Armario para colocar conjunto de varios pcs individuais sem caixas

madafakapc

Power Member
Bem malta, acho que finalmente vou colocar em prática a minha ideia...aos poucos é certo....mas aqui vai o que pretendo fazer....

Construir um bloco de raiz (para nao lhe chamar de caixa....) onde possa alojar todo equipamento que tenho actualmente repartido por n caixas...

Isto é algo modular que possa ser upgrade em qualquer altura....passo a explicar...

Tenho varios PCs, actualmente sao cerca de 6 pcs (desktops pelo menos) os quais estao individualmente em cada caixa....mas acontece que por questoes de espaço e outras pretendo centralizar tudo num só "armário".....feito de raiz.....tipo como se de um rack se tratasse......hipotese que nao é pratica para mim (por questoes de espaço) e nem estou a ver que funcione..

Entao será fazer o seguinte, construir um bloco onde alojasse todos os pcs...com as fontes, as boards, os discos e cdroms...e modular...isto é tipo por modulos....prateleiras...onde esses pcs fossem individuais..

Isto é, tipo uma prateleira, uma board...com as placas ai ligadas e acessivel....

Agora a questao começa por ser.....material de construção....acrilico ?!?!, metal ?!?!, que materiais......mais...há uma hipotese que seria alojar isto tudo dentro de um armário tipo roupeiro.....adaptando este aos ditos modulos...mas a madeira nao me cheira....pois aquece muito...e tal.....

Ora bem, sugestoes....mais, gostava de idealizar o dito bloco com as cenas de refrigeração bem estudadas para ser funcional e adequado a tanto equipamento....junto e a funcionar ao mesmo tempo....

Disposição dos equipamentos:

1) boards colocadas nas ditas prateleiras (horizontais ou verticais) que fossem amoviveis, tipo gaveta....
2) tentar colocar os discos todos num sitio que permitisse a sua refrigeração
3) colocar as fontes tambem agrupadas

Questoes que me parecem a ver: comprimentos de cabos.....em ultimo caso para nao inventar muito teria de ter as coisas o maximo possivel afastado da board para evitar mexer nos cabos de origem....

Sugestoes e conselhos sff!
 
talvez metal pudesse ser bom mas é dificil de cortar (talvez madeira...)
o que podias usar era tipo algum sitio onde pudesses encaixar trays removiveis de board tipo isto:

phot0428bd0.jpg


só que em vez de serem caixas talvez (poisz... muitos talvezes xD) um espacinho onde as trays podessem fazer de gavetas...

mais ideias agora não tenho mas parece-me 1 bom projecto.. (isto não devia tar na galeria de projectos? afinal é um projecto)

Cumpsz
 
parece-me um bom projecto!:D

ideias? não te posso dar grande coisa pois infelizmente nos ultimos tempos tem havido falta delas! :D

mas boa sorte! e até pode ser que algumas ideias do teu projecto me possam ajudar no meu :P (tb vou fazer uma caixa de raiz)

Cumps
 
bem obrigado pela vossa colaboração que nao esperava tanta logo a começar....as vossas ideias são todas interessantes pois servem para eu basear-me nelas.

A cena do fulano que comprou as coisas no ebay tá boa e será essa a minha intenção, centralizar tudo num armário, mas penso que os principais problemas sao a refrigeração e barulho ao mesmo tempo!

Depois sempre há a questão de conseguir poupar com isto mais espaço do que se tivesse de usar os diversos desktops amontoados! Queria fazer realmente algo com capacidade de upgrade e de facil intervenção, dai a ideia das gavetas para poder em qq altura extrair uma board e limpar ou mexer nos componentes (placas etc)

Acresce que se fizer umas gavetas tenho de garantir que a distancia entre estas (imaginemos em altura ou lateral conforme a disposição seja horizontal ou vertical para as gavetas) permite refrigerar bem tudo, certo ? Falamos ai da altura de uma placa PCI mais coisa menos coisa para o cooler/cpu....Tudo junto e tenho um armario com altura = nºgavetas x altura maxima de um dos componentes !

