Armazenamento e backups das fotos... Alternativas?

Já vi por 90€. No my memory ainda deve ficar mais barato.
deves ter visto mal, estou a falar do "WD My Book Mirror Edition". o ***** nao vende discos. sao dois discos externos numa caixa em RAID (0 ou 1).
Mas além de ter metade da capacidade (160 euros custam 2 discos de 1 TB, e têm que ser muuuito baratos), não tem qualquer sistema automatizado de segurança, além do banal raid e das rotinas típicas de armazenamento. Não tem mesmo nada a ver.

Mas por esse preço é um razoável investimento (é um sistema de armazenamento banal, mas ok).
A versão com 2 discos de 1TB custa 259€, ou seja mais de 200€ de diferenca para o drobo. nesta configuracao a vantagem do drobo é ter interface firewire, mas tratando-se de uma solução de backup acho irrelevante demorar o dobro do tempo a fazer a operacao ja k a fazer backup seria agendado para um periodo fora de horas (se corre das 2am as 3am ou das 2am as 4am pouco me interessa).

nao percebi o que querias dizer com sistema automatizado de segurança?
 
nao percebi o que querias dizer com sistema automatizado de segurança?

Tu não achas que um Drobo é somente uma caixa preta com sítio para 4 discos, pois não? Vai ver melhor o sistema (proprietário) que o Drobo usa, sendo que o mais parecido que existe "cá fora" é RAID 5, mas não é bem a mesma coisa, mesmo assim.

Esse WD é porreiro, mas é banal (ser banal não é mau, simplesmente é ... banal), na medida em que faz um RAID 1 (ou 0) normalíssimo do qual não sou propriamente adepto ...

Edit: na verdade é uma mistura de RAID 5 com RAID 10, para ser mais exacto
 
Última edição:
Boas,

Isto é de facto um problema q se coloca a todos os apaixonados pela fotografia (prós ou n!) e qt ao tema o q penso é o seguinte:

Actualmente tenho as fotos no portátil, no desktop e num disco externo. O mau desta solução é q está tudo na msm casa.

A "solução" dos cartões/pens parece-me boa mas, ainda agora um amigo ficou sem 4 dias de fotos pq o cartão vendeu a alma ao criador e eu tb já perdi coisas em PENs. (N me perguntem q cartão era mas, n devia ser nada de especial)

A solução online parece ter tudo o q é de melhor mas tb tem o pior q é o nunca sabermos se a empresa um belo dia n abre falência e pronto. Msm os datacenters n estão livres de ocorrerem problemas e perderem dados, p isso n apostava apenas neles.


Cumps,
SSurfer :)
 
Tu não achas que um Drobo é somente uma caixa preta com sítio para 4 discos, pois não? Vai ver melhor o sistema (proprietário) que o Drobo usa, sendo que o mais parecido que existe "cá fora" é RAID 5, mas não é bem a mesma coisa, mesmo assim.

Esse WD é porreiro, mas é banal (ser banal não é mau, simplesmente é ... banal), na medida em que faz um RAID 1 (ou 0) normalíssimo do qual não sou propriamente adepto ...

Edit: na verdade é uma mistura de RAID 5 com RAID 10, para ser mais exacto
Rui, estamos a falar de configuracoes com 2 discos apenas, para teres redundancia a unica forma é mirror (raid 1), que é o que a WD mirror edition faz.

para raid 5 precisas de 3 discos, para raid 10 precisas de 4.

mais uma vez, consegues fazer essas coisas com um PC ja que o raid e feito por hardware, logo as vantagens da drobo serao unica e exclusivamente espaco/consumo energetico. a drobo nao e mais de k uma caixa preta com uma bios que faz raid :) tecnologia essa que esta embutida na maior parte das boards actuais.
 
Última edição:
pois, a principal desvantagem k vejo é mesmo essa, o preço.

de resto e uma solucao 5*, bonita para ter em cima da mesa e de facil acesso (protegido) aos discos.
 
desculpa estar a duvidar de ti, mas acho k estas a confundir com a versao normal (so 1 disco) k ronda esse preco, e k senao estava com desconto de quase 50%, k me custa a crer nos dias de hoje :P
 
desculpa estar a duvidar de ti, mas acho k estas a confundir com a versao normal (so 1 disco) k ronda esse preco, e k senao estava com desconto de quase 50%, k me custa a crer nos dias de hoje :P

Ahhhhhhhhh não tinha reparado que estavas a falar da versão com dois discos. LOL desculpa então :P.
 
Aqui fica a minha opiniao:
- DVDs ao fim de alguns anos vao estragar-se de certeza

- Um disco só não é seguro.

- Discos em Mirror servem para garantir alta disponibilidade (se um falhar o computador/sistema continua a funcionar normalmente) e não para backup de dados. Foi por isto que não comprei um WD mirror edition porque basta um erro (humano ou outro como por exemplo do RAID) la se vai tudo ao mesmo tempo.

