Ar condicionado portatil em 2020

nelsondac

Power Member
Bom dia,

Isto com estes dias de calor, ainda por cima agora que a regra é trabalhar em casa, deixou-me a pensar se não seria boa ideia adquirir um ar condicionado portatil.
Porquê portatil e não fixo? é pah.. não queria estar com muitas obras nesta casa, apesar de ser minha não queria viver durante muito mais tempo aqui.

A casa em si tem 70m2 mas o importante é manter uma a duas divisões de 12m2 frescas.

Aqui de manha dá o sol e aquece logo tudo, é mesmo complicado mesmo com janelas fechadas manter isto fresco. Para além do mais, se coloca-se ar condicionado tinha que investir bem em isolamento.

As soluções portateis, em 2020 ainda são má ideia? todas as divisões que quero manter frescas ficam perto da janela, se bem que só se está num sitio de cada vez. Principalmente o quarto que tenho computador fica mesmo quente.
Em relação ao barulho, até que ponto 60db é muito barulho? nem sei como medir isso...

Obrigado.
 
Os AC portáteis são fracos e exigem ter uma janela aberta colocar o tubo de exaustão do calor.
Um AC fixo não implica necessariamente ter que melhorar o isolamento, até porque a sua grande eficiência compensa as perdas. É uma solução bastante económica para situações em que não se pode investir em isolamento.

Por último se a casa é tua, acho que ter um AC valorizaria a casa em caso de venda.
 
os A.C. portáteis bons são tão eficientes quando os fixos, a diferença é que precisas no portátil de ter uma alternativa de escoar o ar quente gerado pelo mesmo o que normalmente tem de ser passado por uma janela o que faz com que a divisão não fique totalmente estanque, ou então tens de optar por uma solução que permita ligar o tubo de escoamento sem abrir uma janela...

mas ainda assim a melhor opção é optares por um AC fixo, a instalação é simples e não precisas de fazer quaisquer melhoramentos de isolamento, e como foi dito e bem mais tarde é um ponto positivo se queres vender a casa.
 
um bom ac portatil tb arrefece e ate aquece em condições,
tens o problema da janela que tem que estar sempre aberta
e pra mim o pior o barulho, como as 2 maquinas sao numa só fazem mto barulho
 
alguem tem feedback de uma coisa deste género:

https://evapolar.com/evachill-ev-500/
Marketing para cravar mais uns €€, isso não é ar condicionado.
É ventoinha que acrescenta humidade ao ar.

Eu não queria uma coisa dessas, a minha zona costuma ter humidade relativa a mais. Só mais para o interior é que pode ser boa ideia.

Coisas dessas 4-5x mais baratas, a 30 paus: https://tropicalprice.com/?query=Nifogo+Aire+Acondicionado+Portátil&category=All&country=es
Estes não têm design 'Apple copycat'... mas é o mesmo.
 
Andei na mesma luta e desisti. Não há um portátil que não se mande para cima dos 63db e, para além do barulho há sempre a perda de eficiência devido ao tubo de ar quente e à respectiva pressão negativa.
Se não dá para ac split mais vale estar quieto.
 
Já agora aproveito o topico para perguntar: Ventilador de Torre ou ventoinha de pe? O que aconselham?
É o que for mais barato. :)
Se for para espaço grande uma coisa maior/com mais potência, se for para espaço pequeno, um mais compacto chega.

Caso necessites de aquecimento no inverno e se não tiveres solução mais económica de o fazer (porque consistem em torrar watts) podes optar por um que faça aquecimento.

Eu tenho um 'termoventilador cerâmico' tipo torre que faz aquecimento e serve de ventilador/ventoinha. E também tinha um termo ventilador 'horizontal' que também dá só para ventilar, tipo isto mas mais antigo: https://tropicalprice.com/?query=Orbegozo+FH+5030+
O ser mais antigo é relativo, a eficiência/gasto destas coisas é toda a mesma: movimentar ventoinhas para fazer circular o ar (gasta pouco), torrar watts sem nenhuma eficiência para aquecer (modo em que gasta muito).

