Isso não quer dizer que deixes de dar o contributo ao fórum. Provavelmente não vais estar interessado em comprar mais nada nos próximos temos, mas quando começares a descobrir sons específicos de excelentes in-ears raros na EU e alguns nos USA, vais ver que existe um mundo ainda por descobrir: (FAD, Grado, Ortofon , BAM e Moving Armature iems), um bom iem dinâmico: JVC, Ocharaku, com driver de maior diâmetro (que me falta, mas estou pronto..),
conseguir perceber os Etymotic ER4, etc...
Head-fi só para estar a par das novidades.
Porque é que és assim para nós? Porque dizes essas coisas?
Provavelmente tu irias para os SR. Ainda não abri, mas pelo que li no HF, penso que a diferença no bass não é radical. Um muito pequeno aumento no bass.
Tenho duas coisas que agora não gosto numa assinatura de som: não sentir o sub bass (e o S e mesmo o SR acredito que têm roll off significativo nesta area); e são os agudos proeminentes (para mim, os agudos nos IEMs que uso têm de ser macios, mas conter todo o detalhe - isto não é fácil de alcançar e parece-me só estar presente em IEMs mais dispendiosos, com múltiplos drivers BA - mas isto pode não estar relacionado com os XR, apenas quis referir a minha preferência).
Tive aqui os Earsonics S-EM6. São interessantes, mas possuem um som muito específico. A Earsonics coloca-os no site na parte Premium, mas talvez ficassem melhor na parte dos "Músicos", visto ser lá que se encontram os SM3. Os S-EM6 acabam por ter um som espesso, "romântico", com os agudos muito macios (mais que os SM64 claramente), com sub bass pouco presente (nos SM64 tambem não está muito presente). Os médios e vozes acabam por ser bastante "redondos". Fiquei surpreendido com o palco grande e com os micro detalhes (apesarem de serem bem macios a passar esses detalhes) e dava por mim a olhar em meu redor, parecia que a porta de casa ia abrir ou que estava alguém perto, este nível de detalhe acaba provocar esta estranheza a quem não está habituado a tantos drivers BA e detalhe natural (como quem está no campo, por exemplo, e surgem pequenos sons de todo o lado), no total sao 12 BAs. No fundo, para aquilo que eu os queria mais, que eram os médios e vozes (vozes masculinas muito boas nos S-EM6, femininas não tanto pois o som é muito espesso e redondo devido à quebra nos médios altos e agudos), acaba por não compensar para quem tem os SM64 (gosto pessoal claro) pois os SM64 possuem um pouco mais claridade no som em geral e a quebra nos médios altos e agudos não é tão grande e as vozes femininas ficam mais "femininas", delicadas, finas, claras, e com mais textura (talvez não com tanto detalhe nos médios como nos E-SM6, apensar de macios nestes últimos, o som nos SM64 "arranha" mais) e acabo por preferir as vozes femininas nos SM64 (também alterei os filtros dos SM64 de 680 para 1000 para ter um som mais espesso, mas mesmo assim acaba por "arranhar" ligeiramente mais que os S-EM6), as masculinas acabam por ter um toque feminino (mais finas que nos E-SM6, nos E-SM6 as vezes maculinas vêm de dentro, são profundas e grossas no sentido de bem masculinas, muito boas nos S-EM6), o que não me desagrada, a maioria do que ouço são vozes femininas. Penso que S-EM6, seriam mais "justos" no preço que comprei, com 20% de desconto, do que o retail. Também são de acrílico, 6 drivers de cada lado, e talvez isso eleve mais o retail price, não tanto a qualidade de som no geral, apesar de a terem. Penso eu. Faltou referir que os S-EM6 têm um som muito potente, dá para colocar bem alto sem fatiga e o som fica cheio e poderoso. Devolvidos a Easonics.
