Ar condicionado

Segundo o que me disseram ( a empresa que instalou ) as vantagens dos multi são a estética exterior e arrumação, caso não tenham muito espaço, tipo apartamentos com varanda pequena ou wtv.
Em termos de consumo o multi (3, 4 ou +) só compensa se ligarmos todos os ac's, porque ligando só um ou dois, os monos, no total gastam menos ou o mesmo. Isto em condições ideais.

@hjnr
Os multis que conheço não dá para fazer 2 coisas diferentes. Ou seja meter calor num e frio noutro ou desumidificar. O do meu irmão deixa por a função diferente mas depois não faz nada.
Mas já têm uns anos pelo que agora poderá já existir equipamentos que permitam.
 
Com um multisplit consegues ter uma unidade interior a aquecer e outra a desumidificar?

Por acaso achava que não era possível
emoji849.png
, embora nem me tenha dado a esse trabalho de ver no manual. (...)
No meu antigo Multi não era possível. (...)
(...) Os multis que conheço não dá para fazer 2 coisas diferentes. Ou seja meter calor num e frio noutro ou desumidificar. O do meu irmão deixa por a função diferente mas depois não faz nada.
Mas já têm uns anos pelo que agora poderá já existir equipamentos que permitam.

Têm razão, depois da minha publicação e das vossas respostas fiquei na dúvida e percebi que fiz confusão: na realidade não foi a aquecer mas sim uma unidade a fazer frio e outra a desumidificar como acabei de confirmar no manual. E como também foi referido, se a última unidade a ser ligada estiver numa função que não possa estar em simultâneo, esta fica em standby.

When several indoor units are operated simultaneously, cooling/dry/fan and heating operations cannot be done at the same time. When COOL/DRY/FAN is selected with one unit and HEAT with another or vice versa, the unit selected last goes into standby mode.

Já foi há algum tempo e nunca mais voltei a utilizar duas funções diferentes em simultâneo, peço desculpa pelo lapso.

Como depende das necessidades/contexto de cada um, acredito que esta questão possa fazer diferença. Felizmente no meu caso uso pouco a função de desumidificar, ultimamente só tenho utilizado a de aquecer e tem dado conta da humidade.

As minhas unidades são da Mitsubishi, MXZ-VF (exterior) e MSZ-AP (interiores). Não sei de cor as designações dos modelos completas.
 
Boas,

Andei a tentar informar-me mas não consegui encontrar nada em concreto. Ora, o meu pai está a reconstruir uma moradia antiga que servirá de primeira habitação. Eu gostaria de saber se existe algum tipo de apoio (fundo ambiental?) que contribua para a colocação da bomba de calor, instalação de novas janelas, telhado e/ou até para painéis solares.

Desde já, obrigado!

Cumps.
 
Boas,

Andei a tentar informar-me mas não consegui encontrar nada em concreto. Ora, o meu pai está a reconstruir uma moradia antiga que servirá de primeira habitação. Eu gostaria de saber se existe algum tipo de apoio (fundo ambiental?) que contribua para a colocação da bomba de calor, instalação de novas janelas, telhado e/ou até para painéis solares.

Desde já, obrigado!

Cumps.
Neste momento não há nada e não se sabe se vai haver....
 
Boas,

Andei a tentar informar-me mas não consegui encontrar nada em concreto. Ora, o meu pai está a reconstruir uma moradia antiga que servirá de primeira habitação. Eu gostaria de saber se existe algum tipo de apoio (fundo ambiental?) que contribua para a colocação da bomba de calor, instalação de novas janelas, telhado e/ou até para painéis solares.

Desde já, obrigado!

Cumps.
Se não podem esperar aconselho a tirar fotografias do antes e do depois (fundamental nas candidaturas anteriores).
Ao instalar portas e janelas (para o exterior) façam através de empresa/técnico certificado e com registo no portal do fundo ambiental de forma a poderem concorrer.
 
