[ARDUINO] SIM800L

Pica20

Power Member
Boa tarde pessoal,

Estou a tentar programar um módulo SIM800L para envio de mensagens e isto já me está a tirar do sério.
Tenho ligados 5V 2mA diretamente à placa através de um carregador de telemóvel. Já experimentei muitas outras formas, mas esta foi a única com a qual consigo que o módulo apanhe rede e fique a piscar apenas de 3s em 3s.

O que me está a acontecer é que às vezes através do código ele envia mensagens e outras vezes não. Já o consegui meter a funcionar, desliguei e no dia seguinte com o mesmo código já não funciona. Perdi várias horas depois a tentar mais coisas e de um momento para o outro volta a mandar. Desligo e passado um pouco volto a ligar e já não manda novamente.

Alguém me consegue dar uma ajuda com isto?
Já testei imensos códigos e nada. A maior parte das vezes no serial port apenas me aparece o ponto de interrogação invertido.

Obrigado.
 
Os módulos de transmissão rádio são muito exigentes em termos da fonte de alimentação. Os de GSM/GPRS ainda mais devido às características do protocolo.

Não conheço esse módulo em particular mas acho que uma fonte de 5V 2mA é muito fraca. Nos picos isso deve consumir entre 1A e 2A. Se esses valores não estiverem disponíveis ele entra em modo shutdown. Tens que ver o datasheet do módulo.
 
Varias situacoes que podem estar a acontecer:

  1. fonte de alimentacao nao suficiente ou com muito ruido
  2. codigo usado nao optimizado e logo nao pronto p poder dar a volta a erros q aparecam
  3. ponto de interrocagao pode ser o modulo a devolver mensagem de nao reconhecer comandos ou estah com erro.
Esta a usar arduinos? veja os codigos da Adafruit q sao os melhores. Ha muita coisa pela internet feita por gente q nao sabe distinguir um bit de um byte.
 
Última edição pelo moderador:
Um oscilóscopio era capaz de dar muito jeito aqui. Como já falaram pode ser ruído, falta de corrente/tensão, código com bugs, etc. Outra coisa importante também é ler a datasheet do módulo para se entender quais os parâmetros necessários para o seu funcionamento, desde a temperatura, tensão, corrente, etc
 
Back
Topo