Ar condicionado

Boas pessoal,

Quero meter ar condicionado num apartamento T3 na zona de Lisboa, sobretudo para aproveitar o incentivo do fundo ambiental, já que a casa nao tem exposição solar directa (orientação norte).... Ate agora tive dois orçamentos que me foram enviados e queria a vossa opinião sobre o mais em "conta" até agora.... De momento estou mais ou menos decidido optar por equipamentos Haier (o meu pai ja tem vários e até agora teem funcionado como esperado e sem problemas) e do que tenho visto a melhor marca é Daikin, mas bastante mais caro. Os roços da pré instalação ja estão combinados com o empreiteiro que só espera o input do instalador.

Antes de vos falar do orçamento gostava de saber se alguém me sabe dizer se a gama Flexis vale realmente a pena em relação às gamas Tundra e Flair (estava mais inclinado para estas pela diferença de preço).

A ideia é colocar um multi split de 3 para os quartos e um monosplit para a sala. As áreas sao à volta de 15/10/10m2 para os quartos e 25 para a sala. 9000 de BTU para quartos e 12000 para a sala esta correcto, ou sobredimensionado?

O que me está a ser apresentado é o seguinte:

HAIER: (Sala e quartos) FLEXIS R32
Sala 12.000 AS35S2SF1FA WH + 1U35S2SM1FA
Quarto 1 9.000 AS25S2SF1FA WH
Quarto 2 9.000 AS25S2SF1FA WH
Quarto 3 9.000 AS25S2SF1FA WH
UN. EXTERIOR 3U70S2SR3FA
TOTAL EQUIPAMENTOS € 2 692,00
Instalação € 1 000,00
TOTAL € 3 692,00

Ou

HAIER:
- quartos FLAIR R32
- sala : TUNDRA R32

AS35TADHRA CLC + 1U35MEEFRA
Quarto 1 9.000 AS25S2SF2FA 3
Quarto 2 9.000 AS25S2SF2FA 3
Quarto 3 9.000 AS25S2SF2FA 3
UN. EXTERIOR Cir. II N.A CMT999FLAIR55

Total Equipamentos: € 1 932,00
Total instalação: € 1 000,00
TOTAL € 2 932,00

Aos totais ha que somar o IVA, já q o orçamento nao o incluia.

Obrigado desde já pela ajuda.

Cumps
 
Acho os Perfera bons (muito bons mesmo), tipo gama média alta dentro da Daikin, mas de topo, com muito boa eficiência energética A+++. São uma boa escolha,na minha opinião. Os Comfora, comparativamente,não são comparáveis e ainda para mais sem o Wifi.

@AJS-BILA

Entretanto tive um orçamento de um parceiro enviado pela Daikin, o que me inspira mais confiança e com menos chatices.

Este propôs a colocação de unidades Stylish em vez das Perfera, o que pelo menos do ponto de vista estético são mais interessantes.

Recordando, apartamento com aprox. 65m2:
- 2 quartos com 10m2
- 1 sala com 18m2


Propôs o seguinte:

Quarto 1: CTXA15AW (480€ + IVA)
Quarto 2: CTXA15AW (480€ + IVA)
Sala: FTXA35AW (600€ + IVA)

Unidade Exterior: 3MXM52N8 (1400€ + IVA)

Total equipamentos: 2960€ + IVA
Instalação: 480€ + IVA

Total: 3440€ + IVA // (4231.20€ IVA inc.)


Numa pesquisa rápida na internet, os preços foram um bocadinho esticados, não?

Pelo que percebi o CTXA15AW será de 5000BTU, correcto? Isto não será curto para os quartos?

Obrigado pela ajuda
 
@AJS-BILA

Entretanto tive um orçamento de um parceiro enviado pela Daikin, o que me inspira mais confiança e com menos chatices.

Este propôs a colocação de unidades Stylish em vez das Perfera, o que pelo menos do ponto de vista estético são mais interessantes.

