Ar condicionado

Boas pessoal,

Quero meter ar condicionado num apartamento T3 na zona de Lisboa, sobretudo para aproveitar o incentivo do fundo ambiental, já que a casa nao tem exposição solar directa (orientação norte).... Ate agora tive dois orçamentos que me foram enviados e queria a vossa opinião sobre o mais em "conta" até agora.... De momento estou mais ou menos decidido optar por equipamentos Haier (o meu pai ja tem vários e até agora teem funcionado como esperado e sem problemas) e do que tenho visto a melhor marca é Daikin, mas bastante mais caro. Os roços da pré instalação ja estão combinados com o empreiteiro que só espera o input do instalador.

Antes de vos falar do orçamento gostava de saber se alguém me sabe dizer se a gama Flexis vale realmente a pena em relação às gamas Tundra e Flair (estava mais inclinado para estas pela diferença de preço).

A ideia é colocar um multi split de 3 para os quartos e um monosplit para a sala. As áreas sao à volta de 15/10/10m2 para os quartos e 25 para a sala. 9000 de BTU para quartos e 12000 para a sala esta correcto, ou sobredimensionado?

O que me está a ser apresentado é o seguinte:

HAIER: (Sala e quartos) FLEXIS R32
Sala 12.000 AS35S2SF1FA WH + 1U35S2SM1FA
Quarto 1 9.000 AS25S2SF1FA WH
Quarto 2 9.000 AS25S2SF1FA WH
Quarto 3 9.000 AS25S2SF1FA WH
UN. EXTERIOR 3U70S2SR3FA
TOTAL EQUIPAMENTOS € 2 692,00
Instalação € 1 000,00
TOTAL € 3 692,00

Ou

HAIER:
- quartos FLAIR R32
- sala : TUNDRA R32

AS35TADHRA CLC + 1U35MEEFRA
Quarto 1 9.000 AS25S2SF2FA 3
Quarto 2 9.000 AS25S2SF2FA 3
Quarto 3 9.000 AS25S2SF2FA 3
UN. EXTERIOR Cir. II N.A CMT999FLAIR55

Total Equipamentos: € 1 932,00
Total instalação: € 1 000,00
TOTAL € 2 932,00

Aos totais ha que somar o IVA, já q o orçamento nao o incluia.

Obrigado desde já pela ajuda.

Cumps

N3RO

Power Member
Acho os Perfera bons (muito bons mesmo), tipo gama média alta dentro da Daikin, mas de topo, com muito boa eficiência energética A+++. São uma boa escolha,na minha opinião. Os Comfora, comparativamente,não são comparáveis e ainda para mais sem o Wifi.

@AJS-BILA

Entretanto tive um orçamento de um parceiro enviado pela Daikin, o que me inspira mais confiança e com menos chatices.

Este propôs a colocação de unidades Stylish em vez das Perfera, o que pelo menos do ponto de vista estético são mais interessantes.

Recordando, apartamento com aprox. 65m2:
- 2 quartos com 10m2
- 1 sala com 18m2

Propôs o seguinte:

Quarto 1: CTXA15AW (480€ + IVA)
Quarto 2: CTXA15AW (480€ + IVA)
Sala: FTXA35AW (600€ + IVA)

Unidade Exterior: 3MXM52N8 (1400€ + IVA)

Total equipamentos: 2960€ + IVA
Instalação: 480€ + IVA

Total: 3440€ + IVA // (4231.20€ IVA inc.)

Numa pesquisa rápida na internet, os preços foram um bocadinho esticados, não?

Pelo que percebi o CTXA15AW será de 5000BTU, correcto? Isto não será curto para os quartos?

Obrigado pela ajuda

leocris

Power Member
@AJS-BILA

Entretanto tive um orçamento de um parceiro enviado pela Daikin, o que me inspira mais confiança e com menos chatices.

Este propôs a colocação de unidades Stylish em vez das Perfera, o que pelo menos do ponto de vista estético são mais interessantes.

Recordando, apartamento com aprox. 65m2:
- 2 quartos com 10m2
- 1 sala com 18m2

Propôs o seguinte:

Quarto 1: CTXA15AW (480€ + IVA)
Quarto 2: CTXA15AW (480€ + IVA)
Sala: FTXA35AW (600€ + IVA)

Unidade Exterior: 3MXM52N8 (1400€ + IVA)

Total equipamentos: 2960€ + IVA
Instalação: 480€ + IVA

Total: 3440€ + IVA // (4231.20€ IVA inc.)

Numa pesquisa rápida na internet, os preços foram um bocadinho esticados, não?

Pelo que percebi o CTXA15AW será de 5000BTU, correcto? Isto não será curto para os quartos?

Obrigado pela ajuda

Para mim os stylish não compensa minimamente.
São exatamente o mesmo ac do novo perfera com a componente estética mas MUITO mais caros.
Tenho 3 perfera dos novos em casa e só tenho coisas positivas a apontar...

