Ar condicionado

Bom dia.
Um parceiro meu fez-me uma proposta de instalação de AC para uma divisão com 14 m2, na minha casa.
Os requisitos eram que o aparelho tinha de ter wi-fi e integrável no HA, e a escolha foi esta:

Midea MSAGBU-09HFN8-QRD6GW-HIWF
Série Mural Xtreme Save - DC Inverter - R32

Ficha Técnica

Capacidade frigorífica nominal (Min. - Máx.) kW 2,63
SEER: 8,8
Capacidade calorífica nominal (Min. - Máx.) kW 3,22
SCOP: 4,6


Pelos vistos foi a Escolha Acertada da Deco Proteste, se bem que, para mim, valem mais as especificações.
Preço com instalação: 600€ + IVA.

É uma boa escolha?
 
paguei o mesmo por daikin, a integração com o HA é espetacular, MAS os ultimos controladores da daikin já não são tão amigaveis.. a local API deixou de existir. isto so fyi
 
Bom dia, possuo uma questão relativa à montagem de AC num 3ºandar de prédio. Eu gostava que ficasse num determinado sitio mas é de dificil acesso, ou seja ou pela janela empoleirado (na parte acima desta) ou andaime ou rapel. para manutençao futura nao é nada aconselhado pois nao? convem sempre que seja num sitio facil de no futuro poder trocar sem problemas. nao tenho muita experiencia nisto...
 
É melhor ser um instalador a sugerir o local [emoji16]

1Equipamento de Climatização, Tipo Mural, INVERTER mod. MSZ-HR25VF – 9.000 Btu’s, Classe Energética A++/A+ - 717€

1Equipamento de Climatização, Tipo Mural, INVERTER, c/ WI FI mod. AG2LITE-09N8D0 – 9.000 Btu’s, Classe Energética A++/A+ - 606€


Acham que vale a diferença para o Mitsubishi?
Ambos são bons equipamentos...
Midea é um grande fabricante, fabrica para muitas outras marcas; mitsu é qualidade garantida. É uma questão de €.
Eu tenho equipamentos midea/comfee e nada a apontar, jeitoso e barato.
 
Olá a todos!

Eu neste momento ando no supermercado... Já vi muita coisa e realmente vai dar jeito ter um AC mas não tenho grande orçamento.
Para já, tenho os seguintes aqui no bloco de notas Gostava de ter a vossa opinião sobre eles.

- AIRE 09TR-W R32 9000BTU - 339€
- AIRE 12TR-W R32 - 12K - 359€

- SAMSUNG AR30 9000 BTU R32 - 479€
- SAMSUNG AR30 12000 BTU R32 - 529€

- HAIER PERLA 12000BTU WIFI BRANCO - 519€
- HAIER PERLA 9000BTU WIFI BRANCO - 469€

- MITSUBISHI LMK12Z6L-W 12000BTU - 539€
- MITSUBISHI LMK09Z6L-W 9000BTU - 479€


Obrigado!
 
Caros,


O objectivo seria instalar numa sala, com um corredor aberto, que perfazem cerca de 38m2. Para isto calculo que são precisos 24BTU's. A casa tem paredes e janelas duplas, mas sem isolamento no chão e no tecto, foi construída no início dos anos 2000.

Pedi orçamentos. Propuseram-me uma marca japonesa de que nunca havia ouvido falar, a Toyotomy, que tem site em PT e representação também cá.
Por cerca de 2000€, com instalação, propuseram-me o modelo destacado em imagem.
Recomendou-me também, por cerca de mais 1000€, modelos da Mitsubishi e da Daikin. Pareceram-me valores excessivos, mas não sei o que achar.

Entretanto pus-me a pesquisar e encontrei este modelo da Bosch
Climate 3000i - SET 70 WE: https://www.junkers-bosch.pt/media/country_pool/monofolha__mono-split_climate_3000i.pdf

Tenho confiança na marca Bosch. Apesar de não ter tanta potência de aquecimento e de arrefecimento (o modelo só chega até 8,4) parece-me que não precisaria de mais, ou precisaria? No corredor não preciso de ter a mesma temperatura que na sala, uma vez que é só para servir de passagem, desde que esteja minimamente confortável está bom.

