Ar condicionado

Com Shelly Plug S aqui (inferiores a 1.200w)

Parece-me que o comportamento é similar, esses 1.2kw é +/- os 50% da capacidade máxima (2.5kw).
Vou explorar essa opção ECO que me parece existir, de todas as formas parece-me estranho ter que manter tanta potencia quando a temperatura ambiente já está nos valores definidos por horas.

Shelly, outros similares, ou até mesmo via portal da e-redes, mas ai é mais aproximado.

Vocês fizeram-me comprar um Shelly 1pm.

Estive a ver bem o Samsung , com o home assistant. Aquilo reporta algo em volta dos 300w (entre 250w e 350w) em funcionamento.

Mas o problema é que não é atualizado em tempo real. Aliás, o update até varia de forma um pouco inconstante. Não percebi bem se é só quando existem alterações significativas aos valores.... E sequer se estou a ver o indicador certo .

Gostaria de ter algo para prever picos de corrente, e desligar as máquinas em segurança caso estejas a abusar da eletricidade.

Vocês fizeram-me comprar um Shelly 1pm.

Estive a ver bem o Samsung , com o home assistant. Aquilo reporta algo em volta dos 300w (entre 250w e 350w) em funcionamento.

Mas o problema é que não é atualizado em tempo real. Aliás, o update até varia de forma um pouco inconstante. Não percebi bem se é só quando existem alterações significativas aos valores.... E sequer se estou a ver o indicador certo .

Gostaria de ter algo para prever picos de corrente, e desligar as máquinas em segurança caso estejas a abusar da eletricidade.

Eu não tenho Shelly, mas se o teu AC tiver ligado por tomada e não ligação direta a disjuntor ou a uma caixa de distribuição seria mais simples usares um aparelho destes.

703613_650f8a7b4217b.jpg

Se apenas queres ter uma idea no momento, podes ir ao teu contador de energia digital, tens uma seção que é valores instantaneos e podes ver o valor da potencia em tempo real.

As apps dos ar condicionados não são fiáveis para consumo? No meu Daikin(2 unidades exteriores 3 interiores) exemplo para ontem diz-me 11.9 kwh , o máximo pelo menor período discriminado (2horas) foi de 4.2 Kwh.

As apps dos ar condicionados não são fiáveis para consumo? No meu Daikin(2 unidades exteriores 3 interiores) exemplo para ontem diz-me 11.9 kwh , o máximo pelo menor período discriminado (2horas) foi de 4.2 Kwh.
Nesse aspecto eu acho que sim. É mesmo para um double check com os valores do home assistant. De consumos ao fim do dia/mês seria muito mau se as apps não fossem de confiar...

O que não consigo mesmo é o consumo em tempo real. Gostava mesmo de entender se em algum momento (e que condições) atinge o pico de consumo. Neste caso, 900w.

Repara que estou a avaliar as condições de ir de 5.7 kVA para 3.45. é esse tipo de coisas que quero ver.

Eu penso que há um indicador via home assistant que da essa informação. Os ar condicionados estão ligados diretamente à corrente elétrica, mas um deles é de muito fácil acesso. Vai ser esse que vou usar de cobaia.

Olha, por acaso as apps tem as suas falhas...

No meu caso, Samsung Confort de 12k Btu.
Coloquei o Shelly 1pm.
Durante o período de cerca de 16h, o Shelly apontou 3.85kw e o Samsung registou 4.25kwh.

Em relação a picos de utilização, notei que o Samsung bate ali nos 585w no arranca, depois estabiliza entre nos 185w, 285w ou 325w. A média nesse período foi 255w por hora, segundo o Shelly.

Não consigo tanto detalhe na Samsung, mas já tenho uma ideia da margem... Se a tendência for registar mais na Samsung, vivo bem com isso, era pior se fosse ao contrário

Uso os dados da daikin para obter consumos tenho shelly tb e batem certo.
O meu.de 12k btu tem salvo erro picos máximos de prai 900w.
Na app ha forma de limitar isso se quiserem ter menos potencias máximas.
Tenho 4,5 ha uns anos e nunca disparou mas se baixasse havia alturas que disparava

Uso os dados da daikin para obter consumos tenho shelly tb e batem certo.
O meu.de 12k btu tem salvo erro picos máximos de prai 900w.
Na app ha forma de limitar isso se quiserem ter menos potencias máximas.
Tenho 4,5 ha uns anos e nunca disparou mas se baixasse havia alturas que disparava
Pois. Por isso se diz que existe Mitsubishi, dalkin e os outros. E depois as diferentes gamas de AC

Já agora , esses 900w são a fazer frio ?

Calor. Frio nunca vi tanto.. e ate desconfiei das specs pq nunca gastava muito. Mas metendo paea 30o e com o boost ate faz qq coisa mais

Os meus daikin sao dos mais baratos

Back