Armazenamento e backups das fotos... Alternativas?

mundano

Power Member
Antes de tudo vou começar com duas pequenas historia.

Eu no meu PC tenho dois discos rígidos, um com os programas, e no outro só guardava documentos (para quem perceber de Linux digamos que tinha a partição / num e a /home no outro).. Há dias um deles deixou de funcionar, felizmente foi o que tinha só programas, mas quando avariou, a mainboard detectava o avariado e não o outro, pelo que durante algum tempo achei que tinha sido o dos dados... E quando comecei a pensar nos milhares de fotos que tinha apenas naquele disco comecei completamente a passar-me da cabeça. Felizmente as fotos estão todas intactas.

Ontem estive a falar com um amigo meu, que também tem o gosto pela fotografia e tem uma Canon 450D, e ele esteve a contar-me o que lhe aconteceu à tempos. Tinha as fotos todas no disco do portatil, e fazia backups semanais para um disco externo. E azar dos azares, um dia o disco do portatil avariou, e no dia seguinte quando ia para o emprego não sabe se o perdeu, deixou cair, ou se lho roubaram, a verdade é que o disco externo desapareceu. E com isto, além de ficar com a privacidade dele comprometida porque alguém ficou com as fotos dele, perdeu todas as fotos anteriores a 2006 que tinha.

Quero eu com isto tudo dizer.. Shit happens... Mas podemos fazer alguma coisa para evitar isso.



O meu amigo, actualmente o que faz é pagar uma conta no http://www.smugmug.com/ , que custa +/- 40 USD por ano.. Mas que lhe dá acesso a um serviço de armazenamento de grande qualidade, só para referir algumas das vantagens:
- As fotos são sempre guardadas de forma redundante em vários servidores em localizações diferentes.
- Espaço ilimitado.
- Fotos no tamanho máximo.
- Possibilidade de criar galerias publicas que qualquer um pode ver sem ter que ser membro do site.
- É uma empresa que dá lucro, pelo que não há o risco de no proximo ano fechar as portas e pronto.
- Etc... Etc.. etc...

E para os prós, há ainda a possibilidade de vender as fotos online, mas ai a anualidade é mais cara.

Enfim, isto é uma coisa que eu já faço com o meu mail e com os documentos, guardo tudo no Gmail e Google Docs de forma a ter acesso a tudo em qualquer lado e estar salvaguardado de azares, e agrada-me a ideia de fazer o mesmo com as fotos. A diferença é que 40 USD ainda é dinheiro...


Por isso a questão que eu vos deixo é... Como é que voces armazenam as vossas fotos? É que guarda-las num disco é perigoso, e mais tarde ou mais cedo vai falhar. Em DVD's também tenho a minha duvida que ao fim de 5 anos consigam ler os DVD's todos. A ideia de as armazenar online agrada-me... Mas antes de gastar o dinheiro e me meter a fazer upload dos gigas todos que tenho queria "ouvir" mais opiniões e alternativas..
 
Eu tenho-as no laptop, com backup automático para disco externo. Fotos *mesmo* importantes e para guardar para o futuro tenho em dvd (as de família e tal tenho em dois dvd's de dupla camada diferentes).

A conta do flickr também me permite guardar uma cópia exacta das fotos que tenciona usar para outros fins (comerciais/trabalho/etc). Há imensos serviços online que permitem ter uma boa cópia das fotos, e que sabemos (a não ser num ataque nuclear :\) que nunca vão desaparecer.

Anyway, o serviço "normal" de backup implica ter as fotos no laptop + backup automático para disco externo. Quando quero algo mesmo importante, por motivos pessoais/trabalho/whatever, gravo em dvd's e guardo online.
 
Eu também tenho uma conta no Flickr, mas não dá para "despejar" lá tudo.. Para isso preciso de uma conta PRO, e chegado a pagar, prefiro o Smugmug que me dá imensas vantagens sobre o Flickr e só custa mais 5 USD's..
 
Eu também tenho uma conta no Flickr, mas não dá para "despejar" lá tudo.. Para isso preciso de uma conta PRO, e chegado a pagar, prefiro o Smugmug que me dá imensas vantagens sobre o Flickr e só custa mais 5 USD's..

Eu tenho o Pro, e tenho também conta pro no Zooomr (foi oferecida), mas claro que par armazenamento de larga quantidade de fotos esse serviço que descreves é bem melhor :)
 
Já tinha pensado nisso. em principio vou guardar em dvd´s tenho no disco só mas nestes casos todo o cuidado é pouco

Cumps
 
Última edição:
O melhor é mesmo guardar online, caso seja mesmo para conservar por muitos anos, ou então simplesmente imprimir em bom papel fotográfico (não é o caso da maioria dos serviços de impressão "baratos" que por aí andam).

