Ar condicionado

Também vou para instalação deficitária... Pelo isolamento referido.
Existindo um telheiro /varanda ajudriqa que a unidade exterior lá ficasse colocada.

Para aquecer em condições só dá em deixar ligado todo o dia para vencer a inércia das paredes da casa
 
Qual a melhor opção de trabalho dos ar condicionados, deixar em Automático a 21°, ou programar uma temperatura para 21°, e deixar no modo aquecimento?
 
Não sei se já conheciam, mas a Daikin tem no seu site um gerador de etiquetas energéticas com eficiência sazonal para as diferentes zonas (temperada, média e fria). Isto é muito útil porque por exemplo olhando apenas para o consumo nominal e o respectivo COP ou SCOP nas características técnicas num multi-split de 4 unidades, parecia-me que a unidade exterior de 6.8Kw era mais eficiente que a de 8.0Kw, mas após configurar a combinação com as unidades interiores chego à conclusão que não é assim.
Seria interessante que os outros fabricantes também tivessem esta informação, pelo menos permitiria comparar de forma mais realista os consumos e eficiência de cada modelo.

https://www.daikin.pt/pt_pt/about/daikin-innovations/seasonal-efficiency.html
https://energylabel.daikin.eu/pt/pt_PT/lot10.html
 
Qual a melhor opção de trabalho dos ar condicionados, deixar em Automático a 21°, ou programar uma temperatura para 21°, e deixar no modo aquecimento?
Não sou nenhum expert mas nestes Dias de frio e a trabalhar de casa tenho a 20 em aquecimento. Começo com fan medium e depois ponho low quando tou confortável. A partir daí ele faz a gestão sozinho. Liga e desliga pra manter os 20.
 
Qual a melhor opção de trabalho dos ar condicionados, deixar em Automático a 21°, ou programar uma temperatura para 21°, e deixar no modo aquecimento?
Depende muito do isolamento da casa e o tempo que demora a temperatura a arrefecer.

Se tiveres um fraco isolamento e rapidamente cair a temperatura o Automático vai gastar muito, pois vai aquecer a sala e desliga ou diminui o AC quando atingir a temp. que pretendes. De seguida ao arrefecer depressa o AC vai voltar a ligar mas na máxima potencia para compensar a rápida perda. E vai andar sempre nestes ciclos e entre +/- 500 Watts e 2500/3500 watts (dependendo do AC). Se deixares no modo aquecimento ele vai estar sempre a trabalhar e vai estar sempre a aquecer a sala num valor mínimo. Que dependendo do AC poder ser melhor em termos energéticos.

Por isso digo que melhor do que o Aquecimento é o Isolamento, que é essencial e a primeira coisa a ter em consideração para um bom aquecimento com um custo mínimo.

Conclusão: Bom isolamento..... Podes deixar no Auto com 21º. Fraco isolamento, usa modo aquecimento 21º a 23º e vais fazendo a gestão do calor "manualmente". Eu tenho fraco isolamento e uso o quente no Automático no inicio 24º e depois de aquecer a sala, coloco no conforto 22/23º e ele aquenta desta forma o calor.

Isto da minha experiencia.
 
Eu chamei lá o instalador para ver a área e aconselhar os equipamentos necessários...
A tubagem da máquina exterior a interior tem cerca de 10metros, segundo o instalador meteu o gás necessário para os metros, aliás foi lá duas vezes... Meteu gás a pressão para verificação de fugas, fez vácuo a tubagem e meteu o gás...
Segundo ele o gás está correto...
Se o ar condicionado for insuficiente para a área pode acontecer de não aquecer o suficiente e fazer ciclos de descongelação tipo de hora em hora, ou menos, devido a estar em esforço?
Cumprimentos
 
Depende muito do isolamento da casa e o tempo que demora a temperatura a arrefecer.

Se tiveres um fraco isolamento e rapidamente cair a temperatura o Automático vai gastar muito, pois vai aquecer a sala e desliga ou diminui o AC quando atingir a temp. que pretendes. De seguida ao arrefecer depressa o AC vai voltar a ligar mas na máxima potencia para compensar a rápida perda. E vai andar sempre nestes ciclos e entre +/- 500 Watts e 2500/3500 watts (dependendo do AC). Se deixares no modo aquecimento ele vai estar sempre a trabalhar e vai estar sempre a aquecer a sala num valor mínimo. Que dependendo do AC poder ser melhor em termos energéticos.

Por isso digo que melhor do que o Aquecimento é o Isolamento, que é essencial e a primeira coisa a ter em consideração para um bom aquecimento com um custo mínimo.

Conclusão: Bom isolamento..... Podes deixar no Auto com 21º. Fraco isolamento, usa modo aquecimento 21º a 23º e vais fazendo a gestão do calor "manualmente". Eu tenho fraco isolamento e uso o quente no Automático no inicio 24º e depois de aquecer a sala, coloco no conforto 22/23º e ele aquenta desta forma o calor.

Isto da minha experiencia.
No máximo cada Ar condicionado deve gastar 1300W.
Vou testar, e tentar medir os gastos.
 
No máximo cada Ar condicionado deve gastar 1300W.
Vou testar, e tentar medir os gastos.
Se forem de 9000 Btus.....
O meu é de 18.000 Btus na sala....

