Ar condicionado

Eu tenho HTW há 4 anos duas máquinas de 9000 e 1 de 12 000 btus com instalação ficou por quase 1200 e até ao momento super satisfeito.
Isso é que foi um excelente negócio!
A compra que eu fiz também de material da Htw não fugiu desse preço. O importante é procurar bem e não comprar nessas grandes superfícies que só querem inflacionar os preços. Por exemplo onde eu comprei, em Leça do balio (Matosinhos), além do excelente preço do material, arranjaram-me um bom instalador também com um bom preço.
Como disse anteriormente e volto a reforçar, importante é procurar bem e informar-se, que foi o que eu fiz antes de comprar o ar condicionado.
 
A compra que eu fiz também de material da Htw não fugiu desse preço. O importante é procurar bem e não comprar nessas grandes superfícies que só querem inflacionar os preços. Por exemplo onde eu comprei, em Leça do balio (Matosinhos), além do excelente preço do material, arranjaram-me um bom instalador também com um bom preço.
Como disse anteriormente e volto a reforçar, importante é procurar bem e informar-se, que foi o que eu fiz antes de comprar o ar condicionado.
Zona de Aveiro arranja se algum instalador de confiança?
Andei a ver na castro, normalmente tem bons preços ...
 
Também andei a ver nessa mas o atendimento e o pós venda não é muito bom e existem muitas reclamações pela Internet fora.
Pelo mesmo preço ou até melhor existe uma '' casa de lampadas'' que está a muitos anos no mercado e entrega o material e tem um ótimo serviço.
 


Que acham disto para 12000btu? O valor já inclui a instalação que preciso. Não conheço a marca. O técnico que fez a vistoria lá em casa parecia minimente competente.
Também tive oferta do mesmo valor noutra casa mas para Hisense, mas ainda não tive visita do técnico.
Também me fizeram ofertas semelhantes para a marca Kaysun.
 
Por acaso nunca percebi qual a ideia de em Portugal se publicitar BTUS. Nem as empresas de ar condiconado as usam.

Usam os vendedores e muito, e aprendi agora que são valores aproximados, por exemplo estou a comparar dois, um de 3,2 kw (10918,85 btu) com um de 3,6 kw (12283.71 btu), mas para quem vende é tudo 12000 btus.
 
Não faz grande sentido haver tanta grandeza de valores acaba por confundir e as marcas usam a que mais lhe convém numa questão de ganhar com o marketing.
Btu,kW,scop,seer...
 
Usam os vendedores e muito, e aprendi agora que são valores aproximados, por exemplo estou a comparar dois, um de 3,2 kw (10918,85 btu) com um de 3,6 kw (12283.71 btu), mas para quem vende é tudo 12000 btus.
Profissionais da área não usam, nem as marcas usam. Basta olhar para os catálogos. Só os vendedores de rua e supermercados, ainda não consegui perceber quem se lembrou de começar a usar isso cá.
 
Não faz grande sentido haver tanta grandeza de valores acaba por confundir e as marcas usam a que mais lhe convém numa questão de ganhar com o marketing.
Btu,kW,scop,seer...
Isso é como dizer que não faz sentido o carro ter conta rotações porque já tem velocímetro.

BTU/h e kW, sim, são redundantes, medem a mesma coisa, ou melhor o mesmo tipo de coisa. Agora os coeficientes dão informação adicional e diferente.
 
eu na altura nao fiquei nada com essa ideia e fartei-me de comparar especificações tecnicas, mas posso estar completamente errado
sempre preferi comparar em kW porque como tinha aquecedores convencionais já sabia quandos kW precisava para cada divisão

por ex, daikin de 7000 btus (tive destes na anterior casa)
3,3kw de calor

kaysun 9000btus
2,8kw de calor

nao sao as fichas do proprio fabricante, foi só uma pesquisa rapida, mas na altura andei a ver as fichas dos proprios fabricantes e estas diferenças existiam
 
Última edição pelo moderador:
Boas,
sei que os ACs Mitsubishi e Daikin são sempre altamente recomendados, mas eu tive péssima experiência com os primeiros e não volto a colocar. Tenho lá em casa (sala) um de 15000 BTUs do modelo kirigamine zen (a mais alta gama deles) com apenas 7 anos e, supostamente, avariou o compressor. Ora, numa máquina destas que custou mais de 1500€ a única empresa que se dignou a lá ir verificar o problema (mau era, foram eles que instalaram), pede-me 1350€ de reparação!!!! Ou então, por 1500€, metem tudo novo. Dizem que precisam de dois dias de mão de obra para trocar o compressor! Não sei a fazer o quºe, só se passarem 1 dia e meio a tentar fazê-lo com o poder da mente e depois o outro meio dia a de facto fazê-lo com as mãos... Inacreditável! Paga-se este dinheiro todo pela "promessa" de fiabilidade e garantia de reparação fora de garantia, pois é uma marca mais do que estabelecida, e depois é isto. Comigo não obrigado. Mais ofendido fiquei quando enviei já dois mails à marca a reclamar desta situação e nunca se dignaram a responder.

Com muita pena vai para o lixo (ou melhor, vai para a garagem pois pode ser que entretanto o leve a alguém honesto que o repare) e já comprei um bosch climate 3000i de 12000 BTU. Não conheço nem vejo opiniões, e parece ser produto muito recente, mas bosch costuma ser bom. Melhor ainda, só me custou 437€ em Espanha, já com entrega. E por 180€ arranjei uma empresa certificada para o instalar, já com limpeza dos tubos. Se avariar ao fim de 7 anos leva outro novo e não fica tanta pena. Era entre isto ou um de marca branca das grandes superfícies, por isso... Agora voltar a "queimar" 1500€ para mandar para o lixo quando avariar é que não.

Só um desabafo, vá...
 
Back
Topo