Os discos falham, são aparelhos mecânicos, sempre sujeitos a uma avaria, mas não é certo que isso aconteça. Os cd's dvd's mais ano menos ano ficam inutilizados, principalmente se forem desses que se compram em torres de 50 a meia dúzia de tostões. Para guardar em dvd/cd aconselho vivamente gastarem uns bons euros numa coisa de qualidade. Há mesmo dvd's específicos para guardar dados sensíveis, que são infinitamente mais resistentes que estes que custam 2 tostões.

ps: quando digo que cd's/dvd's ficam inutilizados, não quero dizer que sofram danos fisicos, como riscos ou algo do género. Mesmo que gravemos um dvd e o guardemos sem nunca mais lhe tocar, se for dessas marcas maravilhosas ou desses que mesmo sendo de marca são "genéricos" um dia que pegemos nele daqui a 3 ou 4 anos corremos o sério risco de estar estragado. Been there, got the tshirt, não volto a repetir a façanha com dvd's rascos.
 
Por acaso é um assunto que teve sempre a minha atenção.
Já usei discos externos, já usei transferência offline automatizadas entre cablecross...
Neste momento tenho dois discos com redundância selectiva, um deles é usado a tempo inteiro, o outro copia apenas alguns dados criando uma redundância apenas das pastas que escolho.

Desconhecia o serviço da smugmug, mas como pondero estender conta do flickr a PRO, creio que não haverá necessidade.
Fico com uma galeria online (fav) e crio uma pasta privada com conteudo dos raw's mais importantes, acho que é uma solução ;)
 
eu por acaso tenho os meus backups todos guardados no disco externo mas tou a ponderar seriamente comprar 2/3 pen's para fazer backups especificos de fotos, mp3, etc!

ao preço que estao agora as pen's de 8GB (na maioria dos casos nem a 20€ chegam) acho que compensa!

sao muito dificeis de estragarem, pequenas, baratas atendendo a capacidade e facilmente se conectam ao pc e se actualizam!

junto com o disco externo acho a melhor forma de fazer backups!
 
Desconhecia o serviço da smugmug, mas como pondero estender conta do flickr a PRO, creio que não haverá necessidade.
Fico com uma galeria online (fav) e crio uma pasta privada com conteudo dos raw's mais importantes, acho que é uma solução ;)


Eu já andei a ver e pagar por pagar, por mais 5 USD prefiro o smugmug...

Para começar as galerias são muito mais bonitas de se ver, com fotos em tamanho decente. Enquanto que no Flickr as imagens são sempre mostradas a um tamanho mesmo minúsculo para poupar nos downloads, só se carregarmos na lupa é que temos acesso a um tamanho decente. No Smugmug escolhemos a resolução a que queremos ver as nossas galerias.

Podemos usar as imagens em foruns sem qualquer problema e sem links para o smugmug. O Flickr bloqueia os hotlinks a não ser que cumpramos uma serie de regras que eles estipulam.

O Flickr usa servidores de qualidade, não duvido, afinal é uma empresa da Yahoo!, mas o Smugmug, armazena cada fotografia nossa em pelo menos 3 servidores em 3 estados diferentes, usando armazenamento proprio para as fotos mais recentes, e servidores da Amazon para guardar no longo prazo..


Enfim, a ideia que tenho é que o Smugmug é um serviço profissional, de armazenamento de fotos feito por uma companhia independente que grosso modo é um conjunto de "geeks" pela fotografia tal como muitos de nós somos.. Já o Flickr nasceu e vive como uma "social network" em que o pessoal vai mostrar fotos ao resto do pessoal de todo o mundo, que tem foruns, grupos de amigos, etc.. E recentemente foi adquirida pela Yahoo! o que singnifica que as decisões de há algum tempo para cá são avaliadas sob um ponto de vista puramente comercial e não sob o ponto de vista de um amante da fotografia... E o Flickr Pro é apenas uma extensão que permite alargar a capacidade de armazenamento.

Enfim, são duas coisas diferentes cada uma com o seu espaço... Eu pessoalmente não faço intensões de acabar com a conta no Flickr, mas também não pondero sequer pagar-lhes 25USD ano para ter uma conta Pro.



BTW, pode-se experimentar o Smugmug 14 dias de graça. Eu já me registei e estou a gostar. E quem seguir as instruções deste site tem um desconto de 50% durante o 1º ano.
http://www.smugmug.com/price/flee-flickr.mg
 
Só uma duvida:

Porque dizes "por mais 5 USD"?

