• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Aquisição portátil [400€]

Black n White

Power Member
Bom dia!

O portátil em causa não é para mim e atualmente a pessoa está usar o Acer Aspire 5842-384G32. Em causa de querer adquirir um novo portátil é por este sobreaquecer (mesmo tendo feito a limpeza do mesmo) e o monitor ter-se avariado, o que tem de ligar a um monitor externo.

Ainda tentei abri-lo e ver se conseguia retirar o cabo FLAT, mas um dos parafusos está tão agarrado ao plástico que tornou impossível de o abrir (sem danificar). Como tal, decidiu em querer comprar um novo (até mesmo um recondicionado) até aos 400€.

Sem mais demoras, passemos para o questionário.

Início do Questionário
=============================================

1) Qual é o orçamento disponível?
Máximo - 400€

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes?
c. Pequeno e Leve: 13" - 14"
d. Tamanho vulgar: 15" - 15.6"


3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Não tem preferência. Mas já vi alguns HP, Lenovo e Acer.

4) A que tarefas se destina o portátil?
Trabalhos diários (Office, Internet).
Alguma edição de imagem.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
Ambos.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
O máximo que puder.

7) Vais jogar no portátil?
Não.

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)

Notebooks:
1. 1366x768
2. 1600x900
3. 1920x1080


9) Quando é que vais comprar o portátil?
No próximo mês.

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?
Por agora só para armazenamento de trabalhos, videos e fotografias.
=============================================
Fim do Questionário

Os portáteis que estive a observar,

Novos:

Lenovo Ideapad 305 15IDB 15 6

Acer e5-573-c2hy

Acer es1-420-53b2

Acer es1-520-59kx

(A diferença destes 2 ultimos Acer's é por um ter 4GB e outro ter 8 GB de RAM)

Recondicionados:

Lenovo g500 - 250€

HP Elitebook 8470p - 310€

HP Elitebook 8560w (Workstation) - Aproximadamente, 400€.

Pus o ultimo, porque para além de estar a um bom preço, é por este ser FHD (para visualizar videos e edição de imagem).

Estou aberto a sugestões e a recomendações da vossa parte. :)

Cumprimentos
 
Última edição:
Como deves saber, não se podem referir cá lojas não patrocinadoras do fórum.
Tira lá os links que postaste.

Esses PC's que recomendaste (os novos) estão caros para o que têm. Tens por exemplo:

ACER - Aspire ES1 (i3-5005U/4GB/512Gb/15.6P/W10) por 374.9€.

Mas o @brruno está mais a par destes preços.

Em relação aos usados (recondicionados é só um nome "fancy" para usados) todos eles me parecem +- bons para o preço, mas são PC's com 3/4/5 anos, ainda por cima alguns de gama empresarial cheios de horas em cima.. Eu preferia novo.

PS: És de onde? Posso dar-te uma ajuda com esse PC, de certeza que a limpeza foi mal feita, ou levou massa térmica Colgate..
 
Obrigado pelo aviso, esqueci-me completamente desse "pequeno" pormenor.

Também achei o mesmo...Mas já percorri em várias lojas e todas elas praticam o mesmo tipo de preços.

Posso perguntar onde é que viste esse portátil a esse preço?

Compreendo o que queres dizer, mas para os preços que pedem e terem garantia de um ano, pareceu-me muito mas muito atrativo. E por sua vez,a pessoa em causa comprou aquele Acer em segunda mão e até hoje, só teve problemas que disse acima.

Sou de Grande Lisboa. E obrigado por te ofereces em ajudar-me e se aquele portátil, deixar de sobreaquecer, seria já uma vantagem em não ter que comprar um novo! Mas achas que mais vale comprar um monitor novo e fazer uma boa limpeza ao portátil que compensa mais do que comprar um novo?

Ah, fiz a pouco um Clevo Essencial por 395.95€. Pus um Pentium n3700 1.6 Ghz, 8GB RAM, 500 GB Disco e um disco optico e o ecra de 1366x768.
 
Posso perguntar onde é que viste esse portátil a esse preço?

Colas isto (ACER - Aspire ES1 (i3-5005U/4GB/512Gb/15.6P/W10)) no google e é logo o primeiro link que te aparece.

Sou de Grande Lisboa. E obrigado por te ofereces em ajudar-me e se aquele portátil, deixar de sobreaquecer, seria já uma vantagem em não ter que comprar um novo! Mas achas que mais vale comprar um monitor novo e fazer uma boa limpeza ao portátil que compensa mais do que comprar um novo?

Sou do Norte.. Sim, é um portátil que ainda deve fazer o trabalho que referes facilmente. Se o ecran deixou de funcionar e funciona por externo, é mais provável ser um flat cable danificado, ou mesmo mal encaixado. Se for isto é uma reparação barata. Mais limpeza com boa pasta térmica e um SSD, gastavas uns cento e poucos euros por uma máquina de confiança.
Eu diria que vale a pena orçamentar a reparação desse Acer.

