1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Ar condicionado

Discussão em 'Electrodomésticos' iniciada por mad_maximo, 18 de Janeiro de 2018. (Respostas: 638; Visualizações: 101639)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource

Tanta info e nao indica pé direito para calcular volumetria supõem se vidro duplo e caixilharia de corte termico?
    Multisplit tem essas tabelas... Agora o folgar é relativo, depende da ocupação real da máquina exterior.. se sempre vai utilizar as 3? Maior é consumo maior...
    O único "esforço" é na carteira

Última edição: 28 de Julho de 2020
  2. AJS-BILA

AJS-BILA Power Member

Eu no meu anterior apartamento tinha multisplit Samsung, com máquina exterior de 24 000btu/h e 4 interiores: 2 de 9 000, uma de 7000 e uma de 12000 e funcionavam que era uma maravilha (principalmente no inverno). Por isso na minha opinião se a marca prevê essa combinações, é porque servem perfeitamente.

Agora também ando a ver ACs para a casa onde estou agora e estou indeciso entre a gama Perfera ou Stylish, em termos de características, quais as diferenças?
    Podes partilhar as combinações para as outras multi split Daikin? Agradecia imenso

Edit: Já encontrei o catálogo, já não é preciso as combinações!

Última edição: 29 de Julho de 2020
  3. AMPlink

AMPlink Power Member

A maioria das pessoas coloca a temperatura mínima/frio no verão e a máxima/quente no inverno.
    Quando mencionas 24-25 no verão, alias isso a que modo? Modo frio?

4. whitelines

whitelines Power Member

Pois no verao é suposto usar o modo frio e no inverno o modo quente :D

5. mribeiro

mribeiro Power Member

Eu tenho colocado sempre em modo automático e só mexo na temperatura...

6. AMPlink

AMPlink Power Member

:berlusca:

7. Pé direito sala: 2,50m
    Pé direito quartos: 2,65m

Correto.

Quer dizer que indo para a "Combinação 1", as unidades interiores são adequadas às áreas indicadas e a máquina exterior será suficiente?

Obrigado.

8. APLinhares

APLinhares OpenSource

Quando existem várias opções (compatíveis) na tabela, na opção inferior, o que pode acontecer aquando o uso simultâneo máximo a eficácia das 3 baixará, podendo não debitar o valor teórico indicado.

9. Entendo. Pelas minhas contas, se colocar a unidade exterior 3MXM52N terei uma perda de 0,73 kW em cada unidade interior estando as 3 a funcionar em simultâneo e, se colocar a unidade exterior 3MXM68N, a perda será de 0,2 kW em cada uma delas. Está correto? Esta perda é significativa?

Relativamente à potência das unidades interiores, acha que será suficiente para as áreas das divisões?

Obrigado.

10. APLinhares

APLinhares OpenSource

Assim por alto quartos devia ter 9000BTU e sala 18000BTU.

11. Pelo menos! Estou a aguardar uma promoção a ver se me oferecem uns tampões por causa do barulho e um varão de strip para não ir com o vento...

12. whitelines

whitelines Power Member

LOL...essa foi boa. Fez me rir mesmo.

13. RicAlmeida

RicAlmeida Power Member

Vou mandar colocar um A/C lá em casa, andava a ver opções do mercado quanto a marcas, tem uns da HTW, alguém com feedback sobre os aparelho desta marca?

14. salvador66

salvador66 Power Member

Tenho 3 máquinas desta marca há 4-5 anos e até ao momento super satisfeito, a bombarem 6-8 horas, todos os dias

15. AJS-BILA

AJS-BILA Power Member

@salvador66, obrigado pelo feedback

Eu tb ando indeciso e vi os Htw a preços muito convidativos!!!

Salvador66, Multisplit ou mono? E consumos de electricidade? As máquinas exteriores, ferrugens e afins?

16. RicAlmeida

RicAlmeida Power Member

A declaração que fazemos na altura da compra para informar quem vai montar, o que fazem depois com a declaração?

Última edição: 31 de Julho de 2020
  17. APLinhares

APLinhares OpenSource

Não sei qual é a lógica leiga do vento e barulho, principalmente quem tem as tabelas dos equipamentos mas ok.
    Decerto é melhor gastar dinheiro e correr tudo a 7000BTU, sempre no máximo deve ser muito melhor...
    Se demorar eternidades a climatizar, ao menos foi mais barato e tenho Daikin para mostrar às visitas lolol

Htw é lowcost, espanhol e jeitoso para o que preço que custam.
    Mono terá um custo na instalação menor mas o consumo geral maior; contudo são sempre máquinas independentes, em falha/avaria.

Última edição: 30 de Julho de 2020
  18. As tabelas que indiquei estão disponíveis no site da DAIKIN. Coloquei-as aqui para ajudar os entendidos do fórum a identificar a melhor solução.

Leu atentamente o meu post inicial?

Após toda a informação que facultei, o Sr. apontou logo que faltava o pé direito para calcular a volumetria. Feito parvo, fui colocar a informação do pé direito conforme solicitou.

No final, o que fez com toda a informação que tinha ao seu dispor foi isto: "Assim por alto quartos devia ter 9000BTU e sala 18000BTU."

Ora, sábias palavras. Se era para fazer contas por alto, para que queria o pé direito das divisões? O que fez com toda a informação que tinha ao seu dispor? Atirou para o ar? Por alto?

Sugeriu 600 BTU/m2 para uma sala de 30m2 + 604 BTU/m2 para um quarto de 14,9m2 + 566 BTU/m2 para outro quarto de 15,9m2.

Desafio-o a apresentar os cálculos que fez para chegar à conclusão a que chegou com base em toda a informação que facultei.

Talvez seja útil a outras pessoas como eu que não dominam estas questões, perceber em que se baseou para escrever o que escreveu. Eu, de facto, não percebi e, pelo que tenho lido, 18000 BTU para uma sala de 30m2 não é aconselhável pelos motivos que indiquei, 604 BTU/m2 para um quarto também me parece exagerado e 566 BTU/m2 no outro quarto ficará ali a roçar o overpower.

Creio que 500 BTU/m2 tendo em conta as informações que indiquei no post original serão suficientes. Em todo o caso, gostava de ouvir outras opiniões (que antecipadamente agradeço) pois já vi que consigo não me safo. Obrigado na mesma pelo seu tempo.

19. salvador66

salvador66 Power Member

Por enquanto não tenho razão de queixa, ferrugem até ao momento zero, mas tb de tempos a tempos limpo as máquinas com pano seco e faço as manutenções.
    Instalei todos mono split, a conselho do amigo que me montou tem muitos mais benefícios em relação ao multi, para além de sair mais barato.
    Aproximadamente 20-25 € a mais na fatura mensal.

20. AJS-BILA

AJS-BILA Power Member

Calma pessoal, isto são mal entendidos...o pessoal está aqui para trocar ideias e ajudarem-se!

@paflourenco , penso que já tem a coisa bem estudada. Mais que ninguém, o dono da casa é que sabe o comportamento desta, em relação ao frio e calor da mesma nas respectivas épocas.
    Apesar disso acho que deveria instalar 9000btu/h nos quartos e na sala uma máquina de 12000btu/h penso que chegará (Tive um multisplit com uma de 12000btu/h numa sala de 29m2 e chegava).
    Just my two cents