Arduino Mega ou Arduino Uno?

PedroDanny

Power Member
Boa tarde.

Estou no primeiro ano de Engenharia Eletrotecnica e queria comprar um Arduino já tive a trabalhar com o Uno, mas foram apenas algumas horas, agora que quero comprar um qual me aconselham o Mega ou o Uno?

Cumps
Pedro
 
Quero apenas controlar uns motores, ecrãs, led's, etc... mas queria comprar um que desse para todo curso e não daqui a uns tempos ter de comprar outro...
 
Para o curso o UNO deve chegar, já fiz centenas de coisas e nunca precisei de mais pinos.
De qualquer modo no dia em que precisares do MEGA já tens experiência suficiente para montares o teu na breadboard por ~8€ lol
 
maxperformance tens a certeza que da para montar o mega numa breadboard? E que não encontro informação nenhuma sobre isso na net, so mesmo para o uno e o outro (demi qualquer coisa x'D)

PedroDanny, recomendo o arduino uno, primeiro porque dá para tudo o que precisas, e segundo porque se quiseres fazer um projecto definitivo basta tirares o Microcontrolador do arduino e juntares um cristal, uns condensadores, umas resistencias e uma fonte de 5v e ligares tudo ( ha tutoriais na net se precisares diz), depois compras outro Microcontrolador para o arduino ( ~6€) e pronto. Recomendo o arduino Uno R3 que é a versão mais recente. :P
 
Obrigado maxperfomance, não sabia, pode ser que dê jeito para uns projectos que tenho ai em mente :P

Como dito a unica vantagem e ter mais pinos acredita que não compensa, principalmente para alguem que esta a começar.
 
Uma vantagem do uno é que se queimares o atmega compras outro e susbtituis facilmente, enquanto o atmega ao queimares é muito mais complicado uma vez que o atmega é smd.
 
Sim pedro o Uno é uma melhor aposta em todos os aspectos, para simplificar o mega tem mais pinos demora mais tempo a processar todos.
eu ate perfiro um setup "dual core" do que um mega. e como te disse se algum dia precisares de um mega usas o atmega1284p. fica 50€ mais barato..

Compra o Uno R3 sem duvida.
 
Exacto PedroDanny era o que o maxperformance disse agora que eu ia sugerir, para agora o Uno R3 chega e sobra para tudo, um dia mais tarde quando ja perceberes bem do assunto e quiseres fazer um projecto mais complexo e precisares de mais portas ficas melhor servido com 2x atmegas328( o do Uno) que 1x atmega1284p( do mega), pois cada processador vai tar a processar ao mesmo tempo entao consegue ser mais rapido.
Eu tou no mesmo curso que tu e o Uno chega e sobra para brincadeiras e projectos, ja agora para começares nada melhor que o site do arduino e ires vendo os exemplos e percebendo o porque de serem assim :P
 
Desculpem estar a "meter-me" no tópico, mas sabem se os Arduinos dos chineses que andam no Ebay, já são a última versão ou é dos primeiros Uno´s?
 
Normalmente eles dissem, se disserem R3 sao dos novos, se nao dizer nada normalmente sao dos antigos.

Ja agora as diferenças do R3 para o anterior são estas:
Revision 3 of the board has the following new features:
1.0 pinout: added SDA and SCL pins that are near to the AREF pin and two other new pins placed near to the RESET pin, the IOREF that allow the shields to adapt to the voltage provided from the board. In future, shields will be compatible both with the board that use the AVR, which operate with 5V and with the Arduino Due that operate with 3.3V. The second one is a not connected pin, that is reserved for future purposes.
Stronger RESET circuit.
Atmega 16U2 replace the 8U2

(retirado do site do arduino)
 
Acham que vale a pena comprar o que tinha referido anteriormente? Será que na prática se notam diferenças dos arduinos do ebay para o original?
 
Back
Topo