Última edição:
Boa tarde a todos.

Tenho uma casa com o andar de cima com 3 quartos com cerca de 10 a 12m2 cada quarto e um WC com cerca de 6m2.
O andar de baixo, com 1 sala com 14m2, cozinha com 10m2 e um hall e escadas com 12m2.
Cada andar tem cerca de 40m2.
Não possuo muito espaço para a colocação da unidade exterior sem desfasar a estetica da casa, só num sitio é que consigo arranjar uma esquina sem que mexa muito com a estetica, por ser uma casa com cerca de 20 anos.
O que eu pretendia era aquecer a casa toda só com uma unidade exterior e uma interior. O tal cantinho para a unidade interior é no cimo das escadas já praticamente no andar de cima.
Acham que um Ar condicionado inverter de 18.000 Btu chegará para aquecer a casa toda?
Será que o ar expelido pela unidade interior chegará tambem ao andar de baixo?
Neste sitio onde penso instalar, ambas as unidades ficam costas com costas. A tubagem a usar não deve de ter mais do que 50 centimetros.
A ideia é com uma unidade externa/interna aquecer/arrefecer a casa toda.
Obrigado.

https://www.*****.pt/p/9732953/proftc-ar-condicionado-18000-btu-inverter-a-r32-interiorexterior
 
Boa tarde a todos.

Tenho uma casa com o andar de cima com 3 quartos com cerca de 10 a 12m2 cada quarto e um WC com cerca de 6m2.
O andar de baixo, com 1 sala com 14m2, cozinha com 10m2 e um hall e escadas com 12m2.
Cada andar tem cerca de 40m2.
Não possuo muito espaço para a colocação da unidade exterior sem desfasar a estetica da casa, só num sitio é que consigo arranjar uma esquina sem que mexa muito com a estetica, por ser uma casa com cerca de 20 anos.
O que eu pretendia era aquecer a casa toda só com uma unidade exterior e uma interior. O tal cantinho para a unidade interior é no cimo das escadas já praticamente no andar de cima.
Acham que um Ar condicionado inverter de 18.000 Btu chegará para aquecer a casa toda?
Será que o ar expelido pela unidade interior chegará tambem ao andar de baixo?
Neste sitio onde penso instalar, ambas as unidades ficam costas com costas. A tubagem a usar não deve de ter mais do que 50 centimetros.
A ideia é com uma unidade externa/interna aquecer/arrefecer a casa toda.
Obrigado.

https://www.*****.pt/p/9732953/proftc-ar-condicionado-18000-btu-inverter-a-r32-interiorexterior

Esquece! Nem com 3 unidades aqueces essa casa.
Precisas de pelo menos 2 unidades em cada piso ligados em simultâneo.

E depois depende muito do isolamento.
Como é o isolamento da casa/janelas?
 
Obrigado pela resposta. A casa tem cerca de 20 anos e nessa altura não se usava o capoto. As paredes são de tijolo de 15 ou 20, já não me recordo, com caixa de ar com uma tela azul no meio. Era o que se usava na altura.
As janelas e portas são de vidro duplo, alumínio e com portadas de alumínio no exterior.
Podemos dizer que até tem um bom isolamento para a época em que foi construída.
A ideia não é meter a casa nos 22°C no inverno e 22°C no verão. A ideia é que a casa ronde pelo menos os 15 a 18°C no inverno e os 23° no verão.
Uso um aquecedor a gás de 4kw no piso de baixo junto às escadas e a temperatura sobe dos 9°C aos 13°C ao fim de 01h30. Nota-se a diferença. Mas é um cheiro a CO2 que até incomoda.
Até já equaciono colocar um AC em baixo junto às escadas de 24.000btu para a casa toda ou 1 de 12.000btu em cada piso (2).
Já não sei o que é que devo fazer. A minha esposa está grávida e para lhe dar a ela e depois ao bebé algum conforto, queria ver se fazia "bastantes omoletes com poucos ovos" 😅
 