Agradeço desde já a ajuda

  • Potencia Izuru2.png
 
@TMJ há vários users neste tópico que instalaram Toyotomi, é perguntar-lhes se estão satisfeitos.

Eu confio nos japoneses mas dar mais 1000€ (+50%) por daikin ou mitsu (dá para muitaaaa eletricidade) , ficava me pelos toyotomi.
 
@TMJ há vários users neste tópico que instalaram Toyotomi, é perguntar-lhes se estão satisfeitos.

Eu confio nos japoneses mas dar mais 1000€ (+50%) por daikin ou mitsu (dá para muitaaaa eletricidade) , ficava me pelos toyotomi.
Estou desconfiado do vendedor porque parece que só preciso de 18000 BTU's. Mas obrigado
 
@TMJ Ahhh, pensei que a empresa estivesse escolhida... Pois só pela instalação, são cerca de 450€.

Eu também achei muito os 24 000btus para 39m2 mas como não referiste nada, depreendo que estavas de acordo pois há muitas variáveis..

Conselho, Pede mais orçamentos!!
 
@TMJ Ahhh, pensei que a empresa estivesse escolhida... Pois só pela instalação, são cerca de 450€.

Eu também achei muito os 24 000btus para 39m2 mas como não referiste nada, depreendo que estavas de acordo pois há muitas variáveis..

Conselho, Pede mais orçamentos!!
É de facto excessivo. Por exemplo, o tal modelo da Bosch com instalação na Worten fica-me a menos de 1400€. Alguém tem feedback de AC's da BOSCH?
 
Não tenho ACs da BOSCH, mas confio na marca e na imagem de marca que têm a defender. Esse preço da Worten que tens da Bosch são para quantos btus?

Edit: Fui dar uma vista de olhos e será este, sim?
https://www.worten.pt/grandes-eletr...h-3000i-7-0-kw-48-m2-24000-btu-branco-7414808

O preço da máquina está excelente (ainda é preço antigo 😄)

Agora na minha opinião há duas grandes variáveis na escolha de um AC:

A máquina a colocar e a escolha do instalador. Quanto à máquina, não tenho dúvidas Bosch é uma boa escolha como marca. Depois é encontrares um bom instalador, que te dê confiança.
 
Última edição:
TMJ

Não é excessivo, o calculo dos BTU's é em função do tamanho da área, do numero de ocupantes e equipamentos lá instalados, claro que para uma área como tens de 39m2 realmente o valor é de 24000BTU's, existe calculadoras online onde podes ver isso e tabelas como esta:
image-1B7D_62CADAB2.jpg


Quanto a equipamentos da Bosch como já se sabe da sua longa reputação não há muito a dizer cumprem, agora tenho dois AC's da Mitsubishi há anos e nada a apontar.

mas convém bem analisar a tua situação, e ver realmente como é as coisas para depois não ires por uma solução barata e não ser depois suficiente para a área que pretendes.
 
TMJ

Não é excessivo, o calculo dos BTU's é em função do tamanho da área, do numero de ocupantes e equipamentos lá instalados, claro que para uma área como tens de 39m2 realmente o valor é de 24000BTU's, existe calculadoras online onde podes ver isso e tabelas como esta:
image-1B7D_62CADAB2.jpg


Quanto a equipamentos da Bosch como já se sabe da sua longa reputação não há muito a dizer cumprem, agora tenho dois AC's da Mitsubishi há anos e nada a apontar.

mas convém bem analisar a tua situação, e ver realmente como é as coisas para depois não ires por uma solução barata e não ser depois suficiente para a área que pretendes.
Eu fiz os cálculos pelas referências do Leroy Merlin e deu-me 16 000 BTUS, ligeiramente acima. Acho que nem todos usam a mesma fórmula.

Tive outra pessoa que me disse que para 35m2 18000 BTU's era o ideal, como eu tinha 38 provavelmente demoraria mais 3 minutos a atingir a temperatura ideal (18 em vez de 15) mas não me parece nada de preocupante.

Vi noutro sítio a equipararem a Bosch às marcas chinesas (parece que é feito pela Gree também?) e que a melhor marca, mais barata mas a nível da Daikin e Mitsbushi seria a Panasonic.

Difícil é, de facto, arranjar um instalador de confiança.

Não tenho ACs da BOSCH, mas confio na marca e na imagem de marca que têm a defender. Esse preço da Worten que tens da Bosch são para quantos btus?

