Arch Linux [Dúvidas]

Ja tou em Arch... stressei com o installer demasiado simplista... mas depois adorei a levesa da distro.
Tabem que um gajo tem de andar a instalar muita coisa no inicio... mas depois fica com um sistema bem mais leve que a maioria out-of-the-box.
Ainda tenho varios problemas para resolver, mas nada que a paciencia e o google não resolvam.

É claro que já tive o meu belo do problema que me deu uns cabelos brancos: neste caso ele detectou as particoes numa ordem diferente da do ubuntu e isso fez-me formatar a partição do xp a ext3. Lá tive de instalar o xp na particao do linux, instalar um programa de recuperacao de dados e depois de recuperar a tralha mais importante lá voltei a instalar o arch.
;)

Até agora stresses que tou a ter é:
o freqscaling do cpu que nao funciona em modos,
o touchpad que nao faz "scroll vertical",
não consigo ter aceleracao grafica porque depois de instalar as drivers da nvidia diz-me que eu nao tenho o modulo nvidia e n dá para fazer modprobe e nao consigo entrar no X assim.

De resto parece-me normal.
 
Última edição:
Ja tou em Arch... stressei com o installer demasiado simplista... mas depois adorei a levesa da distro.
Tabem que um gajo tem de andar a instalar muita coisa no inicio... mas depois fica com um sistema bem mais leve que a maioria out-of-the-box.
Ainda tenho varios problemas para resolver, mas nada que a paciencia e o google não resolvam.

É claro que já tive o meu belo do problema que me deu uns cabelos brancos: neste caso ele detectou as particoes numa ordem diferente da do ubuntu e isso fez-me formatar a partição do xp a ext3. Lá tive de instalar o xp na particao do linux, instalar um programa de recuperacao de dados e depois de recuperar a tralha mais importante lá voltei a instalar o arch.
;)

Até agora stresses que tou a ter é:
o freqscaling do cpu que nao funciona em modos,
o touchpad que nao faz "scroll vertical",
não consigo ter aceleracao grafica porque depois de instalar as drivers da nvidia diz-me que eu nao tenho o modulo nvidia e n dá para fazer modprobe e nao consigo entrar no X assim.

De resto parece-me normal.

txi dude ... tas aí com uns problemas valentes ... boa sorte :)

Ps: o modulo nvidia nao tens q o adicionar aos modulos de arranque, no /etc/rc.conf ? Está aqui -- http://wiki.archlinux.org/index.php/How_to_install_NVIDIA_driver#Modifying_Arch_rc.conf_file

Speedstep aqui - http://wiki.archlinux.org/index.php/SpeedStep
 
Última edição:
O prob do touchpad e so proc ja toa resolvidos.

O problema da nvidia é estranho porque ao instalar-lhe os drivers ele diz que o modulo não existe no /proc/modules... :| e teoricamente nem é preciso adicionar isso a ficheiro para os kerneis mais recentes.
 
O prob do touchpad e so proc ja toa resolvidos.

O problema da nvidia é estranho porque ao instalar-lhe os drivers ele diz que o modulo não existe no /proc/modules... :| e teoricamente nem é preciso adicionar isso a ficheiro para os kerneis mais recentes.

Pois, já reparei q diz q para mais recentes n é preciso ... weird ...

Edit: vudu, tenta isto --> http://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=31243
 
Última edição:
Não tou a ver em quie que isso me ajudará... bem já é tarde, fica para amanha quando recuperar a lucidez LOL

Btw, eu curto bues o pacman, faz-me lembrar o emerge... mas é normal o raio do programa demorar bues de tempo a "arrankar" e ficar parado sem fazer nada ocasionalmente, a meio de updates/instalacoes?
 
I cannot load the "nvidia" module. I cant find it anywhere

Não é esse o teu problema?

Quanto ao pacman, so demora um bocadito a arrancar a "frio", depois é sempre a abrir, se bem que se ele tiver dependências para tratar vai obviamente demorar mais um pouco, mas sim, é brutal :D
 
eu nca tive problemas em arch com drivers... os da nvidia funcionam optimamente... pacman -S nvidia | nvidia-xconfig
sp q fizeres update ao kernel tens de reinstalar...
 
Uso o Arch no meu laptop há mais de um ano sem qualquer problema. Não é tao fácil de manter como o debian etch que tenho no meu servidor, mas é muito mais actual.
 