Antes também experimentei os Velvet. Parecem-me tecnicamente tão ou mais evoluídos que os S-EM6, apesar de apenas 3 driver de cada lado. O som é diferente, mais fino e com mais brilho nos agudos. O sub bass está mais presente, a quantidade de bass é maior (mesmo na configuração com menos bass fica talvez ligeiramente maior já), os médios são mais finos e ligeiramente para trás no som em relação ao resto dos Velvet. Os agudos são de uma qualidade fantástica, mesmo fantástica. Deixam de ter o som algo metálico dos agudos dos SM64 e S-EM6, tipica dos BA da Knowles na generalidade (não é fácil disfarçar isso penso eu) e passam a soar bem mais naturais e nada metálicos. A dimensão do palco é semelhante aos S-EM6, mas os Velvet conseguem passar uma sensação de profundidade (projectar o som em profundidade) que parece que o palco nunca mais acaba, prolonga-se muitíssimo para a frente. Só ouvido, é de notar mesmo isso e ficar um pouco de boca aberta. Bons all rounder. Aqui já penso que os 700 ajustam-se realmente, os Velvet têm um som muito "Hi-Fi". Foram para trás (isto foi noutra loja antes dos S-EM6) pois, apesar estar lá, não é o tipico som da casa Earsonics, não é um som com os médios à frente ou mesmo em igualdade com as outras frequências, os SM64 são mais à la Earsonics, apesar se serem já uma progressão no som algo diferente desta. Acaba por ser um mais comum o som dos Velvet, muito bom mas mais comum, com uma assinatura de som mais comum, U shaped ou fraco V. Eu preciso dos médios mais um pouco para a frente no som e se possível os agudos ligeiramente mais macios. Preferia o som dos agudos na configuração Warm mas o bass nessa configuração era um tornado, muita quantidade, cansava passado pouco tempo. E queria tambem o som ligeiramente mais cheio e espesso. Os médios mais a frente trazem logo um pouco mais esta sensação.
Deixa cá experimentar os Etymotic ER4-XR...Todos os auriculares que comprei eram para ficar com eles, não para experimentar só, acabo é por preferir já um som muito específico e procurar isso, pois o gasto já passa a ser bem elevado e não dá para ficar com vários com este preço dos Earsonics de alta gama. Mas talvez não ficasse, devido a coisas que não se adaptam ao que pretendo. Por exemplo, pus os SM64 a venda mas vou retirar pois continuam a colmatar muito bem a parte das vezes e médios, como disse preferindo-os aos S-EM6 (som demasiado redondo e espesso).
Estes Etymotic comprei especificamente para som acustico, classico, instrumental, jazz, OST, orquestra, por aqui...Talvez o
@MMC consiga explicar melhor do que eu o que tem de especial os ER4S e a casa Etymotic (que há muito queria experimentar). E estes são a sua suposta evolução, os SR para um som mais neutro e flat e os XR, iguais aos SR mais com ligeiramente mais quantidade em toda a parte dos baixos.
Testado no DAP Cayin N6. Adoro este DAP. Tambem consegui a bom preço novo. Retail de 620 dolares (~560 Euros), com desconto e desvalorização da libra custaram 450 Euros. Gosto muito do som. Pelas críticas, qualidade no patamar acima do DX80, FiiO X5, DX90, por aqui. Mas muita gente diz que é barato para a sua qualidade, que toca um pouco mais acima do seu preço. Por exemplo, temos o Questyle QP1R que vai para a casa dos 900 dolares e dizem que talvez os agudos sejam ligeiramente melhores, mais encorpados, mas a qualidade de som é praticamente igual...Provavelmente os Plenue não deveram ser melhores ou muito melhores...Assim como os caros AK...Esta Cayin é uma marca com muitos anos de som desktop e parecem-me ter um know how muito bom. O produto em si é muito bonito e altamente bem construido, assim como tecnicidade e o pormenor interno parece ser de quem tem muitos anos de "casa".
Desculpem se me alonguei, mas acho piada escrever sobre isto, como devem ter reparado
E não tenho fundos nem tanta paciência (para experimentar muito material) senão criava um blog, para me expremir