Ar condicionado portatil em 2020

Como prometido venho dar um feedback parcial da Vornado 633. Comprei a cerca de 65€ agora aumentou de preço. Por sugestão do @Salvador_ porque eu desconhecia a marca mas o motivo foi porque a ventoinha apesar de fixa (só podemos mover o eixo vertical) o mecanismo da mesma não proteja o ar em frente mas sim em espiral o que move muito mais o ar do que as ventoinhas convencionais, mesmo aquelas que estão sempre a oscilar de um lado para o outro.

Ainda só houve um dia com bastante calor - se serviu para afugentar o calor então perfeito e ele não precisa de voltar mas como isso é sonhar demasiado - pelo que as paredes não mantiveram o calor completamente e atingiu-se o pico do costume mas a ventoinha é muito poderosa. Tem 3 posições, a mais potente é muito ruidosa mesmo, mas é pelo menos um barulho certinho e como é potente pode sempre ficar no extremo oposto de onde estivermos. A sensação térmica na divisão onde estiver fica mesmo francamente melhor. A minha ideia de a colocar no hall ou num extremo da cada na direção da porta de duas divisões não funcionou porque como o ar vai em espiral não serve para esse efeito. Na posição 2 a potência desce mas continua mexer os cortinados do outro lado da sala e o 1 quase não se ouve, se tiverem a televisão ligada ou um eletrodoméstico dificilmente vão notar.

A vantagem que vejo e obviamente que não é um ar condicionado é o consumo. Um ar condicionado consumirá numa hora 1100W?
A capacidade de arrefecimento acaba por ser maior na divisão onde se encontra. Aquilo que ainda não deu para testar é usar em conjunto, porque no mínimo vai permitir espalhar mais o ar fresco do ar condicionado.

O consumo da Vornado medido com um medidor de consumo nas 3 posições sendo a 3 como disse bastante barulhenta.

3 - 61,83W
2 - 53,30W
1 - 35,88W

Sem saber os consumos, apenas pelo barulho esperava que entre o 3 e o 2 a diferença do consumo fosse bastante maior mas não é.
Se não avariar e se não começar a fazer ruídos parasitas parece-me uma boa compra. mais ao preço que a comprei é certo mas já deu para perceber que neste tempo de pandemia os preços aumentaram todos.

Subscrevo totalmente este post. Também só conheci a marca graças a esta thread e comprei a esse preço através da alemanha há cerca de 1 mês atrás e neste momento já posso dizer que foi uma autêntica pechincha. Na velocidade 2 (ou 1 numa divisão mais pequena) consegue manter uma brisa constante em toda a sala o que torna estes dias mais quentes toleráveis dentro de casa mesmo sem ar condicionado.
 
@Metro estás contente com essa Vornado?

Sim. Mas como disse e mantenho ela faz barulho. Na posição 3 é demasiado para o meu gosto, na posição 2 tolero bem e ainda se sente o efeito numa divisão média. Não tenho divisões gigantes pelo que não vou falar do que não sei :D
De qualquer forma a conclusão é mesmo a vantagem de mandar o ar em espiral que espalha de forma muito mais eficiente do que o normal.


Subscrevo totalmente este post. Também só conheci a marca graças a esta thread e comprei a esse preço através da alemanha há cerca de 1 mês atrás e neste momento já posso dizer que foi uma autêntica pechincha. Na velocidade 2 (ou 1 numa divisão mais pequena) consegue manter uma brisa constante em toda a sala o que torna estes dias mais quentes toleráveis dentro de casa mesmo sem ar condicionado.

Obrigado pela partilha. Não por confirmares as minhas palavras, mas porque é mais um testemunho.
Eu acrescentava que de facto, a ventoinha não tem forma de baixar a temperatura como o ar condicionado mas atendendo ao reduzido consumo em relação ao ar condicionado acabo por ter ligada muitas horas sem me preocupar. Nuns posts atrás eu coloquei o consumo que medi com o medidor.

Se puderem para nos ajudar, as compras via Amazon usem o Tropical Price que estão a ajudar-nos a manter o fórum.
 
Sim. Mas como disse e mantenho ela faz barulho. Na posição 3 é demasiado para o meu gosto, na posição 2 tolero bem e ainda se sente o efeito numa divisão média. Não tenho divisões gigantes pelo que não vou falar do que não sei :D
De qualquer forma a conclusão é mesmo a vantagem de mandar o ar em espiral que espalha de forma muito mais eficiente do que o normal.