Omg... mas o que é que passou pela cabeça dessa criatura para deixar esta mensagem assim?!
Se um gajo não vai para o meio da rua berrar "oh maria aonde é que puseste as minhas cuecas?" porque é que vêm praqui dizer que estão com problemas com os efeitos no ubuntu?!

Bem... o problema da nvidia mantem-se... mas entretanto surgiu outro. Já alguem consegui por o gnome-network-manager (nm-applet) a funcionar out-of-the-box?
No ubuntu aquilo vinha por default e para quem salte de redes wifi como eu, faz muuuuita falta. Eu por mais posts que leia, ainda não consegui por a funcionar, estou quase a desistir e a ir para o wifi-radar.
 
nao vem com o gnome, mas podes instalar com o pacman (acho q ja instalaste nao?) eu nca chegei a testar isso, eu só instalei para aceder a redes windows de modo mais facil, mas tambem n tive sucesso (embora acho q a culpa é da configuracao dos pcs com windows)

pessoal, parece q o pacman 3 já está pronto para ir para o current, eles puseram um post na pagina principal a avisar como se faz a actualizacao e so ainda n o puseram em current para o pessoal ter tempo de ler o post. aqui fica um resumo:
para fazer o update:
pacman -Sy pacman
pacman -Syu
para quem estiver a pensar WTF? isto deve-se simplesmente ao facto de o pacman ter 2 novas dependencias e de este ser o modo mais simples de resolver o problema.
 
Eu tenho a 2.9 vou ver se actualizo, porque ainda ontem instalei isto e o pacman ja se recusa a fazer um update porque encontrou uns quantos file conflicts.. :|

Código:
checking for file conflicts... 
error: the following file conflicts were found:
  kernel26: /lib/modules/2.6.21-ARCH/modules.alias: exists in filesystem
  kernel26: /lib/modules/2.6.21-ARCH/modules.ccwmap: exists in filesystem
  kernel26: /lib/modules/2.6.21-ARCH/modules.dep: exists in filesystem
  kernel26: /lib/modules/2.6.21-ARCH/modules.ieee1394map: exists in filesystem
  kernel26: /lib/modules/2.6.21-ARCH/modules.inputmap: exists in filesystem
  kernel26: /lib/modules/2.6.21-ARCH/modules.isapnpmap: exists in filesystem
  kernel26: /lib/modules/2.6.21-ARCH/modules.ofmap: exists in filesystem
  kernel26: /lib/modules/2.6.21-ARCH/modules.pcimap: exists in filesystem
  kernel26: /lib/modules/2.6.21-ARCH/modules.seriomap: exists in filesystem
  kernel26: /lib/modules/2.6.21-ARCH/modules.symbols: exists in filesystem
  kernel26: /lib/modules/2.6.21-ARCH/modules.usbmap: exists in filesystem


errors occurred, no packages were upgraded.

buahh... aqui com a current continua a dizer que a 2.9.8-4 está up to date :S
 
Última edição:
deume o mesmo erro, e foi por causa dessa porcaria de erro que sai do arch.. nao porque nao o consegui resolver - elimina a pasta inteira com a opcao -rf do comando rm e depois instala o kernel, que da bem. nao te esquecas de, se usares os drivers nvidia, fazer pacman -R nvidia e depois pacman -Sy nvidia... (depois de instalares o kernel com o pacman -Syu!!!) - mas sim porque são estes os problemas de uma distro instavel. não que não tenha bom potencial, mas uma distro que de estes problemas e que, para alem disso, tenha uma filosofia masuquista, nao e a mais apropriada para eu ter... ainda por cima se quero fazer do linux o desktop principal.
 
Última edição:
Eu não tenho wireless, nao posso ajudar :(

Ps: os forums sao altamente. Ontem tive um problema (ou melhor, queria um pacote que aparentemente não havia) e ajudaram-me logo. 5 estrelas.
 
Última edição:
Parecem bem... mas realmente acho que mais facilmente me dou com o "peso" do ubuntu, do que com o trabalho de por o Arch ao meu gosto.
Mountar usbs/cds/dvds out-of-the-box sem problemas de permissões vem no ubuntu por default, no arch é mais uma carga de trabalhos... editando o fstab lá dá para por a montar automaticamente, mas mesmo assim, ficamos limitados às regras do fstab, não monta numa pasta com o "nome" da pen, etc... :S Ainda estou para descobrir o que faz isso automaticamente.... ou entao nao... e volto pro ubuntu LOL :D
 
Mountar usbs/cds/dvds out-of-the-box sem problemas de permissões vem no ubuntu por default, no arch é mais uma carga de trabalhos... editando o fstab lá dá para por a montar automaticamente, mas mesmo assim, ficamos limitados às regras do fstab, não monta numa pasta com o "nome" da pen, etc... :S Ainda estou para descobrir o que faz isso automaticamente.... ou entao nao... e volto pro ubuntu LOL :D

Huu? Funciona tudo bem aqui, auto mount com atalho no desktop e essas tretas todas ...

