Ar condicionado

eu tenho 12000btu numa sala de 28m2, toda virada a sul e ligada a um escritorio de 11m2, pelo que a maquina tem que chegar pros 2
e não tenho problemas. claro que se no inverno quiser 30º não consigo ou agora no verão 18, mas para manter no inverno 22º e no verão 24-25º sem problemas. parede dupla com janela dupla basica
noutra casa tive 9000btu numa sala de 26m2 e era igual... a casa tinha parede simples mas com boas janelas

tudo depende das temperaturas de conforto que se pretendam, nos quartos (á volta dos 12-13m2) tenho 9000btus e tive à volta dos 21-22º o inverno todo (maquinas sempre ligadas á noite) e nem precisava de tanto btu, mas a diferença para 7000btu era uns 15€...
 
Depende de vários factores, não só os metros quadrados mas os cúbicos visto que existem casas com um bom pé alto.
E o isolamento, numero de janelas, tipo de vidro, ventilação da casa.
Eu comprei AC há 2 meses, mas sinceramente ainda não usei muito. Como investi bastante no isolamento e nas janelas, desde que tenha tudo fechado não tenho calor ou frio.
Claro que nos dias que tenho lá malta em casa e janelas/portas abertas já notei que entra frio ou calor.
 
Boa tarde, obrigado pelas respostas.
De facto há muitos factores que influenciam a potência necessária para arrefecer / aquecer uma sala.
A título de exemplo, a temperatura máxima registada na sala este ano, foi obviamente este mês de 26.1º, como devem calcular, até agosto estes valores vão subir exponencialmente. Quero dizer com isto, que de facto é uma casa muito quente, com muita exposição solar, e não muito bem construída. Ainda substitui este ano as janelas, mas não chega, terei mesmo de ter AC.
Já pedi cotações de AC's com menos BTU's, mas a diferença de valores não compensa.
Queria era mesmo perceber, em termos de equipamento (Marca / modelo) qual seria a vossa escolha.
 
boas,

Vou comprar dois ar condicionados. Andei a recolher orçamentos. Deram-me estes Preços com tudo incluído (montagem e etc.)
Preços sem IVA (só meti os mais baixos de cada orçamento. )

Daikin Confora
FTXP 50 + RXP 50 – 17.200 BTU's - 1148.00 Euros
FTXP 25 + RXP 25 – 9.000 Btu’s, - 720.00 Euros


Mitsubishi AP
MSZ-AP50VGK – 17.200 btu- 1343.00
MSZ-AP25VGK – 9.000 btu - 809.00

MIDEA blanc

MA-18N8D0 18000.00 btu - 855.00 Euros
MA-09N8D0 9000.00 BTU - 560.00 Euros.


O que é que acham ?
Eu estava mais inclinado para a Mitsubishi, pela efeciência energética, por ser um pouco mais silencioso e pela reputação, mas as empresas que falei todas me deram orçamentos da Midea e falam bem marca.
@FleasterPT

Orçamentos que me deram em fevereiro.
Acabei por ir para os Mitsubishi.
 
Boa tarde, obrigado pelas respostas.
De facto há muitos factores que influenciam a potência necessária para arrefecer / aquecer uma sala.
A título de exemplo, a temperatura máxima registada na sala este ano, foi obviamente este mês de 26.1º, como devem calcular, até agosto estes valores vão subir exponencialmente. Quero dizer com isto, que de facto é uma casa muito quente, com muita exposição solar, e não muito bem construída. Ainda substitui este ano as janelas, mas não chega, terei mesmo de ter AC.
Já pedi cotações de AC's com menos BTU's, mas a diferença de valores não compensa.
Queria era mesmo perceber, em termos de equipamento (Marca / modelo) qual seria a vossa escolha.
Pelos valores que colocaste, a primeira coisa que fazia era por de parte a Midea.
Depois penso que seja uma opção de gosto estética entre a mitsu e a daikin.
 
Que tal ? funciona bem?

Recebi agora um Orçamento para o Mitsubishi MSZ-AP25VKG por 1190 (já com IVA).
Ainda são uns 200€ de diferença.. (O teu é mais barato)
Foste ao fundo ambiental depois?

Eu não me servi ainda muito deles mas estão impecáveis. Trabalham muito bem e são silenciosos.
Só tenho a apontar 2 pequenas coisas.
- Podiam ser mais bonitos, não é que sejam feios mas existem outros mais agradáveis de outra marcas. Mas a maioria também eram mais caros, alguns bem mais caros...
O meu cunhado comprou um Samsung que acho mais bonito. Mas o técnico e comercial também me disseram, "pois mas 90% não são tão bons como este da Mitsu" e para evitar a LG e Samsung por causa das avarias, assistência e peças.