O smugmug: "Just $39.95/year"
O flickr: sao $24.95/ year

Está a escapar-me alguma coisa?
 
Usam o smugmug para despejar tudo e alguma coisa?
Por exemplo, eu tenho cerca de 12Gb em fotos, estão num disco externo e vou fazendo cópias para dvd de 4GB em 4GB... (sem as apagar do disco). Sugeriam esse serviço para guardar todas as fotos e mais algumas? Sem as tornar públicas, claro...
 
São sensivelmente 10€ de diferença, o que também não é tanto quanto isso.
Esta promoção 50% com a migração feita on-the-fly realmente pode dar jeito.

Acho que percebo o teu ponto de vista. O flickr começou por ser uma galeria online, mas que com o PRO dá a oportunidade de fazer um storage online (sem limites) sendo que primariamente, continua a ser um serviço publico...
Já o Smugmug parece-me que aposta na segurança, dando no entanto essa possibilidade de galeria online e outras tantas opções.
O Smugmug será à primeira vista um melhoramento do flickr. Tem o tão pedido tracking, tem shared groups e complete privacy se assim o entendermos.

A questão que fica é: How big is Smugmug, how big is flickr community? Gostava de apostar numa só comunidade, numa só galeria, daí que reconsidere esta questão
 
Nunca pensei nesse tipo de armazenamento: Online. Actualmente guardo as fotos em 3 Computadores diferentes, e faço copias para DVD's. penso que seria muito azar mesmo 3 Computadores morrerem ao mesmo tempo, e ainda ficar sem os DVD's que vou gravando.

Mas como dizem, azares acontecem, e quando menos esperamos pedemos tudo. Já me aconteceu, e sei o que custa.

Tenho de ir investigar esses serviços Online, mas não gosto muito de colocar toda a minha vida em ftos nas mãos de um serviço online ... não sei.
 
Eu guardo para um disco externo que nao sai de casa. Raramente o disco e usado, pelo que a probabilidade de falha e menor. Mas se sao paranoicos, podem sempre ir para um sistema raid 5 externo :p (ou duplo raid 5, se forem spoky paranoicos :p)
 
Eu guardo para um disco externo que nao sai de casa. Raramente o disco e usado, pelo que a probabilidade de falha e menor. Mas se sao paranoicos, podem sempre ir para um sistema raid 5 externo :p (ou duplo raid 5, se forem spoky paranoicos :p)

Quem é mesmo paranóico com isso (e eu sou um pouco) só pensa uma coisa simples: há um incêndio, arde a casa, e nem que tenha os backups em 200 sítios diferentes (discos, pens, cds, dvds, whatever) e com a maior das tecnologias, não me adianta de nada, porque desaparece tudo em 10 minutos ;)

O sistema mais seguro e praticamente infalível (não há nada 100% infalível) é colocar em backups online.
 
Ou atão grava-se em DVD´s de qualidade e mete-los numa caixa negra, mesmo com fogo o backup fica lá, pena é que vai tudo aos ares,ficas sem PC sem nada, mas o importante é que ficam lá as fotos :D
 
bem, aki a tempo tb andei a pensar o k fazer, e ate fiz uma pool.

Flickr:
Apesar de estar a pensar adquirir uma conta flickr pro, ela n pode servir propriamente como backup, nao vou la por os meus RAWs, nem faco upload das fotos na resolucao maxima, por isso, para backup nao da.

Backup online:
Dps de voltar de ferias c/ 16gb de fotos, nao kero pensar no tempo k iria demorar a fazer upload de td, e alem disso, teria de ficar a pagar uma anualidade para o resto da minha vida, e nd me garante k o servico nao acaba... diziam k o servico faz lucro por isso nao acaba mas as coisas nao funcionam bem assim, basta k ***** outra empresa se interesse pelo servico, o compre e o integre noutro servico kalker ou simplesmente feche, sao coisas k ja aconteceram, acontecem e vao continuar a acontecer.

ainda hj vi o anuncio da walmart:
Beginning October 9, we will no longer be able to assist with digital rights management issues for protected WMA files purchased from Walmart.com. If you do not back up your files before this date, you will no longer be able to transfer your songs to other computers or access your songs after changing or reinstalling your operating system or in the event of a system crash.
Nd vos garante k um dia chegam a casa e n teem um mail da Smugmug a dizer k teem ate ao final do mes para fazer dowload das vossas fotos ou caputz.
E depois estar a por originais online....nao e k eu esteja a pensar fazer dinheiro com as minhas fotos, mas gosto de saber k posso provar k uma foto e minha :P

Backup em cd/dvd: e onde tenho td actualmente, mas a este ritmo (desde k adkiri a DSLR) a coisa nao escala.

