Armazenamento de Filmes

Cleophas

Power Member
Viva.

Cansei de gravar DVD's com a minha colecção de AVI's. Então comprei um disco externo de 750GB e pensei: Ok, isto vai dar para uns anitos de filmes... Correu mal: deu para uns meses e tá feito...

Estou a divagar, a pergunta é: Como caixa tenho uma NOX Live que dá para 1 disco só (dois a muito custo). Como não fiquei muito fã de discos externos (não queria encher a sala de caixotes) existe alguma solução/equipamento onde possa agregar varios discos para construir esta base?

Sei que a pergunta é algo vaga, mas o problema deve ser comum, por isso toca a partilhar ideias!

Obrigado!
 
Se calhar há alternativas melhores que desconheço mas podes montar um pc apenas com essa finalidade ou então trocar a caixa htpc por uma normal de desktop que dê para 5 discos mais 1 drive. Eventualmente poderias ter que mudar tambem a fonte e a board.
P.S. Fazes listagem dos filmes? Conheces uma aplicação chamada drivez?
 
Deste uma boa ideia, se bem que algo dispendiosa... colocar um PC noutro sítio, aceder por wifi... dá que pensar...

Quanto à listagem faço com o Meds Movie Manager e estou muito satisfeito mas vou procurar esse que dizes e testar claro! Obrigado!
 
Realmente criar um servidor para armazenamento e distribuir por wifi até é muito interessante, só é mesmo pena o facto de ser caro.
 
Vais gastar $ e sobretudo espaço num sistema só para storage?
Além disso, se 750Gb te duraram uns meses, quanto tempo vai passar até não poderes comprar mais discos ou eles não caberem na sala?

Tb podes por exemplo deixar de sacar tudo que é dvdrips ilegais que aparecem na net e ir comprando uns de vez em quando...
 
Realmente criar um servidor para armazenamento e distribuir por wifi até é muito interessante, só é mesmo pena o facto de ser caro.

Para um servidor, não precisas de grande máquina. Para um bom servidor serve perfeitamente um PC velho (CPU a 1GHz ou assim) que se tenha aí a um canto.

Uma outra opção (bem mais cara) é a de um aparelhinho como o Drobo. Ver review aqui.
Este Drobo também já foi discutido aqui mesmo na Zwame.
 
Última edição:
o problema dos p3 é que consomem bastante..
entretanto diria que seria melhor optares por rede cablada se queres ver filmes em HD.
e que tal uma soluçao NAS? é caro..
 
Uma solução barata:

http://www.*****.pt/catalogo/detalh...r+USB+2.0+para+SATA%2FIDE+com+alimenta%E7%E3o

Podes usar discos IDE/SATA sem ter que os ligar internamente.
 
Vais gastar $ e sobretudo espaço num sistema só para storage?
Além disso, se 750Gb te duraram uns meses, quanto tempo vai passar até não poderes comprar mais discos ou eles não caberem na sala?

Tb podes por exemplo deixar de sacar tudo que é dvdrips ilegais que aparecem na net e ir comprando uns de vez em quando...

Sem comentários, iluminado!

Uma solução barata:

http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=31222&cat=2021&nome=Manhattan+-+Adaptador+USB+2.0+para+SATA%2FIDE+com+alimenta%E7%E3o

Podes usar discos IDE/SATA sem ter que os ligar internamente.

Não percebi qual a vantagem... no fundo faz o mesmo que uma caixa pra disco externo, ou estou enganado? Obrigado!
 
Última edição:
Sem comentários, iluminado!



Não percebi qual a vantagem... no fundo faz o mesmo que uma caixa pra disco externo, ou estou enganado? Obrigado!

Sim, no fundo faz a mesma coisa. Não sei é se há caixas que suportem simultaneamente discos SATA e IDE. Basicamente parece-me uma solução mais versátil que uma caixa para disco externo.
 
Sim... de facto é mais versátil... talvez menos arrumado... o que precisava mesmo era de uma caixa barata onde pudesse alojar 2 ou 3 discos...

Outra ideia... se eu usar o actual pc como servidor (longe da TV): existe algum aparelho (nem precisaria de ter disco...) que me conseguisse ler por wifi (infelizmente não tenho instalação cablada) do servidor? Pergunto isto mas os meus conhecimentos de redes são zero!