Recordando, apartamento com aprox. 65m2:
- 2 quartos com 10m2
- 1 sala com 18m2


Propôs o seguinte:

Quarto 1: CTXA15AW (480€ + IVA)
Quarto 2: CTXA15AW (480€ + IVA)
Sala: FTXA35AW (600€ + IVA)

Unidade Exterior: 3MXM52N8 (1400€ + IVA)

Total equipamentos: 2960€ + IVA
Instalação: 480€ + IVA

Total: 3440€ + IVA // (4231.20€ IVA inc.)


Numa pesquisa rápida na internet, os preços foram um bocadinho esticados, não?

Pelo que percebi o CTXA15AW será de 5000BTU, correcto? Isto não será curto para os quartos?

Obrigado pela ajuda

Para mim os stylish não compensa minimamente.
São exatamente o mesmo ac do novo perfera com a componente estética mas MUITO mais caros.
Tenho 3 perfera dos novos em casa e só tenho coisas positivas a apontar...
 
Sim isso fica a 1400€ cada máquina (duas delas de 5000btus) e instalação incluída, o que é muito caro na minha opinião, ressalvando que é quase o topo de gama da Daikin. Parece me, que o que parece barato na instalação, é compensado com o abuso do preço das máquinas.
Já tentaste a Hidrofase, tens o topo da Mitsubishi Kirigamine (

MITSUBISHI MULTI-SPLIT 3X1 KIRIGAMINE ZEN R32 C/ WIFI (9000+9000+12000 BTUS))​

por 2250€?

Ou a Daikin Stylish 9+9+12 por 2295€?
 
Trata-se da certificação para o manuseamento dos gases.
Tem de estar incluída na lista de um dos vários certificadores reconhecidos pela APAmbiente, que podem ser consultadas aqui:
https://apambiente.pt/avaliacao-e-gestao-ambiental/listagens-de-certificados-e-atestados-emitidos

Está no último ponto do que citaste. Não sendo a empresa certificada não tens hipóteses pois estarias a recorrer a uma empresa com actividade ilegal.

Entretanto hoje vieram instalar os meus painéis fotovoltaicos e estive a rever os documentos do fundo ambiental para submeter a minha candidatura e encontrei isto
6. A EMPRESA QUE VENDEU A BOMBA DE CALOR NÃO É A MESMA QUE A INSTALOU. QUAL DAS EMPRESAS DEVE
APRESENTAR O CERTIFICADO DE MANUSEAMENTO DE GASES FLUORADOS?
O certificado de manuseamento de gases fluorados deve ser apresentado pela empresa instaladora.
 
Já tenho pré-instalação de AC e pedi um orçamento. O técnico que cá veio, disse que mesmo assim tem que ser feita obra de pedreiro porque o espaço na parede é pequeno e o esgoto não está nivelado e tal e tal…
Como não percebo nada disto, achei que tendo a pré-instalação deveria ser fácil.

A solução apresentada não contempla as obras de pedreiro para alargar o espaço da instalação. Isso terá de ser por minha conta porque a empresa não efetua esses trabalhos. Apenas faz a instalação do AC.
Acho estranho !!!

Em alternativa, sem obra de pedreiro, a empresa propõe instalar umas bombas extra para escoar a água.
Mas isso ainda fica um pouco caro. Por outro lado não sei quanto custaria o trabalho de pedreiro nem como explicar ao homem o que deve fazer !!!

Alguém já tem experiencia com estas bombas ?
Isso resolve ? Faz muito barulho ?
 
Já tenho pré-instalação de AC e pedi um orçamento. O técnico que cá veio, disse que mesmo assim tem que ser feita obra de pedreiro porque o espaço na parede é pequeno e o esgoto não está nivelado e tal e tal…
Como não percebo nada disto, achei que tendo a pré-instalação deveria ser fácil.

