Armazenamento e backups das fotos... Alternativas?

Parabens pelo tópico Mundano. Muito bom. A minha questão é esta: gostei deste serviço e acho-o soberbo. Agora, entrando um pouco mas não muito em offtopic, eu precisava de um serviço mais alargado...Precisava de um serviço onde pudesse depositar todo o tipo de ficheiros para fazer backups de trabalhos que tenho por aqui. Vocês dizem-me: "Ah e tal, mas podes sempre usar um alojamento para isso"...pois, mas eu quero algo a que consiga aceder de forma prática em qualquer lugar sem andar com grandes pantominices. Quero algo que seja rápido, acima de tudo seguro e fiável e onde a confidencialidade dos meus dados seja uma certeza absoluta. E algo que também não desapareça amanhã e em que eu simplesmente perca os meus dados e já agora, que tenha grande capacidade de trafego mensal e espaço em disco de pelo menos 100GB. O preço é o que for, desde que não seja também uma fortuna anual equivalente ao aluguer de um servidor próprio...

Na prática, pergunto eu, alguem conhece um serviço idêntico ao Smugmug mas que não se limite apenas a armazenar e salvaguardar fotografias mas também tudo o resto?

Cumps,
michael c
 
Parabens pelo tópico Mundano. Muito bom. A minha questão é esta: gostei deste serviço e acho-o soberbo. Agora, entrando um pouco mas não muito em offtopic, eu precisava de um serviço mais alargado...Precisava de um serviço onde pudesse depositar todo o tipo de ficheiros para fazer backups de trabalhos que tenho por aqui. Vocês dizem-me: "Ah e tal, mas podes sempre usar um alojamento para isso"...pois, mas eu quero algo a que consiga aceder de forma prática em qualquer lugar sem andar com grandes pantominices. Quero algo que seja rápido, acima de tudo seguro e fiável e onde a confidencialidade dos meus dados seja uma certeza absoluta. E algo que também não desapareça amanhã e em que eu simplesmente perca os meus dados e já agora, que tenha grande capacidade de trafego mensal e espaço em disco de pelo menos 100GB. O preço é o que for, desde que não seja também uma fortuna anual equivalente ao aluguer de um servidor próprio...

Na prática, pergunto eu, alguem conhece um serviço idêntico ao Smugmug mas que não se limite apenas a armazenar e salvaguardar fotografias mas também tudo o resto?

Cumps,
michael c

Neste momento estou a curtir bastante o Dropbox --https://www.getdropbox.com/plans

Com o software que instalas no pc, passas a ter pastas completamente sincronizadas com a web, ou seja, ao apagares um adicionares um ficheiro a uma pasta no pc, ele envia esse ficheiro para a web, estando sempre em sincronia.

Só tenho a versão free, onde tenho 5GB (por ter sido dos primeiros a utilizar, a free só dá 2GB, agora), mas tens a opção com 53GB (neste momento, pode vir a aumentar) por $99 (70 euros, apx). A parte da sincronização é um must.

Tens também do mesmo género o Mozy, que fica mais barato, qq coisa como $4,95 p/mês, por computador (só podes fazer o backup a partir de uma fonte informática), e tens espaço ilimitado, supostamente (foi o que percebi ao ler aquilo).

Este assim de repente parecem-me os mais práticos, o Mozy é muito bom mesmo no preço, mas tem algumas limitações que o dropbox não tem, como o facto de não poderes partilhar um ficheiro com outras pessoas (por link público, ou privado, como podes fazer no dropbox). Ou seja, o Mozy é mesmo única e exclusivamente para backups, o Dropbox é mais abrangente, porque podes partilhar as coisas.
 
Obrigado Ruimoura. Isso da sincronização foi uma das coisas que me esqueci de referir mas que acho importante. Excelentes soluções e sem duvida que vou optar por uma delas. Acho que para backups é mesmo o melhor que podemos fazer. Raids e tal é bonito, mas se a casa arder, arde tudo. Assim é um descanso. Obrigado mais uma vez e desculpem o offtopic.:)

Cumps,
michael c
 
faz o mm k eu, guarda backup em casa dos teus pais :P

se o datacenter da "inserir empresa" arder e a mm coisa, n pensem k eles teem backups remotos de tudo.
 
