Arduino Nano com rgb led strip 12V

sampaio

Power Member
Boas pessoal,

Tenho um arduino nano e comprei um rgb led strip 12V e queria ligar o arduino ao led strip. Contudo não sei o que fazer ou se preciso de mais algum material. Provavelmente irei precisar de alguma fonte de energia não? Porque no arduino nano só encontro uma porta com 5V e não com 12v....
Será que alguém me pode ajudar?

Led Strip -> https://imgur.com/yFLp5Rf

Arduino Nano -> https://imgur.com/ywiWxle
 
Queres ligar o arduino para quê?

Sim, precisas de uma fonte de alimentação de 12V pelo menos. Agora, não sei o que pretendes fazer.
 
Antes de mais obrigado pelas vossas respostas @Bzaina e @diogoc !!!

Realmente esqueci-me de referir o propósito do arduino. A minha ideia é controlar os leds da strip. (Fazer alguns efeitos de luz). Em termos de programação acho que consigo fazer isso; contudo a parte da electrónica é que é mais complicada para mim... :/

@diogoc como não percebo muito de electrónica vou mandar vir o módulo que recomendaste. Depois tenho que o ligar á strip led e ao arduino certo?
Em relação à alimentação, pode ser por pilhas ou corrente, certo? mas depois como ligo à led strip e ao arduino?
 
Aqui tens como fazer as ligações.
Tem a biblioteca para o arduino e tudo.
https://pmdway.com/products/p9813-12v-rgb-led-strip-mosfet-controller

A alimentação é preferível uma fonte de alimentação de 12V, por pilhas não é grande solução.
A corrente que a fonte de 12V deve ter depende do tamanho da fita led, pois quanto maior mais consome.

A fita tem 3 metros. E sabes que fonte de alimentação comprar? E depois tenho que ligar a fonte de alimentação ao arduino também, não? Ou o controlador que referiste já da energia á fita e ao arduino?
E a fonte de alimentação não irá queimar o arduino?
(Mais uma vez obrigado pelas respostas ;) )
 
O arduino tem um regulador de tensão que converte os 12V para os 5V a que ele funciona.
Tens é que ligar os 12v no pino VIN.

Deste modo a fonte de 12V alimentaria tanto a fita led como o arduino.
A fonte de alimentação pode ser qualquer uma de 12V.
Como a fita tem 3 metros estimo que a corrente mínima que a fonte terá que ter são 3.75A
 
O arduino tem um regulador de tensão que converte os 12V para os 5V a que ele funciona.
Tens é que ligar os 12v no pino VIN.

Deste modo a fonte de 12V alimentaria tanto a fita led como o arduino.
A fonte de alimentação pode ser qualquer uma de 12V.
Como a fita tem 3 metros estimo que a corrente mínima que a fonte terá que ter são 3.75A


Mas eu não posso ligar a fonte de alimentação (power supply) ao controlador que referiste e o controlador dava energia ao arduino e á fita led? Como mostra este imagem -> https://www.robotop.lv/2197-thickbox/rgb-led-strip-driver-module.jpg
(neste caso tem um arduino uno, mas com o arduino nano deve ser igual, não?)

@diogoc consegues dar-me um exemplo de uma fonte de alimentação que consiga ligar ao controlador? É que quando pesquiso só aparece do género das dos carregadores de telemóvel mas com 12v e eu não sei como ligar essas fontes ao controlador...
 
O controlador regula para 5v, daí alimentar o arduino pelos 5v, em relação à fonte usa uma do género:
ZawiDX2sM7Dvx1IjbPhHG94Q7-Zh1yI6wL6ilhUz3rjUovLtfHCp0IRRw0NoihzcsP8kVEYH0_VCcVDI144Qz3BlnUl5YYrr7znIaMJv9p9LyJCBN5qUtDhF8UBN
 
O controlador não dá energia, só recebe.
Ele precisa de receber 12V para alimentar os leds e precisa de receber 5V para alimentar o chip de controlo.
Estes 5V é o arduino que os fornece ao controlador.

