Armazenamento de filamento

Adoro estes tópicos para pics :)

Muito básico no meu caso:
efR115q.jpg

2 sacos a vacuo por caixa, com caixa de silica no interior.

SNj7mgO.jpg

Mais uma caixa de rolos a fazer massa nas lacks que servem de housing à Hephestos.
Para feed de filamento, na caixa preta, o rolo tem um tubo de pvc ao centro onde roda, e dentro da caixa, mais silica.

Já agora, vão guardando os rolos vazios ( no topo do movel tenho os meus ).
A loja do Cacem anda a pensar comprar a talvez .80 € a unidade. Ja ali tenho um rolo e meio de filamento para ir levantar se sempre o fizerem...
 
Tens o setup mais usual. Eu tive que fugir disso. A única forma de poder ter a impressora em casa é não arruinar a estética do escritório lol
Mas esse setup acaba por ser o mais económico.

Quanto à silica, compraste saquinhos ou sacões de 1Kg ou mais? Há poucos meses tentei comprar uns Kgs de uma fábrica do Norte, mas nem me responderam. Suponho que teria que mandar vir um barril. Acabei por mandar vir 1Kg de silica laranja (muda de cor) da Amazon.

Um dia destes temos de nos organizar e comprar o barril :D

Vender rolos a 0.8? Não me parece mal, mas ainda lhes vou dar uso. Tenho é as caixas da reprap para lhes devolver quando lá voltar.
 
Isto é o que uso normalmente:
https://imgur.com/gallery/6jIDi

Caixa Samla com um recipiente e o gel de silica laranja no fundo. O recipiente nem tem tampa. Não a quis furar e assim até vejo se continua laranja.
99ffn20l.jpg


Passado 3 meses o gel fica esverdiado. Meto num pyrex e vai ao microondas em potência média por 7m.
jQoKJsTl.jpg


Alguns grãos queimam. Deixo o gel arrefecer antes de o voltar a usar.
zIKQnAql.jpg


O excedente guardo num recipiente com tampa que veda muito bem. Dura pelo menos 6 meses.
r51vb7Vl.jpg


A Samla já está com o gel renovado e pronta para mais uns meses.
FpXf7adl.jpg


Já experimentei uns packs que se vendem no Aki e Leroy, mas aquilo transforma-se num liquido viscoso. É uma porcaria. Serve para quando não se tem outra coisa (não sei se areia de gato não será melhor).
xqrKFQhl.jpg
 
Tens o setup mais usual. Eu tive que fugir disso. A única forma de poder ter a impressora em casa é não arruinar a estética do escritório lol
Mas esse setup acaba por ser o mais económico.

Vida de solteiro tem as suas vantagens ( quanto à estetica , deste caso da sala e da mesa de jantar) :001:!

Quanto à silica, compraste saquinhos ou sacões de 1Kg ou mais? Há poucos meses tentei comprar uns Kgs de uma fábrica do Norte, mas nem me responderam. Suponho que teria que mandar vir um barril. Acabei por mandar vir 1Kg de silica laranja (muda de cor) da Amazon.

Esta é a minha solução:

MqZCagL.jpg

Adquiro no chinês da zona. Moro em massamá e esta terra está muito bem abastecida destas lojas!
Dá para ver o preço na pic. 0.90c a caixa.
A caixinha azul, deito fora o o dissecante, vem em flocos nao gosto. Serve apenas para meter o conteudo das recargas.
Contudo, as caixas de recargas, essas sim, vêm em bolinhas, e cada caixa enche 2 azuis!
Fica a 0.45 a recarga por caixa , de 3 em 3 meses. Nao deitam quase liquido nenhum, o que fazem é absorver e vão ficando unidas. Quando ficam em bloco, troco.
Melhor que isto é impossivel, money wise! Fica a opção.

Vender rolos a 0.8? Não me parece mal, mas ainda lhes vou dar uso. Tenho é as caixas da reprap para lhes devolver quando lá voltar.

