1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

NetBook Arm vs x86 (OLPC set to dump x86 for Arm chips)

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Nemesis11, 12 de Março de 2009. (Respostas: 35; Visualizações: 6554)

1. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

http://www.goodgearguide.com.au/article/279958/olpc_set_dump_x86_arm_chips_xo-2

Esta notícia é interessante a meu ver por dois motivos:

1º - Por estarem a tentar que a Microsoft tenha uma versão de Windows para ARM

2º - Por diversos analistas discordarem qual das duas arquitecturas vai vencer neste segmento de mercado.

http://arstechnica.com/hardware/new...to-surpass-atom-in-55-of-netbooks-by-2012.ars

http://www.eetimes.com/showArticle.jhtml?articleID=215800835

A mudança da OLPC de x86 para ARM parece-me um sério revés para a Intel/Amd, especialmente se a Microsoft lançar uma full version do Windows para ARM.

2. The Golden Eagle

The Golden Eagle I quit My Job for Folding

ARM+Windows= Perfect!

Já era sem tempo de se começar a mudar as bagagens para uma nova arquitectura.
    Uma questão, entre um chip x86 e um ARM à mesma velocidade quem ganha?

3. syMMys

syMMys Banido

Isso não pode ser visto assim. São cpus com finalidades diferentes.

Acredito que a Apple vá ser a primeira "grande" a lançar um netbook com ARM a sério. Para ela é mais fácil pois tem todo o SO portado para esta arquitectura, para não falar no imenso software que já existe (iphone) facilmente "ajustado" para um netbook, ou melhor "touchbook" :D

4. MEIA

MEIA Power Member

A grande vantagem que vejo é mesmo a autonomia, isto porque não sei qual é a perfomance dos ARM em relação aos x86, mas penso que será inferior. O ARM mais rápido chegará para combater o Atom da intel em termos de perfomance?

PS: Então mas o windows mobile não trabalhar com processador ARM ? Tenho a certeza que sim e desde pelo menos 2002, ou estou errado ?

5. SpeedDragon

SpeedDragon Power Member

A microsoft anda a investir muito no desenvolvimento do Windows Mobile 7, já antes destes netbook ARM, penso que podera vir algo do genero para este mercado.

6. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Qual dos x86? Qual dos Arm? Em que benchmarks?
    Se a questão se podesse colocar assim, o caso estava resolvido.

Sim, mas a questão aqui não é o Windows Mobile, é o "Windows NT", que está na base dos recentes Windows para desktop.
    O Windows NT já suportou outras arquitecturas, mas penso que nunca suportou Arm.

Já agora, um vídeo de vários Netbook ARM em protótipo:
    http://news.zdnet.co.uk/hardware/0,1000000091,39617753,00.htm

7. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

O windows dos pda's não é para ARM? Windows CE, penso?

8. hellaxe

hellaxe Power Member

A minha impressão no meio disto tudo é tentar perceber a direcção do Windows.
    Tudo bem que é o SO mais utilizado mas podendo ter um distro Linux com praticamente as mesmas funcionalidades do Windows porque insistir nele?
    As crianças para quem se destina não iriam sentir grande diferença entre uma distro desenvolvida para o XO2 ou o Windows.
    Creio que só mesmo lá para o Verão quando saírem os netbooks com os ARM é que se saberá onde eles estão comparativamente com os X86.
    A mim tanto me faz desde que a performance seja boa e baratitos:x2:

9. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Essa é parte da questão.
    Se num mercado que fica a meio entre os smartphones e os portáteis/desktops, qual dos modelos é que ganha. Se o modelo onde é dominado pela intel/microsoft ou um modelo com multiplos fabricantes de chips e sistemas operativos.

http://www.digitimes.com/news/a20090312PD204.html

A computex pode ser interessante este ano para ver onde vai este mercado.

10. petersaints

petersaints Power Member

Ya!! O IA-64 aka Itanium por exemplo ainda é (mal) suportado.

11. sotavento

sotavento [email protected] Member

Windows NT based em computadors com ARM ???

Puro desperdicio do potencial do dito computador:

Windows Mobile 6.1 e corres num pda com ARM tudo o que for programa necessario a quem quer mobilidade ... eu por exemplo ando com um destes (instruction set ARM v6):

Usar um CPU arm num pc desktop ou mobile "convencional" ??? se já se queixam do Atom agora querem componentes pensados para ultra portabilidade em boxes pra ver conteudo HD e pc's de gaming ??? :rolleyes:

Por outro lado ... o proprio CPU ali de cima trás 3G/3,5G + gps + uma infinidade de outras coisas on chip. :cheers:

Voltando ao topico ... e se a OLPC estiver mesmo interessada em colocar um PC nas escolas do 3º mundo é bom que começe é a distribuir PC's ás escolas ANTES de 2100.

Não devem ter reparado que a Intel + os seus classmate já andam ai aos milhões (e viva o magalhaezito) ...