Obrigado pela partilha. Não por confirmares as minhas palavras, mas porque é mais um testemunho.
Eu acrescentava que de facto, a ventoinha não tem forma de baixar a temperatura como o ar condicionado mas atendendo ao reduzido consumo em relação ao ar condicionado acabo por ter ligada muitas horas sem me preocupar. Nuns posts atrás eu coloquei o consumo que medi com o medidor.

Se puderem para nos ajudar, as compras via Amazon usem o Tropical Price que estão a ajudar-nos a manter o fórum.

Nao te esquecas de apontar aquilo para um canto no tecto. Brinca um bocado com a direccao e ve qual a que causa mais turbulencia onde estas mais. No meu caso quando nao quero sentir a ventoinha mesmo na tromba, aponto para o tecto/canto e causa movimento do ar na minha sala de 55+ m2 ... mesmo na velocidade 2 sente-se a brisa, obvio nao ao ponto da velocidade 3. Sim velocidade 3 parece que o jato vai levantar voo :D

Em relacao a nao substituir AC claro que nao. Se estiver 30C dentro de casa nao substitui. No entanto, imaginemos que estas dentro de casa e esta 27C dentro de casa, com a ventoinha ligada, da a sensacao termica de estar apenas 24-25C.

Eu por exemplo deixo o meu AC a 78F isto quando a Maria gosta do AC a 74F mas para ela acaba por ser igual com a ventoinha porque diz que sente o mesmo conforto a 78F com ventoinha.

De notar para nao deixar a ventoinha ligada se ninguem la estiver. Estar ligada sem la ninguem e desperdicio de energia
 
vou pedir orçamento.. mas vou ter que meter dois pelo menos.. escritorio e quarto..


edit: Samsung 9.000btus - 630€ com montagem.
mais 20€ se for 12000btus.
Não sei qual a tua disponibilidade económica mas AC na cozinha é uma mais valia. Um conselho, pede orçamentos em vários sótios diferentes e tenta negociar, por vezes quantos mais AC's meteres mais desconto fazem, nem que seja na mão de obra. Há uns anos atras meti logo na casa toda (5 aparelhos) e fizeram-me um desconto de, salvo erro, quase 200€. Muitas vezes as pequenas casas são as que fazem melhores preços. Além disso por vezes têm marcas pouco conhecidas mas que têm boa qualidade. Estive a ver ali a fatura e meti os AC's em 2005 duma marca que desconhecia (Hiyasu) e estão ali a bombar nas couves sem problemas (hoje estavam 42ºc na rua e a minha sala que apanha sol até às 16h estava a 20º e no inverno, por vezes com neve, continuam a produzir calor).
 
Boas!

Estou num apartamento alugado e apesar de ter contacto o senhorio, ele não se demonstra interessado em colocar AC.

O AC Portatil poderia ser uma opção mas teria que vir com adaptador de forma a fechar a janela. Tenho gatos e não quero que eles saiam apartamento fora :)

No que respeita a AC fixo, o que recomendam por aí barato? Quando sair do apartamento tenho que levar o AC comigo.. Tenho autorização do senhorio para colocar por minha conta..

Eventualmente poderei arranjar um AC da casa dos meus pais (ainda se encontra montado e não é usado desde 2015). Aquilo estará bom? Há serviços de montagem sem compra de AC?

Obrigado desde já.
 
Há serviços de montagem. Mas entre pagar a desmontagem e montagem e colocar um novo de marca branca, é capaz de compensar esta última. É no final deixas ficar no apartamento tentando negociar alguma coisa com o senhorio.
 
A Vornado estes dias tem sido uma salvação. Não faz nenhum milagre mas torna a sensação térmica mais agradável e permite ter o ar condicionado com uma temperatura menos elevada.

Entretanto para quem tenha ar condicionado portátil e janelas que abrem para dentro em vez das deslizantes há umas soluções suficientemente baratas e com bom feedback para eventualmente experimentarem. Eu desconhecia e não uso porque não tenho ar condicionado portátil mas consigo ver a vantagem ao não entrar o ar quente do exterior com esta solução.

https://tropicalprice.com/product/B07R3KNL8H

Se alguém tiver experiência que avise. Como disse não conheço mas os comentários na Amazon são bastante positivos.
 