Se queres só ventilar compra barato para a dimensão de espaço que queres. Se der jeito aquecer.. o mesmo. Ás vezes ter a função de aquecer em termos de preço é pouco ou nada diferente, por isso podes ponderar ser um que aqueça.

Uma coisa como estas: https://tropicalprice.com/product/B06X6BTT27
É que é sem jeito nenhum para o que custa, só faz circular o ar quando pelo mesmo preço ou mais barato se arranja coisas destas que fazem circular o ar e de aquecedor.
 
Última edição:
É o que for mais barato. :)
Se for para espaço grande uma coisa maior/com mais potência, se for para espaço pequeno, um mais compacto chega.

Caso necessites de aquecimento no inverno e se não tiveres solução mais económica de o fazer (porque consistem em torrar watts) podes optar por um que faça aquecimento.

Eu tenho um 'termoventilador cerâmico' tipo torre que faz aquecimento e serve de ventilador/ventoinha. E também tinha um termo ventilador 'horizontal' que também dá só para ventilar, tipo isto mas mais antigo: https://tropicalprice.com/?query=Orbegozo+FH+5030+
O ser mais antigo é relativo, a eficiência/gasto destas coisas é toda a mesma: movimentar ventoinhas para fazer circular o ar, torrar watts sem nenhuma eficiência para aquecer.

Se queres só ventoinha compra barato para a dimensão de espaço que queres. Se der jeito aquecer.. o mesmo. Ás vezes ter a função de aqueer em termos de preço é pouco ou nada diferente, por isso podes ponderar ser um que aqueça.

Uma coisa como estas: https://tropicalprice.com/product/B06X6BTT27
É que é sem jeito nenhum para o que custa, só faz circular o ar quando pelo mesmo preço ou mais barato se arranja coisas destas que fazem circular o ar e de aquecedor.


Por acaso tinha visto esse e este: https://tropicalprice.com/product/B084S55678
que recentemente esteve a 55€. Precisava mesmo era para o verão,sala de 16 metros quadrados,qualquer um desses deve servir certo? Mesmo com temperaturas de perto de 40º?
 
AC portátil acho inútil...ocupa espaço útil, faz mais barulho que o desejável, não tão eficaz. Tem alguma vantagem?

Guarda o dinheiro ou investe num ac a sério...se venderes a casa metes no preço de venda desta.
 
@daddydj
Estes torres/ventoinhas ajuda um bocado, mas não reduzem a temperatura do ar.
Se estiveres próximo da ventoinha/torre ou esta estiver na tua direcção torna mais suportável o calor, se tiveres em zona que a movimentação de ar não aconteça tanto pouco faz. Mas como rodam 90/180 graus acaba tornar o ambiente mais agrádavel.
Para 16 m2 um destes chega.

Só acho esses um pouco caros atendendo a que não aquecem. Mas para o que é, parecem bons.
O que colocaste é de 45w vs 40w do que eu coloquei, esse mais potente deve movimentar mais ar, ambos têm 3 niveis, por isso mesmo no nivel mais baixo (o mais silencioso) deve movimentar um pouco mais ar. Nos modos de maior potência/circulação de ar ambos devem fazer algum barulho (não há milagres), mas no nivel mais baixo devem ser os 2 silenciosos.
 
@daddydj
Fui buscar a minha torre termoventiladora, porque falamos disto e aqui no meu escritório/sotão está um bocado calor. Estive a limpar o filtro por trás, estava parado à muito tempo, tinha comprado isto para a outra casa e desde que me mudei que nunca mais usei.
Esta tem duas ventoinhas de ~11cm e, como aquece, à frente delas tem uma resistência. Dá para trabalhar sem aquecer, tem 2 niveis de aquecimento, mas não regula a velocidade da ventoinha, roda a 90º sobre o eixo. Isto custou talvez uns 80€ à uns 5/6 anos no IKEA.

A que colocaste, pelas proporções devem ter umas 4 ventoinhas, além de regularem a velocidade, portanto devem 'arrefecer' melhor e ser mais silenciosas. Verifica é se roda. O Rowenta que eu tinha colocado no outro link diz que roda a 180º, o que é muito bom, esse Black&Decker não fala em rodar, suponho que rode, mas não sei.