A diferença é que o smugmug é gerido por uma equipa de fanáticos por fotografia, tal como nós somos, que não estava satisfeito com nenhum serviço online, e decidiu criar um que seguisse o que eles gostam.. Fazem dinheiro com isso, basta dizer que a empresa atingiu o break-even logo no primeiro ano, o que é uma raridade absoluta nas "dot com", basta pensar que o YouTube foi vendido por alguns biliões de dollars e pelo menos até ser integrado no Google deu SEMPRE prejuizo e duplicam as receitas todos os anos nos ultimos quatro anos... Pelo que se sabe ofertas de gigantes da Internet para os comprar já apareceram muitas, mas os donos nem sequer negociaram, recusaram e pronto.

É claro que isto não garante que amanha a Google, ou a Amazon não chega lá com um cheque em branco e acaba por comprar aquilo.. Mas acho mais dificil acontecer. E se acontecer, é uma questão de ou transferir as fotos, ou pedir backups em DVD que eles fazem a preços comedidos.


Já o flickr por exemplo a questão nem se coloca, porque já foi comprado pelo Yahoo, com as vantagens que isso tem em termos de estabilidade e com as desvantagens que tem, porque agora deixa de seguir um modelo de negocio proprio de fas de fotografia e tem que seguir um modelo com decisões corporativas que vêm da Yahoo e o Flickr segue e pronto..
espera ate o servico ser conhecido e os utilizadores comecarem a fazer upload de GBs de informacao, ai ou colocam limites ou aumentam a mensalidade, pq comprar espaco para colocar os dados custa dinheiro. nao te eskecas o youtube foi gratuito desde o inicio, e n deves fazer ideia da kantidade de videos k eles teem, mais uma vez espaco para os ter custa dinheiro.

e nao penses k o flickr esta para ficar so pq foi comprado pela yahoo. ainda a tempos houve rumores k a MS ia comprar a yahoo...
E dou-te outro exemplo, anos atras a propria yahoo comprou o The-All-Seeing-Eye, um browser de servers online. Era o melhor e mais mais popular do genero na altura e td gente pensou k ia ficar ainda melhor. Tb podias usar como free ou como pago (com features extras). Sabes o k aconteceu? A yahoo parou completamente o seu desenvolvimento e passado uns anos descontinuou o produto.
Outro exemplo era o stage6, site de hosting gratuito de filmes HD, esteve online 2 anos, e dps simplesmente fechou.
Por isso seja yahoo seja google, seja o k for, nd dá garantias de ca estar mais tempo.
 
Nâo confio em serviços online.

E não confio em armazenamento óptico (vulgo CD e DVDs). São muito fracos como formato de arquivo e não avisam.

Prefiro usar a evolução dos preços por GB dos discos magnéticos. 2 discos de 500 GB custam 100€ e por aí em diante. Também uso um disco externo que naturalmente apesar de ser externo não anda por aí. Quando começar a encher os discos são simplesmente trocados por 100€ por mais 2+1 discos de 2 TB ou que for na altura. Este sistema tem a vantagem extra de também ser muito prático em termos de acesso.

Na realidade devia ter pelo menos outro disco externo em casa doutra pessoa (de confiança naturalmente) com outro backup mas a minha paciência e paranoia não chegam a tanto.
 
Só para dizer que experimentei realmente os dois serviços e para o objectivo que tinha o Mozy pareceu-me simplesmente 5 estrelas. Basicamente é instalar, escolher as pastas das quais se quer fazer backup e deixar que ele faça o resto. Ele não está sincronizado, vai fazendo backups automáticos quando o PC está em idle ou podemos tambem escolher horários para ele fazer os backups. Ele guarda até os favoritos do IE e os contactos do outlook. Parece-me também um serviço de confiança.

Por menos de 40€ ao ano e com um limite de storage simplesmente sem limites, este é sem dúvida um serviço que vou subscrever. Tenho os dados acessiveis em qualquer sitio e mais importante que isso, fico descansado porque com os PCs nunca se sabe o que pode acontecer...

Obviamente não vou facilitar e tenho aqui também um disco externo no qual vou ter backups das minhas principais pastas de trabalho. Contudo, o serviço online é mais uma segurança caso aconteça um desastre, por exemplo, um incêndio aqui em casa (bater na madeira:)). Recomendo.

