Ar condicionado

Boa tarde,

Precisava de opiniões.
Alguém que tenha instalado ar condicionado em corredor dos quartos em vez de 1 em cada quarto? A questão é que eu tenho 3 quartos mas apenas 1 esta ocupado neste momento. Outro esta ocupado só em Agosto. Se eu colocar um bom ar condicionado no corredor no quarto fará efeito? O Corredor dos quartos é um hall fechado do tamanho de uma casa de banho quadrada pequena com portas pros 3 quartos.
Quero instalar ar condicionado também na sala então queria colocar 2 interiores e 1 exterior.
Nota: Ainda não me informei junto de nenhum fornecedor, queria apenas perceber as opções que tenho e ir minimamente com informações.
Obrigado.
Eu tenho num corredor para 3 quartos e 1 wc e umas escadas no corredor (1 dos quartos está sempre fechado), com um de 12000 btu e até funciona minimamente bem. Em dias mais frios meto todo o andar a 17°/18°C com o AC a trabalhar no máximo. Com estes dias um pouquinho mais quentes, consigo ter a 20°C (consigo mais mas não vejo necessidade).
Depende muito da zona. A minha zona consegue ser muito fria no inverno e muito quente no verão, no interior norte.
Nas zonas mais a litoral, diria que um de 12000btu chega e sobra. Para zonas mais para o interior, o ideal é de 18000btu para se ter mais margem de manobra.
Meter um split no corredor direcionado para os quartos resulta. Eu tenho assim. Com este esquema não há grandes diferenças de temperatura entre as divisões quando circulamos pela casa.
 
Isto mesmo.
Direcionar o ar a direito ou para cima que ele vai espalhar à mesma.
Como é que tens um ar condicionado no quarto?
Tá o ar a ir diretamente para baixo, em swing ou para cima?
É exatamente a mesma coisa, a não ser que o desligues, o que podes fazer exatamente se ele estiver no corredor.

Já agora o que recomendam de ar condicionados de 12000btu e 18000btu.
Estava virado para Mitsubishi Electric e Daikin que tivessem bom caudal de ar.
 
Última edição:
Podes elaborar?
Obrigado.
Simples.... Prefiro ir ao shopping dos ACs e fechar 3 ACs midea, htw, daitsu, nipon, ... Bem dimensionados, com potência suficiente para aquecerem/arrefecerem os espaços e começarem a modelar que meter um daikin no corredor, ter o corredor a 17° para conseguir 20 nos quartos no verão. Se são divisões é aproveitar, bem basta quando se tem openspace e é necessário uma potência bruta para climatizar e por vezes unidades de 18 ou 24k que são um bocado desconfortáveis.
 
Simples.... Prefiro ir ao shopping dos ACs e fechar 3 ACs midea, htw, daitsu, nipon, ... Bem dimensionados, com potência suficiente para aquecerem/arrefecerem os espaços e começarem a modelar que meter um daikin no corredor, ter o corredor a 17° para conseguir 20 nos quartos no verão. Se são divisões é aproveitar, bem basta quando se tem openspace e é necessário uma potência bruta para climatizar e por vezes unidades de 18 ou 24k que são um bocado desconfortáveis.
Portanto, não tem a ver com a qualidade do equipamento mas sim com o seu custo ou a relação custo/qualidade.
 
Esses ACs mais baratos, pelo que vejo são produtos com a qualidade perfeitamente digna, e fiabilidade!

A daikin não será tanto uma questão de qualidade mas sim, de garantia de peças de reposição e normalmente de modelos com performance/gasto energético de topo.
Se isso é bom, claro? Entre 3 ACs dessas marcas por 2mil euros e 3 daikins por 4mil, claro que prefiro os daikin...

Mas se a instalação não respeita os metros quadrados, o posicionamento da unidade,... Que são os pressupostos da marca para o produto funcionar bem, de que vale a eficiência uns pontinhos acima?
Aí entre os 3 bem instalados por 2mil, ou um daikin de 2mil, preferia os 3...
 
Ar frio desce.
Ar quente sobe.

Não é a mesma coisa.

Testa ter o AC a fazer calor para cima, e vê se sentes a mesma temperatura nos pés.
Tenho 2 num espaço de 100m² e é exatamente isso que faço para não levar com o ar direto ao passar pelos ar condicionado.
Estão virados para cima ou a direito a aquecer.
Demora mais um pouco a aquecer? Demora.
O ar quente ficando saturado em cima começa a descer (desde que não tenhas nada por onde o ar possa escapar).
Daí ser preferível um que tenha bom caudal de ar por m³.
 
Última edição:
Esses ACs mais baratos, pelo que vejo são produtos com a qualidade perfeitamente digna, e fiabilidade!

A daikin não será tanto uma questão de qualidade mas sim, de garantia de peças de reposição e normalmente de modelos com performance/gasto energético de topo.
Se isso é bom, claro? Entre 3 ACs dessas marcas por 2mil euros e 3 daikins por 4mil, claro que prefiro os daikin...