Obrigado pela resposta. A casa tem cerca de 20 anos e nessa altura não se usava o capoto. As paredes são de tijolo de 15 ou 20, já não me recordo, com caixa de ar com uma tela azul no meio. Era o que se usava na altura.
As janelas e portas são de vidro duplo, alumínio e com portadas de alumínio no exterior.
Podemos dizer que até tem um bom isolamento para a época em que foi construída.
A ideia não é meter a casa nos 22°C no inverno e 22°C no verão. A ideia é que a casa ronde pelo menos os 15 a 18°C no inverno e os 23° no verão.
Uso um aquecedor a gás de 4kw no piso de baixo junto às escadas e a temperatura sobe dos 9°C aos 13°C ao fim de 01h30. Nota-se a diferença. Mas é um cheiro a CO2 que até incomoda.
Até já equaciono colocar um AC em baixo junto às escadas de 24.000btu para a casa toda ou 1 de 12.000btu em cada piso (2).
Já não sei o que é que devo fazer. A minha esposa está grávida e para lhe dar a ela e depois ao bebé algum conforto, queria ver se fazia "bastantes omoletes com poucos ovos" 😅

Tens de ter a noção de que o ar quente sobe, portanto, colocar menos unidades será sempre prioritário no piso inferior.

É sempre preferível colocar mais unidades do que uma mais potente.
Escolhe as divisões mais importantes e consoante o teu orçamento coloca o maior número de unidades. Com esses m2, unidades de 7000 e 9000btu são suficientes e se não tiveres correntes de ar, acaba por aquecer as outras divisões.
 
9º ? a minha casa tb tem 20 anos, nunca vi tal temperatura, o minimo que vi foi uns 15.
onde é a casa?

podes tentar por AC's nos corredores.. mas honestamente não sei se vai resultar
 
Tens de ter a noção de que o ar quente sobe, portanto, colocar menos unidades será sempre prioritário no piso inferior.

É sempre preferível colocar mais unidades do que uma mais potente.
Escolhe as divisões mais importantes e consoante o teu orçamento coloca o maior número de unidades. Com esses m2, unidades de 7000 e 9000btu são suficientes e se não tiveres correntes de ar, acaba por aquecer as outras divisões.
Sim, é verdade. O ar quente tende a subir. Por outro lado, quando for verão, o ar frio desce.
A questão não é só o orçamento. Mesmo que quisesse meter mais unidades, não existe parede para meter. Para desviar tubagens e afins, tinha de colocar várias calhas, ou, rebentar paredes e embutir o cobre e cabos nela. Quero rebentar paredes o minimo possivel. Se puder colocar costas com costas as unidades interna/externa, melhor. Queria que ficasse o mais discreto possivel. Já para fazer chegar o cabo de alimentação já vai ser complicado.
Estou a pensar meter um AC de 12.000btu em cada andar. Andam na casa dos 300€ cada kit. E assim, para funcionarem os 2 durante cerca de 4h por dia já vai aos 3000W instantaneos.

9º ? a minha casa tb tem 20 anos, nunca vi tal temperatura, o minimo que vi foi uns 15.
onde é a casa?

podes tentar por AC's nos corredores.. mas honestamente não sei se vai resultar
Ainda ontem atingiu essa temperatura. Na rua estavam 0ºC e cá em casa rondava os 9ºC ou 10ºC. É uma zona rural, perto de Lamego. Custuma ser muito frio no inverno e muito quente no verão.
No verão, em casa chego a ter 34ºC ou 35ºC durante a tarde e cerca de 28ºC á noite. Tem bastante exposição solar no verão, mas no inverno, o sol vem mais baixo e tem muito menos horas de sol.

Uma Salamandra não seria melhor solução?
A Salamandra só aquece e provavelmente até resolvia a questão do frio no inverno. O investimento seria a pensar no verão também.
 