Cumps,
michael c
 
tirando o facto k "potencialmente" td o mundo tem acesso aos teus ficheiros...

por 40€ por ano vou trocando de disco e sempre sei kem te acesso aos dados :P
 
tenho backup em casa dos meus pais, assaltarem/arderem as duas ao mm tempo era um bocado azar...

ainda por cima n faco disto a minha profissao, por isso e so mm nao as kerer perder, mas se acontecer nao morro por causa disso, ha coisas bem piores, como dum dia para o outro deixar de ter roupa pra vestir ;)
 
tirando o facto k "potencialmente" td o mundo tem acesso aos teus ficheiros...

por 40€ por ano vou trocando de disco e sempre sei kem te acesso aos dados :P

Isso é bem mais improvável de acontecer (alguém conseguir aceder às tuas fotos) do que arder uma casa, para não falar de seres assaltado, ou algo do género. Os serviços online são os mais seguros do mundo, e estão muito baratos.

A meu ver só têm uma desvantagem, que é o facto de teres que gastar imenso tráfego e tempo para fazer upload de quantidades enormes de material ...
 
Última edição:
Isso é bem mais improvável de acontecer (alguém conseguir aceder às tuas fotos) do que arder uma casa, para não falar de seres assaltado, ou algo do género. Os serviços online são os mais seguros do mundo, e estão muito baratos.

A meu ver só têm uma desvantagem, que é o facto de teres que gastar imenso tráfego e tempo para fazer upload de quantidades enormes de material ...
depende do utilizador, do pc k usa para aceder a conta e dos cuidados k tem. basta por exemplo estar no emprego (empresa grande), aceder a conta para alguem lhe poder apanhar o user/pwd. ou em zonas wireless, ou nas faculdades, ou num ciber-cafe para mostrar a foto X ao amigo...

isto ignorando as possiveis falhas de seguranca do proprio site, k acredito k esteja devidamente protegido (se bem k volta e meia sabe-se de cada coisa...)

mas tb as nossas fotos devem ter um valor...uiiii....
 
Como fazes backup automático? Eu queria fazer para as fotos e documentos, quando ouve-se uma foto nova num determinada pasta, esta fosse copiada para a mesma pasta no HDD externo...

É pelo lightroom. Tenho-o programado para fazer backup uma vez por dia, em caso de o ligar. Como trabalho com ele todos os dias, funciona bem. Se um dia não o ligar, é porque não adicionei fotos, e portanto também não precisa de fazer backup.

Tenho-o a fazer backup de todo o catálogo do lightroom para uma pasta no disco externo. A primeira vez é um pouco demorada (foi, no meu caso) mas depois só vai adicionando os ficheiros em falta, ou vai apagando os que já não pertencem ao catálogo.
 
mas ele nao faz so do catalogo e previews (e nao das fotos originais)?

e k pelo menos o meu backup (automatico do lightroom) so faz ao catalogo.
 
Eu não estou a fazer isto pelas fotos...mas sim por ficheiros de trabalhos que são realmente mesmo muito importantes para mim. E sim, também por algumas fotos a que dei uso profissional. São dados insubstituíveis, pode parecer paranoia, mas prefiro mais esse trunfo a ver ficheiros desparecidos. Seria um caos e com isto dos backups não se brinca. Por 40€ estou sossegado. Mal será se a casa arde e se a empresa abre falência ao mesmo tempo.:D É que como disse eu também faço backups para um disco externo. Portanto está em 3 sitios: no meu disco local, no meu disco externo e no servidor web que tem inclusive encriptação de dados:

448-bit Blowfish encryption: Secures your files while in storage, providing peace of mind that your private data is safe from hackers.

128-bit SSL encryption: The same technology used by banks secures your data during the backup process.

Uma empresa destas saberá o que anda a fazer, digo eu. Dúvido também que andem a aceder aos dados dos clientes e principalmente a usá-los...até porque dizem explicitamente no site que os dados alojados no servidor são confidenciais e que eles só acedem aos mesmos por motivos de ordem técnica. Cada um tem os seus métodos, eu sinceramente pelo preço acho um serviço muito bom.

Quanto ao tráfego que gasta, o meu é ilimitado portanto...:D

Cumps,
michael c
 
mas ele nao faz so do catalogo e previews (e nao das fotos originais)?

e k pelo menos o meu backup (automatico do lightroom) so faz ao catalogo.

Isso é porque tens os originais fora do catálogo ;) (só guarda portanto as alterações dos originais).

Eu movo (importo) as fotos mesmo para pastas geridas pelo lightroom, portanto tenho originais incluídos.
 
Back
Topo