- O Drobo é tb para garantir alta disponibilidade.
Recordo-me de ler que havia uns clientes que tinham perdido os seus dados porque o firmware se tinha passado e o sistema deixou de funcionar.
Pior ainda, para poder fazer "hot deploy" tem um sistema proprietario . Se avariar a unica forma de ler novamente os dados é comprar um novo.

- Discos internos estão sujeitos a mais desgaste. Soluções de backup devem passar por sistemas que não estão constantemente em uso.

Assim, a solucao que eu escolhi foi a seguinte:
- Comprei 2 discos Externos de 1 Tb de 2 Marcas diferentes dedicados exclusivamente para backups (Fotos e documentos)
- Sincronizo do Portatil para ambos os Discos.
- Um disco fica em minha casa, o outro em casa dos meus Pais. Nao apago nada do meu Portátil até ter sincronizado para ambos os discos.


É um investimento alto (ficou em 200 euros no ano passado) mas que deve ser rentabilizado ao longo de vários anos. A organização dos documentos que tenho no Computador faz com que apenas a informação "importante" seja sincronizada e não a informação descartavel como filmes, downloads, etc.

Quem quiser aproveite a ideia.
 
eu tb ja mudei de ideias em relacao a como vou fazer...

vou comprar um disco interno de 1tb k vai passar a ser o meu disco primario (com SO, programas, jogos, fotos, filmes, etc). vou pegar no meu disco actual (320gb) e vou usa-lo no pc em casa dos meus pais como disco externo (so vai ser ligado para sincronizacao), o disco interno (200gb) vai tb ser usado, i.e. uso o interno para backup semanalmente e mensalmente sincronizo o externo.

desta forma fico com 2 copias em casas distintas. ainda tenho o disco do portatil (200gb) k vai ser usado para transportar as fotos dum lado pro outro.

acho k assim rentabilizo melhor o meu investimento, compro apenas 1 disco k vou usar diariamente ao inves de comprar um disco externo k usaria casualmente e k se fosse a vida perdia td :(
 
Aqui fica a minha opiniao:
- DVDs ao fim de alguns anos vao estragar-se de certeza

- Um disco só não é seguro.

- Discos em Mirror servem para garantir alta disponibilidade (se um falhar o computador/sistema continua a funcionar normalmente) e não para backup de dados. Foi por isto que não comprei um WD mirror edition porque basta um erro (humano ou outro como por exemplo do RAID) la se vai tudo ao mesmo tempo.

- O Drobo é tb para garantir alta disponibilidade.
Recordo-me de ler que havia uns clientes que tinham perdido os seus dados porque o firmware se tinha passado e o sistema deixou de funcionar.
Pior ainda, para poder fazer "hot deploy" tem um sistema proprietario . Se avariar a unica forma de ler novamente os dados é comprar um novo.

- Discos internos estão sujeitos a mais desgaste. Soluções de backup devem passar por sistemas que não estão constantemente em uso.

Assim, a solucao que eu escolhi foi a seguinte:
- Comprei 2 discos Externos de 1 Tb de 2 Marcas diferentes dedicados exclusivamente para backups (Fotos e documentos)
- Sincronizo do Portatil para ambos os Discos.
- Um disco fica em minha casa, o outro em casa dos meus Pais. Nao apago nada do meu Portátil até ter sincronizado para ambos os discos.


É um investimento alto (ficou em 200 euros no ano passado) mas que deve ser rentabilizado ao longo de vários anos. A organização dos documentos que tenho no Computador faz com que apenas a informação "importante" seja sincronizada e não a informação descartavel como filmes, downloads, etc.

Quem quiser aproveite a ideia.

Não percebo porque é que o RAID 1 não é seguro para backup. Se tiveres uma caixa externa com dois discos em RAID 1 e um bom programa de baclkup tipo o Goodsync, podes facilmente fazer backup de uma pasta que tenhas no PC para esse disco, sem te preocupares. No caso de um disco falhar tens sempre o outro, e no caso de erro humano, bem, se for o programa a fazer o backup não precisas de mexer nos discos, e pelo que li o goodsync tem boas opções no que toca a apagar pastas, renomear etc.

Só não percebi o erro do RAID(controladora?). Se por acaso o sistema deixar de funcionar, tens sempre os ficheiros no disco/s na mesma, pode é ser chato voltar a montar tudo numa caixa, mas não é nada que não se resolva, e penso que não é assim tão comum esta situação.

Para mim é a melhor escolha, isto porque o problema da sincronização é que funciona nos dois sentidos, e como quero apenas despejar pastas já organizadas o backup funciona melhor para mim, e para o meu tipo de organização.

Para já confio no meu disco externo ligado a uma UPS que espero que dure durante algum tempo até colocar este sistema todo a funcionar. Ahh... não podia deixar de lado o grande dropbox que para os documentos importantes, actas/agendas, relatórios e a pasta partilhada do grupo tem sido um canivete suíço.
 