Pede orçamentos para vários Acs se planeiaa continuar nessa casa, esses kits de 300€ em Acs parece me optimista demais até para marcas baratas, mais vale se calhar gostares mais e teres um conforto superior
 
Pede orçamentos para vários Acs se planeiaa continuar nessa casa, esses kits de 300€ em Acs parece me optimista demais até para marcas baratas, mais vale se calhar gostares mais e teres um conforto superior
Ainda há poucos meses instalaram um AC com a marca "Waxair" de 12.000btu e aquilo aquece/arrefece bem numa sala de 30m2. Deduzo que tambem seja uma marca branca.
Contactei uma loja que vende e instala tudo o que é relacionado com climatização e AQS e deram-me um orçamento de 950€ para um equipamento GREE de 18000Btu já com instalação incluida. Achei um bocado caro.
Prefiro comprar eu o equipamento na internet, instalar os mesmos na parede, fazer ligações elétricas e depois só no fim, solicitar a uma empresa que termine a instalação do AC. (Praticamente, só falta ligar tubagens e fazer vácuo ao sistema). Gás nem necessita porque o mesmo já trás.
Qualquer das maneiras, sim, vou tentar obter mais info e pedir mais orçamentos.
 
Ainda há poucos meses instalaram um AC com a marca "Waxair" de 12.000btu e aquilo aquece/arrefece bem numa sala de 30m2. Deduzo que tambem seja uma marca branca.
Contactei uma loja que vende e instala tudo o que é relacionado com climatização e AQS e deram-me um orçamento de 950€ para um equipamento GREE de 18000Btu já com instalação incluida. Achei um bocado caro.
Prefiro comprar eu o equipamento na internet, instalar os mesmos na parede, fazer ligações elétricas e depois só no fim, solicitar a uma empresa que termine a instalação do AC. (Praticamente, só falta ligar tubagens e fazer vácuo ao sistema). Gás nem necessita porque o mesmo já trás.
Qualquer das maneiras, sim, vou tentar obter mais info e pedir mais orçamentos.

Gree é linha branca mas do que leio tem alguma qualidade e acima de tudo suporte.
Achas que daqui a 5 ou 10 anos se esse AC da Waxair vais ter suporte e peças caso precise de reparação?

Outra coisa importante é a eficiência energética.
Um ac nunca gasta os 3000w que escreveste em cima em funcionamento normal.
Um ac convém ser o mais eficiente possível para se autopagar ao longo dos anos...
 
Gree é linha branca mas do que leio tem alguma qualidade e acima de tudo suporte.
Achas que daqui a 5 ou 10 anos se esse AC da Waxair vais ter suporte e peças caso precise de reparação?

Outra coisa importante é a eficiência energética.
Um ac nunca gasta os 3000w que escreveste em cima em funcionamento normal.
Um ac convém ser o mais eficiente possível para se autopagar ao longo dos anos...
Sim, referia-me aos 2 AC de 12.000Btu a funcionar em simultaneo e na sua potência máxima, gastar os 3000W em conjunto.
Tenho visto as carateristicas dos AC e muitos têm SEER e SCOP que creio que têm a ver com a eficiencia energética.
Vejo LGs com boa pontuação. Mas tambem já são mais caros e não sei se compensam perante os GREE.
 
Sim, referia-me aos 2 AC de 12.000Btu a funcionar em simultaneo e na sua potência máxima, gastar os 3000W em conjunto.
Tenho visto as carateristicas dos AC e muitos têm SEER e SCOP que creio que têm a ver com a eficiencia energética.
Vejo LGs com boa pontuação. Mas tambem já são mais caros e não sei se compensam perante os GREE.

Não compensam em relação a gree.
Eu tentava pedir mais orçamentos na tua zona, 1000€ paguei por um Daikin de 18000btu há 2 anos!
 
Back
Topo