A solução apresentada não contempla as obras de pedreiro para alargar o espaço da instalação. Isso terá de ser por minha conta porque a empresa não efetua esses trabalhos. Apenas faz a instalação do AC.
Acho estranho !!!

Em alternativa, sem obra de pedreiro, a empresa propõe instalar umas bombas extra para escoar a água.
Mas isso ainda fica um pouco caro. Por outro lado não sei quanto custaria o trabalho de pedreiro nem como explicar ao homem o que deve fazer !!!

Alguém já tem experiencia com estas bombas ?
Isso resolve ? Faz muito barulho ?

Eu tenho uma dessas bombas daikin na sala. Tinha pré instalação mas tinha os cabos de cobre com fugas e tiveram de fazer nova instalação e colocar uma dessas bombas.

Faz algum barulho de tempos a tempos, tipo mugido de uma vaca.
Num quarto de noite é para esquecer...
 
Eu tenho uma dessas bombas daikin na sala. Tinha pré instalação mas tinha os cabos de cobre com fugas e tiveram de fazer nova instalação e colocar uma dessas bombas.

Faz algum barulho de tempos a tempos, tipo mugido de uma vaca.
Num quarto de noite é para esquecer...
Obrigado pela opinião. É precisamente esse tipo de barulho nos quartos que me preocupa. O técnico disse que as bombas fazem um ligeiro ruido. Agora uma coisa é o que eles dizem, outra coisa é a realidade durante a noite.

Vou então avaliar a possibilidade de chamar um pedreiro. Não percebo é porque estas empresas de AC não fazem logo tudo. Claro que é mais fácil meter só uns parafusos na parede e fazer umas soldaduras. Mas lá que cobram bem esse serviço, lá isso cobram !!!
 
Os técnicos de um representante daikin da zona fizerem a nova instalação e tiveram de andar a furar paredes.
Vai muito da sabedoria e competência de quem instala!
 
Boas pessoal,

Quero meter ar condicionado num apartamento T3 na zona de Lisboa, sobretudo para aproveitar o incentivo do fundo ambiental, já que a casa nao tem exposição solar directa (orientação norte).... Ate agora tive dois orçamentos que me foram enviados e queria a vossa opinião sobre o mais em "conta" até agora.... De momento estou mais ou menos decidido optar por equipamentos Haier (o meu pai ja tem vários e até agora teem funcionado como esperado e sem problemas) e do que tenho visto a melhor marca é Daikin, mas bastante mais caro. Os roços da pré instalação ja estão combinados com o empreiteiro que só espera o input do instalador.

Antes de vos falar do orçamento gostava de saber se alguém me sabe dizer se a gama Flexis vale realmente a pena em relação às gamas Tundra e Flair (estava mais inclinado para estas pela diferença de preço).

A ideia é colocar um multi split de 3 para os quartos e um monosplit para a sala. As áreas sao à volta de 15/10/10m2 para os quartos e 25 para a sala. 9000 de BTU para quartos e 12000 para a sala esta correcto, ou sobredimensionado?

O que me está a ser apresentado é o seguinte:

HAIER: (Sala e quartos) FLEXIS R32
Sala 12.000 AS35S2SF1FA WH + 1U35S2SM1FA
Quarto 1 9.000 AS25S2SF1FA WH
Quarto 2 9.000 AS25S2SF1FA WH
Quarto 3 9.000 AS25S2SF1FA WH
UN. EXTERIOR 3U70S2SR3FA
TOTAL EQUIPAMENTOS € 2 692,00
Instalação € 1 000,00
TOTAL € 3 692,00

Ou

HAIER:
- quartos FLAIR R32
- sala : TUNDRA R32

AS35TADHRA CLC + 1U35MEEFRA
Quarto 1 9.000 AS25S2SF2FA 3
Quarto 2 9.000 AS25S2SF2FA 3
Quarto 3 9.000 AS25S2SF2FA 3
UN. EXTERIOR Cir. II N.A CMT999FLAIR55

Total Equipamentos: € 1 932,00
Total instalação: € 1 000,00
TOTAL € 2 932,00

Aos totais ha que somar o IVA, já q o orçamento nao o incluia.

