Ar condicionado

Eu gastei +/- 3400€ em 4 evaporadores e 1 condensador, 1X12 KBTU + 3X9KBTU + MU4R25 39KBTU já com instalação e o fundo ambiental entregou +/- 2400€. LG Artcool UV NANO...

 
Bom dia

Alguém me pode informar acerca da candidatura ao fundo:
1 - Pode candidatar-se depois de ter feito a instalação?
2 - O mesmo NIF pode submeter mais que uma fatura da compra de acs mais a do técnico instalador certificado?
3 - O mesmo NIF pode candidatar-se para mais que uma casa?
 
1.Sim o NIF pode submeter a candidatura após a instalação do equipamento! (De acordo com o antigo aviso)
2.O que é acs? Para as candidaturas do mesmo ponto ex: 3. Bombas de calor, só há fundo até ao teto máximo para o mesmo NIF, salvo erro até 7500€ para todos os pontos...
3. Acho que sim se a escritura estiver associada ao mesmo nif... [(mas é ler o aviso anterior) a sair um novo, pode ser diferente].
 
1.Sim o NIF pode submeter a candidatura após a instalação do equipamento! (De acordo com o antigo aviso)
2.O que é acs? Para as candidaturas do mesmo ponto ex: 3. Bombas de calor, só há fundo até ao teto máximo para o mesmo NIF, salvo erro até 7500€ para todos os pontos...
3. Acho que sim se a escritura estiver associada ao mesmo nif... [(mas é ler o aviso anterior) a sair um novo, pode ser diferente].
Ar condicionados. Valores com iva incluído?
 
Por NIF, é o teto máximo 85 % até 2500€ do valor sem iva. Ou seja pode cada NIF pode ir até um teto máximo de 7500€, mas tem de ter vários pontos, por exemplo Ponto 3. Bombas de calor 2500€ utilizados, sobram 5000€ por exemplo ponto X. Painéis Fotovoltaicos 2500€, sobram 2500€ para o NIF que utilizou os anteriores pontos.
Mas atenção à candidatura, dependendo da instalação, se mono ou multi slipt, em caso de multisplit, tem de ter a etiqueta energética dos equipamentos todos a funcionar em conjunto, no SEER tem que ser A+ e no Scoop A pelo -. No meu Caso tive que pedir à LG para me ceder uma etiqueta energética para o AC multislipt que escolhi.
 
Última edição:
Por NIF, é o teto máximo 85 % até 2500€ do valor sem iva. Ou seja pode cada NIF pode ir até um teto máximo de 7500€, mas tem de ter vários pontos, por exemplo Ponto 3. Bombas de calor 2500€ utilizados, sobram 5000€ por exemplo ponto X. Painéis Fotovoltaicos 2500€, sobram 2500€ para o NIF que utilizou os anteriores pontos.
Mas atenção à candidatura, dependendo da instalação, se mono ou multi slipt, em caso de multisplit, tem de ter a etiqueta energética dos equipamentos todos a funcionar em conjunto, no SEER tem que ser A+ e no Scoop A pelo -. No meu Caso tive que pedir à LG para me ceder uma etiqueta energética para o AC multislipt que escolhi.
Vai ser monosplit. Mas poderei instalar tres agora e daqui a uns meses instalar mais dois e candidatar-me aos cinco nessa altura?
 
Há uma linha de apoio.
Não dava resposta a processos específicos inseridos em análise mas para questões genéricas como essa deve servir.
 
Do que li no aviso não tem que ser só uma candidatura por ponto. Podem ser mais mas o valor atribuído será sempre até esses 2500€, se não for estourado na primeira candidatura, sobrará o remanescente para a segunda.
Até penso não ser preciso fazer duas candidatas, mesmo que as datas sejam diferentes, mas na página do fundo, há informação de todos os pontos... Na parte dos edifícios mais sustentáveis...
Pode é o próximo, caso venha a abrir, ter condições diferentes, mas isso nunca vamos saber antes de sair o aviso.
 
@ruben99silva No link que forneceram.

2.10 Tipologia da candidatura
Nesta secção encontram-se listadas as tipologias de projeto apoiadas, devendo apenas ser
selecionada uma tipologia de projeto por candidatura.
Caso o(s) candidato(s) pretenda(m) candidatar-se a mais do que uma tipologia de projeto, para o
mesmo imóvel, terá(ão) que preencher e submeter tantas candidaturas quanto as tipologias de
projeto distintas que se pretende(m) candidatar, i.e., o número de candidaturas para o mesmo imóvel
deve ser igual à quantidade de tipologias distintas.


No decreto lei

7 — Condições gerais de elegibilidade:
7.1 — O candidato pode apresentar mais do que uma candidatura, desde que as mesmas visem:
a) A mesma tipologia de projeto, desde que não exceda os limites estabelecidos nos pontos 6.2
e 6.3 ou diferentes tipologias de projeto no mesmo edifício ou fração autónoma, as quais podem
ser apresentadas em diferentes momentos ao longo do prazo para apresentação de candidaturas
ao presente programa; ou
b) A mesma tipologia de projeto em diferentes edifícios ou frações autónomas.
7.2 — Cada candidatura deve incluir apenas uma tipologia de projeto, referente a apenas a
um edifício ou fração autónoma.
 
Estou a ponderar colocar ar condicionado nas divisões todas da casa.

Não percebo muito de marcas de ar condicionado, no entanto gostaria de ter uma ideia +/- assim por alto de quanto poderia custar 5 unidades e 1 exterior ou então 5 unidades e 2 exteriores multi split.

Estava a pensar nesta marca HTW
https://www.leroymerlin.pt/ar-condi...4-1kw-9000-12000btu-r32-84883135.html?src=clk


As divisões de casa nenhuma tem mais de 22 m2

Acham que para uma "brincadeira" destas pode rondar que valores já com instalação ?
Obrigado desde já.
 
hoje reparei que a minha bandeja do AC, tem agua é normal ficar la alguma ? tem agua do lado que tenho a tampa do dreno fechada. ou seja a agua sai pelo buraco direito. e do lado esquerdo tenho alguma agua.
 
Lixo, necessidade de limpeza? Por falar em limpezas de AC que usam? Tenho usado o spray da wurth (AC clean), mas não precisar de meios mecânicos é completamente falso.
Alguém tem experiência com outros produtos?
 
O meu ar condicionado (unidade interior) está a perder água no que acaba por correr pela parede, o técnico já veio ver disse que possivelmente era sujidade no tubo de drenagem, limpou o tubo mas continua na mesma. Será que o tal tubo está roto ou mal montado ou será algum problema no aparelho?

Ps. Inicialmente vertia no lado esquerdo do aparelho, agora verte no meio.
 
Última edição:
O meu ar condicionado (unidade interior) está a perder água no que acaba por correr pela parede, o técnico já veio ver disse que possivelmente era sujidade no tubo de drenagem, limpou o tubo mas continua na mesma. Será que o tal tubo está roto ou mal montado ou será algum problema no aparelho?

Ps. Inicialmente vertia no lado esquerdo do aparelho, agora verte no meio.
Podes ter a bandeja com lixo ou a saída meia entupida
 
Back
Topo