Edit: fica aqui o meu rc.conf

[moura@yoda ~]$ cat /etc/rc.conf
#
# /etc/rc.conf - Main Configuration for Arch Linux
#

#
# -----------------------------------------------------------------------
# LOCALIZATION
# -----------------------------------------------------------------------
#
# LOCALE: available languages can be listed with the 'locale -a' command
# HARDWARECLOCK: set to "UTC" or "localtime"
# TIMEZONE: timezones are found in /usr/share/zoneinfo
# KEYMAP: keymaps are found in /usr/share/kbd/keymaps
# CONSOLEFONT: found in /usr/share/kbd/consolefonts (only needed for non-US)
# CONSOLEMAP: found in /usr/share/kbd/consoletrans
# USECOLOR: use ANSI color sequences in startup messages
#
LOCALE="pt_PT.utf8"
HARDWARECLOCK="localtime"
TIMEZONE="Portugal"
KEYMAP=pt-latin1
CONSOLEFONT=default8x16
CONSOLEMAP=
USECOLOR="yes"

#
# -----------------------------------------------------------------------
# HARDWARE
# -----------------------------------------------------------------------
#
# Scan hardware and load required modules at bootup
MOD_AUTOLOAD="yes"
# Module Blacklist - modules in this list will never be loaded by udev
MOD_BLACKLIST=()
#
# Modules to load at boot-up (in this order)
# - prefix a module with a ! to blacklist it
#
MODULES=(natsemi snd-pcm-oss snd_intel8x0 fuse)
# Scan for LVM volume groups at startup, required if you use LVM
USELVM="no"

#
# -----------------------------------------------------------------------
# NETWORKING
# -----------------------------------------------------------------------
#
HOSTNAME="yoda"
#
# Use 'ifconfig -a' or 'ls /sys/class/net/' to see all available
# interfaces.
#
# Interfaces to start at boot-up (in this order)
# Declare each interface then list in INTERFACES
# - prefix an entry in INTERFACES with a ! to disable it
# - no hyphens in your interface names - Bash doesn't like it
#
# Note: to use DHCP, set your interface to be "dhcp" (eth0="dhcp")
#
lo="lo 127.0.0.1"
eth0="dhcp"
INTERFACES=(lo eth0)
#
# Routes to start at boot-up (in this order)
# Declare each route then list in ROUTES
# - prefix an entry in ROUTES with a ! to disable it
#
gateway="default gw 192.168.1.1"
ROUTES=(!gateway)
#
# Enable these network profiles at boot-up. These are only useful
# if you happen to need multiple network configurations (ie, laptop users)
# - set to 'menu' to present a menu during boot-up (dialog package required)
# - prefix an entry with a ! to disable it
#
# Network profiles are found in /etc/network-profiles
#
#NET_PROFILES=(main)

#
# -----------------------------------------------------------------------
# DAEMONS
# -----------------------------------------------------------------------
#
# Daemons to start at boot-up (in this order)
# - prefix a daemon with a ! to disable it
# - prefix a daemon with a @ to start it up in the background
#
DAEMONS=(syslog-ng network netfs crond alsa dbus hal hplip cups)

# End of file
 
Última edição:
isso do automount nao tem nada a ver com o arch, mas sim com o gnome.. do arch podeste queixar que o grupo storage nao defina o acesso a outras particoes, e por isso tens de fazer chown -R user pasta ou chmod 777 user pasta... e a integracao do gnome nao é perfeita, pois as GUIs de acesso a pastas nao funcionam. mas isso acho q nao funcionam em nenhum lado loool
alguem já experimentou o KDEmod? acho q vale a pena! eu n qeria reintsalar o arch so para isso, mas tou mesmo curioso...
 
Pá o automount é so mesmo iniciar o Hal, o dbus e adicionar o user ao grupo storage .. mais nada ....

Esse mod do kde parece engraçado, mas tem um pequeno defeito ... É KDE :002:
 
Back
Topo