Ah, fiz a pouco um Clevo Essencial por 395.95€. Pus um Pentium n3700 1.6 Ghz, 8GB RAM, 500 GB Disco e um disco optico e o ecra de 1366x768.
A Clevo nesta gama de preços geralmente não compensa, um PC semelhante a estes das marcas "mainstream" ficar-te-ia mais barato. Ecran FHD só lá para os 500-600 (isto novo, claro).
 
E levou massa termica nova ? e qual ?

--

O Acer com o i3-5005U a 380€ é uma boa opção.


Não fui eu que coloquei a massa termica, só sei que colocaram massa termica na primavera e depois durante este verão sobreaqueceu mais de 2x...Portanto, terei que pedir para me emprestar o portátil e abri-lo. O problema é como disse inicialmente, há parafusos que estão "colados" ao plástico e alguns parafusos já tem a cabeça "comida"...


Colas isto (ACER - Aspire ES1 (i3-5005U/4GB/512Gb/15.6P/W10)) no google e é logo o primeiro link que te aparece.



Sou do Norte.. Sim, é um portátil que ainda deve fazer o trabalho que referes facilmente. Se o ecran deixou de funcionar e funciona por externo, é mais provável ser um flat cable danificado, ou mesmo mal encaixado. Se for isto é uma reparação barata. Mais limpeza com boa pasta térmica e um SSD, gastavas uns cento e poucos euros por uma máquina de confiança.
Eu diria que vale a pena orçamentar a reparação desse Acer.


A Clevo nesta gama de preços geralmente não compensa, um PC semelhante a estes das marcas "mainstream" ficar-te-ia mais barato. Ecran FHD só lá para os 500-600 (isto novo, claro).

Obrigado, já vi qual é que te estas a referir.

O ecrã fica completamente branco, portanto dá sinal mas não transmite dados e até já consegui com muito jeito tirar o cabo FLAT e voltar a colocar e ficou tudo na mesma.

Mas os Clevo não tem aquela particularidade de puderes trocar no futuro as peças consoante ao teu gosto? Por exemplo, eles pedem 385€ pelo um Clevo Essencial já pré-configurado, vais ao site deles e é o mais barato que eles tem e eu fiz um com a mesma base mas a unica diferença é que o que eles "fizeram" tem 4 GB de RAM e windows 10 original, enquanto o que fiz tem 8 GB Hyperx e não tem SO. Mas o CPU é o n3700 (sei que não é dos melhores, mas não fica mesmo assim, melhor servido com este computador do que já tem? )
 
Mas os Clevo não tem aquela particularidade de puderes trocar no futuro as peças consoante ao teu gosto?
Tem a mesma que os outros. Em qualquer portátil (com raras exceções em ultrabooks em que os componentes são soldados) podes mudar RAM e HDD/SSD. Nos Clevos não podes mudar nem CPU nem GPU, porque são soldados (há exceções: há modelos em que o CPU pode ser alterado, e a GPU é MXM, mas são casos +-raros e os upgrades são caros ao ponto de não compensar financeiramente).
Tens é a vantagem de os poderes configurar quando compras, que é outro assunto, e pode ser interessante.

Por exemplo, no Acer recomendado, podes abrir e colocar mais 4Gb de RAM..

O ecrã fica completamente branco, portanto dá sinal mas não transmite dados e até já consegui com muito jeito tirar o cabo FLAT e voltar a colocar e ficou tudo na mesma.

É o cabo flat quase de certeza...
 
Tem a mesma que os outros. Em qualquer portátil (com raras exceções em ultrabooks em que os componentes são soldados) podes mudar RAM e HDD/SSD. Nos Clevos não podes mudar nem CPU nem GPU, porque são soldados (há exceções: há modelos em que o CPU pode ser alterado, e a GPU é MXM, mas são casos +-raros e os upgrades são caros ao ponto de não compensar financeiramente).
Tens é a vantagem de os poderes configurar quando compras, que é outro assunto, e pode ser interessante.

Por exemplo, no Acer recomendado, podes abrir e colocar mais 4Gb de RAM..

É o cabo flat quase de certeza...

Mas o portátil que foi recomendado mais facilmente encontro com CPU AMD do que propriamente o i3 (nas lojas de grande superfície).

Falei com a pessoa em causa e a resposta da pessoa foi, "O portátil em si em termos de rapidez, serve-me perfeitamente, as unicas coisas que estão mal é o ecrã e o sobreaquecimento e o ecrã já foi mudado uma vez..."

A pessoa ficou encantada pela garantia do Clevo ser de 3 anos, mas ficou com o pé atrás em relação ao CPU e entre este e o Acer recomendado, a opinião é apostar no Acer? OU chega-se a conclusão, que deve manter com o que tem e mudar a massa e trocar o cabo flat? (Apesar de não saber onde posso arranjar isso)...

(Desculpem pela indecisão...)
 
em relação aos clevo, era bom esticares um pouco o orçamento,... (podes sempre aproveitar o teu HDD)
não perdes nada em pedir um orçamento gratuito, (a tecnico de confiança, ou mesmo alguem aqui...)
 
em relação aos clevo, era bom esticares um pouco o orçamento,... (podes sempre aproveitar o teu HDD)

Infelizmente não dá para esticar o orçamento, dai ter que decidir com o melhor que consigo arranjar para o preço que pretendo.

