• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

[Aquisição] Pc para MSFS2020 - budget 3000€

Ricardobc

Power Member
Boas Maltinha,

Mais uma vez recorro à sabedoria do fórum para obter da vossa parte uma ajuda para aquisição de uma máquina para o meu grande vício, simulação de voo e em concreto o MSFS2020. Todos os aficionados de simulação de jogo contínuam sem perceber muito bem que tipo de máquinas a malta que cria este tipo de simuladores usa, pois o que não falta são máquinas high end e que depois não conseguem correr as definições todas em ultra, mas, à parte disso até porque não consigo ter uma máquina da "Nasa", abaixo coloco o questionário e que espero de vocês umas belas ajudas.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
3000€ (+-10%)

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Apenas o PC

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming - Neste momento um UWHD (3440x1440), mas talvez faça o upgrade para uma TV 4k de 50" (não é certo, mas é uma ideia)
c) Office / Navegação web / Filmes

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Próximas semanas

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Não tenho :)

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não sou de fazer OC pois tenho muito receio, no entanto na infima possibilidade de acontecer será só ao processador

7) Características Gerais:


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> ATX - Preferencialmente Corsair

b. Processador (Intel ou AMD)
> Intel (I7 10700k/11700K/12700k ou i9 10900k/11900k/12900k) percebendo que para conseguir ganhos de 5%-10% no computo geral mas ter de ser feito um investimento de 200/250€ a mais não me parece muito racional

c. Motherboard (chipset, formato)
> Z490, Z590, Z690->(DDR4 preferencialmente, ver abaixo) (MSI, Asus ou Gigabyte)

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> 4x16gb ou 2x32gb (minima 3600mhz CL16). Quanto às DDR5 tenho lido muitos relatos que talvez seja cedo para apostar nelas, será mesmo assim?

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
>Nvidia RTX3080, 3080TI e talvez já sem orçamento mas pode ser a 3090 (MSI, Asus ou Gigabyte)

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> Neste momento tenho WD SN750 1TB e um Kingston A2000 500gb guardados. Talvez coloque um SSD de 2TB e HDD de backups de 2/3TB

f. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
> Nenhuma

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Modular, diria que no minimo com 850w.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?
Motherboard wifi 6


10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.

O meu comentário é agradecer a vossa ajuda desde já.

Bem sei que a comunidade de entusiastas de simulação de voo não é muito grande por aqui, mas sei que tem aqui muita malta que entende destes componentes e que me sabe indicar a melhor forma de "casar" todos eles de maneira a obter o melhor desempenho possível da máquina.


Mais uma vez agradeço a vossa ajuda.

Um abraço a todos
 
uma vez que ele vai jogar com resoluções muito altas, eu recomendava subir a 3080 para a TI ou 3090 se arranjarem um bom modelo com preço bom. ( 3090 abaixo de 1700€ )
o MSFS adora a 3090 para 4K por exemplo.

E ainda sobra dentro do orçamento.

EDIT : visto que vais de board e cpu AMD, ve as 6900XT para accionar o BAR e com as ultimas drives também tem um bom aumento de performance em jogos intensos. Consegues uma por pouco mais do que a 3080.
 
Última edição:
3080ti ou 3090 acho um desperdício, uma vez que as novas graficas estão perto de sair. Eu iria jogando a 1440p com a 3080 por uns tempos e no futuro com melhores gráficas no mercado subia a resolução para 4k.
 
Perde mas depois ganha mais tarde em desempenho com as novas. É que mesmo com a 3090, não é suficiente para jogar em 4k ultra sem aqueles micro stutters irritantes, nas zonas de aterragem os fps caem para 40.
 
Quem estiver interessado numa gama 80 ou 90 nesta fase do campeonato mais vale arranjar qualquer coisa para desenrascar e daqui a uns 3 meses puxar o gatilho numa gráfica de nova geração. Mas isto seria o que eu faria se fosse eu a comprar, agora cabe a cada um decidir se pode esperar ou não.
 
Na caixa Corsair 4000D recomendava comprar mais uma ventoinha, uma vez que esta caixa salvo erro só traz uma ventoinha à frente e outra atrás.

E segundo vi em testes, adicionar mais uma ventoinha à frente, não fica muito caro e melhora consideravelmente o airflow (mantendo as temperaturas mais baixas, o que pode ser importante).

3 ventoinhas, 1 atrás e 2 à frente, parece ser o sweet-spot no que respeita a temperaturas, pelo menos na compra do PC ou na fase inicial. Vi que após isso (regra geral), com mais ventoinhas, melhora um pouco, mas não o suficiente para valer o investimento para o comum dos mortais (pelo menos numa fase inicial).

Para um entusiasta, após as 3 ventoinhas, é preciso saber bem onde ser vai investir, porque a melhoria pode não ser assim tão grande ou vai requerer mais estudos/averiguações para conseguir atingir melhores temperaturas face ao preço investido.

EDIT:
Caso se pretenda adicionar mais uma ventoinha à caixa e se quiser outra igual às ventoinhas que a caixa traz, procurar no Google por "4000D/4000D Airflow 120mm 3-pin Fan, Black, 1200 RPM", esta ventoinha salvo erro é igual às que vêm na caixa e custa apenas 3,99€ (só há um pequeno senão: é preciso pagar portes de envio, caso contrário, até compensaria).