A Vornado estes dias tem sido uma salvação. Não faz nenhum milagre mas torna a sensação térmica mais agradável e permite ter o ar condicionado com uma temperatura menos elevada.

Entretanto para quem tenha ar condicionado portátil e janelas que abrem para dentro em vez das deslizantes há umas soluções suficientemente baratas e com bom feedback para eventualmente experimentarem. Eu desconhecia e não uso porque não tenho ar condicionado portátil mas consigo ver a vantagem ao não entrar o ar quente do exterior com esta solução.

https://tropicalprice.com/product/B07R3KNL8H

Se alguém tiver experiência que avise. Como disse não conheço mas os comentários na Amazon são bastante positivos.

O meu trouxe um kit desses quando comprei. Alem de não prestar para nada, ainda me deixou o aluminio da porta cheio de cola e dificil de retirar.

Das poucas vezes que ligo (raramente mesmo), coloco o tubo, baixo o estore ao máximo possível e fecho ao máximo a porta. Foi a melhor solução que arranjei.

Um "truque" que tinha visto noutro lado e que experimentei, é colocar o tubo pela saída de lareira por exemplo, mas o meu quando faço isto por algum motivo deixa de mandar ar frio.
 
Olhei para o feedback e pensei que tivesse descoberto uma grande coisa. Mas nada como alguém que conhece.
 
O meu trouxe um kit desses quando comprei. Alem de não prestar para nada, ainda me deixou o aluminio da porta cheio de cola e dificil de retirar.

Das poucas vezes que ligo (raramente mesmo), coloco o tubo, baixo o estore ao máximo possível e fecho ao máximo a porta. Foi a melhor solução que arranjei.

Um "truque" que tinha visto noutro lado e que experimentei, é colocar o tubo pela saída de lareira por exemplo, mas o meu quando faço isto por algum motivo deixa de mandar ar frio.

Eu tive o mesmo problema, acabei por usar um bloco de esferovite cortado há medida, foi a melhor solução e custou 0 pois usei o que vinha com o AC.
 
já usei XPS na outra casa sim e resulta bem. agora estou a usar cartão.. era o que tinha á mao. o gajo desenrasca bem na sala e apanha o escitorio, agora precisava era de outro para o piso superior.. tenho carregado os 35kilos todos dias para baixo e para cima :-D
 
Estive a dar uma vista de olhos neste tópico e estava na duvida em comprar uma ventoinha ou uma coluna de ar para arregecer a sala onde neste momento trabalho. Vi que recomendam uma ventoinha tipo vornado, esta sera a melhor opção ? Não queria gastar muito mais que 80/100 euros
 
E de ventoinhas/ventilador de teto para ter no quarto na hora de dormir. Alguém tem? Vou mudar de candeeiro de teto e estou a pensar comprar uma. Acham boa ideia? Seria para ter aquela brisa durante a noite.
 
Acabei por seguir as recomendações aqui da tópico e comprei uma Vornado 633. Vamos lá ver como é que isto se porta.

Isso aumenta a pressão porque devo ter alguma culpa no cartório já que tenho uma Vornado 633 e tenho aqui andado a dizer bem dela :D
Depois deixa o teu feeddback a ver se coincide com o meu. Tenho usado todos os dias agora e mantenho a mesma opinião que tinha. Com a temperatura que tem estado não faz milagres mas reduz a sensação térmica da divisão. Na posição 3 é muito potente mas o barulho que faz é demasiado para mim pelo que tenho na posição 2 ou 1 mas mais na posição 2 pelo compromisso com o extremo calor destes dias.

Mas essencialmente a vantagem além disto é que espalha melhor o vento do que as outras ventoinhas.

@jag2004
Pensei nisso mas desisti logo porque pensei:

- Que barulho faz? Será que ia incomodar?
- Ainda sobre o barulho, com o tempo não irá começar a fazer?
- Para quem dorme acompanhado, os dois concordam com a brisa como referes? É que basta um estar desconfortável para não dar para ligar.
- Imaginar aquilo a cair em cima não é muito agradável :D

Gosto da ideia mas eu não consegui avançar.
 
Back
Topo