Por isso é que estou indeciso se realmente vale a pena investir naquele portátil que já se tem ou comprar um novo, (por exemplo, o Acer recomendado)
 
Vais a uma loja que conheças +- bem e pedes orçamento para limpeza e massa térmica Artic MX-4 (nem que leves tu a massa térmica) e para ver o problema do ecran. Os sintomas que dizes parecem-me ser o cabo e não o ecran em si.

Tendo o orçamento (pede em duas ou três lojas, e esquece lojas de shoppings) logo vês o que é mais vantajoso..
 
E mesmo que seja o ecrã, actualmente com 50€ compra-se um painel FHD slim....
Se for um 728p é 30 ou 40€...
É que com o orçamento vai andar para o lado e não exactamente ter um pc efectivamente melhor.
 
Vais a uma loja que conheças +- bem e pedes orçamento para limpeza e massa térmica Artic MX-4 (nem que leves tu a massa térmica) e para ver o problema do ecran. Os sintomas que dizes parecem-me ser o cabo e não o ecran em si.

Eu levar a massa térmica? lol Não sei até que ponto, a loja vai aceitar isso, pois iriam logo pensar, "mas este gajo é doido!" Mas eu percebi o que queres dizer e vou averiguar isso a uma loja onde costumo comprar o material informático. E ontem, encontrei uma outra loja mais pequena online aqui perto da minha zona e pediram 80 a 90€ para trocar o lcd (sem ver ao certo o problema do ecrã e só se limitaram dizer pegando ao que disse...(Que foi exatamente a mesma coisa que vos disse)...

E mesmo que seja o ecrã, actualmente com 50€ compra-se um painel FHD slim....
Se for um 728p é 30 ou 40€...
É que com o orçamento vai andar para o lado e não exactamente ter um pc efectivamente melhor.

Onde é que viste ecrãs a esses preços? Estou de boca aberta, pois encontrei no ebay uk por 40€ um ecrã HD, mas não encontrei até agora nenhum a FHD...

Não percebi bem a ultima parte, estavas a referir ao orçamento, mas qual? Do novo portátil?
 
Sim, com o preço de um portátil novo vais fazer praticamente um sidegrade.

O modelo desse Acer que referes parace-me ser o Acer Aspire 5742-384G32 e não o Acer Aspire 5842-384G32 como referes, certo?

Aqui a ~35€ o LCD.

Aqui usado LCD+flat ~30, e deves conseguir negociar..
 
Se tens 400€ para gastar, apanhas no melhor dos casos um i5 ULV, que não será grande diferença do que tens actualmente..
Esses preços é em lojas/empresas/sites que só fazem uma coisa:
Vender lcd's.
Tens uma bem grande em Espanha até..

Qual é o mal de levares a massa térmica?
Se não aceitarem, vais a outro lado..
 
Sim, com o preço de um portátil novo vais fazer praticamente um sidegrade.

O modelo desse Acer que referes parace-me ser o Acer Aspire 5742-384G32 e não o Acer Aspire 5842-384G32 como referes, certo?

É mesmo o Acer Aspire 5742-384G32Mnkk. Estas certo e obrigado pelo pormenor.

O problema é se realmente isso esta em condições ou não, pois vindo dai e estar longe da minha zona, já sabes que é sempre um risco a correr, mas vou falar com o senhor se esta disposta a fazer negócio.

Se tens 400€ para gastar, apanhas no melhor dos casos um i5 ULV, que não será grande diferença do que tens actualmente..

Qual é o mal de levares a massa térmica?
Se não aceitarem, vais a outro lado..

Estive a ver as diferenças dos processadores do i3 380m (ao que já tem) e ao i3 5005U e vejo que vocês tem razão, a diferença dos processadores é minima, um consome mais que outro e um aguenta com mais memória RAM que outro, mas se a pessoa em causa disse que em termos de rapidez estava satisfeito, portanto mais vale é não mudar para um novo, apesar da pessoa estar agora a pensar em querer mudar de computador e vender este...

Não vejo mal nenhum, só achei engraçado a cena em si, pois nunca vi fazerem isso :)
 
Desculpem por não ter dito mais nada, mas estive ausente durante este pequeno periodo de tempo.

Já abri o portátil e posso vos dizer isto, o problema é mesmo do ecrã (até pode ser mesmo do cabo), mas infelizmente o cabo está soldado a placa do ecrã, logo terá que ser um ecrã novo...E estive a pensar, imaginem que compre um ecrã novo e passado um ano ou menos e volta avariar? Como aconteceu com o antigo? Até pode ser um problema da motherboard que esteja a danificar os ecrãs...(estou a supor). É um risco ao meu ver adquirir o ecrã, não sei. Mas o que vocês acham?

Em relação ao sobreaquecimento e realmente a massa térmica que lá puseram, deve ter sido pasta colgate, pois não tinha quase nada...

Obrigado pela dica senso, vou também averiguar :)
 
Última edição:
Back
Topo