Agora o arduino para funcionar e fornecer os 5V ao controlador precisa de ser alimentado.
Como o arduino tem um regulador interno que converte os 12V em 5V, basta ligares 12V no pino VIN do arduino.

Assim sendo a fonte de 12V vai ligar ao controlador e ao arduino.
 
Última edição pelo moderador:
O controlador não dá energia, só recebe.
Ele precisa de receber 12V para alimentar os leds e precisa de receber 5V para alimentar o chip de controlo.
Estes 5V é o arduino que os fornece ao controlador.

Agora o arduino para funcionar e fornecer os 5V ao controlador precisa de ser alimentado.
Como o arduino tem um regulador interno que converte os 12V em 5V, basta ligares 12V no pino VIN do arduino.

Assim sendo a fonte de 12V vai ligar ao controlador e ao arduino.

Preciso também de comprar este cabo de alimentação para ligar com a fonte, certo?
https://ibb.co/JKLgGy1
E ligo os dois "fios" do cabo de alimentação ao L e ao N (Ac Input) da fonte certo? (a ordem dos fios a ligar não interessa pois não?)

E o controlador não precisa de receber -V e o +V (DC output)? ou só precisa de receber um? É que se receber os dois como depois ligo com o pino VIN do arduino?

Peço desculpa por as minhas perguntas serem um pouco estúpidas, mas é que não percebo muito de electrónica. E mais uma vez muito obrigado pelas respostas @diogoc ;)
 
Última edição pelo moderador:
Preciso também de comprar este cabo de alimentação para ligar com a fonte, certo?

Sim se não tiveres em casa nenhum cabo com uma tomada.

E ligo os dois "fios" do cabo de alimentação ao L e ao N (Ac Input) da fonte certo? (a ordem dos fios a ligar não interessa pois não?)

Certo e a ordem não interessa.

E o controlador não precisa de receber -V e o +V (DC output)? ou só precisa de receber um? É que se receber os dois como depois ligo com o pino VIN do arduino?

A saída da fonte tem o GND (-V) e o +12V (+V).
O -V liga ao GND do controlador e do arduino, e o +V liga aos +12V do controlador e ao pino VIN do arduino.
 
Sim se não tiveres em casa nenhum cabo com uma tomada.



Certo e a ordem não interessa.



A saída da fonte tem o GND (-V) e o +12V (+V).
O -V liga ao GND do controlador e do arduino, e o +V liga aos +12V do controlador e ao pino VIN do arduino.


Então é possível ligar os dois (arduino e controlador)ao -V e ao +V certo? isso não dará nenhum curto circuito pois não (como estarão dois cabos ligados na -V e na +V)?

Já mandei vir a fonte de alimentação e o controlador e estou à espera que cheguem para ver se consigo meter isto a funcionar :)
Mais uma vez muito obrigado @diogoc !
Caso depois esteja com dificuldades nas ligações volto a comentar aqui no post.
 
Obrigado pela dica @WindWalker

Bem já tenho o material necessário, acho.

@diogoc o controlador têm algum led a informar que está a receber energia? por exemplo o arduino liga um led quando está a receber energia....

E os cabos para ligar (fonte de alimentação - arduino/controlador e controlador - led strip )? basta ter os de "electricista" e os jumper wire female to female?
 
Não, o controlador não tem nenhum led.

Para ligar o arduino ao controlador podes usar os jumper wire.
A alimentação para o controlador deve ser com fio que aguente os 4A, 0.8 mm2 é mais que suficiente.
Para a alimentção do arduino pode ser com fios mais finos.
 
Já vi várias vezes a recomendação de que se deve ligar a fonte de alimentação às duas extremidades do LED strip, porque a resistência das pistas pode fazer com que a voltagem caia muito na extremidade oposta à que está a ser alimentada. No entanto, isto era para um WS2812B, de 5V, não sei se tem tanto impacto nos strips de 12V.

