1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Arch linux em virtualbox, boa solução para aprender?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por pulups, 7 de Agosto de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 3063)

1. pulups

pulups Power Member

Boass pessoal
    Bem cá estou eu com mais uma duvida ( para não variar muito ehehe )

então é assim, eu queria me iniciar em linux, tenho aqui o ubuntu hardy heron instalado mas aquilo já vem tudo veio actualiza tudo sozinho não se aprende nada, o que eu queria mesmo era aprender a trabalhar bem com o bash e por isso estou a pensar instalar o arch linux e construir aquilo tudo de raiz.

O problema é que eu tenho medo de fazer asneira e dava me um jeitão enquanto estava a configurar poder estar aqui no windows a tirar as duvidas que vão aparecendo, logo não queria instalar o arch propriamente no disco para não fazer a tal asneira e depois se instalasse tinha de estar sempre a trocar de OS para tirar as tais duvidas, então lembrei me da virtualbox, desta forma já podia estar no windows ao mesmo tempo que no arch, e já não fazia asneiras com os bootloader ou sabes se la que mais , sentia me me mais seguro.

(agora é que vem a duvida) Eu tenho lido umas coisas do virtual box e pareceme que aquilo ainda torna mais dificil os passos da instalação, por exemplo detectar coisas que se liguem por usb, Internet entre outras mais.
    Acham má solução optar por instalar archlinux em virtualbox para começar a aprender? a mim dava me um jeitão mas tenho medo de não conseguir resolver os problemas extras que o virtualbox me vai fazer passar.
    Se acharem má opção, têm outra ideia?( sem ser comprar outro pc que isso sai me fora do orçamento lol)

Obrigado :)

2. skorzen

skorzen Power Member

Eu tenho o Ubuntu 8.04 instalado no portátil e o VirtualBox instalado, com outras distros para ir fazendo experiências. Nunca tive grandes problemas, mesmo com Arch.

Também, se o que queres aprender é a trabalhar com a bash, há por aí muitos tutoriais, ebooks, howto's sobre isso na Internet.

3. pulups

pulups Power Member

Sim eu também ando a ler alguns, mas quando somos nos a fazer tudo parece me a mim que ficamos com a matéria melhor dada :)
    Dizes que nunca tiveste grandes problemas, mas tiveste algum problema pequeno ou nunca tiveste nenhum mesmo?

4. skorzen

skorzen Power Member

Claro que com a prática consolidas melhor os conhecimentos adquiridos. Mas para isso, usas a tua distribuição actual. No caso de teres medo de fazer coisas que não deves, continuas a usar a tua distribuição actual mas numa VM.

Em relação ao arch, nunca tive nenhum problema a corrê-lo em VM, apesar de nunca o ter testado exaustivamente.

5. John Silva

John Silva Power Member

Podes aprender mesmo com o Ubuntu ! Podes criar uma conta à parte para treinares apenas a linha de comandos e edição de scripts sem correr o risco de danificares o SO.
    Se quiseres algo mais hardcore, instala o Gentoo.

Cumps.

6. Inacio77

Inacio77 Power Member

Arch Linux parece-me uma boa opção para experimentar no VirtualBox. Mas visto que sao apenas maquinas virtuais porque não experimentares varias distros e ver qual mais te satisfaz. As opiniões sobre as distros são como cada qual e ha que respeitar isso, usar é mesmo a melhor forma de escolheres aquela que te mais agrada.

Mas Gentoo é das distros mais "hardcore" como por ai disseram, se calhar demais para quem vem de Ubuntu com pouca experiencia. E o Ubuntu tambem é bom para aprender e é uma excelente porta de entrada para o Linux. Foi por ela que eu entrei ha ja um ano e qualquer coisa.

7. pulups

pulups Power Member

Bem vou então instalar em virtualbox :) mal por mal também o xp assim há de sempre fazer load por isso estou descansado, quanto instalar varias versões, eu não ando bem a procura de uma distro que goste mais, é mesmo mais aprender como é que aquilo funciona, então qualquer uma daquelas que se começa do 0 me serviria :)
    bem obrigado a todos , desejem-me sorte ehehe loool

EDIT: uma ajudinha sff, para instalar o archlinux escolho qual virtual box?
    https://cds.sun.com/is-bin/INTERSHO...[email protected]_SMI

?? tenho pc intel e quero fazer isto em windows xp para por o archlinux logo é linux i386 né?

Última edição: 7 de Agosto de 2008
  8. Inacio77

Inacio77 Power Member

Sim é o i386.

9. pulups

pulups Power Member

thanks=)

10. pulups

pulups Power Member

bem eu saquei o linux i386 e entendi que aquilo é a plataforma onde vou correr o virtualbox e não a plataforma para qual vai servir o virtual box
    quando saquei o linux i386 saiume um file VirtualBox-1.6.4-Linux_x86.run ( que nao corre no windows)
    quando saquei o windows x86 ja veio um VirtualBox-1.6.4-Win_x86 ( com ar de setup :) )

11. Inacio77

Inacio77 Power Member

Quanto ao Virtualbox tens varias opções:

1. Podes instalar a versao que esta nos reps do ubuntu;

2. Podes usar a versao que existe em http://www.virtualbox.org/ Esta versao é sempre mais actual que a dos reps do ubuntu. Vai a zona onde diz Download - Binaries (all plantaforms) e depois escolhes a platform que no teu caso sera Ubuntu 8.04, penso eu. Esse file que tu puxaste que tem nome.run é para distros que nao estao na lista que la existe como por exemplo Slackware.