Os 0.80 é a quanto lhes fica para a producao que fazem. Tenho de lá voltar e perguntar se vai para a frente.
As de cartão, deixo sempre ficar na loja. A esposa até se ri!
Já deixei foi a sugestão de trocar a caixa de cartao por sacos com zipper, pra podermos reutilizar ao armazenar. Mas provavelmente fica mais caro que cartao, para quem produz. E eu , na verdade interessa-me é um bom preço no filamento.
 
Isto é o que uso normalmente:
https://imgur.com/gallery/6jIDi

Caixa Samla com um recipiente e o gel de silica laranja no fundo. O recipiente nem tem tampa. Não a quis furar e assim até vejo se continua laranja.
99ffn20l.jpg


Passado 3 meses o gel fica esverdiado. Meto num pyrex e vai ao microondas em potência média por 7m.
jQoKJsTl.jpg


Alguns grãos queimam. Deixo o gel arrefecer antes de o voltar a usar.
zIKQnAql.jpg


O excedente guardo num recipiente com tampa que veda muito bem. Dura pelo menos 6 meses.
r51vb7Vl.jpg


A Samla já está com o gel renovado e pronta para mais uns meses.
FpXf7adl.jpg


Já experimentei uns packs que se vendem no Aki e Leroy, mas aquilo transforma-se num liquido viscoso. É uma porcaria. Serve para quando não se tem outra coisa (não sei se areia de gato não será melhor).
xqrKFQhl.jpg

Por acaso andava com ideias de mandar vir essa sílica.... acho que ainda fica um pouco caro-te, não?
 
Airtight Filament Canister
https://www.thingiverse.com/thing:1332650
2bd538356184fca7b36a45e6114581b7_preview_featured.JPG


Adjustable Filament Spool Cradle Holder
https://www.thingiverse.com/thing:2394480
da972d4885d68b3dcc5e50afd4619b2b_preview_featured.JPG



Mandei vir três caixas de plástico da amazon.
O modelo Lock & Lock - Fiambrera rectangular (3,4 L):
https://www.amazon.es/dp/B002GZTB8O/ref=nosim?tag=zwame00-21

Este modelo só serve para rolos de 500g ou 750gr. Quando vi as dimensões, nem me lembrei que são externas. O que parecia que era muito espaço, na realidade faz com que rolos de 750g tenham uns mm de sobra. Tenho um bom desafio pela frente :D

Aqui ficam as dimensões externas para referência. Depois edito este post para colocar as internas:

HPL713F - Lock & Lock - Fiambrera rectangular (3,4 L):
  • Dimensões externas: 24 x 11 x 22
  • Dimensões internas
    • Altura sem tampa: 20,8 cm
    • Altura com tampa: 19,7 cm
    • Comprimento topo: 21,5 cm
    • Comprimento fundo: 19,5 cm
    • Largura topo: 8,5 cm
    • Largura fundo: 7,2 cm



HPL951 - Lock & Lock Rice Dispenser - 3.9L
Dimensões externas: 26.2 x 10.6 x 24.8

HPL714F - Lock & Lock Slender - Recipiente multifunción (4,3 litros)
Dimensões externas: 23.6 x 11.2 x 27.9

O problema é sempre a largura e estas rondam todas os 11cm externos, o que não permite rolos de 1Kg.

Os únicos que permitem rolos de 1Kg já saltam para 7L e não vi à venda.
O catálogo deles:
http://www.locknlock.com/File/Download/ayidhXK


Já estive mais longe de comprar acrílico e fazer caixas à medida, mas nem sei quanto ficaria a custar cada caixa. Mas para rolos de 1Kg, não estou a ver outra hipótese a não ser que encontre uma caixa com a medida correcta.
Também já pensei em imprimir as caixas, mas ficam caras de imprimir.

UltraDry Spool Holders
https://www.thingiverse.com/thing:2352833
2f054a9222fc305e6b8fd2ca3ca11ddf_preview_featured.jpg


SPANNERHANDS Spool System Wall Mounted Spool Holder & Dust Cover
https://www.thingiverse.com/thing:2119644
5647a03d6d030c6aba3e211af073c6f6_preview_featured.JPG
 
Última edição:
Que belo Post! Obrigado!
É mesmo pena a situação do tamanho para os rolos de Kilo.
Já aqui fico com uma cabula com medidas , para andar de olho em recipientes.