Também não sei qual é a corrente que aquelas pistas suportam, mas tenho a sensação de que passar 3A num LED strip é imenso, certo? Aquilo não aquece ou derrete?

Tenho a mesma dúvida em relação ao Arduino: tinha ideia que não devia passar os 9V no VIN. É seguro dar 12V lá? (i.e. não vai aquecer demasiado o regulador?)

Tenho um projecto semelhante em mãos, pelo que tenho estado um pouco paranóico a tentar garantir que não pego fogo à casa :P
 
Não, o controlador não tem nenhum led.

Para ligar o arduino ao controlador podes usar os jumper wire.
A alimentação para o controlador deve ser com fio que aguente os 4A, 0.8 mm2 é mais que suficiente.
Para a alimentção do arduino pode ser com fios mais finos.

E para ligar o controlador à led strip, que cabo uso?jumper wire?

E seu eu quiser ligar também um detector de som (por ex: Sound Detection Sensor Module KY-037), consigo? A porta 5V já se encontra ocupada.... :/
 
Última edição:
Já vi várias vezes a recomendação de que se deve ligar a fonte de alimentação às duas extremidades do LED strip, porque a resistência das pistas pode fazer com que a voltagem caia muito na extremidade oposta à que está a ser alimentada. No entanto, isto era para um WS2812B, de 5V, não sei se tem tanto impacto nos strips de 12V.

Depende da potência. Mas, claro, para a mesma potência, a corrente a 12V é 5/12~40% da corrente a 5V. É preferível comprar fitas de 12V que possam ser controladas a 5V se a corrente a 5V ultrapassar 1-2A, parece-me.

Pistas básicas/baratas devem suportar pelo menos 1-2A facilmente. Mais que isso, duvido.

Também não sei qual é a corrente que aquelas pistas suportam, mas tenho a sensação de que passar 3A num LED strip é imenso, certo? Aquilo não aquece ou derrete?

Depende da espessura das pistas. Além disso, a corrente cai linearmente nas pistas. No início pode ser ~3A, no fim será ~0A.

Se for alimentada nas duas extremidades, em teoria cai de 3/2=1,5A nas extremidades para ~0A no meio.

Tenho a mesma dúvida em relação ao Arduino: tinha ideia que não devia passar os 9V no VIN. É seguro dar 12V lá? (i.e. não vai aquecer demasiado o regulador?)

Depende da potência exigida pelo microcontrolador e dispositivos a ele ligados. As placas Arduino costumam ter reguladores lineares tipo 7805, pelo que a potência dissipada é (VIN-5)*corrente, ou seja, é proporcional à diferença entre a tensão à entrada do regulador e a tensão de alimentação do Arduino (5V).

Se o microcontrolador exigir 20mA e se tiver 9V no VIN, a potência dissipada no regulador é (9-5)*20=80mW (miliwatt). A 12V, passa a (12-5)*20=140mW. Diria que até ~500mW a elevação de temperatura do regulador não deverá ser um problema (temperatura até 70ºC).

Como a parte de potência (fitas LED) não é alimentada através do Arduino (não passa pelo regulador), o Arduino apenas é alimentado para que o microcontrolador possa enviar os sinais de controlo dos LEDs, portanto a potência dissipada no regulador não deverá ser substancial.

Tenho um projecto semelhante em mãos, pelo que tenho estado um pouco paranóico a tentar garantir que não pego fogo à casa :P

No caso da fita LED, é possível que as mais baratas queimem/fiquem escuras com o tempo. O "dedómetro" é um bom indicador para temperaturas a partir dos 50-60ºC (não se consegue ter a mão muito tempo).

No caso dos reguladores lineares, normalmente eles começam a limitar a potência na saída de forma a limitar a temperatura atingida pelo chip (esta protecção deverá ser activada com temperaturas da ordem de 90-100ºC).
 
Back
Topo