Obrigado!
 
Viva.

Cansei de gravar DVD's com a minha colecção de AVI's. Então comprei um disco externo de 750GB e pensei: Ok, isto vai dar para uns anitos de filmes... Correu mal: deu para uns meses e tá feito...


O que tu precisas é duas coisas:

I) um NAS. Existem várias opções, mas vou falar apenas de duas.

1º) um pc velho (P3 por exemplo com o máximo de discos rigidos que lhe possas meter) a correr o freenas - é a opção mais barata mas exige mais trabalho.
2º) o já falado drobo. é mais caro mas é mt pratico e permite substituir os discos com muita facilidade (encheu um disco? é só tirar e meter um novo sem precisar de mexer em configurações). existem por ai muitos videos demo do drobo, bem como analises.

de notar que estas soluções obrigam à existencia de uma rede (com ou sem fios).

II) a segunda coisa de que precisas é provavelmente algum bom senso na hora de sacar cenas da net, pq desta maneira não há solução de armazenamento que resista.
 
O que tu precisas é duas coisas:

I) um NAS. Existem várias opções, mas vou falar apenas de duas.

1º) um pc velho (P3 por exemplo com o máximo de discos rigidos que lhe possas meter) a correr o freenas - é a opção mais barata mas exige mais trabalho.
2º) o já falado drobo. é mais caro mas é mt pratico e permite substituir os discos com muita facilidade (encheu um disco? é só tirar e meter um novo sem precisar de mexer em configurações). existem por ai muitos videos demo do drobo, bem como analises.

de notar que estas soluções obrigam à existencia de uma rede (com ou sem fios).

II) a segunda coisa de que precisas é provavelmente algum bom senso na hora de sacar cenas da net, pq desta maneira não há solução de armazenamento que resista.

Certo que essa ideia do NAS é uma boa solução. Só me falta, se existir, algum "aparelho" que me vá ler ao NAS por wifi, porque não o cria ter na sala. Alguma ideia?

Quanto ao bom senso na hora de sacar: exagerei ao dizer que gastei os 750Gb em poucos meses. De facto gastei, mas com muitas coisas que não propriamente filmes (Passei para lá todos os meu mp3s, fiz backup das fotos, de várias coisas). E lembro ainda que uma série de 24 episódios em 720p ocupa 24Gb de disco no mínimo. Ora cada filme 4Gb ou 8Gb... fácil de concluir que o espaço nunca é demais...
 
olha, compras uma boa caixa.. que nao passe dos 50, 60 euros.. e ja tens espaço para pelo menos 4 discos como tem a minha

ah, e neste caso tens que ter uma BOA fonte e alguns adaptadores e cabos adicionais..
abraço
 
Última edição:
Sim, no fundo faz a mesma coisa. Não sei é se há caixas que suportem simultaneamente discos SATA e IDE. Basicamente parece-me uma solução mais versátil que uma caixa para disco externo.


Claro que existem caixas que suportem IDE ou SATA. Olha por exemplo esta. Ou esta.

Também existem para discos de 2,5''. Uso uma dessas para mudar os HD's dos portáteis sem ter de reinstalar o sistema operativo.
 
ha' uma coisa que me interroga, e depois o acesso por wireless... aos ficheiros (fala em 720p(suponho mkv), avi's, mp3's) nao sera' "intermitente" ? isto e', sera' a velocidade do wireless capaz de "reproduzir" ficheiros sem quebras? a situaçao de rede cablada esta' fora de hipotese, por parte do user...

acho que caixas para 2 discos, tornam-se demasiado caras, para o que fazem. provavelmente a caixa do HTPC, esta' aquem do que pode levar... sendo provavelmente o "elo" mais fraco.

Recomendaria, numa soluçao mais "barata", a compra de uma caixa, perfeitamente normal, mas para colocaçao "ao baixo". Mais inestetico, mas mais eficaz...e muitas das caixas, nem se percebe, ou sao feitas para estar na vertical, ou na horizontal:

http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=39819&cat=2023&nome=Chieftec+-+Maestro+BK%2FSL+Combi+300W+MATX+USB

so' como mero exemplo... :)

cumps!
 
Back
Topo