Dúvida Arcti Liquid Freezer II 360mm - Fans param

Pleoheart

Membro
Boas,

Adquiri recentemente o arctic liquid freezer II de 360mm para manter o 9900k menos quente e reparei que quando o CPU atinge altas temperaturas >70º , a 2ª e 3ª ventoinha do AIO não giram mas a 1ª fan está a 100%.

Fiz a configuração na BIOS para PWM e defini a fan curve para 30% a 30º, 65% a 45º e 100% a 65º.
A minha motherboard é uma asus z-390 e gaming.

Outra coisa que reparei foi que quando maior a % das rpm das fans, mais rápida fica a 1ª fan e mais lentas ficam a 2ª e 3ª.

Este comportamento é o normal deste AIO ou tenho alguma configuração mal feita ou o AIo está com defeito?

Cumps.
 
Fazes um teste simples, se desativares todos os controlos de velocidade na BIOS e arrancares a full speed, as 3 ventoinhas giram todas durante o funcionamento do PC?
 
Tens isso ligado na board no cpu fan ou pump fan? Eu adquiri um arctic liquid freezer II 240 e a arctic diz para ligar no cpu fan. Não alterei nada na bios, não tenho stress nenhum.
 
Fazes um teste simples, se desativares todos os controlos de velocidade na BIOS e arrancares a full speed, as 3 ventoinhas giram todas durante o funcionamento do PC?

Amanhã vou fazer o teste individual das fans do radiador para verificar se todas tem capacidade para funcionar a 100% das RPM anunciadas pela arctic.
Se todas funcionarem, então vou testar as fichas onde elas se ligam ao radiador.

Tens isso ligado na board no cpu fan ou pump fan? Eu adquiri um arctic liquid freezer II 240 e a arctic diz para ligar no cpu fan. Não alterei nada na bios, não tenho stress nenhum.

Sim liguei a ficha de 4 pinos que sai da bomba aos 4 pinos da CPU fan conforme a arctic diz no manual.
Fiz um teste adicional e liguei essa ficha à AIO pump dado que nessa ficha não há controlo de RPM, é sempre a 100% e verifiquei novamente que a 1ª e 2ª ventoinha não giram.

Tirei umas fotos para perceberem melhor o cenário.

 
Verifica individualmente as fichas de cada fan se está bem ligado. Experimenta ligar diretamente as fans num Fan header aleatorio.
 
Já realizei os testes.
Experimentei as 3 ventoinhas de forma individual e liguei-as a fichas de 4 pinos da motherboard e verifiquei que todas funcionam corretamente.
Tentei também ligar outro tipo de ventoinha às fichas do radiador e o comportamento é o mesmo, a 2ª e 3ª ventoinha param quando estão a 100%.

Ou o AIO é suposto funcionar desta forma ou tem alguma problema que não consegui identificar nos meus testes.
Como não encontro nada escrito sobre o funcionamento do AIO, alguém que tenha a versão deste AIO nas dimensões 240/280/360/420 mm consegue confirmar que colocando as ventoinhas a 100% , apenas 1 delas fica a girar?
 
Já realizei os testes.
Experimentei as 3 ventoinhas de forma individual e liguei-as a fichas de 4 pinos da motherboard e verifiquei que todas funcionam corretamente.
Tentei também ligar outro tipo de ventoinha às fichas do radiador e o comportamento é o mesmo, a 2ª e 3ª ventoinha param quando estão a 100%.

Ou o AIO é suposto funcionar desta forma ou tem alguma problema que não consegui identificar nos meus testes.
Como não encontro nada escrito sobre o funcionamento do AIO, alguém que tenha a versão deste AIO nas dimensões 240/280/360/420 mm consegue confirmar que colocando as ventoinhas a 100% , apenas 1 delas fica a girar?

Boas,
Como te tinha dito anteriormente tenho o Arctic Liquid Freezer II 240, testei na bios como pediste a 100% (1750 RPM +-) e nenhuma das minhas fans param... continuam a trabalhar as duas normalmente
 
Boas,
Como te tinha dito anteriormente tenho o Arctic Liquid Freezer II 240, testei na bios como pediste a 100% (1750 RPM +-) e nenhuma das minhas fans param... continuam a trabalhar as duas normalmente

Não sei se é pedir muito, mas consegues verificar se a ficha da 2ª ventoinha do radiador só tem 3 pinos?
Eu verifiquei que a minha 1ª ficha tem os 4 pinos mas a 2ª e 3ª tem em falta o 3º pino que é o tacômetro.

Segue foto de 1 dos testes que fiz e de uma das fichas que alimenta a 2ª e 3ª ventoinha do radiador.
 
O comportamento normal desse cooler é de todo diferente ao que reportas @Pleoheart , podes ter tido azar com essa unidade.
Algo está mal efetivamente, verifica os cabos e as fichas minuciosamente, um teste de continuidade com um multímetro para tentar perceber, o normal é todas as fans funcionarem da mesma forma, se uma acelera todas aceleram e vice-versa...tenho um exatamente igual e vou instalar um de 420 também, excelentes coolers do melhor que já tive do "standard" de mercado.
 