Como nota adicional ... é bom vêr que até o Negroponte é "biased" ... então em vez de preparar software pros putos usarem no windows mobile ele "quer" enfiar o windows 2001 (aka XP) no pc que é suposto custar menos que uma licença de XP ???

Algo me soa estranho.

Última edição: 18 de Março de 2009
  12. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Eu penso que o futuro passa mesmo pela virtualização de linguagens interpretadas como Java e C# onde a questão da plataforma não se coloca... É realmente no mínimo estúpido portar o win NT para ARM juntamente com a tralha toda legacy que não faz falta neste género de mercados...

Não digo para continuarmos com o windows mobile tal como se encontra na versão 6 que é extremamente limitado em termos de interface e gestão de recursos (como por exemplo uma app ser fechada sem qualquer aviso por falta de recursos por exemplo)... Mas se virmos plataformas como o android e a do iphone podemos ver que realmente há potencial sem ter de se passar para os monstros que são os SO's de desktop...

13. hellaxe

hellaxe Power Member

Talvez seja a thread mais conveniente para colocar esta notícia.

De facto ainda não percebi bem a razão de tantos problemas com o software nativo.
    É a minha falta de "expertise".
    Elucidem-me por favor.

14. MikeFR

MikeFR Power Member

Tirando para PDA's e Pc's Ultra-mobilidade, existe algum motivo para se continuar a fazer low-end cpu's a 32bits ?

15. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

A parte do flash, se percebo bem, até ao Flash 9, se um fabricante de um dispositivo com processadores ARM quisesse ter suporte para flash 9, pagava um X à Adobe e tinha flash apenas naquele dispositivo.
    Entretanto no Flash 10 parece que este modelo deixa de existir e a Adobe passa a suportar ARM por completo.
    O problema é ainda não ter saído Flash 10 para estes processadores.

Sinceramente não percebo muito bem o problema, mas o que me parece é que existindo muita variedade de processadores ARM, uma distribuição de Linux pode correr muito bem num processador ARM e mal noutro. É a interpretação que faço.

Se calhar é melhor fazer a pergunta ao contrário. Existe algum motivo para os cpu não serem 32 bit?

16. sotavento

simples ... usem WINDOWS ou o SO proprietario de q.q. outra empresa que SE TENHA DADO AO TRABALHO DE IMPLEMENTAR isso. ...:D

:rolleyes:

Fazer as coisas baseados na "religião" dá nisto ... tenho um "netbook" (aliás estou a escrever nele há um ano) e um PDA ... ambos com windows ... se fosse a ficar á espera dos "milagres" e "revoluções" da OLPC ficaria aqui a chuchar no dedo e a carregar com o velhinho trambolho centrino de 3kg ás costas ... entretantos coisinhas destas como tenho andam-se a distribuir aos milhares/milhões pelas escolinhas do 3º mundo. :009:

17. sotavento

32 bits ou x86 ??? :rolleyes:

18. MikeFR

MikeFR Power Member

Pois, qual das duas questões faz mais sentido, não sei :P

"Although most x86 processors used in new personal computers and servers have 64-bit capabilities, to avoid compatibility problems with older computers or systems, the term x86-64 is often used to denote 64-bit software, with the term x86 implying only 32-bit."

Foi por isto que fiz a associação x86 aos 32 bits :o

19. hellaxe

hellaxe Power Member

Não sei se fui eu que não percebi a tua resposta ou então não leste bem o artigo e restante thread.

20. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

Eu não sei se percebi ao certo o que pretendes dizer, mas...

Então tu achas que o potencial do ARM se esgota em dispositivos handheld?
    é que o arm tem inumeras vantagens sobre o x86, particularmente na optimização do numero de operações por ciclo de relogio... é uma arquitectura bem mais eficiente que o x86.
    Além do mais, semrpe permite alguma libertação da intel, o que é de todo desejavel, no mundo dos processadores.

Quanto ao classmate, sinceramente, não me parece que tenha realmente os mesmos objectivos que este OLPC.. pode ser que esteja enganado, mas o classmate degenerou nesta vaga de netbooks que aí andam.. ou seja, acabou por ser um produto de consumo... o proprio magalhães imho, é um produto de consumo.
    o OLPC, não creio que tenha o mesmo fim.

Quanto ao windows... sinceramente não me importava partcularmente com o preço, dado que a microsoft teria quase todo o interesse em arranjar uma versão do windows de muito baixo custo, ou eventualmente freeware, para estes computadores (e quem sabe ate para o proprio mercado... mas isso é la coma microsoft e nem vem propriamente ao proposito da thread)... mesmo que fosse uma versão muito limitada.
    De qualquer forma, o que interessava era ter uma versão do windows capaz de correr numa plataforma com processador ARM... isso sim é o real interesse disto, e que pode ser um ponto de partida muito importante para levar esta arquitectura a outros voos...

Última edição: 24 de Abril de 2009

Partilhar esta Página