Lateralmente ou intercalado colocava os discos em que posição ?!? Deitados em cima uns dos outros ou distribuidos lado a lado ?!?!

Tentar sempre a melhor posição para refrigerar as coisas, certo? As distancias maximas entre os discos e a board respectiva nao poderia ser maior que o cabo (sata de 1m penso eu e os IDE de quanto ?!)

Sugestoes aceitam-se, obrigado!
 
é pa não é má ideia... mas a questão é.. utilizas esses PCs hje em dia para alguma coisa? é que se não vais ter esse trabalho todo e depois o "armário" fica a um canto para nada!
 
teraFLOPS, tem a ver com a capacidade de processamento do computador, traduz mais os cálculos que consegue fazer do que propriamente a performance. FLOPS traduzindo à letra há-de ser qualquer coisa do género operações de pontos flutuantes por segundo.

Alguem que confirme :berlusca:
 
lol...isso... lol... não faço a mínima ideia!!! mas funciona como os MHz... quantos mais melhor!!.... em relação ao armário, se queres que seja um armário para todos os pcs mas que cada um seja individual, podes fazer com varias caixas iguais, fazer caixilhos ou lá como se chama.... do tipo encaixes em que possas empilhar as varias caixas independentemente da ordem que queres!!!... tipo LEGO!!!
 
Pois é parece que vou mesmo ter de pensar seriamente neste assunto de arrumar os pcs noutro local....dai a ideia de os colocar num "armário" como se de uma máquina se tratasse....isto para os próximos meses....que nao sao muitos...visto precisar de desocupar o dito espaço actual...

Assim, venham dai sugestoes e recomendações para colocar este dito PC gigante....a ideia será entao agrupar tudo num so equipamento com capacidade de upgrade e manutenção a qq momento.
 
bem volto a ter a ideia de colocar os pcs dentro de um bloco unico onde possa arrumar tudo e ter tudo devidamente estruturado....surgem assim duas hipoteses.....aluminio e madeira pois acrilico alem de ter os mesmos problemas que tem a madeira (aquecer) parece-me ser caro tb.

Estava tentado a fazer em madeira pois aprece-me ser acessivel em $$$$ mas as temperaturas é que nao me agradam pois fica sempre aquela ideia de que aquilo pega fogo mais facilmente

Estava a tentar evitar meter muitas ventoinhas naquilo que sao foco de ruido....intenso....

Aluminio sei que é possivel pedir para fazer tb mas o preço desconheço e preciso sempre de ter algo que eu proprio queira alterar ou acrescentar mais qualquer peça sem precisar de voltar ao serralheiro....mas aqui ficam as minhas ideias...

Relativamente ao arrefeciemnto estava a pensar em algo convencional que podia tentar depois invengtar um pouco e ir a uma especie de watercooling...$$$$$ com enfase nos discos pois os cpus até estava a pensar meter-lhes um tubo daqueles que se usa para a extracao dos fumos......acoplado no topo do cooler e extrair daqui o calor directamente para o exterior da caixa para evitar acumular o calor de diversos cpus a funcionarem juntos...


que sugerem??:002::002:
 
Se comprares boas ventoínhas o ruído não é assim tão intenso, não sei se haverá necessidade de estar a gastar um dinheirão em WC (claro que depende também do que pretenderes)...

Os computadores são todos idênticos? Eu começaria por apontar as dimensões mínimas que cada "gaveta" terá de ter e a esboçar um armário, decidindo pormenores importantes como a disposição das mobos (horizontal ou vertical)...
Assim começas a ver os problemas que te podem surgir com cablagens/airflow/arrumação. Eu não me preocuparia com o material para já. Quando já tiveres um esboço mais pormenorizado do armário aí vês a melhor alternativa de forma a que as temps sejam o mais baixo possível, etc, gastando o mínimo possível.
 
Back
Topo