Arch Linux - Tópico Geral

esquiso

Power Member
Arch Linux 2008.06 has been released. Arch Linux is an independently developed i686/x86_64-optimized community distribution, based on a rolling-release package model and targeted at competent GNU/Linux users. From the announcement: "Arch Linux 2008.06 'Overlord'. The Arch Linux 2008.06 ISO images are out. This release introduces many changes: 'base' category is always installed; use of UUIDs for persistent device naming; availability of USB disk images alongside traditional ISOs; true live Arch installation environment; inclusion of the beginner's guide from the Wiki; documentation updates; includes the current stable kernel, 2.6.25.6." Here is the very brief release announcement. Download the core installation ISO images from here: archlinux-2008.06-core-i686.iso (291MB, MD5, torrent), archlinux-2008.06-core-x86_64.iso (305MB, MD5, torrent).

@ Distrowatch

Cá está ela, depois de algumas betas.
A título de curiosidade, é a primeira release stable desde que o Judd saiu da direcção do Arch Linux e deu lugar ao Aaron Griffin.
 
Arch > All

E o melhor é que nem preciso de instalar novas versões. Rolling distros rulam. :)

Amen to that brother :p

Ganhei um ódio de estimação a distribuições nas quais é necessário fazer upgrade da distro para obter as coisas novas, upgrade que eventualmente acaba sempre por estragar a instalação e obrigar a instalar tudo de raiz.
 
Andava uma gajo qualquer a tratar dos LiveCDs mas não sei se isso continua a andar pra frente.
Um LiveCD dá sempre geito para uma pessoa ter uma ideia do que lhe espera... e se alguma coisa correr mal, tem sempre um sistema funcional que pode usar para ir à net procurar ajuda, porque actualmente, só com um computador diferente ao lado, porque no terminal, com o links não se vai a lado nenhum LOL
 
Andava uma gajo qualquer a tratar dos LiveCDs mas não sei se isso continua a andar pra frente.
Um LiveCD dá sempre geito para uma pessoa ter uma ideia do que lhe espera... e se alguma coisa correr mal, tem sempre um sistema funcional que pode usar para ir à net procurar ajuda, porque actualmente, só com um computador diferente ao lado, porque no terminal, com o links não se vai a lado nenhum LOL

Existem alguns projectos neste momento (wiki). Mas o mais activo parece-me um que nem está lá listado: Arch-live.
 
Andava uma gajo qualquer a tratar dos LiveCDs mas não sei se isso continua a andar pra frente.
Um LiveCD dá sempre geito para uma pessoa ter uma ideia do que lhe espera... e se alguma coisa correr mal, tem sempre um sistema funcional que pode usar para ir à net procurar ajuda, porque actualmente, só com um computador diferente ao lado, porque no terminal, com o links não se vai a lado nenhum LOL

Eu para instalar escrevi numa folha os comandos todos que precisava e depois fui fazendo copy/past. :D Quando apareceu algum problema, era fazer reboot em windows, procurar resolução e voltar para Arch. Mas depois da confusão inicial fiquei surpreendido do quão simples era tudo isto. Todos os problemas que tive não foram mais do que inexperiência da minha parte.

Uma vez instalada, é tão simples mante-la sempre actualizada como fazer "pacman -Syu".

Nas férias aventuro-me e tiro o "#" dos repositórios testing e community.
 
No community nao tens problemas absolutamente nenhuns (alias n vem descomentado por default?).
O testing tambem não... só se quiseres mesmo.
Agora o Unstable... lol o Unstable é outra conversa. =)
 
Um LiveCD de Arch não me faz muito sentido. A única utilidade seria mesmo para resolver problemas pela linha de comandos, visto que ele não carrega WM nem nada do género; há distribuições muito mais práticas para isso. Sim porque como o VuDu disse, andar a navegar com o Lynx é obra, lol.
 
estou a usar o arch no virtual box instalado no meu windows xp, a maquina virtual está voando baixo, open box , pcman file manager, dillo e outras apps leves aqui... instalei o linux na maquina virtual para minha irmã não ficar me enchendo o saco com as configurações do grub ou do lilo, enfim essa distro é muito legal !
 
Kernel 2.6.27 in core

Last night, kernel26 2.6.27-2 has been moved from testing to core. This upgrade seems to be pretty smooth, so don't expect many problems.
- Watchdog drivers have been enabled as modules.
- MSI/MSI-X is now activated. If your system fails to boot or some PCI devices don't work, add pci=nomsi to your kernel commandline (http://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=56940)
- The ipw3945 driver doesn't compile anymore. It's probably easy to patch, but we'll stop maintaining it anyway. Please use iwl3945 or compile the driver yourself (the latest PKGBUILD and patches can be found at http://repos.archlinux.org/viewvc.cgi/ipw3945/trunk/)
- The snd-pcsp driver has been added, which emulates a sound card on your speaker. For some people this seems to replace the default sound card. If you have problems with sound after the update, blacklist the snd-pcsp module in rc.conf.
If any other problems occur, please use the bugtracker or the arch-general mailing list as usual.
 
Sei que apanhei o filho da **** do susto da minha vida com o ultimo problema. O pc speaker começava a ganir como doido e nada de som. E o mais estranho é que eu já tinha blacklisted o "pcspkr". Mas qual quê? Tinham mudado o nome do modulo. A sério...
 
Amen to that brother :p

Ganhei um ódio de estimação a distribuições nas quais é necessário fazer upgrade da distro para obter as coisas novas, upgrade que eventualmente acaba sempre por estragar a instalação e obrigar a instalar tudo de raiz.

Concordo, efectivamente isso acontece-me com os upgrades do ubuntu. Fica um pouco esquisito, faço logo backup de toda a informação importante e siga format. Fica logo todo porreirito
 
Os únicos problemas que tive com upgrades, bastou ir ler as noticias na página principal da distro ou uma search no fórum =)
 
Back
Topo