Obrigado desde já pela ajuda.

Cumps
Alguem me consegue dar umas luzes?
 
Boas,

Estou a pensar adquirir ar condicionado para a minha casa (T3) em que vou colocar nos quartos e na sala. Para tal estou a pensar adquirir 3 9000BTU e um 12000BTU.
Queria perceber quais os melhores modelos que estão no mercado, sendo que daquilo que tenho visto e tenho em mente são os seguintes:
- Daikin Perfera;
- LG Air Purifier;
- LG Deluxe (Sendo que este reparei haver modelo RT e RQ, mas não sei qual a diferença)
A loja onde fui recomendaram bastante a LG, pelo que disseram que era uma marca boa no que toca a qualidade/preço.
Gostava de saber destes qual seria o melhor ou se há opções melhores ai no mercado.
O meu objectivo é adquirir uma boa máquina e fiável e que seja silenciosa, eficiente e com algumas funcionalidades que possam ser vantajosas, tais como wifi e assim.
A nível de budget, o meu limite é de 5k, pelo que acho que para estes modelos estou confortável.

Qual seria a vossa escolha destes modelos, ou outros que conheçam que sejam melhores e porque?

Obrigado pela atenção,
Diogo
 
Boas,

Estou a pensar adquirir ar condicionado para a minha casa (T3) em que vou colocar nos quartos e na sala. Para tal estou a pensar adquirir 3 9000BTU e um 12000BTU.
Queria perceber quais os melhores modelos que estão no mercado, sendo que daquilo que tenho visto e tenho em mente são os seguintes:
- Daikin Perfera;
- LG Air Purifier;
- LG Deluxe (Sendo que este reparei haver modelo RT e RQ, mas não sei qual a diferença)
A loja onde fui recomendaram bastante a LG, pelo que disseram que era uma marca boa no que toca a qualidade/preço.
Gostava de saber destes qual seria o melhor ou se há opções melhores ai no mercado.
O meu objectivo é adquirir uma boa máquina e fiável e que seja silenciosa, eficiente e com algumas funcionalidades que possam ser vantajosas, tais como wifi e assim.
A nível de budget, o meu limite é de 5k, pelo que acho que para estes modelos estou confortável.

Qual seria a vossa escolha destes modelos, ou outros que conheçam que sejam melhores e porque?

Obrigado pela atenção,
Diogo
Eu como gosto da marca LG, iria para a LG DC RQ são ACs com Wi-Fi, purificadores e o mais importante duplo A++.
 
Boa tarde !
Estou em vias de instalar ar condicionado com classificação energética A++ (capacidade de refrigeração)
e classificação energética A(capacidade de aquecimento)
Será que com estas características é elegível para me candidatar ao fundo ambiental? Pergunto porque as condições de candidatura referem equipamentos A+ ou superiores

Agradeço a ajuda
 
@marketp vou colar o que diz no regulamento:

" ...Os sistemas ou equipamentos devem ter uma classe de eficiência energética igual ou superior a “A+”
para o aquecimento e/ou arrefecimento..."

Não me parece que esse aparelho sirva para ser elegível do Fundo Ambiental. De quantos BTUS é esse AC e já agora a marca e modelo?
 
@marketp vou colar o que diz no regulamento:

" ...Os sistemas ou equipamentos devem ter uma classe de eficiência energética igual ou superior a “A+”
para o aquecimento e/ou arrefecimento..."

Não me parece que esse aparelho sirva para ser elegível do Fundo Ambiental. De quantos BTUS é esse AC e já agora a marca e modelo?
HTW-M04-105I
 
Back
Topo