Última edição:
o erro humano e apagares algo acidentalmente e o erro ser replicado pelo mirror :P

kanto a erros de controladora, em raid1 nao tens problema, ja nos outros raids nao consegues andar a mudar os discos de controlador e aceder a informacao facilmente
 
o erro humano e apagares algo acidentalmente e o erro ser replicado pelo mirror :P

kanto a erros de controladora, em raid1 nao tens problema, ja nos outros raids nao consegues andar a mudar os discos de controlador e aceder a informacao facilmente

Eu sei o que é o erro humano, se apagares alguma coisa usas o restore da reciclagem, no entanto por isso é que falei em backup unidireccional:007::D

Pois, por norma em RAID 1 não há grandes problemas com a controladora, tá tudo nos discos, e se um disco morrer há sempre o outro.;)
 
Última edição:
Boas, em questões de backup fui sempre muito cuidadoso e mesmo assim já perdí dados. Há uns anos atrás, tinha um servidor com 2 discos em mirror, onde estavam centralizados os meus documentos todos; Um dia cheguei a casa e reparei que estava sem net; Fui verificar e nada; Os dois discos tinham ido à vida. Costumava fazer backups em dvd's e num disco externo regularmente. Mas tinha perdido as fotos das férias à França ( cerca de 300); Toda a informação restante estava em dvd e no disco externo. O servidor era mesmo um servidor à sério: um duplo P3 a 1000Mhz com cerca de 1Gb montado numa board Iwill, marca americana de boards para servidores e workstations.
hoje em dia tenho 2 portáteis e um fixo. Faço backups automáticos diários para dois discos externos e entre eles, usando o secondcopy.
 
Ora aqui está um tópico interessante. Eu tenho backups em 3 discos rigidos e visto que este ano a fotografia aumentou exponencialmente andava a pensar gravar para dvd´s mas como tem sido 6gb de fotos por mês já lá vão 35gb este ano e penso... gravar isto tudo para dvds mesmo sendo dual layer são 8 dvd´s... o acesso não é o melhor, resolvi investir num outro disco externo...lol tenho 1 de TB outro em casa dos meus pais de 250gbs mas já esta cheio, 2 de 320gb onde um tem fotos. 3 backups... gravar pela internet 7gbs por mês parece ser uma dor de cabeça... é muita coisa para ser enviada...
Aproveito é para perguntar como as organizam? Eu este ano começei a separa-las por mês e no nome da foto vai data/mes/dia e o numero da foto, mas começa ser dificil encontar a foto tal que foi tirada lá para fevereiro... estou a pensar fazer uma lista em excel onde ponho a mes e dia e digo o que tirei(fotos) nesse dia, onde basta abrir o ficheiro excel e tenho acesso logo ao que tirei. (claro posso ver no lightroom mas quando se começa a ter muita foto já da trabalho andar a ver pasta a pasta...) lol
 
Eu sei o que é o erro humano, se apagares alguma coisa usas o restore da reciclagem, no entanto por isso é que falei em backup unidireccional:007::D

Pois, por norma em RAID 0 não há grandes problemas com a controladora, tá tudo nos discos, e se um disco morrer há sempre o outro.;)


Atenção, em RAID 0 se perderes um disco, perdes a informação toda, RAID 1 é que já não é assim.
 
Eu sei o que é o erro humano, se apagares alguma coisa usas o restore da reciclagem, no entanto por isso é que falei em backup unidireccional:007::D

Pois, por norma em RAID 1 não há grandes problemas com a controladora, tá tudo nos discos, e se um disco morrer há sempre o outro.;)
restore da reciclagem? nao conheco, uso SEMPRE shift-delete.
 
restore da reciclagem? nao conheco, uso SEMPRE shift-delete.

Pois, eu tb costumava, só que no meio da brincadeira uma vez foi uma apresentação de um projecto, a sorte foi existem programas de recuperação. Agora apago sempre com o delete, e depois no fim do dia limpo o ecoponto com o Ccleaner:D E quando é preciso, uso o eliminar com segurança, com reescrita 7 vezes seguidas...


EDIT: Aqui na brincadeira, descobri uma aplicação free, que me permite fazer o backup de ficheiros. Gostei desta aplicação, porque me permite fazer o backup completo ou incremental, a encriptação/compressão do conteúdo, permite que a cópia seja feita para muitos locais distintos como por exemplo um servidor FTP coisa que em alguns programas free não é possível.

Chama-se Cobian Bakup 9, e para já estou a adorar! Já fiz uns testes, é rápido qb, avisa quando começa e acaba o backup, permite programar o backup, para vários dias por mês a uma determinada hora, para dias específicos da semana, cronometrado, manual etc.

Uma coisa interessante é que permite correr programas/ficheiros antes e depois do backup, que por exemplo, pode ser um perfil pré seleccionado do antivírus para verificar se determinada pasta tem virus, que até pode ser a pasta do backup.

Não sei o que é que vocês acham, mas para um programa freeware, e do que pude testar, está bem acima da média!
 
Última edição:
Back
Topo