Era possível mandar vir a caixa diretamente da Corsair mais a ventoinha, só que isso iria subir o preço, porque salvo erro a Corsair está a vender a caixa no site deles mais caro do que as lojas de informática em Portugal, o que pode ser outro senão.
 
Última edição:
Quem estiver interessado numa gama 80 ou 90 nesta fase do campeonato mais vale arranjar qualquer coisa para desenrascar e daqui a uns 3 meses puxar o gatilho numa gráfica de nova geração. Mas isto seria o que eu faria se fosse eu a comprar, agora cabe a cada um decidir se pode esperar ou não.
Mas as novas graficas saiem em setembro ? Li algures que era novembro e em massa em Janeiro
 
Mas as novas graficas saiem em setembro ? Li algures que era novembro e em massa em Janeiro

Dezembro/Janeiro possivelmente estamos a falar das 4070, mas nesta fase do campeonato estamos apenas a debitar o que os leakers andam a falar. Mas tendo em conta a cadência da Nvidia, estamos mesmo a falar de um lançamento possivel em Setembro/Outubro, principalmente se estivermos a falar das 4090
 
Aproveitando o tópico e porque também estou numa de ver preços e tal, o MSFS também é dependente do singlecore como o Prepar3D?

E tal como antigamente, será um motor de jogo que privilegia a Intel ou já se pode apostar nos AMD? (aqui alguém da velha guarda como o @Stormgiant pode ajudar).

(já agora obrigado pelas sugestões de configs dadas ao @Ricardobc que assim também tiro apontamentos).
 
não, eles agora já escalam com os cores. já podes meter um 8 core que ele é rentabilizado.
neste momento os melhores cpu's são o 5800x3D e o 12900K, mas como o AMD é bastante mais barato, neste momento é a melhor opção. Isto para fullhd ou 2K.
se for para voar em 4K, o 5800x ou o 12700 são mais do que suficientes já que o peso vai ficar na grafica.
 
Comprar agora uma gráfica só mesmo se tiver de ser. A médio prazo sairão as novas gerações.
Agora, mesmo que sejam lançadas em Setembro (ninguém sabe se tal acontecerá) a disponibilidade, especialmente em Portugal, é uma enorme incógnita.

Isto para dizer que é díficil recomendar comprar uma gráfica hoje, até porque os preços não estão como deviam, mas a alternativa pode demorar bastante. Nesta fase, especialmente com as novas no horizonte, deviamos estar a assistir a enormes descontos para escoar stock, mas actualmente o mercado é o que é.
 
Já tentei explicar isso no tópico certo, mas o problema da descida dos preços em PT e em alguns países na europa é que a distribuição está cheia de stock e vejo pouca gente a querer perder dinheiro. As marcas não estão a dar suporte e ninguém no meio está disposto a perder dinheiro. só para terem uma ideia, as propostas que tenho estado a receber para comprar graficas sao acima dos pvp's em muitos sitios.

Dai, e sabendo eu bem como é a malta do voo, recomendei procurar um bom preço numa 3080ti ou 3090 e fica com ela por 3/4 anos.

As novas devem ser lançadas para o final do ano e como o erdnagama disse e bem, só lá para o inicio do ano é que começamos a ver stock em alguma quantidade das 4080 e 4070.
 
Bem malta antes de mais obrigado a todos.

Realmente a discussão das gráficas e com uma saída de novos modelos para breve é sempre assim, várias opiniões e muitas contrárias umas a outras, mas é ótimo. A minha ideia é que o mundo da informática é um constante "upgrade" a quem o quiser fazer, hoje compramos o modelo X e 2 meses depois temos o modelo Y e não se pode estar sempre a atualizar. Dito isto, julgo que a opção irá recair por uma 3080TI (para a 3090 tenho de subir o budget no mínimo 300€, mas é um caso em estudo). 3090 talvez a encontre nos usados a preços mais "simpáticos", mas tenho sempre algum receio.

Entretanto e com as vossas dicas montei aqui duas máquinas uma AMD e outra intel:

Configuração AMD

Esta ultrapada em 41€ o meu budget.

Configuração Intel

Esta configuração fica 45€ abaixo do meu budget.

E agora? Qual seria a melhor/mais adequada?

Deixo também este link (vale o que vale), mas é um comparativo entre os dois cpu's. Comparativo Ryzen 5850X3D e Intel 11900KF

Já agora e como este tópico não morreu agrader ao @Stormgiant , @erdnagama , @José Alberto , @nullus , @Zorro2009 , @Ricardo_17PT , @dragonjm e @Metro
 
Também queria fazer upgrade à Gráfica.
Para uso do MSFS.

Uso uma 2070 Super, mas para 4K já fica bastante limitada.

Acham que compensa esperar pelas novas gráficas?
 
Também queria fazer upgrade à Gráfica.
Para uso do MSFS.

Uso uma 2070 Super, mas para 4K já fica bastante limitada.

Acham que compensa esperar pelas novas gráficas?

Se puderes desenrascar para já com essa 2070 super, sim compensa. Quanto mais não seja porque a geração atual ainda não estar no preço que deveria estar e só deverá sofrer um ajuste assim que as novas começarem a aparecer.
 
Back
Topo