1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Ar condicionado

Discussão em 'Electrodomésticos' iniciada por mad_maximo, 18 de Janeiro de 2018. (Respostas: 901; Visualizações: 127496)

1. "Ar condicionado e salamandra a pellets são dos que mais custam no início, mas por ano pesam menos de 25 euros na conta da eletricidade"

Mas quem escreveu isto?
    Ar condicionado 25€ por ano, só se não o ligarem. E salamandra a pellets, claro não deve gastar mais que 25€ de electricidade... porque é a pellets

2. 18.000 corresponde a 5275w de calor/frio transferido.
    o Ar Condicionado não utiliza electricidade para produzir calor, tens que ver quanto é que o compressor gasta para transferir o calor do exterior para o interior da habitação, ou seja, tens que dividir esse valor pelo COP, sendo que o COP varia em função da temperatura a e potência a que está a operar.
    actualmente usa-se também o SCOP que tenta determinar o COP tendo em conta a sazonalidade e a região, que no caso de Portugal em aquecimento é superior dado as nossa temperaturas serem superiores à média da Europa.

3. Boas pessoal, para a semana vou montar Toyotomi 9mil + 9mil + 9mil + 12mil multi split após ter pesquisado bastante na internet. É de uma loja e consegui 1 bom preço com instalação. Irei dar feedback pois é a primeira casa onde vou ter AC. Vivo na zona da Ericeira e a minha casa é fria no inverno e fresca no verão onde será muito raro usar, será mesmo de Novembro a Abril por aí. Eventualmente irão existir aqueles dias de verão onde irá saber bem ligar o AC mas comprei sem dúvida para aquecimento. As áreas são de 27m2 + 18m2 + 17m2 + 16m2. Como a diferença era só de 15€ de 7000btu para 9000btu o técnico sugeriu fazer desta maneira. O apartamento tem 1 excelente isolamento por isso espero "bons consumos", já estou farto de mantas :) Algumas dicas para fazer setup já que vamos entrar em confinamento? A série que vou pôr é Izuro , gama média/alta já com excelente feedback em Portugal. Somos só 1 casal e ponderei pôr só na sala e quarto mas costumo ter muitas visitas de férias o ano todo daí pôr nas 4 divisões. Ainda ponderei também pôr só quarto + sala + cozinha.

4. Estás exactamente na mesma situação que eu, vou aproveitar para me "colar" ao teu post. Já tinha feito um post anterior mas ainda não conseguir ter uma resposta conclusiva. Pretendo colocar AC sobretudo para aquecer e na sala tenho opiniões muito divergentes dos técnicos, uns dizem 12.000 e outros 15.000, só que devido a pré-instalação estou bastante condicionado, a maior parte das marcas só dá para por 12.000 (caso da Daikin que era a marca que eu preferia).

Neste momento estou inclinado para Daikin Stylish com 12.000 BTUs. Acham que para aquecer, sala de e 29m2 com muito vidro voltada a sudoeste, prédio recente de 2009, clima temperado da zona de Lisboa, chegam os 12.000 BTUs?
    E já agora se 12.000 não forem suficientes, mas tiver o cuidado de deixar ligado mais tempo para quebrar a inércia térmica, isso irá reflectir-se num maior consumo energético?

@Bernardo CR como chegaste a esses valores de BTUs?

5. AJS-BILA

AJS-BILA Power Member

Viva @Bernardo CR

Como o espaço exterior não abunda em apartamentos, fazes bem em colocar o multi de 4 aparelhos com uma única máquina exterior.
    Se não for indiscrição, por quanto te fica esse Set up? Tens pré instalação?

6. Falei com 4 ou 5 técnicos e todos deram-me 12.000btus para a minha sala de 27m2. Como disse vivo na zona da Ericeira onde faz bastante + frio que Lisboa apesar de ter 1 excelente isolamento no meu apartamento. Tive orçamentos da Daikin , Mitsubishi, e Toyotomi , no total 5 orçamentos. Daikin até mesmo material, instalação de 1 para outro eram 1000€ de diferença...

