Ar condicionado

Onde encomendaste ? E já tens preços para a instalação sendo tu a comprar as máquinas ?
O onde posso te dizer por PM.

Sim o preço acordado era comigo a a comprar as unidades e o instalador a coloca las e o resto de todo o material necessário.

Ele também apresentou o preço para Mitsubishi, mas era mais caro, 350€ mais, menos eficiente e com menos features.

A adoração que têm aqui a Daikin e Mitsubishi não faz sentido, e eu trabalho em ventilação industrial.

Quando a instalação estiver concluída, depois da máquina exterior chegar posso deixar feedback quanto a isso e recomenda-lo ou não.
 
O onde posso te dizer por PM.

Sim o preço acordado era comigo a a comprar as unidades e o instalador a coloca las e o resto de todo o material necessário.

Ele também apresentou o preço para Mitsubishi, mas era mais caro, 350€ mais, menos eficiente e com menos features.

A adoração que têm aqui a Daikin e Mitsubishi não faz sentido, e eu trabalho em ventilação industrial.

Quando a instalação estiver concluída, depois da máquina exterior chegar posso deixar feedback quanto a isso e recomenda-lo ou não.
Podes me dar umas dicas o porque não ter sentido?
Para pessoas leigas como eu, toda a informação é bem vinda.
Acho que não é adoração (pela minha parte), mas sim pelos entendidos (instaladores) dizem...
 
Podes me dar umas dicas o porque não ter sentido?
Para pessoas leigas como eu, toda a informação é bem vinda.
Acho que não é adoração (pela minha parte), mas sim pelos entendidos (instaladores) dizem...

Tinha escrito um texto gigante, e gravado como rascunho mas o forum não guardou.

O resumo é: 80% dos problemas occorem por má instalação, 10% por falta de manutenção, 10% por sub dimensionamento das unidades.

Hoje em dia qualquer marca conhecida, certificada pela eurovent, oferece garantias de performance e qualidade.

No caso concreto do meu MU3R19, usa o mesmo compressor do MU3R21, MU3R25.

https://lg-b2b.ru/upload/iblock/4ee/Multi_R32_ODU_2020_English.pdf

Dkt208ma, só que na minha unidade está capado (por software) da velocidade máxima. Daí o regime de funcionamento ser optimo e o mais eficiente de toda a gama com aqueles valores de SEER e COP

https://www.lg.com/global/business/download/resources/cm/Aircon_Compressor_1207.pdf


Se os instaladores continuam a querer instalar MiTSHUBISHI e Daikin, não será mais que preferencia pessoal, mitos e melhores margens, do ponto de vista técnico não faz sentido.
 
Boas

Vivo num T3, já tenho um Ac num dos quartos e agora quero por nos outros 2 quartos que faltam e na sala. Andei a pedir orçamentos, e até agora tenho: Multisplit 3X1 (9000+9000+12000)btu da Samsung, modelo Elite com instalação pediram-me cerca de 4300€. E tenho outro de uma marca que não conheço, Coolwell (linha branca da Bosh?!), que por 3 monospilt (2 de 9000 e 1 de 12000btu) fica por 2000€ já com instalação.
Disseram-me também que os ac da Samsung dão muitos problemas... dão mesmo?
Com esta diferença de preços a minha dúvida é: se optar pela Samsung fico mais bem servida?
 
Boas.
Já recebi orçamento para um multi split de 9000+12000

Daikin Perfera com a unidade exterior 2MXM50N - € 1825 + instalação
Mitsubishi AP com a unidade exterior 2F53VF - € 1535 + instalação
Samsung Confort com a unidade exterior AJ050TXJ2KG - € 1390 + instalação

Face a estas diferenças, estava inclinado para o Mitsubshi AP.
Que vos parece ?

Uma coisa que estive a ver é que há muitos instaladores que metem a máquina exterior mais baixa que estas, por exemplo no caso da Daikin Perfera 9000 + 12000 metem a 2MXM40N, enquanto este propõe a 50N. Na prática que diferença vai fazer ?
 
