1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Ar condicionado

Discussão em 'Electrodomésticos' iniciada por mad_maximo, 18 de Janeiro de 2018. (Respostas: 637; Visualizações: 101407)

1. omega

omega Power Member

não uso sempre no automatico, é conforme calha.
    no silent é muito fraco, isso é bom para dormir

2. Drackey

Drackey Power Member

Se a temperatura na casa está agradável ( nem muito alta nem baixa) não precisas de ter sempre ligado, tudo depende do isolamento da casa, exposição solar, etc..

Numa casa abaixo dos 21 graus estás a exagerar se o ac está a trabalhar, acima dos 25 graus começa a ficar quente. Se na rua estiver 40 graus dentro de casa pode estar acima dos 25 graus mas aqui é um jogo de consumo, eficiência energética e bem estar.

3. dvdfernandes

dvdfernandes Power Member

A minha dúvida prende-se com o funcionamento do próprio AC. Se o AUTO funciona bem ou mais vale ir ligando e desligando. Casa bem isolada, mas grande.

4. Drackey

Drackey Power Member

5. salvador66

salvador66 Power Member

People uma dúvida, quando ligo o modo desumificador não consigo controlar a temperatura, convosco acontece o mesmo? Numa divisão aparece por exemplo 20, noutra 25, noutra 22, que significa isto? Obrigado

6. Chegou a escolher o Toyotomi? Pedi orçamento a 2 empresas, algo que não fosse muito caro e que fosse viável. Uns aconselham toyotomi e dizem que Haier é horrível, a outra empresa disse precisamente o contrário !!

7. manji

manji Power Member

Viva,

Meti Daikin. Ate agora zero problemas.

A empresa que montou é de confiança, pelo que acho que não iam recomendar porcaria.

8. mribeiro

mribeiro Power Member

Eu no meu ar condicionado Daikin costumo ter sempre em modo automático e mexo só na temperatura, mas não sei se energeticamente é melhor não ou ter no modo frio no Verão e no modo quente no Inverno. Alguém sabe?

9. AJS-BILA

AJS-BILA Power Member

O modo automático não influencia nos consumos ou se influencia, é residual. . O que influencia são os graus de temperatura escolhida. Para mim 25/26 graus de verão e entre 19 e 21 graus no inverno

10. the_killer

the_killer Power Member

Sim é
    E só deve funcionar dentro de certas temperatura
    E tipicamente não são grandes desumidificadores.. são fracos nesse aspecto.

11. salvador66

salvador66 Power Member

Noto é que fazem bastante frio na função desumificador.

12. AMPlink

AMPlink Power Member

Acho que trocaste as temperaturas de verão e inverno.

13. mribeiro

mribeiro Power Member

Quase de certeza que não. São também as temperaturas a que costumo ter cá em casa

14. AMPlink

AMPlink Power Member

Mas ele estava a referir-se à temperatura ambiente ou à temperatura que escolhe no AC?

15. mribeiro

mribeiro Power Member

Temperatura que é definida no AC

16. AJS-BILA

AJS-BILA Power Member

Sim, é isso temperatura escolhida no AC @AMPlink
    Obrigado mribeiro

Só uma coisa que tenho visto nos AC mais recentes e ainda relativamente ao modo automático, em que estes dão para escolher um modo eco ou económico ou outra designação, em que escolhendo essa opção, dizem as marcas que poupam 20% de energia. Se é verdade ou não, não sei

17. APLinhares

APLinhares OpenSource

Por design, o consumo é maior no arranque e será qto maior qto maior for a solicitação. Daí a importância da (boa) gestão do A/C e onde o uso (+) continuo pode ser benéfico.
    As temperaturas parecem-me bem, perto da temperatura de conforto. Indicam uma boa gestão também, para um menor consumo :)

18. Camapheus

Camapheus Power Member

Sim, numa sala com cerca de 27m2. Acabei por ficar com 12000btu e chega perfeitamente.

19. Illusion4u

Illusion4u Power Member

O que tu apontaste é o erro que a maioria das pessoas faz.

O que ele faz está correcto, pese embora eu não passasse dos 24-25 no verão.

20. Olá, bons dias. O meu nome é Pedro, quero colocar AC DAIKIN no meu apartamento e gostava de obter a vossa ajuda/opinião aproveitando este tópico para não estar a criar um novo.

Primeiramente, alguma informação sobre o local para vossa apreciação:

Local: Amadora

Ano de Construção: 2006

Tipologia: T2

Pré-Instalação: SIM

Orientação da fachada: Este/Oeste | Nascente/Poente.

Sala: 30m2 com sol durante a manhã e 2 portas oscilobatentes (medidas dos vidros: 4x A186xL50cm) com estores externos.

Quarto 1 (suite): 15,90m2 com sol durante a tarde e 1 porta oscilobatente (medidas dos vidros: 2x A186xL50cm) com estores externos.

Quarto 2: 14,90m2 com sol durante a tarde e 1 porta oscilobatente (medidas dos vidros: 2x A186xL50cm) com estores externos.

Posto isto, tenho feito bastante pesquisa, procurei informar-me o mais possível e cheguei a uma indecisão entre duas combinações que diferem apenas na unidade exterior.

COMBINAÇÃO 1 | 52N + 35AW+20N+20N

Unidade Exterior: 3MXM52N
    BTU: 18000 (?)
    kW: 5,2 / 6,8

Sala (30m2): FTXA35AW (Gama STYLISH)
    BTU: 12000
    kW (Nominal): 3,4 / 4,0

Quarto/Suite (15,90m2): FTXM20N (Gama PERFERA)
    BTU: 7000
    kW (Nominal): 2,0 / 2,5

Quarto (14,90m2): FTXM20N (Gama PERFERA)

COMBINAÇÃO 2 | 68N + 35AW+20N+20N

Unidade Exterior: 3MXM68N
    BTU: 24000
    kW: 6,8 / 8,6

Sala (30m2): FTXA35AW (Gama STYLISH)
    BTU: 12000
    kW (Nominal): 3,4 / 4,0

Quarto/Suite (15,90m2): FTXM20N (Gama PERFERA)

Quarto (14,90m2): FTXM20N (Gama PERFERA)

De acordo com os catálogos da DAIKIN, ambas as unidades exteriores suportam estas combinações:

https://ibb.co/fx5t7FL

https://ibb.co/MhF6hSD

Deduzo que na Combinação 2 ficarei “mais folgado” mas receio não ser necessária tanta potência para as unidades interiores em causa (e a diferença de valores entre estas duas unidades exteriores ainda é considerável); por regra, não terei as 3 a funcionar em simultâneo, embora esporadicamente possa acontecer.

As minhas questões:

1. As unidades interiores são adequadas/suficientes para as áreas indicadas? (É suficiente? Estou a fazer bem as contas?)

2. Qual a unidade exterior mais eficiente para estas unidades interiores? (Ficarão os equipamentos em esforço com a unidade exterior menos potente? Será um desperdício de potência com a unidade exterior mais potente?)

Todas as opiniões são bem-vindas e agradeço antecipadamente toda a atenção que puderem dispensar.

Um abraço,

Pedro