontrar forma de iluminar o interior da boca sem branquear os dentes.
 
Obrigado a todos pelas dicas!
Quanto ao flash estou completamente inclinado para um em anel. Os duplos e triplos obrigado a estar sempre a alterar a angularão e eu quero algo prático
Existe um da Metz sem fios que tenho lido bons feedbacks em fotografia deste género.

Em relação às lentes, tenho um colega com uma Tamron 90mm macro e diz maravilhas daquilo. Encontram-se algumas usadas por pouco mais de 200€? Acham que vale a pena investir mais? (Numa canon 100mm ou numa Sony?)
 
Eu referi o melhor corpo para o orçamento, talvez não tenha sido explícito.
Conheço pessoalmente o representante da Canon para a Medicina Dentaria e o setup dele é Mk IV + EF 100L + Flash anelar da Canon.

Replicando para um orçamento de 750eur, no universo Canon traduz-se no setup que referi, com ligeira vantagem na profundidade de campo, desvantagem em ISO e DR (dependendo do corpo Crop).

Flash anelar, segundo ele, é essencial.

Noutras marcas/sistemas, desconheço!

Cumprimentos
 
Segundo a vossa opinião valerá mais a pena investir numa 200d nova ou procurar uma gama acima mas usada?

tenho andado a ver as 750d e pouca diferença monetária faz.

Quanto à lente estou a pensar em investir um pouco mais agora pois com cuidado é algo que dura uma vida.
Em relação ao flash, ou invisto no Yongnuo novo ou procuro um sigma anelar ou mesmo um canon anelar.

Obrigado pelas vossas dicas!
 
Obrigado pela resposta.
Portanto é mesmo a mais pequena\leve e mais barata !
É que para um leigo como eu, lei sobre FF e linhas já profissionais e fico confuso
 
Até uma APS-C é desnecessária para essa utilização, mas como são baratas, é a melhor escolha, mas não vale a pena gastar mais dinheiro que as gamas de entrada (a menos que exista alguma função específica que possa dar jeito, como um ecrã articulado).
 
Actualizando aqui o tópico:
Comprei uma Canon 100mm f2.8 macro em 2ª mão por 250€ (A lente antiga, não é a “L”)
Flash Yongnuo 14ex por 100€ novo

E vou tentar agora encontrar uma 1300d abaixo dos 250€ com menos de 5000 disparos.

Optei por esta lente um pouco por impulso, com caixa e como nova lá fui fazendo bids e acabei por ganhar o leilão. Antes estava numa de investir na 60mm macro da Canon ou na 90mm da Tamron. Caso não seja o ideal também a vendo e compro outra.

Edit: Em principio vou fechar hoje negócio de uma 750d ainda com garantia e seguro. É um pouco mais cara do que estava a procura (eu andava entre a 100d e a 1300d) mas os 19 pontos de focagem podem ajudar a que as fotografias fiquem logo bem à primeira.
 
Última edição:
Após ter andado a informar-me mais sobre o mundo da fotografia, ter falado com amigos e colegas e ter lido tanto review por esta internet fora fiquei com um bichinho disto..

Dentro do mundo das mirrorless, o que aconselhariam para procurar no mercado dos usados? Algo que permita polivalência de sistemas de lentes. O design das Fuji e das Olympus deixa-me :drooling:. Entre Sony, Fuji, Canon e Olympus, qual a melhor para adaptar lentes de outros sistemas?

Ou seja, uma maquina que permita polivalência de lentes e que seja portátil para usar nas viagens (o kit para fotografia intra-oral prefiro usar exclusivamente para trabalho). Não seria para comprar para já, mas para me ir entretendo à procura no eBay, OLX, etc..
 
Bem, essa 100mm macro em APS-C é capaz de ficar bem longa. Se eu às vezes tenho que fazer ginástica para fazer retratos com a minha 85mm...
Mas espero que consigas fazer o que pretendes.

Quanto à pergunta da adaptação de lentes, parece-me que hoje em dia todas elas permitem adaptar uma infinidade de objectivas. As Sony têm tido boa reputação na utilização de lentes Canon, e creio que as outras marcas têm tido boa reputação na adaptação de lentes vintage. Aí já não posso dizer muito, pois o meu sistema é Canon e nunca tive outro.
 
Bem, essa 100mm macro em APS-C é capaz de ficar bem longa. Se eu às vezes tenho que fazer ginástica para fazer retratos com a minha 85mm...
Mas espero que consigas fazer o que pretendes.

Fica o equivalente a 160mm, não é? De facto também acho bastante, mas também não gosto muito de estar com a lente dentro da boca literalmente. Acho que a Tamron deve ser uma lente mais equilibrada nesse sentido. Pena a lente não ser fixa como as canon

Quanto à pergunta da adaptação de lentes, parece-me que hoje em dia todas elas permitem adaptar uma infinidade de objectivas. As Sony têm tido boa reputação na utilização de lentes Canon, e creio que as outras marcas têm tido boa reputação na adaptação de lentes vintage. Aí já não posso dizer muito, pois o meu sistema é Canon e nunca tive outro.

Obrigado! Vou então começar a sondar as a6300 no mercado dos usados com calma e paciência
 
Fica o equivalente a 160mm, não é? De facto também acho bastante, mas também não gosto muito de estar com a lente dentro da boca literalmente. Acho que a Tamron deve ser uma lente mais equilibrada nesse sentido. Pena a lente não ser fixa como as canon



Obrigado! Vou então começar a sondar as a6300 no mercado dos usados com calma e paciência

Mas precisas de estar perto para não teres as sombras da boca com o flash. As pessoas estão de boca escancarada com brocas e mãos lá dentro, uma máquina fotográfica tem muito pouco de intrusivo neste cenário. Eu tenho ideia (sem certeza) de ver em dentistas a lente de kit e um flash anelar, o que deverá ser mais do que suficiente para o propósito.
 
Mas as lentes de kit acabam por ter maior distorção.. as imagens não ficam tão fidedignas quanto uma 1:1 (100mm)
Percebo o que queres dizer com a Proximidade quand se trabalha, mas as fotografias não são para se tirar enquanto algum médico está num tratamento. São mais numa fase de diagnóstico.
 
Back
Topo