O comportamento normal desse cooler é de todo diferente ao que reportas @Pleoheart , podes ter tido azar com essa unidade.
Algo está mal efetivamente, verifica os cabos e as fichas minuciosamente, um teste de continuidade com um multímetro para tentar perceber, o normal é todas as fans funcionarem da mesma forma, se uma acelera todas aceleram e vice-versa...tenho um exatamente igual e vou instalar um de 420 também, excelentes coolers do melhor que já tive do "standard" de mercado.

Fiz o teste com o multímetro nas 3 fichas e verifiquei que na 1ª obtenho menos de 12v, na 2ª e 3ª obtenho 0v. Após inspeção minuciosa das fichas não encontrei nenhum defeito e não me vou arriscar começar a desmontar as fichas e arriscar perder a garantia de loja dado que o AIO tem menos de 1 mês.

Obrigado a todos pelas contribuições, vou à loja devolver o produto com defeito e aguardar reparação/substituição.
 
Fiz o teste com o multímetro nas 3 fichas e verifiquei que na 1ª obtenho menos de 12v, na 2ª e 3ª obtenho 0v. Após inspeção minuciosa das fichas não encontrei nenhum defeito e não me vou arriscar começar a desmontar as fichas e arriscar perder a garantia de loja dado que o AIO tem menos de 1 mês.

Obrigado a todos pelas contribuições, vou à loja devolver o produto com defeito e aguardar reparação/substituição.

Ok, depois diz como veio o "novo" :)
 
Tenho o mesmo AIO e é suposto as 3 ventoinhas rodarem sempre à mesma velocidade.
Este AIO apenas tem 1 ficha PWM que deve ser ligada ao CPU header.
A leitura das RPM é feita na 1ª ventoinha e a 2ª e 3ª vão sempre rodar às mesmas rotações que a 1ª.
 
Aproveito este tópico para não estar a abrir um novo dado que o assunto é related :D

@pedrocsilva

Como são as temps com o teu Arctic Liquid Freezer II 240? Idle vs Load.. E já agora, com que CPU?

Estou a pensar adquirir um e queria saber se vale a pena! A minha ideia overall é reduzir o barulho, desde que as temps sejam semelhantes ao stock cooler, fine by me!
 
Aproveito este tópico para não estar a abrir um novo dado que o assunto é related :D

@pedrocsilva

Como são as temps com o teu Arctic Liquid Freezer II 240? Idle vs Load.. E já agora, com que CPU?

Estou a pensar adquirir um e queria saber se vale a pena! A minha ideia overall é reduzir o barulho, desde que as temps sejam semelhantes ao stock cooler, fine by me!

Qual é o teu stock cooler? AMD?
Se sim, claramente que as temps devem ser mais baixas e com menos ruído.

Já se comparares com um Noctua D15, por exemplo, já é debatível :)
 
@SpamFilter

Sim, mais especificamente AMD wraith prism cooler (o que vem com o 3700x);

Tendo em conta que tenho undervolt no CPU, as temp's são bem boas:
- Windows (Idle: 40-45ºC - Load 50ºC-72ºC) *
- Ubuntu (Idle: 38-42ºC - Load 60-67ºC)

* A load depende muito, Cinebench durante algum tempo, bato nos 72ºC, a jogar não passa dos 60ºC)

A fan está em low, mas sinto que é um pouco ruidosa. Também não ajuda o facto da minha caixa ter janela em vez de mesh, e o stock cooler apontar para "cima" em vez de apontar para o exhaust atrás. Mesmo com uma curva personalizada e sem grande intensidade, ouve-se bastante comparado ao resto das fans (Arctic p12 pwm).


Sim, já tinha pensado quer no Noctua quer no BeQuiet, mas pelo que custam considerei sempre em mudar para um AIO.
 
Queria dar um update à situação,
Abri ticket de suporte na arctic e tive hoje tive a confirmação que me vão enviar 1 novo cooler após ter enviado comprovativo de compra.
Entretanto liguei a 2º e 3ª ventoinha diretamente à mobo na CPU_OPT e na CHA_FAN_2 e até agora estou bastante satisfeito pois mantenho o 9900k a 5ghz abaixo dos 85º em full load e entre 26 e 29º em idle.
 
Vim de um nh-d15 e tive um 360, agora um 420, e são claramente superiores.

Em termos de silêncio ou de temperaturas? Se as temperaturas andarem nos 60/70ºC não é nada mau, gostava era de menos barulho.
As fans do radiador no fundo são iguais às fans que eu tenho. A pump faz muito barulho?
 
Aproveito este tópico para não estar a abrir um novo dado que o assunto é related :D

@pedrocsilva

Como são as temps com o teu Arctic Liquid Freezer II 240? Idle vs Load.. E já agora, com que CPU?

Estou a pensar adquirir um e queria saber se vale a pena! A minha ideia overall é reduzir o barulho, desde que as temps sejam semelhantes ao stock cooler, fine by me!

Olha tenho um 3600, em idle 30° e as vezes nem isso. Quando jogo anda nos 60°+- no maximo e a instalação é super fácil
 
Back
Topo