Ar condicionado

wyldkat

Power Member
Também tinha um LG que fazia isso e era muito irritante, demorava bastante a arrancar e depois tinha muitas paragens para descongelar e nem sequer estava muito frio no exterior.

Agora tenho 2 Samsung e não acontece isso. Arrancam em ~2 min e nunca vi parar para descongelar.

wyldkat

Power Member
Wind Free Comfort, um de 12000 e outro de 9000 em multisplit 2x1.

Inicialmente queria Daikin, mas a mulher não gosta do vento direto e assim realmente é muito melhor. E é bem poupado. Estou com receio dos problemas dos compressores, mas até ver nada a dizer.

Tanto que também vou por na sala.

tojo1988

Power Member
Só reparei agora que a mensagem ficou perneta.

Então, basicamente funcionam durante ~1h e depois param uns 10 min e depois voltam a arrancar. Dá ideia que entram num modo de aquecer novamente qualquer coisa lá dentro e depois voltam à carga, não faço ideia.
Isso é um ciclo de descongelação. Param para descongelar e voltam a arrancar.

DropV

Power Member
Wind Free Comfort, um de 12000 e outro de 9000 em multisplit 2x1.

Inicialmente queria Daikin, mas a mulher não gosta do vento direto e assim realmente é muito melhor. E é bem poupado. Estou com receio dos problemas dos compressores, mas até ver nada a dizer.

Tanto que também vou por na sala.
Quando dizes que é bem poupado, estamos a falar de que valores?

GT_racing

Power Member
Eu tenho ACs daitsu, como tal, chineses e funcionam impecavelmente à vários anos sem problemas. Nunca tiveram qualquer avaria. Também chegam à temperatura e ficam em standby à espera, fazem descongelamento em dias frios, fazem função sleep sossegados nem se sente... Tudo impecável por pouco mais de 1.000euros um multisplit de 12+9, com unidade exterior de 18. Já lá vão uns 8 anos de funcionamento. Estão mais que pagos.

DropV

Power Member
Eu tenho ACs daitsu, como tal, chineses e funcionam impecavelmente à vários anos sem problemas. Nunca tiveram qualquer avaria. Também chegam à temperatura e ficam em standby à espera, fazem descongelamento em dias frios, fazem função sleep sossegados nem se sente... Tudo impecável por pouco mais de 1.000euros um multisplit de 12+9, com unidade exterior de 18. Já lá vão uns 8 anos de funcionamento. Estão mais que pagos.
E a nível de consumos? Qual é o acrescimo mensal?
A nível de manutenção, como funciona? Ou que custos tem?

GT_racing

Power Member
Isso depende da casa e set point, estou com uma fatura de 160euros no mês passado com set point a 19°C, a ligar noite toda nos quartos e todo o dia ao fim de semana na sala, numa moradia de 170m2 sem gás, tudo elétrico, ainda sem painéis solares, este mês já os montei, vou afinar o sistema para aproveitar o excedente.

GT_racing

Power Member
Nipon usa a base que usa também o daitsu, e acho que outras marcas também, é tudo igual, o comando, o visor dos números da temperatura, só muda o desenho exterior da unidade... São chineses, levam um rótulo português para "inglês ver". Mas como podes ver o daitsu tem sido bom equipamento, já tenho à vários anos, e já tinha visto em alguns hotéis coisas mais antigas ainda a funcionar, chegam perfeitamente e até podem ser mais fiáveis que alguns de marcas mais premium.

GT_racing

Power Member
E a nível de consumos? Qual é o acrescimo mensal?
A nível de manutenção, como funciona? Ou que custos tem?
A manutenção é desligar e lavar a unidade exterior de vez em quando (costumo usar máquina de lavar a pressão, afastada, sem meter água para a zona da placa e compressor, só a lavar as alhetas e pás do ventilador), e as interiores é ir aspirando ou lavando os filtros. Volta e meia até borrifo as alhetas das interiores com spray de limpeza e coloco a fazer frio, assim cria condensação e a eventual sujidade sai pela água libertada.
Depois é só ver se não há barulhos ou vibrações esquisitas.

SuperN

Membro
Boa tarde,

Precisava de opiniões.
Alguém que tenha instalado ar condicionado em corredor dos quartos em vez de 1 em cada quarto? A questão é que eu tenho 3 quartos mas apenas 1 esta ocupado neste momento. Outro esta ocupado só em Agosto. Se eu colocar um bom ar condicionado no corredor no quarto fará efeito? O Corredor dos quartos é um hall fechado do tamanho de uma casa de banho quadrada pequena com portas pros 3 quartos.
Quero instalar ar condicionado também na sala então queria colocar 2 interiores e 1 exterior.
Nota: Ainda não me informei junto de nenhum fornecedor, queria apenas perceber as opções que tenho e ir minimamente com informações.
Obrigado.

psyched

Power Member
@SuperN
Se eu colocar um bom ar condicionado no corredor no quarto fará efeito?
Tens que ter as portas abertas e um AC que tenha potência para esses metros quadrados, corredor e quartos. Dependendo do layout da casa pode ser satisfatório mas nunca é a mesma coisa de individuais. Tenho um familiar que tem assim e está contente.

Quero instalar ar condicionado também na sala então queria colocar 2 interiores e 1 exterior.
Colocar um multisplit 2:1 ou 3:1 normalmente só se justifica por questões estéticas exteriores, de resto os 1:1 acabam por ser melhor solução.

SuperN

Membro
@SuperN
Se eu colocar um bom ar condicionado no corredor no quarto fará efeito?
Tens que ter as portas abertas e um AC que tenha potência para esses metros quadrados, corredor e quartos. Dependendo do layout da casa pode ser satisfatório mas nunca é a mesma coisa de individuais. Tenho um familiar que tem assim e está contente.

Colocar um multisplit 2:1 ou 3:1 normalmente só se justifica por questões estéticas exteriores, de resto os 1:1 acabam por ser melhor solução.
Muito obrigado pela resposta. Sei que não será igual mas a nível de preço 1 em vez de 3 era melhor. Já que nos outros para já nem iriam ser usados. Aquelas portas estão sempre fechadas. O ar condiconado seria de frente para as 3 portas daí achar que pode muito bem resultar com elas abertas.

xicofrancisco

Power Member
Boa tarde,

Precisava de opiniões.
Alguém que tenha instalado ar condicionado em corredor dos quartos em vez de 1 em cada quarto? A questão é que eu tenho 3 quartos mas apenas 1 esta ocupado neste momento. Outro esta ocupado só em Agosto. Se eu colocar um bom ar condicionado no corredor no quarto fará efeito? O Corredor dos quartos é um hall fechado do tamanho de uma casa de banho quadrada pequena com portas pros 3 quartos.
Nota: Ainda não me informei junto de nenhum fornecedor, queria apenas perceber as opções que tenho e ir minimamente com informações.
Obrigado.

Depende de como ar se vai espalhar. Vais ficar com o Hall fresco/quente e o ar condicionado desliga-se antes de arrefecer/aquecer os quartos o suficiente, por isso vais ter de forçar a maquina a trabalhar com temperaturas mais baixas/altas tipo para arrefecer pôr a 19º ou 20º invés de 22º. Pelo menos ao início para ambientar e depois podes por menos forte. Basicamente, tens de gerir a situação e aprender como funciona a maquina e a tua casa.