1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

arghhh... ubuntu e root em read-only

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Salvador_, 29 de Setembro de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 1967)

1. Salvador_

Salvador_ Power Member

boass pessoal desculpem tar a incomodar mas se soubessem ajudar agradecia imenso... tou com ubuntu instalado e depois de tudo feito e actualizado o amsn pediume qq coisa do tls...fui busca-lo a' pagina e fiz o save na usr/share/amsn qnd depois fui ao terminal fazer a instalaçao dizia q n encontrava...

la descobri q o meu filesystem ta' apenas com read-only e nao consigo encontrar maneira de fazer read-write... ja tentei fazer umount e voltar a montar...mas nada... !

2. lothar_m

lothar_m Power Member

por uma questão de segurança um user normal não tem permissao de write nas pastas que não estejam /home/nome_do_user. logo nao te aconselho a alterar as permissoes para essas pastas. se o fizeres vais aumentar a vulnarabilidade do sistema.

devias ter guardado esse ficheiro na pasta que o amsn criou no teu home.... é uma pasta escondida que provavelmente é /home/nome_do_user/.amsn (nao uso o prog portanto estou a inventar).

Se no entanto quiseres mesmo alterar permissoes no teu file system os comandos a usar são:

ls -l (permite verificar quais as permissoes do ficheiro bem como o owner e o group)
    chmod (permite alterar as permissoes do owner, group etc)
    chown (permite alterar o owner)
    chgrp (permite alterar o group)

com estes quatro podes fazer quaisquer alterações às permissoes de ficheiros e pastas (para mais pormenores consulta usa o comando man).

Última edição: 29 de Setembro de 2007
  3. Salvador_

Salvador_ Power Member

pois eu sei q sim mas pensava q ao fazermos por exemplo no terminal com a pass ele deixava escrever... coisa q n me deixou...e pelo q vi ai nuns tutoriais pa instalar o tls no amsn a' mao (porque automaticamente n da' porque o site q ele vai buscarja n esta disponivel e axo q n da pa alterar a source) e tinha q se por na pastar /usr/share/amsn e instalar ai... na minha primeira experiencia com ubuntuha ja uns meses axei menos complicado... desta vez axei o xfce mt mais intuitivo e bonito... s calhar foi tmb por aprofundar mt mais...

outra coisa q n sei s podera' fazer "mal" no meu grub tenho 4 entradas duas po kernel 2.16 (uma delas secure) e outras 2 para o kernel 2.15 -- isto aconteceu dps do update manager fazer instalacao de tudo...

4. lothar_m

lothar_m Power Member

presumo que estejas a falar o comando sudo. realmente neste caso devias ter conseguido escrever na /usr/share/amsn. Se puderes posta o comando exacto que utilizaste e a resposta da prompt.

Tanto quanto sei isto nao faz mal algum.... significa que podes bootar o teu sistema com as duas versoes do kernel à tua escolha.

5. Salvador_

Salvador_ Power Member

eu fiz o download do ficheiro directamente pa la do firefox depois abri o terminal e em sudo fiz:

$ cd /usr/share/amsn
    $ sudo tar -xvzf tls-1.5.0-linux-x86.tar.gz

e dizia q n encontrava o ficheiro... pergunto se deverei guardar o ficheiro no desktop e depois fazer sudo mv /usr/share/amsn e so depois fazero comando em cima ?

6. lothar_m

lothar_m Power Member

creio que se não estavas a correr o firefox com privilegios de superuser entao o não deves ter conseguido gravar na pasta do /usr/share.

mas podes sempre fazer ls /usr/share/amsn e ver se o file está lá. Se nao estiver fazes como disseste.

7. VuDu

VuDu Power Member

Dude pensa nos comandos que usaste, se fizeste cd /dir e depois tar ficheiro e ele diz que não encontra o ficheiro, é obvio que ele não tá na dir que tu fizeste cd.
    Se não está lá precisas de o copiar. Sakas (deve de ir para o desktop), copias com sudo cp /dir/origem /dir/destino e depois já podes fazer cd /dir/destino e tar ficheiro.
    Isso já não tme nada a ver com conhecimentos de linux, é pura lógica.

8. Salvador_

Salvador_ Power Member

eu sabia q ele n andava la'...eu so n sabia era como levar o ficheiro para la'... mas pronto depois eh q se me deu o click...gravar 1 no desktop e usar o terminal...

Partilhar esta Página