Boas

Vivo num T3, já tenho um Ac num dos quartos e agora quero por nos outros 2 quartos que faltam e na sala. Andei a pedir orçamentos, e até agora tenho: Multisplit 3X1 (9000+9000+12000)btu da Samsung, modelo Elite com instalação pediram-me cerca de 4300€. E tenho outro de uma marca que não conheço, Coolwell (linha branca da Bosh?!), que por 3 monospilt (2 de 9000 e 1 de 12000btu) fica por 2000€ já com instalação.
Disseram-me também que os ac da Samsung dão muitos problemas... dão mesmo?
Com esta diferença de preços a minha dúvida é: se optar pela Samsung fico mais bem servida?

Acabei de colocar em cima 3x1 da LG (MU3R19.U21) mais 3 unidades 9000+9000+12000 (DC09RT e DC12RT), por 1400€ mais instalação.
 
Boas.
Já recebi orçamento para um multi split de 9000+12000

Daikin Perfera com a unidade exterior 2MXM50N - € 1825 + instalação
Mitsubishi AP com a unidade exterior 2F53VF - € 1535 + instalação
Samsung Confort com a unidade exterior AJ050TXJ2KG - € 1390 + instalação

Face a estas diferenças, estava inclinado para o Mitsubshi AP.
Que vos parece ?

Uma coisa que estive a ver é que há muitos instaladores que metem a máquina exterior mais baixa que estas, por exemplo no caso da Daikin Perfera 9000 + 12000 metem a 2MXM40N, enquanto este propõe a 50N. Na prática que diferença vai fazer ?
Ia para a mitsubishi. Em relação à daikin, vê no catálogo qual a combinação recomendada.
 
Boas.
Já recebi orçamento para um multi split de 9000+12000

Daikin Perfera com a unidade exterior 2MXM50N - € 1825 + instalação
Mitsubishi AP com a unidade exterior 2F53VF - € 1535 + instalação
Samsung Confort com a unidade exterior AJ050TXJ2KG - € 1390 + instalação

Face a estas diferenças, estava inclinado para o Mitsubshi AP.
Que vos parece ?

Uma coisa que estive a ver é que há muitos instaladores que metem a máquina exterior mais baixa que estas, por exemplo no caso da Daikin Perfera 9000 + 12000 metem a 2MXM40N, enquanto este propõe a 50N. Na prática que diferença vai fazer ?
Na pratica ou tens 14000 BTU ou 18000 BTU total.

Num dia quente não terás frio suficiente, num dia frio não terás calor suficiente.

Mitshubishi tem valores piores de SCOP e SEER comparado com o daikin.
 
Na pratica ou tens 14000 BTU ou 18000 BTU total.

Num dia quente não terás frio suficiente, num dia frio não terás calor suficiente.

Mitshubishi tem valores piores de SCOP e SEER comparado com o daikin.
Mas valerá 300 euros de diferença?

Em relação ao que referes no início significa que é melhor ter uma máquina exterior maior que menor, certo?
Mas são ambas sub dimensionadas ou a maior está correto e a menor curta?
 
Última edição:
Mas valerá 300 euros de diferença?

Em relação ao que referes no início significa que é melhor ter uma máquina exterior maior que menor, certo?
Mas são ambas sub dimensionadas ou a maior está correto e a menor curta?
Pessoalmente os 1800 que vais pagar começam logo por não valer a pena.

Somando a isso pagar menos, mas ter um sistema que em alturas extremas, poderá não funcionar de forma suficiente acho ainda pior.

Fizeram algum estudo das perdas termicas do local onde vais instalar?
 
Pessoalmente os 1800 que vais pagar começam logo por não valer a pena.

Somando a isso pagar menos, mas ter um sistema que em alturas extremas, poderá não funcionar de forma suficiente acho ainda pior.

Fizeram algum estudo das perdas termicas do local onde vais instalar?
Então o que aconselhas?
 
Boas.
Já recebi orçamento para um multi split de 9000+12000

Daikin Perfera com a unidade exterior 2MXM50N - € 1825 + instalação
Mitsubishi AP com a unidade exterior 2F53VF - € 1535 + instalação
Samsung Confort com a unidade exterior AJ050TXJ2KG - € 1390 + instalação

Face a estas diferenças, estava inclinado para o Mitsubshi AP.
Que vos parece ?