Se consegues controlar os consumos, então faz um dia no automático e um dia no quente.
Verifica se os dias são o mais idênticos possível, pois o frio lá fora também influencia o comportamento do AC no interior.
 
Não tenho a certeza, mas penso que o Automático gasta igual ao estar em modo Aquecer. O que difere é que ele muda os modos durante o ano, conforme a temperatura pede para aquecer ou para arrefecer automaticamente. Não é necessário nós escolhermos manualmente
 
Não tenho a certeza, mas penso que o Automático gasta igual ao estar em modo Aquecer. O que difere é que ele muda os modos durante o ano, conforme a temperatura pede para aquecer ou para arrefecer automaticamente. Não é necessário nós escolhermos manualmente
Vou falar apenas do meu caso.

Quando meto no Automático, o meu AC, trabalha como já descrevi e faz "ciclos" muito curtos entre o desligar e atingir o máximo de potencia. Isto faz com que gaste mais do que o modo quente.
Outra coisa que o modo Automático faz para além de aumentar ou diminuir a potencia do AC, é usar ar quente ou ar frio para regular a temperatura da sala. Quando a sala está quente, diminui a "potencia" do ar e ao mesmo tempo "mete" ar frio ou menos quente. Quando fica frio, aumenta o caudal de ar e aumenta a temperatura do ar para aquecer mais depressa.

Esta forma de trabalhar do AC, por vezes dá um certo desconforto no ambiente da sala. Por vezes sentimos ar frio ou ar quente a "circular" na sala.
 
@Paulobo obrigado pelo feedback.
Eu como não uso o modo Auto, pensei que funcionasse da forma que descrevi.
Mas atenção..... Este é o meu caso, onde tenho fraco isolamento e quando desligo o aquecimento da casa, em menos de 1/2 hora fico com a casa fria outra vez. É por isso que o meu AC trabalha desta forma. Com ciclos de aquecimento e arrefecimento muito curtos.

Nada como experimentar e ver o comportamento no vosso caso. E se calhar o seu AC é de outra marca, diferente dos meus e consiga resultados diferentes do meu, no modo Automático. (Os meus AC são Samsung)
 
Tenho ar condicionado 12000 na sala, com 40m2, deixo ele no 25 depois 24 e auto. Segundo termómetro ambiente q tenho na sala, as temperaturas ficam em 21 a 22. Vocês acham que Ta dando conta? Obrigado.
 
Conclusão: Bom isolamento..... Podes deixar no Auto com 21º. Fraco isolamento, usa modo aquecimento 21º a 23º e vais fazendo a gestão do calor "manualmente". Eu tenho fraco isolamento e uso o quente no Automático no inicio 24º e depois de aquecer a sala, coloco no conforto 22/23º e ele aquenta desta forma o calor.

Isto da minha experiencia.

O teu problema está aqui, andar a mexer nas temperaturas.

Colocas em 22 automático sempre e deixas de andar ter esses ciclos.
 
Mas atenção..... Este é o meu caso, onde tenho fraco isolamento e quando desligo o aquecimento da casa, em menos de 1/2 hora fico com a casa fria outra vez. É por isso que o meu AC trabalha desta forma. Com ciclos de aquecimento e arrefecimento muito curtos.

Nada como experimentar e ver o comportamento no vosso caso. E se calhar o seu AC é de outra marca, diferente dos meus e consiga resultados diferentes do meu, no modo Automático. (Os meus AC são Samsung)

Esse era exactamente o comportamento do meu AC, também da marca Samsung, modelo MH035FPEA instalado em 2008/2009.
Mas sinceramente nunca notei diferença entre modo Auto e modo Quente. Tanto quanto sei o principal problema nestes modelos é a forma como ele mede e gere a temperatura. Estava à espera que ele mantivesse um regime de fluxo mais baixo quando atingisse a temperatura desejada para manter a temperatura, em vez de desligar por completo o fluxo de ar, mas em vez disso desliga por completo e deixa cair a temperatura.
 
Esse era exactamente o comportamento do meu AC, também da marca Samsung, modelo MH035FPEA instalado em 2008/2009.
Mas sinceramente nunca notei diferença entre modo Auto e modo Quente. Tanto quanto sei o principal problema nestes modelos é a forma como ele mede e gere a temperatura. Estava à espera que ele mantivesse um regime de fluxo mais baixo quando atingisse a temperatura desejada para manter a temperatura, em vez de desligar por completo o fluxo de ar, mas em vez disso desliga por completo e deixa cair a temperatura.
Correcto. Tenho o meu AC da sala no automático e a 22º e está sempre a ligar e a desligar. Não consegue estabilizar e controlar de uma forma mais "suave". Parece que vai gastar menos pois a media será menor do que se estiver sempre ligado no Modo Quente a 22º.

Vê o comportamento do meu AC quando o liguei perto das 11:00 até perto do 12:20. Coloco só este tempo pois não tinha mais nenhuma maquina ligada e assim conseguimos ver só o AC. Neste momento continua em Modo automatica e o comportamento é igual e com ciclos iguais.

Dá-me a ideia que está a ter um consumo menor mas estas contas só as vou fazer no fim do dia, para ter em consideração o frio de logo à noite e assim comparar coisas iguais.

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/v5E-ZPA
 
Back
Topo