- Não trazem suporte de parede para os comandos, mariquice eu sei, mas para um deles dá-me jeito. Falei com a loja e eles vão mandar vir e oferecem-me :D


Quando pedires orçamentos pergunta também pela data de entrega estimada. Eu tive quase 3 semanas à espera mas de outras marcas/gamas até tive prazos piores.


Relativamente ao preço eu apertei um bocado com eles e disse logo que estava a pedir orçamentos a várias lojas.
Fui ao fundo ambiental mas acho que já não consegues.
Ainda não recebi o dinheiro, ainda aparece "em análise" no pedido.
 
No caso dos Mitsubishi verifiquem se os módulos wi-fi já fazem parte do orçamento.

Pelo menos o ano passsado, no catálogo, apareciam à parte.
 
Eu meti três ferroli a 1.5 anos. A pen wi-fi da bastante jeito. Imagina que estas a chegar a casa cheio de frio, ligas os AC pelo telemóvel antes de chegar a casa. Chegas a casa, tens a temperatura que queres.
 
fez agora 1 ano que meti os meus daikin, já tinha tido na casa anterior e estou satisfeito. tive uns stresses com o wireless e um update de firmware, mas entretanto tb mudei a rede toda wireless e tudo sem stress.
para mim é critico terem não só wirelesss, mas tambem terem um API que permita controlo total via 3rd party apps, como homeassistant no meu caso.
no inverno funcionaram sempre que a temperatura dos quartos era inferior a 20º, e o home assistant ligava e desligava e controla a coisa toda.
se andarem uns posts para trás veem que paguei menos por daikin do que muita gente aqui por outras maquinas, ficou pouco assim acima dos 3k com 4 máquinas , 12 ,9 ,9 e 9
 
Já agora, qual foi a empresa?
3 quartos e sala

Unidade monosplit SB-FTXF25A 3 480,00 € 1 440,00 €
Unidade monosplit SB-FTXF35A 1 539,00 € 539,00 €
Montagem 4 160,00 € 640,00 €
Controlador hi-fi 4 53,00 € 212,00 €
2 831,00 €
Total 2 831,00 €
IVA 651,13 €
Total Geral 3 482,13 €

pelos ultimos preços todos já percebo pq o pessoal se queixa do valor dos daikin
e já percebi que paguei menos por Daikin que voces andam a pagar por outras marcas

a empresa que me instalou é a TotalAssiste (zona sintra) contacto Telef. 916 003 524
 
automatizar o ligar do AC é algo que percebo, mas não tendo eu paineis solares/baterias que me permitam usar o AC "a custo zero", manter um AC ligado com uma divisão vazia só para a ter a uma temperatura agradavel para quando eventualmente alguem entrar é algo que prefiro evitar.

como o tempo tem estado ameno ainda não tive possibilidade de testar a eficacia do AC (seja para aquecimento/arrefecimento), mas a esperança que tenho é que, uma vez que os BTUs da unidade e a sua localização foram devidamente alinhados com as dimensões da divisão, dimensões de caixilharia, tipo de vidro, orientação solar, etc consiga atingir uma temperatura de conforto num reduzido espaço de tempo. isto obviamente acreditando que a empresa que contratei sabia o que está a fazer, pelo menos vieram cá 2 vezes, uma para fazer todas as medições e identificar o local para a pre-instalação e outra depois para a instalação propriamente dita.

dito isto, mesmo sem wifi no AC pretendo tona-lo um pouco mais smart, mas vou seguir o caminho de um IR blaster (~10€) que me permite controlar não so o AC como outros dispositivos IR na sala.
 
3 quartos e sala

Unidade monosplit SB-FTXF25A 3 480,00 € 1 440,00 €
Unidade monosplit SB-FTXF35A 1 539,00 € 539,00 €
Montagem 4 160,00 € 640,00 €
Controlador hi-fi 4 53,00 € 212,00 €
2 831,00 €
Total 2 831,00 €
IVA 651,13 €
Total Geral 3 482,13 €

pelos ultimos preços todos já percebo pq o pessoal se queixa do valor dos daikin
e já percebi que paguei menos por Daikin que voces andam a pagar por outras marcas

a empresa que me instalou é a TotalAssiste (zona sintra) contacto Telef. 916 003 524

É exatamente o que eu tenho de fazer, 3 quartos + sala.
Problema, tenho de fazer obras, pois o prédio não tem pre-instalação de AC, sendo que o problema mesmo é arranjar quem me faça as obras, tem tudo muito trabalho, ou não lhes interessa o trabalho.
 
Back
Topo