Última edição: 14 de Janeiro de 2021 às 08:20
  7. Por acaso tenho 1 logradouro de 50m2 a sul onde fiz 1 deck com piscina (parece quase 1 tanque de 3.6m por 3.5m) e churrasqueira e outro terraço a norte com 7.5m2. Tenho pré instalação feita , a construção é de 2010. Quanto ao orçamento fui pela pessoa que foi + profissional e esclarecedora , prestável nas minhas dúvidas e onde consegui negociar o melhor valor. Posso passar contato por MP se pretenderes. Pesquisei bastante sobre a Toyotomi e é realmente uma boa marca , máquinas japonesas, económicas, silenciosas, alta qualidade, bons preços, ionização de partículas, etc. Valores entre 2200€ a 2400€ com tudo incluído, preço final ficou entre eu e ele, nada como lhe pedires 1 orçamento. Pesquisa o modelo Izuro Para a semana já vou dar feedback geral.

8. the_killer

the_killer Power Member

já tive daikin e ac noutra casa e vou montar nesta novamente, apesar de ter recuperador a pellets e aquecimento central a gás natural

na altura, e agora, nunca ligo aos btus e só olho pros KW emitidos, principalmente em calor que é mais facil comparar com outros sistemas de aquecimento
    e na altura vi claramente que havia ac's de outras marcas de 9000btus que faziam 2-3k de aquecimento e o meu fazia salvo erro 4kw..
    e o 9000btu para uma sala de 26m2 com janelas xptos mas parede simples chegava, mas recomendo 12mil

9. the_killer

the_killer Power Member

um pouco offtopic, quanto gastaste no tanque ? :-)
    a toyotoma parece que só entrou agora mesmo no mercado tuga

10. Illusion4u

Illusion4u Power Member

Olhar só os kW emitidos é um erro, porque pode ter uma resistencia de backup.

11. the_killer

the_killer Power Member

ok, nunca ouvi falar em resistencia de backup num AC com bomba calor... onde posso ler sobre isso?

12. tiagomonteiro76

tiagomonteiro76 Power Member

Com esses valores da Toyotomi, tinhas conseguido meter LG, em que é mais fácil o pós-venda

13. Sim, tem pouco tempo no mercado tuga mas com excelente feedback. Quanto ao tanque gastei cerca de 7k incluindo escavar, betão armado, tela, liner, skimmers, máquinas, betomar tudo, deck completo, churrasqueira, escadas, eletricidade, águas, mosaico, etc. Consigo pôr 20 pessoas a comer com mesa corrida e dá para 1 mergulho de cabeça com calma para não partir os cornos. Tem 1.50 na parte + funda.

14. Já há bastantes empresas a venderem Toyotomi e ambos que me fizeram orçamento deram-me 4 anos de garantia e serviço de acompanhamento pós venda. Desde que fique satisfeito é o + importante.

15. tiagomonteiro76

tiagomonteiro76 Power Member

Acredito, mas também há muitas empresas a vender Midea, htw, etc etc....e depois quando é preciso peças, é que é do caraças.
    Mas o importante é que estejas satisfeito

16. Sim Tiago, eu perguntei sobre isso e ambas as empresas tem contato direto com a importadora em PT, uma delas já instalou 80 equipamentos nos últimos 2 anos sensivelmente sem problema algum. Até foi sincero a dizer que só teve uma situação problemática com 1 cliente que foi resolvida no espaço de 3 dias após instalação já tinha passado 1 ano e meio. Mas satisfeito a 100% só poderei dizer mesmo para a semana quando tiver tudo instalado e a funcionar

17. AJS-BILA

AJS-BILA Power Member

Obrigado era só para ter ideia de valores, pois não conhecia a marca, apesar de a ver à venda online. Se é japonês é bom
    São bons preços, já com tudo incluído.
    Eu tive um multisplit de 4, parecido com o teu Set e táva muito satisfeito com o funcionamento, quer a aquecer quer a arrefecer.

18. Peter11

Peter11 Power Member

Boas pessoal, preciso da vossa ajuda

Pretendo colocar um AC numa sala de 27m2

Andei a rondar duas lojas de venda e instalação de AC e os melhores que me falaram foram estes dois modelos.

Samsung Wind Free ELITE 12000 Btu's

SEER 8,5 A+++ | SCOOP 5,1 A+++
    3,5kW (0,9 - 4,8) | 4kW (0,8 - 7,3)

Daikin PERFERA 12000 Btu's

SEER 8,65 A+++ | SCOOP 5,1 A+++
    3,4kW (1,4 - 4) | 4kW (1,4 - 5,2)

Qual acham ser a melhor opção?
    Obrigado

19. AJS-BILA

AJS-BILA Power Member

Daikin sem dúvida.
    Pesquisa o Scop para ambos mas para zonas frias para poderes comparar melhor

Edit: Esquece o que disse ambos tem Scop de 5,1 A+++

Última edição: 14 de Janeiro de 2021 às 11:46