Uma coisa que estive a ver é que há muitos instaladores que metem a máquina exterior mais baixa que estas, por exemplo no caso da Daikin Perfera 9000 + 12000 metem a 2MXM40N, enquanto este propõe a 50N. Na prática que diferença vai fazer ?

Em vagas de frio como a que houve este ano ter uma máquina exterior mais potente faz toda a diferença. Principalmente se estiver a pensar ligar o AC apenas em parte do dia, se for para estar ligado todo o dia já não deve necessitar da máquina mais potente.

De qualquer forma marcas como a Mitsubishi tem engenheiros que dimensionam o sistema de acordo com a sua casa, pelo menos na minha casa o meu instalador pediu que o fizessem.
 
Em vagas de frio como a que houve este ano ter uma máquina exterior mais potente faz toda a diferença. Principalmente se estiver a pensar ligar o AC apenas em parte do dia, se for para estar ligado todo o dia já não deve necessitar da máquina mais potente.

De qualquer forma marcas como a Mitsubishi tem engenheiros que dimensionam o sistema de acordo com a sua casa, pelo menos na minha casa o meu instalador pediu que o fizessem.
Quem foi o instalador?
 
Quem foi o instalador?

Instalei com a Lusitar.

Fiz outro pedido de orçamento a um instalador mais modesto que também solicitou à Samsung para dimensionar as máquinas.
Penso que as marcas mais conhecidas tenham gente dedicada a dimensionar os sistemas.
O dimensionamento feito pela Samsung pouco variou do que fez a Mitsubishi.

Se já tiver a pré instalação feita os diâmetros das tubagens condicionam as máquinas a instalar.
 
na casa que tive antes com parede simples construção antiga, mas janelas boas, com maquinas de 7000btu daikin em minutos tinha os quartos dos 14-15 graus ate aos 20º sem problemas...
nesta meti 9000btu pq eram 20€ de diferença e o mais rapido a meter, liguei-as hoje só para as usar e aumentei dos 20 aos 22 graus em 10-15 minutos

ou seja, numa casa de 1958 com construção mais fraca que havia, só com janelas xptos e com os daikin de menor potencia (na sala de 26m2 tinha 9mil btu) nunca tive qualquer tipo de problema a garantir temperaturas

claro que no inverno nunca metia mais do que 20 ou 22 graus no maximo

mas isto tudo para dizer que vejo o pessoal a exagerar nas potencias das maquinas tipicamente
 
na casa que tive antes com parede simples construção antiga, mas janelas boas, com maquinas de 7000btu daikin em minutos tinha os quartos dos 14-15 graus ate aos 20º sem problemas...
nesta meti 9000btu pq eram 20€ de diferença e o mais rapido a meter, liguei-as hoje só para as usar e aumentei dos 20 aos 22 graus em 10-15 minutos

ou seja, numa casa de 1958 com construção mais fraca que havia, só com janelas xptos e com os daikin de menor potencia (na sala de 26m2 tinha 9mil btu) nunca tive qualquer tipo de problema a garantir temperaturas

claro que no inverno nunca metia mais do que 20 ou 22 graus no maximo

mas isto tudo para dizer que vejo o pessoal a exagerar nas potencias das maquinas tipicamente
Não é uma questão de exagerar ou não.

É uma questão de fazer os calculos e não mandar valores para o alto. Já calculei estes valores à mão imensas vezes.

Perdas pelas paredes, envidracado e ventilação. Ventilação, especialmente sem recuperação de energia leva uma larga parte das perdas.



Aqui está um bom excel, modificavel, com os vários metdos possivel, uns mais simples que outros.

https://paginas.fe.up.pt/~em00003/
 
sem duvida que sim,
atenção que depois os equipamentos trabalham muito mais para manter a temperatura sem duvida
e eu nao percebo nem sou da area, mas pela minha experiencia e orçamentos que tive na altura e indo para os mais 'fracos' na realidade ficaram a funcionar muito bem
 
Back
Topo