Eu disse que era essa i386 mas pensava que estavas a falar da ISO que querias puxar de Arch Linux

12. esquiso

esquiso Power Member

Bela confusão que vai aí. Vamos começar pelo principio.

Se ArchLinux é uma boa distribuição para começar a aprender? É. Apanhas um choque um bocado grande, mas ficas logo vacinado contra maiores males. Depois até vais para uma coisa mais dificil e nem notas tanta diferença como se fosse de Ubuntu -> Distro mais dificil.
    Pelo que vejo no mysystem, estas em XP (32 bits, quase que aposto - vou pressupor que sim para ambas as perguntas daqui para a frente). Para o testares numa máquina virtual vais precisar dum programa de virtualização. Tens algumas hipoteses: o já referido Virtualbox, e tens outra soluções como o VirtualPC ou mesmo VMWare. Eu prefiro de longe a ultima solução. Mais robusta, mais profissional e tens duas versões grátis: Player e Server. A minha preferencia, para quem ainda esta a começar, é o Server; pode ter algumas coisas inuteis, mas é mais facil de configurar uma nova VM. Mas o software de virtualização acaba por ser indiferente.
    Depois de instalado o dito software, vais ao site do ArchLinux (mais precisamente aqui) e sacas a versão FTP install i686 (por causa dos 32 bits) - tanto podes fazer download por torrent ou por http/ftp. Depois, é só fazeres o setup muito simples no software de virtualização e já tens o Arch on VM a correr perfeitamente. E o processo de instalação é igual :)

Qualquer duvida sobre o ArchLinux, tens a thread de duvidas propria para ele. Qualquer coisa sobre o setup da VM, chuta aqui. :)

13. pulups

pulups Power Member

é isso mesmo eu vou instalar o vmware em windows xp ( o ubuntu tá no portátil e eu prefiro trabalhar no pc, o monitor é maior =D)
    Obrigado pela explicação mais claro não dá :D , já tinha instalado virtualbox mas sendo assim vou po vmware, vou sacar a versao player, dizes que é mais difícil, é da maneira que aprendo mais qualquer coisa :D

14. esquiso

esquiso Power Member

A questão do VMWare Player é outra. Não é suposto tu conseguires fazer VMs novas no Player, apenas corre-las. Claro que é possível cria-las, mas apenas com recurso a ferramentas externas, tipo o easyvmx. Dá uma bocado mais de trabalho, enquanto que no VMWare Server, o processo já está embutido no próprio software.
    Mas se já tens o Virtualbox instalado, siga com ele. Continua a ser um software capaz.

15. pulups

pulups Power Member

então pronto virtualbox que seja :D

16. Inacio77

Inacio77 Power Member

Acho Arch Linux um pouco violento para quem vem do Ubuntu assim do nada. Acho que devias mexer mais um pouco em Ubuntu, aprender a usar o terminal por exemplo ou por o gnome todo bonito com conky e afins. É algo que te vai fazer puxar pela cabeça e aprender alguma coisa.
    Tal como disseram antes porque nao criar um user no Ubuntu para fazer experiencias?

17. esquiso

esquiso Power Member

Eu não acho que seja violento. Claro que vai notar diferenças - e bastantes - mas com a Wiki do ArchLinux ao lado, é bastante mais fácil :)

18. pulups

pulups Power Member

porque eu acho que so vou entender isso quando for eu a "concretizar" a distro toda como acontece no arch, eu ando a ler uns tutos, como trabalhar com o bash, andar la pelos directórios,copiar os files mudar nomes , comandos todos ( cheguei a uma parte que é de sistema de ficheiros em que me diz que para usar o comando mount /dev/hda "nome de directório" (que diz la que isto serve para criar uma partição no disco tal e formatar aquele directório em ext3, e eu como user habituado ao windows não entendo como é que eu crio uma partição já com files la dentro e ainda por cima criar a partição formata la mas para fazer isso diz que eu tenho de ter o file já la dentro da partição! lol eu até já faço desenhos para ver se isto me entra na cabeça xD))

eu penso que tenho de começar mesmo pelos básicos, aprender tudo de inicio, e para isso anda melhor que configurar um linux inteirinho, desde o inicio :)

19. Inacio77

Inacio77 Power Member

E é ai que entra o Ubuntu. Pode usar todos os comandos na consola para aprender e tens uma distro de linux a funcionar.
    Se vais começar pelo Arch Linux vais ter que ler bastante e muita coisa vai te parecer caida do ceu, porque nunca usaste cfdisk ou mexeste um pouco pela consola. E vais te ver muito mas muito grego so para instalar o Arch Linux (mesmo consultando o wiki), quanto mais para o por afinadinho.
    Com Ubuntu instalas facilmente aquilo e tens um OS a funcionar e onde podes mexer.

Mas a melhor forma de aprender linux é por o windows como OS secundario e começar a usar linux para tudo.

Partilhar esta Página