Edit: Fui dar uma vista de olhos e será este, sim?
https://www.worten.pt/grandes-eletr...h-3000i-7-0-kw-48-m2-24000-btu-branco-7414808

O preço da máquina está excelente (ainda é preço antigo
😄
)

Agora na minha opinião há duas grandes variáveis na escolha de um AC:

A máquina a colocar e a escolha do instalador. Quanto à máquina, não tenho dúvidas Bosch é uma boa escolha como marca. Depois é encontrares um bom instalador, que te dê confiança.

É isso, também acredito que tenham algo a defender. Se eles fazem as bombas de calor ar-água em Aveiro tenho dificuldade em acreditar que simplesmente pegariam numa marca chinesa qualquer e fazer o que lhes apetecesse.
 
Eu fiz os cálculos pelas referências do Leroy Merlin e deu-me 16 000 BTUS, ligeiramente acima. Acho que nem todos usam a mesma fórmula.

Tive outra pessoa que me disse que para 35m2 18000 BTU's era o ideal, como eu tinha 38 provavelmente demoraria mais 3 minutos a atingir a temperatura ideal (18 em vez de 15) mas não me parece nada de preocupante.

Vi noutro sítio a equipararem a Bosch às marcas chinesas (parece que é feito pela Gree também?) e que a melhor marca, mais barata mas a nível da Daikin e Mitsbushi seria a Panasonic.

Difícil é, de facto, arranjar um instalador de confiança.



É isso, também acredito que tenham algo a defender. Se eles fazem as bombas de calor ar-água em Aveiro tenho dificuldade em acreditar que simplesmente pegariam numa marca chinesa qualquer e fazer o que lhes apetecesse.

Panasonic não é chinês e tem a mesma qualidade de daikin e Mitsubishi.
Aliás, até usam vários componentes da daikin como as máquinas externas.
Têm é o preço a acompanhar daikin e Mitsubishi.

Não sei quem fornece as máquinas á bosch mas não tenham como garantido a qualidade só por ser Bosch. Bosch tem qualidade em eletrodomésticos, em ACS não tenho tanta certeza da mesma qualidade.

Tomem por exemplo Samsung e LG que tem produtos de qualidade nos audiovisual e alguns eletrodomésticos e nos ACs deixam algo a desejar.
 
Só um ponto, há 1 ano instalei AC cá em casa e tivemos orçamentos da Daikin, Mitsubishi Electric, Toytomi e Panasonic ( Samsung um dos instaladores perguntou para quantos anos é que eu queria o AC [emoji1787] ( isso vale o que vale, até pode ter mais margem noutras marcas)).

Da Daikin e Mitsubishi Electric até tivemos mais que um.

O Panasonic era cerca de 800€ mais barato que o Daikin e Mitsubishi ( estes eram quase iguais).

Isso para 4 splitters interiores e uma máquina exterior com capacidade para 5 ligações.

Acredito que para um monosplit a diferença seja mínima.

Também tenho bom feedback da Sharp.

Haier, Samsung e LG o feedback é misto.

Bosch será como nos esquentadores e bombas de calor, que também usam o nome Vulcano?

Temos uns amigos com AC Vulcano já há uns bons anos, instalado pelo construtor, e estão satisfeitos.
 
Pelo que me parece, o Panasonic fica cerca de 500€ mais barato que o Daikin (isto, modelos de 18000 BTU's).

Acho que em princípio será a minha escolha. Ainda assim, o Bosch i3000 da Worten + instalação fica muito barato, mas para estas coisas acho que prefiro um instalador de rua. Também tenho ideia que o Bosch será tão bom quanto Vulcano.
 
Última edição:
500€ num único equipamento é obra!

Pois, sendo assim fica mais simples a decisão.

Podes sempre também ver o custo da instalação entre o orçamento da worten e outros.
 
500€ num único equipamento é obra!

Pois, sendo assim fica mais simples a decisão.

Podes sempre também ver o custo da instalação entre o orçamento da worten e outros.
O vendedor disse-me que mandaria a cotação amanhã, mas disse-me que ficava abaixo de 1500 quando me tinha dado 2100 para o Daikin. Portanto, estou à espera que seja essa diferença.
 
Back
Topo