Arduino vs Raspberry Pi

Filipe_O

Power Member
Boas pessoal!

Um cliente propôs-me um desafio muito interessante:
Desenvolver um método de contagem de tempo que uma máquina de ginásio está a funcionar.

Vindo eu de programação móbile, comecei a investigar e percebi que existem vários tipos de boards, sendo as mais comuns, duas: Arduino e Raspberry Pi.
Vi num vídeo que Arduino é mais aconselhado para processar pouca quantidade de informação, ao passo que Raspberry Pi é mais indicado em casos de interfaces gráficas e tal.
O que eu pretendo é: Cada vez que um sensor de movimento (o sensor PIR é o mais indicado?) for activado, o programa começa a contar o tempo e grava-o num ficheiro.
O ideal seria ter uma placa Wifi e enviar os dados para uma cloud, mas ainda não pesquisei a complexidade do mesmo.

Mas tendo em conta as trâmites do meu projecto, qual é a vossa opinião sobre a placa mais indicada para processar um ficheiro de texto de 500 bytes, no máximo, e envia-lo para um servidor?

Outra questão que me está a preocupar:
Como é que eu posso alimentar uma placa (seja qual for) sem um computador?

Muito obrigado pessoal
 
Última edição:
Muito Obrigado!

Outra questão: Que fios é que necessito de comprar para ligar os módulos á placa?
Que eu tenha conhecimento, no caso do módulo de sensor de movimento, são 3 fios, mas não sei quais os seus nomes para poder comprar.

Obrigado!
 
Última edição:
O mais simples é fazer isso numa framework tipo temboo onde tens já código feito para por exemplo enviar os dados dos sensores para folhas excel na google drive.
 
Se queres fazer tudo de raiz o que aconselho é usares um ESP8266, enviares os dados por Wi-fi para um página php de um servidor e guardar numa base dados. Para além da programação no ESP8266 (que podes programa com o programa de Arduino que é C++) é preciso perceber um bocadinho de php e de bases de dados, mas só para uma coisa simples como essa não é nada de outro mundo.

Quanto ao sensor, em principio deve servir dependendo de como quiseres contar o tempo e onde o quiseres colocar. Quanto à alimentação se usares um Arduino Uno com um módulo Wi-fi podes espetar um transformador de (7V-12V) que normalmente serve, só que irá sair bem mais caro que um ESP8266.
 
Boas pessoal e obrigado pelos feedbacks!
Quanto á programação, se não tiver de fazer de raíz, melhor. Vou investigar melhor esse temboo.

Quanto á alimentação, porque têm de ser uma bateria de 7V?
O sensor de movimento trabalha a 5V-20V. Poderá uma bateria de 5V bastar?
 
Última edição:
Quanto á alimentação, porque têm de ser uma bateria de 7V?
O sensor de movimento trabalha a 5V-20V. Poderá uma bateria de 5V bastar?
O power jack do Arduino tem que ser alimentado com pelo menos 7V senão estou enganado, também é possível alimentar por um dos pinos que dão output de 5V, mas é mais aconselhável por USB ou pelo power jack. E o sensor podes alimentar 5V com o Arduino, não precisas de estar a "misturar" com a corrente da pilha/bateria. Isso é um sensor conhecido, consegues facilmente encontrar um tutorial que te explica tudo como funcionar com ele no Arduino.

Se queres usar umas pilhas ou bateria podes fazer assim com uma pilha de 9V:
9V_tut_6.jpg

http://playground.arduino.cc/Learning/9VBatteryAdapter

De certeza que se consegue arranjar uns adaptadores destes no ebay mais bonitos e por um preço barato.
 
Boas!
Segundo este link, uma bateria de 9V não é a melhor opção.
Mesmo seguindo a sugestão da bateria tipo D estamos a falar de 30 horas de autonomia.
Or you could use the same approach but go for a D cell battery for example, those have a lower resistance and much higher capacity (closer to 15Ah), so with one of those and a boost converter you would have a run time of around 30 hours - 6 times longer than a PP3.

No estabelecimento em questão, significa 2 dias de utilização. Não sei se será viável.
 
Última edição:
Back
Topo