"Argolada da NVidia" ou "o SLI dos pobres"

É o que está nessa thread, mas este artigo tem mais uma coisa interessante.

Como a SLi e Ultra da DFi são baseadas no mesmo layout, basta fazer um pequeno mod no ***** para transformar uma Ultra na SLi, sem qualquer diferença entre as duas.

SLI-NF4.jpg


Ultra-nf4.jpg


If you look closely at the pictures of the SLI and Ultra, you will see that the chipset themselves appear identical. However, a closer look at the resistors and pads surrounding the chip shows some differences. The resistors appear the same on both, but there are 3 sets of resistor pads that are closed on the SLI chipset while just two sets are closed on Ultra. The vertical set of resistor pads just to the right edge of the chip itself is closed on SLI and open on Ultra. We could find no other obvious differences in the 2 chipsets. Could it be this simple?

We closed the set of resistor pads on the DFI LANParty UT nF4 Ultra-D with conductive paint, as you can see in the photo below.

nf4u-mod.jpg


We set the jumpers to SLI, attached the top bridge from an SLI board, since the Ultra boards do not ship with an SLI bridge, and fired up the system. The system was immediately recognized as an SLI chipset on boot and in Windows XP by our latest 71.40 Forceware drivers. Our little bit of very easy modification had "turned" the Ultra chipset into SLI. We no longer had driver limitations and performance was now exactly the same as the performance that we achieved with a normal SLI chipset.

We also tried modifying an Ultra to SLI with an ordinary #2 pencil. It worked perfectly, and with there being so much room around the set of resistor pads, you don't have to be that neat. If you close the pads, you have converted the Ultra to SLI. Those of you who remember Athlon XP modding for CPU speed will recall how close the resistors were in that mod. This required masking and careful painting of the pads to be closed. With the Ultra to SLI mod, there is huge real estate around the resistor on which you are working. As a result, even "all thumbs" modders should have an easy time with this one.

here was no difference in performance after the SLI modification to the Ultra chipset

Fica-se com o ***** SLi com uma board mais barata. Depois "basta" arranjar um "SLi bridge".
 
Madril disse:
A performance dos 2 chipset's com 1 grafica é diferente ?

Onde é que estas a ver isso?

O que vejo é:
- nF4 Ultra em "semi SLi", com os drivers antigos, mais lento que a SLi. As PciEx estão a 16x/2x. Com os ultimos drivers não dá para meter em SLi.
- nF4 Ultra com "mod", igual à SLi. As PciEx ficam a 8x/8x.
 
Nemesis11 disse:
Onde é que estas a ver isso?

O que vejo é:
- nF4 Ultra em "semi SLi", com os drivers antigos, mais lento que a SLi. As PciEx estão a 16x/2x. Com os ultimos drivers não dá para meter em SLi.
- nF4 Ultra com "mod", igual à SLi. As PciEx ficam a 8x/8x.


Nemesis ... não me fiz entender. Tou a falar sem ser em termos de gráfica ... performance CPU/mems dos 2 chipsets é a mesma ?
 
Madril disse:
Nemesis ... não me fiz entender. Tou a falar sem ser em termos de gráfica ... performance CPU/mems dos 2 chipsets é a mesma ?

Acho que isto responde à tua pergunta :D

"There was no difference in performance after the SLI modification to the Ultra chipset, so results are reported as SLI and relevant to either SLI or Ultra modified to SLI."
 
microcris disse:
É uma argolada da nvidia que convem aos pobres :D :D
São pobres e vão meter 2 gráficas... :rolleyes:
Acho isto uma tolice, se os preços das boards fossem os inicialmente divulgados até podia concordar que se comprasse uma ultra e fizesse o mod, mas ao preço que as boards estão não justifica.
 
MJRL disse:
São pobres e vão meter 2 gráficas... :rolleyes:
Acho isto uma tolice, se os preços das boards fossem os inicialmente divulgados até podia concordar que se comprasse uma ultra e fizesse o mod, mas ao preço que as boards estão não justifica.

Já ficámos a perceber que és um gajo cheio de guita, é que "ao preço que as boards estão" a diferença é de sensivelmente 34€ para a SLI-D e 60€ para a SLI-DR. Tendo em consideração que a úica diferença física entre elas é mesmo um corte no chip ...
Se não sabes o que hás-de fazer ao dinheiro, podes-mo dar a mim :lol:
Agora a sério, não te esqueças que não és obrigado a comprar logo duas gráficas, e mesmo que fosses, "um escudo é um escudo", como dizia o grande V&A.
 
Exactamente :)
We also had both the SLI and the Ultra versions of the DFI based on the same PCB.
Comprava uma grafica jeitosa mais a borad SLI-D e tranasformava-a numa SLI-DR. Nas ferias da pascoa ia trabalhar para as obras. 250€ das obras mais os 60€ que poupava na board ja dava para outra grafica jeitosa
É por causa desta brincadeira (pontes cortadas) que comprei uma radeon 9500 e tenho uma radeon 9700 :)
 
microcris disse:
Exactamente :)

Comprava uma grafica jeitosa mais a borad SLI-D e tranasformava-a numa SLI-DR. Nas ferias da pascoa ia trabalhar para as obras. 250€ das obras mais os 60€ que poupava na board ja dava para outra grafica jeitosa
É por causa desta brincadeira (pontes cortadas) que comprei uma radeon 9500 e tenho uma radeon 9700 :)

A SLI-D é baseada no chipset nforce4 SLI...a diferença para a DR é os extras
 
Pelo que vejo não fica exactamente igual... a performance aumenta um pouco... mas inda fica a meio caminho... (o mod passa para ultra sli, 16x/2x, correcto?)