AJS-BILA

Power Member
Sim isso fica a 1400€ cada máquina (duas delas de 5000btus) e instalação incluída, o que é muito caro na minha opinião, ressalvando que é quase o topo de gama da Daikin. Parece me, que o que parece barato na instalação, é compensado com o abuso do preço das máquinas.
Já tentaste a Hidrofase, tens o topo da Mitsubishi Kirigamine (

MITSUBISHI MULTI-SPLIT 3X1 KIRIGAMINE ZEN R32 C/ WIFI (9000+9000+12000 BTUS))​

por 2250€?

Ou a Daikin Stylish 9+9+12 por 2295€?

reise

Power Member
Trata-se da certificação para o manuseamento dos gases.
Tem de estar incluída na lista de um dos vários certificadores reconhecidos pela APAmbiente, que podem ser consultadas aqui:
https://apambiente.pt/avaliacao-e-gestao-ambiental/listagens-de-certificados-e-atestados-emitidos

Está no último ponto do que citaste. Não sendo a empresa certificada não tens hipóteses pois estarias a recorrer a uma empresa com actividade ilegal.

Entretanto hoje vieram instalar os meus painéis fotovoltaicos e estive a rever os documentos do fundo ambiental para submeter a minha candidatura e encontrei isto
6. A EMPRESA QUE VENDEU A BOMBA DE CALOR NÃO É A MESMA QUE A INSTALOU. QUAL DAS EMPRESAS DEVE
APRESENTAR O CERTIFICADO DE MANUSEAMENTO DE GASES FLUORADOS?
O certificado de manuseamento de gases fluorados deve ser apresentado pela empresa instaladora.

Kraizy

Power Member
Já tenho pré-instalação de AC e pedi um orçamento. O técnico que cá veio, disse que mesmo assim tem que ser feita obra de pedreiro porque o espaço na parede é pequeno e o esgoto não está nivelado e tal e tal…
Como não percebo nada disto, achei que tendo a pré-instalação deveria ser fácil.

A solução apresentada não contempla as obras de pedreiro para alargar o espaço da instalação. Isso terá de ser por minha conta porque a empresa não efetua esses trabalhos. Apenas faz a instalação do AC.
Acho estranho !!!

Em alternativa, sem obra de pedreiro, a empresa propõe instalar umas bombas extra para escoar a água.
Mas isso ainda fica um pouco caro. Por outro lado não sei quanto custaria o trabalho de pedreiro nem como explicar ao homem o que deve fazer !!!

Alguém já tem experiencia com estas bombas ?
Isso resolve ? Faz muito barulho ?

leocris

Power Member
Já tenho pré-instalação de AC e pedi um orçamento. O técnico que cá veio, disse que mesmo assim tem que ser feita obra de pedreiro porque o espaço na parede é pequeno e o esgoto não está nivelado e tal e tal…
Como não percebo nada disto, achei que tendo a pré-instalação deveria ser fácil.

A solução apresentada não contempla as obras de pedreiro para alargar o espaço da instalação. Isso terá de ser por minha conta porque a empresa não efetua esses trabalhos. Apenas faz a instalação do AC.
Acho estranho !!!

Em alternativa, sem obra de pedreiro, a empresa propõe instalar umas bombas extra para escoar a água.
Mas isso ainda fica um pouco caro. Por outro lado não sei quanto custaria o trabalho de pedreiro nem como explicar ao homem o que deve fazer !!!

Alguém já tem experiencia com estas bombas ?
Isso resolve ? Faz muito barulho ?

Eu tenho uma dessas bombas daikin na sala. Tinha pré instalação mas tinha os cabos de cobre com fugas e tiveram de fazer nova instalação e colocar uma dessas bombas.

Faz algum barulho de tempos a tempos, tipo mugido de uma vaca.
Num quarto de noite é para esquecer...

Kraizy

Power Member
Eu tenho uma dessas bombas daikin na sala. Tinha pré instalação mas tinha os cabos de cobre com fugas e tiveram de fazer nova instalação e colocar uma dessas bombas.

Faz algum barulho de tempos a tempos, tipo mugido de uma vaca.
Num quarto de noite é para esquecer...
Obrigado pela opinião. É precisamente esse tipo de barulho nos quartos que me preocupa. O técnico disse que as bombas fazem um ligeiro ruido. Agora uma coisa é o que eles dizem, outra coisa é a realidade durante a noite.

Vou então avaliar a possibilidade de chamar um pedreiro. Não percebo é porque estas empresas de AC não fazem logo tudo. Claro que é mais fácil meter só uns parafusos na parede e fazer umas soldaduras. Mas lá que cobram bem esse serviço, lá isso cobram !!!

leocris

Power Member
Os técnicos de um representante daikin da zona fizerem a nova instalação e tiveram de andar a furar paredes.
Vai muito da sabedoria e competência de quem instala!

Boas pessoal,

Quero meter ar condicionado num apartamento T3 na zona de Lisboa, sobretudo para aproveitar o incentivo do fundo ambiental, já que a casa nao tem exposição solar directa (orientação norte).... Ate agora tive dois orçamentos que me foram enviados e queria a vossa opinião sobre o mais em "conta" até agora.... De momento estou mais ou menos decidido optar por equipamentos Haier (o meu pai ja tem vários e até agora teem funcionado como esperado e sem problemas) e do que tenho visto a melhor marca é Daikin, mas bastante mais caro. Os roços da pré instalação ja estão combinados com o empreiteiro que só espera o input do instalador.