Tenho aqui o meu a trabalhar e tornou o ambiente mais agradável, meti a uns ~3 metros de mim e à medida que roda o ar vai passando na minha direcção.
 
Tenho a mesma dúvida. Vivo num último andar em casa alugada e não pretendo estar a gastar dinheiro na instalação de um AC fixo porque o senhorio não está para aí virado e estou prestes a adquirir um AC Portátil de 12000BTU. Tenho como colocar o tubo na caixa dos estores para evitar ter a janela aberta. As divisões são pequenas ( 15m² e 10m² ). Acham que consigo manter uma boa temperatura colocando um aparelho destes ligado durante p.ex 30min no máximo para arrefecer rapidamente e depois deixá-lo no modo sleep/automático para reduzir ruído é suficiente ?
 
@daddydj
Fui buscar a minha torre termoventiladora, porque falamos disto e aqui no meu escritório/sotão está um bocado calor. Estive a limpar o filtro por trás, estava parado à muito tempo, tinha comprado isto para a outra casa e desde que me mudei que nunca mais usei.
Esta tem duas ventoinhas de ~11cm e, como aquece, à frente delas tem uma resistência. Dá para trabalhar sem aquecer, tem 2 niveis de aquecimento, mas não regula a velocidade da ventoinha, roda a 90º sobre o eixo. Isto custou talvez uns 80€ à uns 5/6 anos no IKEA.

A que colocaste, pelas proporções devem ter umas 4 ventoinhas, além de regularem a velocidade, portanto devem 'arrefecer' melhor e ser mais silenciosas. Verifica é se roda. O Rowenta que eu tinha colocado no outro link diz que roda a 180º, o que é muito bom, esse Black&Decker não fala em rodar, suponho que rode, mas não sei.

Tenho aqui o meu a trabalhar e tornou o ambiente mais agradável, meti a uns ~3 metros de mim e à medida que roda o ar vai passando na minha direcção.

Sei que a 90º roda,mais não sei. Este já esteve a 55€,vou esperar então que chegue a esses valores. Mais de 70€ já acho um bocado abusado dar por um ventilador destes... Mas também não quero ir para um muito barato porque o "barato sai caro".
 
Acho que para já vou comprar uma ventoinha daquelas grandes. O AC para ficar bem feito requer também algum investimento em teto/plador para a coisa ficar escondida.

Também vou aproveitar e tentar evitar que entre calor. Vou colocar uns guarda sois na varanda em frente às portas e também uma cortina blackout na marquise. Mesmo que depois coloque AC, não é um investimento alto e vai ajudar sempre alguma coisa.
 
Instalei AC em Setembro em duas divisões (demoraram cerca de 6 horas na instalação toda, possivelmente teriam demorado apenas uma manhã se fosse só um) e para as dimensões que estão a referir aqui, fica a cerca de 700€. Tenho ideia que um aparelho portátil custa cerca de metade desse valor, não é tão eficiente e não valoriza a casa. Compreendo que não é fácil ter o dinheiro disponível para investir mas quem está na corda bamba, não se deixe desistir por causa das questões de dificuldade de instalação. Não é nada difícil (e eu não tinha pré-instalação). A empresa foi a Electroclima, em Coimbra.
 
Já agora aproveito o topico para perguntar: Ventilador de Torre ou ventoinha de pe? O que aconselham?

Aconselho esta:

maxresdefault.jpg


Uma Vornado.

Tenho uma destas no canto da sala a apontar para o canto do tecto do outro lado da sala, e faz tanta turbulencia na sala, que na minha sala toda (55 m2) sinto uma brisa bem boa

Assim:

vornado-660-air-circulator-air-flow-graphic.png

. As folhas das plantas e as cortinas dancam levemente. A sensacao de calor desce a vontade uns 3C. Obviamente se apontares directamente para ti melhor ainda :D

E customer support 5* e garantia de 6 anos salvo erro.
 
Back
Topo