Mas se a instalação não respeita os metros quadrados, o posicionamento da unidade,... Que são os pressupostos da marca para o produto funcionar bem, de que vale a eficiência uns pontinhos acima?
Aí entre os 3 bem instalados por 2mil, ou um daikin de 2mil, preferia os 3...
Acredito que que sim.

Seja como for, há uns 2 anos fizemos orçamento no Leroy Merlin para uns HTW e ficava mais caro que o que pagamos pelos Daikin.

Por isso atenção ao preço dos hipers...

Claro que com algum cuidado se conseguia baixar noutro lado.

Por exemplo, no instalador, a diferença entre os Mitsubishi Electric e os Daikin era cerca de 150 € a mais para os Mitsubishi.

Mas para os Panasonic já eram quase 700€.
( 4 unidades interiores em multisplit exteriores até 5 unidades).

Já agora e é apenas a minha opinião: nunca se põe em causa a localização ideal ou a quantidade pelo preço que se pode pagar.
Isso é pagar para não ser bem servido.

Se não pudéssemos avançar com o valor pedido tínhamos ido para os Panasonic ou até outros.

Não ia pôr num sítio estúpido com esperança que funcionasse da mesma maneira.

No limite e como um quarto é pouco usado estivemos quase para não colocar nesse assim como não colocamos na cozinha.

E Daikin por 2k€?
OK...a minha mãe acabou de instalar um Mitsubishi Electric e pouco passou dos 1000€( com instalação sem pré-instalação).
E estou a dar esse valor porque os nossos foram instalados já em 2021 e sabemos que tudo tem estado a ficar mais caro.

Já agora, acho estéticamente mais bonitos os Mitsubishi ( para as mesmas gamas) mas siga.

Os meus sogros tinham uns Kyosun ou coiso no Algarve e sei bem a diferença em termos de custos iniciais mas depois também em termos de funcionalidades, de barulho interior, de capacidade de funcionamento e de custos de funcionamento.

Edit: ortografia ( ganas [emoji23])
 
Última edição:
Tenho 5 máquinas da Midea vai fazer 4 anos e não trocava por outra marca. Na altura Mitsubishi era o dobro do preço e Daikin era triplo.

Isto faz quente quando quero e frio igual, até agora zero problemas. Mesmo que tivesse agora um problema, se tivesse de comprar alguma máquina nova ainda continuava em lucro fase às outras marcas.
Não vejo porque haveria de ir para algo mais caro.

Pois fazem o que um AC deve fazer.
 
Percebo perfeitamente.

Só tenho problemas em perceber os valores quando se tem expressões de dobro ou triplo.

Mideia por acaso não tive orçamentos mas supostamente dentro das "chinesas" é outra loiça até porque é um dos maiores construtores, aparentemente.

O meu irmão tem 3 Jocel ( ou seja, algum Clone chinês) há uns 15 anos e tirando ferrugem nas grelhas exteriores está mais que satisfeito.

Por exemplo no meu quarto se quiser dormir com o AC ligado nem dou por ele.
No Algarve ( os dos meus sogros) dou e bem.
Por acaso um morreu agora e foi substituído por um Samsung.

Já não havia peças ou não justifica perante o valor.
Mas durou uns 10 anos, bem mais que o Haier da mina mãe ou de um colega meu.
 
Isto faz quente quando quero e frio igual, até agora zero problemas. Mesmo que tivesse agora um problema, se tivesse de comprar alguma máquina nova ainda continuava em lucro fase às outras marcas.

Exactamente... Tenho dito o mesmo... Os meus daitsu vão com 8 anos. As pessoas estão convencidas que Daikin e Mitsubishi são as únicas marcas que duram anos e anos... Estas marcas de preço de combate têm produtos de boa longevidade...
Ok se calhar o cop é 4.2 em vez de 4.5 num daikin e estamos sempre a perder dinheiro, bom talvez mas também há daikins de cop melhor que as gamas mais comerciais/baratas, e primeiro que fiquem pagos, têm muito que pedalar pela diferença de investimento inicial...
 
Precisava de meter 6 ar condicionados para salas com 8m2 cada. Alguém tem uma sugestão que não obrigue doar um rim, uma vez que tenho recebido orçamentos na ordem dos 12000€ ?
Tente ver marcas alternativas, eu fui para Midea pois parece me relação qualidade preço excelente escolha. Se não fosse para a Midea talvez arriscaria Hisense ou Daitsu. Optei pela Midea porque apesar de ser Chinesa é um enorme produtor de Acs e já estão consolidados do mercado.

Já se sabe que Mitsubishi ou Daikin tem de pagar a qualidade da marca e o nome. (Se for o caso)

É como tudo.
 
Última edição:
Back
Topo