Ar condicionado

Sim, tudo o que é inerente à instalação da máquina tem que se pagar.

Montagem e desmontagem de andaimes é cobrado.
Serviço de rapel é cobrado.

Não se pode pensar sendo só, 'ah e tal o rapaz vai lá e faz a montagem disto é barato,uns 150€ devem de chegar, porque é só passar uns tubitos de cobre e fazer uns buracos e fixar as poleias'.

Ele tem que dar garantia do serviço prestado, tem seguros e descontos para fazer.

Se querem um serviço bem feito, com qualidade essa qualidade também se paga.


Agora se for um gajo que não faz vida disso, que faz um biscates a montar a/c e depois se der buraco, sujeitam se..

Dizer de boca ao Instalador, olhe é para montar em tal sitio, são x metros, ele dá um preço bem porreiro. Baratinhos.

Depois chega ao sitio, ele in loco vê o trabalho real, vai dizer logo que não faz por aquele preço.
Mas para um serviço em condições como dizes, e um profissional a 100% e não de biscates, terá de ir ver in loco o local para fazer um orçamento ajustado ao serviço.

Um serviço que tem custo de 200€, é porque vai fazer um mau serviço?! Ou significa que o mesmo não é certificado? Ou para ti o que é caro é que é bom?
Claro que se for um sitio de difícil acesso e tiver custos acrescidos e óbvio que vai encarecer o serviço, não sei se é o caso do Petrov.
Não sou entendido da matéria, mas pelo que vi acho 200€ um preço justo, que geralmente é o preço em média que mais se ouve no custo deste serviço, falo de uma máquina apenas.

O aconselhável deverá ser pedir vários orçamentos e ver o que mais se ajusta a carteira de cada um.
 
já agora, convem comprar gás R32? Existe um modelo que tem uma medida mais interessante para mim, mas em contrapartida tem R401, que pelo que percebo é mais antigo?! Desde já obrigado :)

para multisplit pode, para monosplit esquece isso em 2023 se nao me engano, vai ser proibido de se fazer manutenção ou de comprar novo. As marcas estão todas a adoptar R32 neste momento quer para mono como para multi.
 
Não vai ser proibido fazer manutenção o que não vai ser possível e recarregar com o mesmo gás, em caso de fuga "tens" sempre de substituir por um outro compatível ( conhecido no meio como retrofit).
Neste momento não comprava máquina nenhuma a não ser com o r32 pois apesar de ir continuar a haver os outros gases eles tem tendência para acabar/ deixar de ser importados.
 
Bem acabei por dar 229€ + 39€ de extensão de garantia para 5 anos no total por um Kunft KAC4254 (sim, sei que são marcas rascas...) mas pelo dinheiro que dei, estou satisfeito com a prestação do mesmo, ligo-o no quarto 1 ou 2 horas antes de deitar e fica o ambiente super diferente e dá para dormir confortável.
 
Eu comprei um equation portátil, já tinha tido um mas como na casa anterior meti ac fixo vendi o. Este e melhor e mais silencioso, safa na.sala qdo estamos todos em casa, comprei usado e foi pouco mais que uma ventoinha XPTO e tb fãs de ventoinha claro. E tb aquece no inverno
 
+-3,4 anos comprei duas máquinas na leroy merlin de 9000+ 12000 btus da marca HTW e até ao momento demore ainda funcionar, com instalação, furos, ligações, tudo visto que não tinha nada ficaram as 3 máquinas por 1 100 € super satisfeito até ao momento [emoji847][emoji847][emoji847]
 
Chegou (finalmente) a hora de substituir uns Samsungs, de muita má qualidade que foram colocados, no prédio, na sua construção, em 2007, que foram sempre, fonte de vários problemas (em todos os condomínos) Estou inclinado para umas máquinas da Insense......algum feed back por aqui, desta marca??
 
Hoje um colega esteve a falar muito bem do seu Sharp.

Também tem lá em casa Panasonic e os últimos foram Haeier.

Resumindo, Sharp.

Actualmente, há bom feedback?
 
