Ar condicionado

Tanta info e nao indica pé direito para calcular volumetria [emoji16] supõem se vidro duplo e caixilharia de corte termico?
Multisplit tem essas tabelas... Agora o folgar é relativo, depende da ocupação real da máquina exterior.. se sempre vai utilizar as 3? Maior é consumo maior...
O único "esforço" é na carteira [emoji16]
 
Última edição:
Por design, o consumo é maior no arranque e será qto maior qto maior for a solicitação. Daí a importância da (boa) gestão do A/C e onde o uso (+) continuo pode ser benéfico.
As temperaturas parecem-me bem, perto da temperatura de conforto. Indicam uma boa gestão também, para um menor consumo :)
Olá, bons dias. O meu nome é Pedro, quero colocar AC DAIKIN no meu apartamento e gostava de obter a vossa ajuda/opinião aproveitando este tópico para não estar a criar um novo.

Primeiramente, alguma informação sobre o local para vossa apreciação:

Local: Amadora

Ano de Construção: 2006

Tipologia: T2

Pré-Instalação: SIM

Orientação da fachada: Este/Oeste | Nascente/Poente.

Sala: 30m2 com sol durante a manhã e 2 portas oscilobatentes (medidas dos vidros: 4x A186xL50cm) com estores externos.

Quarto 1 (suite): 15,90m2 com sol durante a tarde e 1 porta oscilobatente (medidas dos vidros: 2x A186xL50cm) com estores externos.

Quarto 2: 14,90m2 com sol durante a tarde e 1 porta oscilobatente (medidas dos vidros: 2x A186xL50cm) com estores externos.

Posto isto, tenho feito bastante pesquisa, procurei informar-me o mais possível e cheguei a uma indecisão entre duas combinações que diferem apenas na unidade exterior.

COMBINAÇÃO 1 | 52N + 35AW+20N+20N

Unidade Exterior: 3MXM52N
BTU: 18000 (?)
kW: 5,2 / 6,8

Sala (30m2): FTXA35AW (Gama STYLISH)
BTU: 12000
kW (Nominal): 3,4 / 4,0

Quarto/Suite (15,90m2): FTXM20N (Gama PERFERA)
BTU: 7000
kW (Nominal): 2,0 / 2,5

Quarto (14,90m2): FTXM20N (Gama PERFERA)
BTU: 7000
kW (Nominal): 2,0 / 2,5

COMBINAÇÃO 2 | 68N + 35AW+20N+20N

Unidade Exterior: 3MXM68N
BTU: 24000
kW: 6,8 / 8,6

Sala (30m2): FTXA35AW (Gama STYLISH)
BTU: 12000
kW (Nominal): 3,4 / 4,0

Quarto/Suite (15,90m2): FTXM20N (Gama PERFERA)
BTU: 7000
kW (Nominal): 2,0 / 2,5

Quarto (14,90m2): FTXM20N (Gama PERFERA)
BTU: 7000
kW (Nominal): 2,0 / 2,5

De acordo com os catálogos da DAIKIN, ambas as unidades exteriores suportam estas combinações:

https://ibb.co/fx5t7FL

https://ibb.co/MhF6hSD

Deduzo que na Combinação 2 ficarei “mais folgado” mas receio não ser necessária tanta potência para as unidades interiores em causa (e a diferença de valores entre estas duas unidades exteriores ainda é considerável); por regra, não terei as 3 a funcionar em simultâneo, embora esporadicamente possa acontecer.

As minhas questões:

1. As unidades interiores são adequadas/suficientes para as áreas indicadas? (É suficiente? Estou a fazer bem as contas?)

2. Qual a unidade exterior mais eficiente para estas unidades interiores? (Ficarão os equipamentos em esforço com a unidade exterior menos potente? Será um desperdício de potência com a unidade exterior mais potente?)

Todas as opiniões são bem-vindas e agradeço antecipadamente toda a atenção que puderem dispensar.

Um abraço,

Pedro

Eu no meu anterior apartamento tinha multisplit Samsung, com máquina exterior de 24 000btu/h e 4 interiores: 2 de 9 000, uma de 7000 e uma de 12000 e funcionavam que era uma maravilha (principalmente no inverno). Por isso na minha opinião se a marca prevê essa combinações, é porque servem perfeitamente.

Agora também ando a ver ACs para a casa onde estou agora e estou indeciso entre a gama Perfera ou Stylish, em termos de características, quais as diferenças?
Podes partilhar as combinações para as outras multi split Daikin? Agradecia imenso

Edit: Já encontrei o catálogo, já não é preciso as combinações!
 
Última edição:
O que tu apontaste é o erro que a maioria das pessoas faz.

O que ele faz está correcto, pese embora eu não passasse dos 24-25 no verão.
A maioria das pessoas coloca a temperatura mínima/frio no verão e a máxima/quente no inverno.
Quando mencionas 24-25 no verão, alias isso a que modo? Modo frio?
 
Quando existem várias opções (compatíveis) na tabela, na opção inferior, o que pode acontecer aquando o uso simultâneo máximo a eficácia das 3 baixará, podendo não debitar o valor teórico indicado.
 
Quando existem várias opções (compatíveis) na tabela, na opção inferior, o que pode acontecer aquando o uso simultâneo máximo a eficácia das 3 baixará, podendo não debitar o valor teórico indicado.