Se calhar agora vais andar a divertir-te a dividir os 1k em 2 de 500, ou ainda vais a tempo de devolver os tuperwares?
 
Cabem lá os de 750g e os de 500g. Ainda vou é encomendar mais deste tamanho.
A situaçao dos rolos de 1Kg fica em aberto. Mas vou voltar a ver quanto me custaria fazer caixas em acrílico, ou com madeira e acrilico.
Se virmos bem, basta desenhar uma coisa decente. O corte CNC arranja-se.
Tambem já pensei numa caixa bem larga, para caberem um 10 rolos. Ideias não faltam.

Enrolar à mão cansa. Já enrolei uns poucos rolos. Mas tenho de montar um enrolador semi-automático. Aí sim, não precisava de inventar uma caixa para rolos de 1Kg. Talvez seja a melhor opçao.
 
nGen Pink, Vertigo Grey e WoodFill.
Cabem, mas sobram apenas uns mm. Vou fazer uma caixinha para ficar ali ao canto com a silica dentro.
O suporte para os rolos vai ser uma aventura.

iPvmqy8l.jpg
 
Fica só a nota que não referi num post acima.

99ffn20l.jpg

Reparem na "borracha" (mais parece espuma) castanha que está na borda. Também meti na tampa. Isto faz com que a caixa sele muito melhor.
Esta fita compra-se no chinês ou Aki por 1€. Cada fita deve dar para umas poucas caixas.
Dependendo da caixa, também se podem usar fitas para calafetar ou qualquer outra borracha.

Claro que também já pensei em imprimir os vedantes em material flexível, mas quando a solução que tenho é tão barata, prefiro experimentar outras coisas.
 
Sim, já estive a ver, estava a fazer as contas para ver se conseguia meter 12 rolos de 1kg numa caixa (na de 45 litros), entretanto cheguei à conclusão que as medidas eram exteriores (como é lógico), e para além disso, em baixo é mais estreito :(
Assim vou optar por essa provavelmente, já comprei três fiambreiras na amazon (menos de 30€), e já deve dar para os primeiros tempos, só falta a sílica...
Quantas vezes costumas conseguir "reciclar" essa da ebay?
 
Já as reciclei umas 3 vezes. Julgo que dê para reciclar umas dezenas, mas sinceramente não faço ideia.

Quando puderes dá mais informações sobre as fiambreiras da amazon.
 
As fiambreiras são as que meteste mais acima também, só é pena não darem para os rolos de 1kg, mas se não encontrar mais nada a ver se faço pelo menos uma caixa, encontrei foi uma, sem necessidade de usar hardware, se não me engano, a ver se vejo melhor mas a ser realmente sem hardware, prefiro a que encontrei, a ver se encontro outra vez...*

@jbaiao Também vi essas, mas são mais caras e mais pequenas, acredito que sejam melhores em termos de qualidade, quando for comprar ainda vou dar uma vista de olhos, a ver se mudo de ideias...

*EDIT: Não era este mas é parecido são com partes triangulares e depois ainda tem uns encaixes para imprimir também que prendem todas as parte, a ver se vejo...

EDIT 2: Encontrei, isto bem feito, e com a ajuda de tiras de borracha, ou silicone, é capaz de ficar hermeticamente fechado, talvez...
 
Última edição:
@Djizasse se quiseres fazer uma atualização à tua publicação;

HPL713F - Lock & Lock - Fiambrera rectangular (3,4 L)
Dimensões internas
Altura sem tampa: 20,8 cm
Altura com tampa: 19,7 cm
Comprimento topo: 21,5 cm
Comprimento fundo: 19,5 cm
Largura topo: 8,5 cm
Largura fundo: 7,2 cm
 
Feito. Obrigado.

Revi os links que colocaste. Já conhecia essas soluções, mas cada caixa dessas leva no mínimo 1Kg de filamento. É isso que quero evitar, até porque a resistência de uma peça impressa é bem inferior a uma peça de plástico injectado em molde. Qualquer caixa dessas, se cair no chão, algo se vai partir.

A procura continua :D
 
Back
Topo