Armazenamento de DVD's, que cuidados ter

JPgod

Moderador
Staff
boas

Ultimamamente tenho feitos gravações de DVDs, mais no sentido de "arquivo", ou seja, gravar e depois guardar o DVD e só usa-lo se for mesmo necessário. Entretanto mantenho o material gravado no disco rígido, para evitar ir buscar o DVD quando precisar do conteúdo.

Entretanto, queria saber que cuidados tenho que ter para que os DVD's durem o máximo possível, tendo em conta que será raro os "rodar" (obviamente, quando mais usar, mais desgasta). Digo isso pq já tive CD's que "apodreceram" (a camada de gravação ficou "corroida" ou soltou-se do plástico >(

Actualmente o que faço, é os DVD's de arquivo, guardo numa mala daquelas xpto, que é totalmente protegida da luz, é metálica (logo resistente a choques) e tem aquelas cenas de sílica para absorver humidade, enquanto discos que uso com mais frequência ficam nas célebres caixas plásticas. Claro que convém que a média seja de alta qualidade :D

cumps
 
Fazes bem. Se quiseres manter tudo organizado basta utilizares um índice feito no excel (por exemplo). Quanto á conservação se os guardares e não mexeres eles estarão iguais daqui a muitos anos!
 
CD's a estalar, vulgo "cd's de m*rda" de 5 cents.

Para arquivo, mais vale investir num bom produto e marca, como TDK ou Sony, do que mais tarde ter a cabeça a estalar... de dores de cabeça. Essa é a maior dica, além de guardar num sítio sem sol directo, nem +40º (ex: não deixes no carro) e um ambiente seco.
 
Última edição:
CD's a estalar, vulgo "cd's de m*rda" de 5 cents.

Para arquivo, mais vale investir num bom produto e marca, como TDK ou Sony, do que mais tarde ter a cabeça a estalar... de dores de cabeça. Essa é a maior dica, além de guardar num sítio sem sol directo, nem +40º (ex: não deixes no carro) e um ambiente seco.
pois, mas até CD's bons e originais já estalaram :(

Entretanto o 1º CD, que veio com o gravador HP que gravei, faz 7 anos em dezembro está impecável ainda, só tem é pó agarrado
 
Eu uso os dvd e cd da SKY, é dos mais baratos, e tenho cds com mais de 2 anos, impecáveis...
Desde que não os guardem dentro do micro ondas eles devem ficar bem...O congelador também não deverá ser um bom sitio.
Eu guardo os meus em arquivos, envelopes, dentro das próprias cakes em que os compro, e eles estão bons...
 
Back
Topo