Entendo. Pelas minhas contas, se colocar a unidade exterior 3MXM52N terei uma perda de 0,73 kW em cada unidade interior estando as 3 a funcionar em simultâneo e, se colocar a unidade exterior 3MXM68N, a perda será de 0,2 kW em cada uma delas. Está correto? Esta perda é significativa?

Relativamente à potência das unidades interiores, acha que será suficiente para as áreas das divisões?

Obrigado.
 
Vou mandar colocar um A/C lá em casa, andava a ver opções do mercado quanto a marcas, tem uns da HTW, alguém com feedback sobre os aparelho desta marca?
 
@salvador66, obrigado pelo feedback

Eu tb ando indeciso e vi os Htw a preços muito convidativos!!!

Salvador66, Multisplit ou mono? E consumos de electricidade? As máquinas exteriores, ferrugens e afins?
 
A declaração que fazemos na altura da compra para informar quem vai montar, o que fazem depois com a declaração?
 
Última edição:
Pelo menos! Estou a aguardar uma promoção a ver se me oferecem uns tampões por causa do barulho e um varão de strip para não ir com o vento...
Não sei qual é a lógica leiga do vento e barulho, principalmente quem tem as tabelas dos equipamentos mas ok.
Decerto é melhor gastar dinheiro e correr tudo a 7000BTU, sempre no máximo deve ser muito melhor...
Se demorar eternidades a climatizar, ao menos foi mais barato e tenho Daikin para mostrar às visitas lolol


@salvador66, obrigado pelo feedback

Eu tb ando indeciso e vi os Htw a preços muito convidativos!!!

Salvador66, Multisplit ou mono? E consumos de electricidade? As máquinas exteriores, ferrugens e afins?
Htw é lowcost, espanhol e jeitoso para o que preço que custam.
Mono terá um custo na instalação menor mas o consumo geral maior; contudo são sempre máquinas independentes, em falha/avaria.
 
Última edição:
Não sei qual é a lógica leiga do vento e barulho, principalmente quem tem as tabelas dos equipamentos mas ok.
Decerto é melhor gastar dinheiro e correr tudo a 7000BTU, sempre no máximo deve ser muito melhor...
Se demorar eternidades a climatizar, ao menos foi mais barato e tenho Daikin para mostrar às visitas lolol

As tabelas que indiquei estão disponíveis no site da DAIKIN. Coloquei-as aqui para ajudar os entendidos do fórum a identificar a melhor solução.

Leu atentamente o meu post inicial?

Após toda a informação que facultei, o Sr. apontou logo que faltava o pé direito para calcular a volumetria. Feito parvo, fui colocar a informação do pé direito conforme solicitou.

No final, o que fez com toda a informação que tinha ao seu dispor foi isto: "Assim por alto quartos devia ter 9000BTU e sala 18000BTU."

Ora, sábias palavras. Se era para fazer contas por alto, para que queria o pé direito das divisões? O que fez com toda a informação que tinha ao seu dispor? Atirou para o ar? Por alto?

Sugeriu 600 BTU/m2 para uma sala de 30m2 + 604 BTU/m2 para um quarto de 14,9m2 + 566 BTU/m2 para outro quarto de 15,9m2.

Desafio-o a apresentar os cálculos que fez para chegar à conclusão a que chegou com base em toda a informação que facultei.

Talvez seja útil a outras pessoas como eu que não dominam estas questões, perceber em que se baseou para escrever o que escreveu. Eu, de facto, não percebi e, pelo que tenho lido, 18000 BTU para uma sala de 30m2 não é aconselhável pelos motivos que indiquei, 604 BTU/m2 para um quarto também me parece exagerado e 566 BTU/m2 no outro quarto ficará ali a roçar o overpower.

Creio que 500 BTU/m2 tendo em conta as informações que indiquei no post original serão suficientes. Em todo o caso, gostava de ouvir outras opiniões (que antecipadamente agradeço) pois já vi que consigo não me safo. Obrigado na mesma pelo seu tempo.
 
@salvador66, obrigado pelo feedback

Eu tb ando indeciso e vi os Htw a preços muito convidativos!!!

Salvador66, Multisplit ou mono? E consumos de electricidade? As máquinas exteriores, ferrugens e afins?

Por enquanto não tenho razão de queixa, ferrugem até ao momento zero, mas tb de tempos a tempos limpo as máquinas com pano seco e faço as manutenções.
Instalei todos mono split, a conselho do amigo que me montou tem muitos mais benefícios em relação ao multi, para além de sair mais barato.
Aproximadamente 20-25 € a mais na fatura mensal.
 
Calma pessoal, isto são mal entendidos...o pessoal está aqui para trocar ideias e ajudarem-se!

@paflourenco , penso que já tem a coisa bem estudada. Mais que ninguém, o dono da casa é que sabe o comportamento desta, em relação ao frio e calor da mesma nas respectivas épocas.
Apesar disso acho que deveria instalar 9000btu/h nos quartos e na sala uma máquina de 12000btu/h penso que chegará (Tive um multisplit com uma de 12000btu/h numa sala de 29m2 e chegava).
Just my two cents
 
Back
Topo