Ora bem, estou a tratar de remodelar um apartamento por completo (levar ao osso), e uma das coisas que pedi foi a instalação de AC numa sala e 3 quartos, o empreiteiro no orçamento apresentado dá-me a solução de optar pelo Gree Multi-split Inverter A++ modelo Lomo R2 (4x1) com um preço final a rondar os 5k.
Assustei-me com o preço, até porque por este valor contava com uma solução Daikin ou estarei enganado?
É que pelas pesquisas que fiz na pior das hipóteses e indo para o Lomo mais caro que encontrei é de cerca de 2500€... + 2500 para instalação?!?!?
 
Eu há uns tempos fiz uma simulação via EDP e para uma unidade exterior com 4 interiores eram 5.5k€.

Daikin, agora não me lembro do modelo mas eram de gama baixa.
4 de 9000btu e um de 18000btu.
 
Acabei de fazer simulação na EDP e dá-me 5,1k com Daikin Perfera 1 monosplit (12000) e 3 multisplit (12000+9000+9000).
Acho que o orçamento que me foi dado é abusado para os equipamentos em causa não?
Malta entendida, digam de vossa justiça sff.
 
Ora bem, estou a tratar de remodelar um apartamento por completo (levar ao osso), e uma das coisas que pedi foi a instalação de AC numa sala e 3 quartos, o empreiteiro no orçamento apresentado dá-me a solução de optar pelo Gree Multi-split Inverter A++ modelo Lomo R2 (4x1) com um preço final a rondar os 5k.
Assustei-me com o preço, até porque por este valor contava com uma solução Daikin ou estarei enganado?
É que pelas pesquisas que fiz na pior das hipóteses e indo para o Lomo mais caro que encontrei é de cerca de 2500€... + 2500 para instalação?!?!?

Muito caro. Por esse valor metes Daikin ou Mitsubishi.
 
Boa tarde a todos.

Para uma sala de 27m2, virada a sul com 2 janelas grandes, mas com possibilidade de evitar o contacto direto do sol nos envidraçados, com isolamento térmico nas paredes exteriores e teto (último andar de prédio, mas com poliuretano projetado no piso do desvão do sótão), 12000Btus serão suficientes?
 
Boa tarde a todos.

Para uma sala de 27m2, virada a sul com 2 janelas grandes, mas com possibilidade de evitar o contacto direto do sol nos envidraçados, com isolamento térmico nas paredes exteriores e teto (último andar de prédio, mas com poliuretano projetado no piso do desvão do sótão), 12000Btus serão suficientes?

depende da marca, ve os KW dos equipamentos
 
Boa tarde a todos.

Para uma sala de 27m2, virada a sul com 2 janelas grandes, mas com possibilidade de evitar o contacto direto do sol nos envidraçados, com isolamento térmico nas paredes exteriores e teto (último andar de prédio, mas com poliuretano projetado no piso do desvão do sótão), 12000Btus serão suficientes?

Eu tb tinha máquina interior de 12000btus para sala com 29m2 e chegava, mas a máquina exterior era multisplit para alimentar 4 interiores. A sala tinha grandes vidraçados mas virado a norte. Isolado com lã de rocha. A casa tinha A como certificado energético.
Na minha opinião, não perdes nada em ter mais potência e optar por exemplo pelos 18 000btus
 
Obrigado @the_killer e @AJS-BILA.

O melhor será mesmo ir para 15000 ou 18000Btus.
Os meus pais estão no último andar (4°) as dimensões são iguais à tua, não tem essas proteções que tem a tua casa e compraram um de 18000 Btus, agora com este calor para estar uma temperatura agradável é colocar nos 27 graus, abaixo disso é um gelo e falo da Fan estar no mínimo da potência, o ideal teria sido o de 12000 ou 15000 Btus, era mais barato e penso que o adequado para a sala em questão.
 
Boa tarde a todos.

Para uma sala de 27m2, virada a sul com 2 janelas grandes, mas com possibilidade de evitar o contacto direto do sol nos envidraçados, com isolamento térmico nas paredes exteriores e teto (último andar de prédio, mas com poliuretano projetado no piso do desvão do sótão), 12000Btus serão suficientes?
eu tenho uma sala com 32m2 e com exposição ao sol até cerca das 15h e na altura optei por 18000btu, embora os 12000 chegassem à reta, com 40 graus de temp no verão optámos pelo de 18000 porque o outro iria trabalhar mais para conseguir atingir a temperatura programada. o que tenho ao fim de 5/10 min tenho a sala a 20º e depois trabalha só para manter
 
Back
Topo