Backup em disco: ando a equacionar a compra de um disco, so ainda nao sei se optar por um externo ou interno. Ambos teem pros e contras, o interno tem a vantagem de ser mais rapido, mas nao e portatil, por outro lado vou acabar por utiliza-lo para outras coisas, aumentado o seu uso e a probablidade de falha. O externo e mais lento, mas tem a portabilidade (que nao tenciono usar pois aumenta tb a probablidade de falha) e tem a vantagem de poder estar arrumadinho e desligado (aumentando o tempo de vida).
 
Última edição:
diziam k o servico faz lucro por isso nao acaba mas as coisas nao funcionam bem assim, basta k ***** outra empresa se interesse pelo servico, o compre e o integre noutro servico kalker ou simplesmente feche, sao coisas k ja aconteceram, acontecem e vao continuar a acontecer.


A diferença é que o smugmug é gerido por uma equipa de fanáticos por fotografia, tal como nós somos, que não estava satisfeito com nenhum serviço online, e decidiu criar um que seguisse o que eles gostam.. Fazem dinheiro com isso, basta dizer que a empresa atingiu o break-even logo no primeiro ano, o que é uma raridade absoluta nas "dot com", basta pensar que o YouTube foi vendido por alguns biliões de dollars e pelo menos até ser integrado no Google deu SEMPRE prejuizo e duplicam as receitas todos os anos nos ultimos quatro anos... Pelo que se sabe ofertas de gigantes da Internet para os comprar já apareceram muitas, mas os donos nem sequer negociaram, recusaram e pronto.

É claro que isto não garante que amanha a Google, ou a Amazon não chega lá com um cheque em branco e acaba por comprar aquilo.. Mas acho mais dificil acontecer. E se acontecer, é uma questão de ou transferir as fotos, ou pedir backups em DVD que eles fazem a preços comedidos.


Já o flickr por exemplo a questão nem se coloca, porque já foi comprado pelo Yahoo, com as vantagens que isso tem em termos de estabilidade e com as desvantagens que tem, porque agora deixa de seguir um modelo de negocio proprio de fas de fotografia e tem que seguir um modelo com decisões corporativas que vêm da Yahoo e o Flickr segue e pronto..




A questão que fica é: How big is Smugmug, how big is flickr community? Gostava de apostar numa só comunidade, numa só galeria, daí que reconsidere esta questão

O Flickr é uma comunidade indiscutivelmente maior... Até porque no Smugmug não há contas gratuitas, nem sequer pretende ser uma comunidade, coisa que o Flickr pretende.

O Smugmug é um local onde os fotografos podem armazenar, exibir, e até vender as suas fotos. O Flickr tenta criar comunidades e grupos, e aparece mais como uma rede social..



Usam o smugmug para despejar tudo e alguma coisa?
Por exemplo, eu tenho cerca de 12Gb em fotos, estão num disco externo e vou fazendo cópias para dvd de 4GB em 4GB... (sem as apagar do disco). Sugeriam esse serviço para guardar todas as fotos e mais algumas? Sem as tornar públicas, claro...

No Smugmug podes despejar todos os teus jpg's, gif's e png's... 12, 120, ou 120000 GB... Podes despejar lá.

Se quiseres colocar lá RAW's a situação é diferente. Ai tens de subscrever um serviço à parte, que é o SmugVault, onde podes por grosso modo qualquer tipo de ficheiros, mas a ideia é mesmo por lá os RAW's... E ai o SmugVault integra-se muito bem com o Smugmug. Os RAW's não podem ser vistos directamente nas galerias pelos visitantes, mas são visiveis pelo dono, não se navega por uma lista de ficheiros, mas por imagens. É possivel criar JPG's dos RAW's para as galerias, são reconhecidos automaticamente os ficheiros JPG que derivam de um RAW, e é feito o emparelhamento dos ficheiros entre as galerias e o SmugValt, etc.. etc...

E tudo isto fica em datacenters da Amazon, com qualidade empresarial, os preços são:
- 1 USD/mes.
- Mais, 0,22USD/mes por cada GB armazenado.
- Mais, 0,3USD por cada GB de Upload, e 0,51USD por cada GB de download.

Juntamente com as fotos, podem por lá tudo o que quiserem, tipo videos, ficheiros do word, ou excell, e sabem que estão guardados em datacenters da Amazon, com uma qualidade e fiabilidade de topo.

Se compensa ou não depende. Para simples entusiastas penso que os JPG's com a qualidade máxima já são um bom backup. Para quem tem fotos que realmente valem dinheiro se calhar compensa dar uma segurança extra aos originais.
 
Última edição:
Back
Topo