Antes de vos falar do orçamento gostava de saber se alguém me sabe dizer se a gama Flexis vale realmente a pena em relação às gamas Tundra e Flair (estava mais inclinado para estas pela diferença de preço).

A ideia é colocar um multi split de 3 para os quartos e um monosplit para a sala. As áreas sao à volta de 15/10/10m2 para os quartos e 25 para a sala. 9000 de BTU para quartos e 12000 para a sala esta correcto, ou sobredimensionado?

O que me está a ser apresentado é o seguinte:

HAIER: (Sala e quartos) FLEXIS R32
Sala 12.000 AS35S2SF1FA WH + 1U35S2SM1FA
Quarto 1 9.000 AS25S2SF1FA WH
Quarto 2 9.000 AS25S2SF1FA WH
Quarto 3 9.000 AS25S2SF1FA WH
UN. EXTERIOR 3U70S2SR3FA
TOTAL EQUIPAMENTOS € 2 692,00
Instalação € 1 000,00
TOTAL € 3 692,00

Ou

HAIER:
- quartos FLAIR R32
- sala : TUNDRA R32

AS35TADHRA CLC + 1U35MEEFRA
Quarto 1 9.000 AS25S2SF2FA 3
Quarto 2 9.000 AS25S2SF2FA 3
Quarto 3 9.000 AS25S2SF2FA 3
UN. EXTERIOR Cir. II N.A CMT999FLAIR55

Total Equipamentos: € 1 932,00
Total instalação: € 1 000,00
TOTAL € 2 932,00

Aos totais ha que somar o IVA, já q o orçamento nao o incluia.

Obrigado desde já pela ajuda.

Cumps
Alguem me consegue dar umas luzes?

Boas,

Estou a pensar adquirir ar condicionado para a minha casa (T3) em que vou colocar nos quartos e na sala. Para tal estou a pensar adquirir 3 9000BTU e um 12000BTU.
Queria perceber quais os melhores modelos que estão no mercado, sendo que daquilo que tenho visto e tenho em mente são os seguintes:
- Daikin Perfera;
- LG Air Purifier;
- LG Deluxe (Sendo que este reparei haver modelo RT e RQ, mas não sei qual a diferença)
A loja onde fui recomendaram bastante a LG, pelo que disseram que era uma marca boa no que toca a qualidade/preço.
Gostava de saber destes qual seria o melhor ou se há opções melhores ai no mercado.
O meu objectivo é adquirir uma boa máquina e fiável e que seja silenciosa, eficiente e com algumas funcionalidades que possam ser vantajosas, tais como wifi e assim.
A nível de budget, o meu limite é de 5k, pelo que acho que para estes modelos estou confortável.

Qual seria a vossa escolha destes modelos, ou outros que conheçam que sejam melhores e porque?

Obrigado pela atenção,
Diogo

AJS-BILA

Power Member
Boas,

Estou a pensar adquirir ar condicionado para a minha casa (T3) em que vou colocar nos quartos e na sala. Para tal estou a pensar adquirir 3 9000BTU e um 12000BTU.
Queria perceber quais os melhores modelos que estão no mercado, sendo que daquilo que tenho visto e tenho em mente são os seguintes:
- Daikin Perfera;
- LG Air Purifier;
- LG Deluxe (Sendo que este reparei haver modelo RT e RQ, mas não sei qual a diferença)
A loja onde fui recomendaram bastante a LG, pelo que disseram que era uma marca boa no que toca a qualidade/preço.
Gostava de saber destes qual seria o melhor ou se há opções melhores ai no mercado.
O meu objectivo é adquirir uma boa máquina e fiável e que seja silenciosa, eficiente e com algumas funcionalidades que possam ser vantajosas, tais como wifi e assim.
A nível de budget, o meu limite é de 5k, pelo que acho que para estes modelos estou confortável.

Qual seria a vossa escolha destes modelos, ou outros que conheçam que sejam melhores e porque?

Obrigado pela atenção,
Diogo
Eu como gosto da marca LG, iria para a LG DC RQ são ACs com Wi-Fi, purificadores e o mais importante duplo A++.

Boa tarde !
Estou em vias de instalar ar condicionado com classificação energética A++ (capacidade de refrigeração)
e classificação energética A(capacidade de aquecimento)
Será que com estas características é elegível para me candidatar ao fundo ambiental? Pergunto porque as condições de candidatura referem equipamentos A+ ou superiores

Agradeço a ajuda

AJS-BILA

Power Member
@marketp vou colar o que diz no regulamento:

" ...Os sistemas ou equipamentos devem ter uma classe de eficiência energética igual ou superior a “A+”
para o aquecimento e/ou arrefecimento..."

Não me parece que esse aparelho sirva para ser elegível do Fundo Ambiental. De quantos BTUS é esse AC e já agora a marca e modelo?