Visto que as boards ultras não possuem o segundo slot pa gráfica (suponho... não tou a falar dos x1...), sou da opinião do MJRL... 60€ é o preço da garantia, do corte do *****, do plastico gasto no slot e o SLi bridge ;)

Fiquem bem ;)
 
xBoShY disse:
Pelo que vejo não fica exactamente igual... a performance aumenta um pouco... mas inda fica a meio caminho... (o mod passa para ultra sli, 16x/2x, correcto?)

Não, com o mod fica igual à SLi (8x/8x). Sem o mod é que perde um pouco (16x/2x) e só funciona com drivers antigos.

xBoShY disse:
Visto que as boards ultras não possuem o segundo slot pa gráfica (suponho... não tou a falar dos x1...), sou da opinião do MJRL... 60€ é o preço da garantia, do corte do *****, do plastico gasto no slot e o SLi bridge ;)

No caso da DFi a Ultra também tem o segundo slot para a grafica. O Layout é o mesmo nas duas boards.

O dificil seria arranjar um "SLi bridge" para a Ultra, já que não vem com a board.
 
Última edição:
MaTreCo disse:
Já ficámos a perceber que és um gajo cheio de guita, é que "ao preço que as boards estão" a diferença é de sensivelmente 34€ para a SLI-D e 60€ para a SLI-DR. Tendo em consideração que a úica diferença física entre elas é mesmo um corte no chip ...
Se não sabes o que hás-de fazer ao dinheiro, podes-mo dar a mim :lol:
Agora a sério, não te esqueças que não és obrigado a comprar logo duas gráficas, e mesmo que fosses, "um escudo é um escudo", como dizia o grande V&A.
O meu dinheiro só a mim me diz respeito, e não tens nada a ver com isso.
Para tua informação de o SLI-D para o SLI-DR são só uns cabos e umas mariquices, devias estar a confundir com a ultra.
Não percebo como é que um escudo é um escudo e se pondera a hipotese do SLI, se com uma gráfica jogas tudo na mesma.
No overclockers Uk a diferença da SLI para Ultra são 33€ não acho que isso seja uma fortuna para quem pensa dar 800€ por duas gráficas, sim porque 6600Gt não vale a pena. Mesmo que só compre uma agora mais tarde nunca vai dar menos de 200€, só quando o SLI já for coisa do passado.
Eu dei a minha opinião estou num forum e posso dar sem ofender ninguem.
 
The other surprise is how very close the x16/x2 dual video mode is in performance to the nVidia specified x8/x8. Performance ranged from a worst case of 88.8% of "true" SLI in Half life 2 1600x1200 4xAA/8xAF to slightly better than "true" SLI performance in Far Cry. These numbers are good enough that you can understand why MSI, DFI, and Epox were all planning to release dual-video boards based on the nForce4 Ultra chipset. With nVidia doing everything that they can in Forceware drivers to disable support for Ultra SLI, we can also well understand the reluctance of many manufacturers to try to bring Ultra SLI boards to market.
...
 
Rudzer, eles aí estão apenas a comparar a performance da board no modo 16/2 vs 8/8, não quer dizer que não suporte este último.
Aliás, deixam isso bem explícito logo ao início:

Then, at CES, DFI was displaying both nForce4 SLI and nForce4 Ultra motherboards with two x16 PCIe slots

MJRL disse:
O meu dinheiro só a mim me diz respeito, e não tens nada a ver com isso.

Nunca foi minha intenção dizer-te, nem a ti nem a ninguém o que fazer com o vosso próprio dinheiro, e peço desde já desculpa se foi essa a ideia que dei.

MJRL disse:
Para tua informação de o SLI-D para o SLI-DR são só uns cabos e umas mariquices, devias estar a confundir com a ultra.

Pois, se lesses com atenção, vias que eu estava mesmo era a falar da Ultra ...

MJRL disse:
Não percebo como é que um escudo é um escudo e se pondera a hipotese do SLI, se com uma gráfica jogas tudo na mesma.

MJRL disse:
sim porque 6600Gt não vale a pena

Pois, com uma gráfica jogas tudo na mesma, mas com duas 6600 já não vale a pena. Já agora vamos ficar todos com boards e gráficas AGP porque também se joga tudo na mesma.

MJRL disse:
não acho que isso seja uma fortuna para quem pensa dar 800€ por duas gráficas

Parece que agora és tu que andas a querer mandar no dinheiro dos outros.

MJRL disse:
Eu dei a minha opinião estou num forum e posso dar sem ofender ninguem.

Eu também apenas dei a minha opinião, julgo que sem te ofender, apenas discordei de ti, mas mais uma vez peço desculpa se levaste a mal.
 
Matreco, o que o MJRL quiz dizer é que é um disparate comprar duas 6600GT para SLI. Compensa bastante mais comprar apenas 1 6800GT ou uma X800XL do que as duas 6600GT SLI, e até fica mais barato, e com melhor performance.

Basicamente, o SLI só compensa quando se pretende usar 6800GT ou 6800Ultras, senão, é um desperdício de dinheiro, por existirem melhores alternativas.

É só por isso que também acho este "mod" meramente interessante, mas sem interesse para quem queira utilizar um sistema SLI.

Tu, pessoalmente, se fosses montar um sistema SLI com 2 6800GT (800€ de gráficas), preferias poupar 30€ na motherboard por causa de um mod, ou preferias gastar esses 30€ a mais para teres a certificação SLI, e teres a certeza de que tudo iria funcionar correctamente, e sem problemas a nível de garantia, drivers, estabilidade, etc...

Eu acho ridiculo sequer pensar em comprar uma Nforce4 Ultra, para fazer o mod e ter SLI, acho que é apenas exibicionismo (tal como é o SLI com 6600GT, e até mesmo as outras).
 
Back
Topo